Embraer A-29N Super Tucano

Por Craig Hoyle

A Embraer espera anunciar um primeiro pedido da versão A-29N otimizada para a OTAN de seu Super Tucano ainda este ano, depois de demonstrar o turboélice de ataque leve a vários membros da aliança.

Falando em 26 de maio no local da OGMA em Alverca, perto de Lisboa, Portugal – onde o demonstrador A-29N está baseado – o presidente-executivo da Embraer Defesa & Segurança, Bosco da Costa Junior, disse “esperamos ter um cliente lançador este ano”. Ele identifica a Holanda e Portugal, além da neutra Áustria, entre as nações que já voaram o tipo.

A empresa lançou em meados de abril o A-29N, “com foco inicial em atender às necessidades das nações da OTAN na Europa”.

A Embraer diz ter vendido mais de 260 Super Tucanos para 16 forças aéreas. A frota global acumulou um total de 535.000 horas de voo, acrescenta, incluindo 60.000 durante as operações de combate.

“É uma plataforma totalmente comprovada”, diz da Costa Junior, que aponta sua utilidade como um ativo multifuncional.

“Estamos procurando o uso do A-29 na comunidade da OTAN como treinador defensivo, treinador JTAC [controlador de ataque de terminal conjunto] e [para] reconhecimento – essas são as demandas que estamos ouvindo neste mercado”, ele diz.

“Os países com os quais estamos em contato… gostariam de usar seus aviões para uma operação mais simples em um ambiente de guerra.

“Pilotar um caça de quinta geração é tão caro… a hora de voo deste avião é muito econômica, então acreditamos que este avião pode desempenhar um papel muito importante [para as nações da OTAN”, diz da Costa Junior.

A Embraer está em processo de definição das adaptações necessárias para a operação do A-29 pelos membros da OTAN, que se concentrarão principalmente nas atualizações do sistema de comunicação e datalink. “Temos a intenção de adicionar equipamentos adicionais, incluindo um display grande e inteligente… no país do cliente de lançamento”, revela.

Atualmente, nenhuma operadora europeia voa no Super Tucano, com os clientes existentes da Embraer localizados na África, Ásia-Pacífico, América Latina, Oriente Médio e América do Norte.

A Embraer acredita que existe um mercado global endereçável para entregar 500 A-29 nos próximos 20 anos, com esse volume de negócios valendo US$ 6,5 bilhões em potencial.

Para apoiar sua ambiciosa meta de vendas, a unidade de defesa da empresa nomeou Frederico Lemos, baseado em Portugal, para o novo cargo de diretor comercial para negócios internacionais. A medida visa “aproveitar o excelente momento do C-390 Millennium e do A-29 Super Tucano no mercado global”, diz.

Ex-engenheiro da Força Aérea Portuguesa, Lemos esteve anteriormente envolvido na promoção e venda pela Embraer de cinco transportes táticos KC-390 para Lisboa. O primeiro desses jatos será entregue ainda este ano.

FONTE: FlightGlobal

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Willber Rodrigues

Aposto em Portugal.
Alguem dobra a aposta, ou tem outro palpite?

MestreD'Avis

Gladius, não sigo muito essas missões de paz. Pode por favor indicar onde Portugal está envolvido, com que meios e que apoio aéreo seria necessário?

deadeye

Moçambique é um exemplo.

Carlos

Em Moçambique o governo só quis que a UE desse formação militar e já agora algum equipamento, mesmo sabendo que o Estado Islâmico atue em áreas bem conhecidas dos portugueses que fizeram a operação Nó Górdio precisamente no local de atuação dos terroristas, como tal os portugueses estão em Moçambique, à frente de uma delegação da UE para formar militares moçambicanos, como tal os portugueses não necessitam de nenhum avião

MestreD'Avis

Portugal não tem tropas no terreno em Moçambique desde 1974… Tem instrutores e bem longe da linha da frente. Que eu saiba não há missões de paz da ONU em Moçambique, país independente e com um governo democraticamente eleito que tenta resolver os problemas de terrorismo que assolam o país.

Carlos

A experiência portuguesa diz que os helicópteros são mais uteis do que o A-29 e podes ver neste vídeo https://www.youtube.com/watch?v=An29lWTUkns, porque os helis podem movimentar militares, dar apoio logístico, evacuar feridos e dar apoio proteção aérea, https://www.youtube.com/watch?v=An29lWTUkns, Neste vídeo também podes ver os primeiros veículos enviados por Portugal e que são Humvee e Landrover, posteriormente os Landrover foram retirados e os Humvee foram substituídos pelos Uru Vantac e foram enviados 6 viaturas Pandur II e o apoio aéreo tem sido dado por helicópteros do Paquistão e agora por helicóptero da Tunísia que levam atiradores portugueses a bordo

Carlos

Peço desculpa por ter repetido o link do mesmo vídeo e o que eu queria era deste vídeo https://www.youtube.com/watch?v=xsspr_221d8 e acabei por não fazer nenhuma referência que os primeiros helicópteros usados na proteção aérea dos militares portugueses e que eram do Senegal, mas infelizmente houve um acidente com um dos helicópteros e que provocou a morte de um piloto. Depois desse acidente a proteção foi dada por helicópteros do Paquistão

Henrique A

Aeronaves de asa fixa e rotativa são complementares, não se excluem.

Um A-29 é muito mais rápido que um helicóptero e pode levar um armamento mais pesado.

Carlos

Num dos comentários fiz referencia ao “Filme – ALOUETTE III 50 anos de operação na Força Aérea Portuguesa” e este vídeo faz um resumo histórico dos helicópteros Alouette III na FAP. Claro que um não exclui o outro mas se só posso ter um entre os dois prefiro o helicóptero porque é melhor em todas as necessidades e só vendo o vídeo entenderás.

rui mendes

E Pandur 8×8.

MestreD'Avis

Gladius, fui pesquisar e não existem tropas em missões da ONU no Chade ou Argelia (No dia que a Argélia com os seus 600 T-90 precisar de Portugal para ajudar, algo muito grave se passa!). Na RCA Portugal faz parte de uma missão de paz, com regras e missões muito especificas. Portugal não possui JLTV e 4×4 franceses só se forem os Panhard que nunca foram para a RCA.

bitten

Tenho uma pergunta de leigo: a FAB certamente desenvolveu uma doutrina q configurou o A-29, depois da eliminacão como concorrente à aquisição como treinador, pela USAF. Entretanto suponho q certas características, inclusive a escolha do motor e dos aviônicos ainda sejam herança daquele projeto. (1) Foi a doutrina da FAB que tornou o ST uma “aeronave de ataque leve” ou ele já era pensado antes para tal? O Tucano original sempre foi uma aeronave de treinamento e fez sucesso mundial como tal. Parece que o ST está sendo oferecido com essa utilização. Com as atuais características não consigo enxergar o… Read more »

Rinaldo Nery

Ouça meu podcast no http://www.f3kill.com.br. Lá tem as respostas.

Rinaldo Nery

Apoio Aéreo Aproximado (emprego de armamento) é só nas missões Peace Enforcement, a não nas Peace Kepping. O Brasil foi convidado pela ONU para realizar Peace Enforcement na República Centro Africana, e o pessoal da ONU esteve aqui para avaliar as UAE de A-29, o 7°/8° GAV (H-60) e o 1°/9° GAV (C-105) para verificar suas capacidades de participar desse tipo de operação. Se as missões de Portugal são Peace Kepping (como o Brasil no Haiti), nunca irão operar o A-29 fora de Portugal.

MestreD'Avis

Rinaldo, entende mais disso que eu. Na RCA a missão é de Peace Keeping, com regras de engajamento muito especificas certo? Considera que o ST seria necessário quando não poderia empregar livremente as suas capacidades de ataque ao solo?

Rinaldo Nery

Não existe aviação armada em Peace Kepping. No máximo um helicóptero com metralhadora lateral.

Filipe Prestes

Ué? Mas não seria Portugal o primeiro cliente?

Camargoer.

Caro F. A Embraer anunciou que o A29N poderá ser fabricado em Portugal. Se Portugal irá compra-lo para a sua força aérea, isso é outra história.

Ruberval

Vai ser Portugal, a linha de montagem é la,vai produzir as aeronaves para força aérea de Portugal e fazer comercial do avião par conseguir encomendas futuras para manter a linha aberta !!!!

marcos.poorman

Interessante será ver o A-29 com WAD. Vai ter muita gente chorando … (entendedores entenderão)

Camargoer.

Olá Marcos. Pois é. Logo que foi definido que o F39E teria uma painel WAD, fiz um comentário no sentido de adota-lo nos A29.

Nilo

Um WAD no ST, se fosse o caso o natural é que a AEL Sistemas esteja no desenvolvimento do produto para o ST.
Até hoje nunca li sobre essa possibilidade tanto pela FAB como pela AEL.

Last edited 10 meses atrás by Nilo
Fernando "Nunão" De Martini

Nilo, Quem precisa falar disso, no momento, é a Embraer que está focada em novos clientes na Europa. É a Embraer quem vai contratar o fornecimento pela AEL para o Super Tucano, se for esse o caso. E o executivo mencionado na matéria fala justamente desse equipamento: “A Embraer está em processo de definição das adaptações necessárias para a operação do A-29 pelos membros da OTAN, que se concentrarão principalmente nas atualizações do sistema de comunicação e datalink. “Temos a intenção de adicionar equipamentos adicionais, incluindo um display grande e inteligente… no país do cliente de lançamento”, revela.” Eu pessoalmente… Read more »

Nilo

Boa tarde.
“A-29 da FAB com WAD, ao menos em parte da frota, será uma necessidade natural devido à entrada em serviço do Gripen,” certamente 50 unidades deste WAD instalados no ST já seria um incentivo inicial para o desenvolvimento do produto.
Já temos caminho andado com AEL quanto ao hardware do WAD, mas ainda tem o Software, o sistema.

Rinaldo Nery

Quem vai definir se o A-29 terá WAD serão os Requisitos Operacionais definidos pelo EMAER, atendendo às necessidades do COMPREP. Não será a EMBRAER.

Nilo

Obrigado comandante, procurei buscar definições das funções tanto da EMAER como a COMPREP, sendo que este último “essência da FAB em termos de aviação, de preparação de pessoal e de armamento. É o eixo da defesa e da integração, no sentido de preparar os homens e mulheres da Força Aérea para atuarem em qualquer circunstância no cumprimento da sua missão”.
Quem define as necessidades, em última instância, os requisitos, a EMAER.
O planejamento da missão é parte de atuação da COMPREP, contido na missão “preparação de pessoal e de armamento” neste ponto fiquei na dúvida.

Rinaldo Nery

As necessidades operacionais partem do operador, que são as UAE subordinadas ao COMPREP. E elas vão seguir a ICA 55-2 (salvo melhor juízo), que trata de confecção de necessidades operacionais. Isso vai parar na 3a Subchefia do EMAER, na Seção de Planejamento e Sistemas D’Armas, que vai encaminhar os ROP p COPAC ou COMGAP para operacionalização.

Nilo

Grato comandante.
https://www.fab.mil.br/organograma
Pelo que li a partir de 2016 tem ocorrido modernização na estrutura organizacional da Força Aérea.

Last edited 10 meses atrás by Nilo
Rinaldo Nery

Sim. Mas não tem nada a ver com que postei.

Fernando "Nunão" De Martini

Gladius,

Já existe um local de instalação de FLIR no A-29 desde muito tempo, logo atrás das portas do trem de pouso dianteiro, não precisa de pod / casulo com IRST ocupando um pilone.

comment image

Ramon Grigio

LINDA FOTO!
Esse A-29 parece ter dispensadores de chaff/flare na parte inferior (próximo a deriva), ou seria outro equipamento?

Outra curiosidade: Algum A-29 está equipado com RWR?

Rinaldo Nery

Nenhum que eu saiba.

Ramon Grigio

Obrigado pelo esclarecimento.

Fernando "Nunão" De Martini

Ramon,

Só pra deixar claro, a foto já tem mais de 10 anos, na época em que um exemplar era testado nos EUA.

Só postei porque mostra o FLIR numa posição mais fácil de visualizar, já que a foto do alto desta matéria já mostra o FLIR instalado.

Sobre dispensadores de chaff/flare, não estou vendo não.

Last edited 10 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Carlos

Espero que Portugal não seja o primeiro porque está tudo feito para que compre A-29 e explico; na história recente portuguesa, Portugal esteve envolvido numa guerra à qual chamou de guerra do Ultramar e nessa guerra de insurgência o helicóptero mostrou ser muito mais útil do que qualquer avião a hélice porque podia transportar militares, apoio logístico, evacuação de feridos e proteção aérea, num vídeo intitulado “Alouette III 50 anos ao serviço da FAP”. Para quem quer que pense na República Centro Africana como facilitador justificável para a aquisição do A-29, no vídeo intitulado “Os Comandos na República Centro-Africana” quase… Read more »

Matheus

Provavelmente Portugal.
Cogito Suécia tambem para usar como treinador avançado.

Anselmo da Costa Andrad

Acredito que os drones de ataque vão abocanhar grande parte do mercado que seria para o A29ST.

Antunes 1980

Tenho minhas dúvidas da eficácia em ambientes extremamente complexos como a Ucrânia.
Creio que em missões contra insurgentes e rebeldes no oriente médio e África seria ideal.

Vendéen

Olá Antunes 1980, Concordo com você. Pode-se logicamente duvidar de sua eficácia no teatro ucraniano. Também e apesar de tudo, é preciso lembrar que em 2019 a Ucrânia estava fortemente interessada neste tipo de aeronave, como o AT-6 Wolverine. Salvo engano, a Ucrânia pretendia adquirir cerca de vinte Super Tucanos (?). Estamos em 2023 e ainda nada de concreto sobre essa possível aquisição. “Ucrânia pretende substituir alguns L-39 Albatros por A-29 Super Tucanos” https://www.aeroflap.com.br/fr/ucrania-pretende-substituir-alguns-l-39-albatros-por-a-29-super-tucano/ “Comandante da Força Aérea Ucraniana voa no A-29 Super Tucano da FAB” https://www.aeroflap.com.br/fr/Le-commandant-de-l%27armee-de-l%27air-ukrainienne-pilote-le-A-29-Super-Tucano-de-FAB/ Por outro lado, esta aeronave tem hoje um perfil de capacidade interessante (equipamento… Read more »

Francisco

Jato!?!?!?!

Fernando "Nunão" De Martini

“ Lemos esteve anteriormente envolvido na promoção e venda pela Embraer de cinco transportes táticos KC-390 para Lisboa. O primeiro desses jatos será entregue ainda este ano.”

Se está se referindo a esse trecho da matéria, o KC-390 é um avião a jato.

Last edited 10 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Rodrigo Maçolla

Aposto que Portugal vai comprar uns 12, mais acredito também que a Holanda possa ser anunciada como primeiro cliente já que também escolheu o C-390 Millennium, mais ainda não bateu o martelo pode ter tido uma negociação para junto adquirir também o A-29N

Rodrigo

Ninguém…Brasil se indispos com Otan ao ser ________na questão Ucrânia, podia ter vendido astros, munição do leo, munição do guepard etc…até guarani podia vender…
Anotem ninguém vai comprar nada.

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O BLOG LIMPO.

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Fernando EMB

Veremos…

André Macedo

Falaram exatamente isso antes, uns dias depois saiu a parceria da Embraer com Portugal e tem as negociações com a África do Sul também. O Brasil não se indispôs a nada e inclusive recusou uma visita à Rússia (coisa que o desgoverno anterior não fez, além de zombar do Zelensky com sua “política externa” brilhante). O que acontece é que o país tem que se equilibrar entre não apoiar essa agressão mas ao mesmo tempo fortalecer a aliança do BRICS que voltou aos holofotes, nada fácil, mas entre erros e acertos é isso que estamos fazendo. Ou você sugere que… Read more »

Last edited 10 meses atrás by André Macedo
Camargoer.

Olá Andre, Bolsonaro visitou a Russia em 15 de fevereiro de 2022, praticamente uma semana antes das tropas russa invadirem a Ucrânia. Na época, muita gente alertou que era um erro diplomático, até porque o presidente viajou depois para a Hungria, sem ter feito uma escala diplomática em Kiev. Eu mesmo alertei aqui que a visita era inadequada naquele momento de tensão. Naquele momento, todos os analistas acreditavam que uma invasão russa definiria a guerra em poucas semanas. Naquele momento, a Russia já estava sendo isolada diplomaticamente, ainda que Putin tivesse visitado a China para a abertura dos jogos olímpicos.… Read more »

André Macedo

Exato, mestre, no entanto antagonizar a Rússia e tomar o lado do Ocidente não nos traz benefício algum. Apesar de não ser uma aliança formal ao pé da letra, o BRICS é atualmente o principal contrapeso do Ocidente nesse sentido e a “chance” dos países envolvidos de alcançar de vez o protagonismo mundial. A Índia também percebeu isso, eles não apoiam a invasão, mas se esquivam de condenar a Rússia, inclusive se abstendo de votações nesse sentido na ONU. Bolsonaro manejou de forma completamente amadora o papel do Brasil nessa guerra, quando perguntado sobre o Zelensky ele disse: “Eu acho… Read more »

Last edited 10 meses atrás by André Macedo
Camargoer.

Olá Andre. Muita gente tem comentado que o posicionamento do Brasil em relação à guerra da Ucrânia poderia prejudicar as vendas da Embraer. Eu não tenho percebido isso. A Holanda definiu o KC390 em julho de 2022, já com a guerra em andamento. Ainda que a Embraer não tenha fechado nenhuma outra venda do cargueiro deste então, a empresa continua oferecendo o avião. Contudo, a Embraer continua fechando vendas de aviões comerciai, ao que parece, nas mesmas condições que vendia antes da guerra. Outro ponto, ainda há muita gente dizendo que houve uma mudança na política externa brasileira a partir… Read more »

Santamariense

A discussão, até aqui, estava indo bem sem ninguém meter discussões políticas improdutivas no debate. Deixem as trapalhadas e bobagens do anterior e do atual de fora….assim, a torcida não atrapalha.

André Macedo

Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo.
A política externa é extremamente importante para vender qualquer produto internacionalmente…

Camargoer.

Olá Andre. Ainda que seja verdade que toda venda de material militar depende da atuação do diplomacia, acredito que o KC390 tenha qualidades o suficiente para garantir muitas vendas. Lembro que durante o Fx2, Obama fez lobby pelo F18, o rei sueco visitou o Brasil para apoiar a venda do F39 e Sarkozy apoiou muito a exportação do Rafale. No caso do Kc390, o avião é muito bom, mas é bom que o governo brasileiro consiga articular a sua venda, mas não acredito que apoiar a Ucrânia seja necessário para isso. Como tenho alertado, esta guerra irá terminar em algum… Read more »

Jandirão

Quanto dos futuros tucanos seria construído no Brasil? Empregos?
Além de EUA, Portugal e componentes de outros países, sobra algo pra justificar ufanismos com essa notícia?

Santamariense

Tudo que é produzido no Brasil para essas aeronaves continia e continuará sendo feito assim. Nos EUA e em Portugal não há produção e sim, montagem. Asas, fuselagem, trem de pouso, etc…tudo fabricado no Brasil e enviado para as linhas de montagem em Gavião Peixoto, EUA e Portugal.

Neto

Muito da estrutura e sistemas do A29 serão fabricados aqui. Outras partes em outras fábricas da Embraer ou de seu ecossistema. Em Portugal o A29N será montado e terá os sistemas da OTAN / NATO instalados. Necessidade da OTAN que esta montagem seja realizada dentro das fronteiras das nações do tratado.

Camargoer.

Olá J. Creio que os componentes estruturais continuarão sendo fabricados no Brasil. Os motores do A29 são fabricados nos EUA e os aviônicos dependem muito do comprador. Outros componentes, como os sistemas elétricos podem ser adquiridos de diferentes fabricantes. A Europa e os EUA possuem bons fornecedores de componentes elétricos homologados para a industria aeronáutica. Acredito que a Sierra Nevada possua os gabaritos para montar os A29. Provavelmente Portugual também terá estes gabaritos. A montagem em si demanda muitas horas de trabalho e uma boa equipe de engenheiros e técnicos especializados. Pegando carona no F39, a Embraer inaugurou uma linha… Read more »

Fernando EMB

Os Super Tucanos montados nos EUA foram montados pela EMBRAER, e não pela Sierra Nevada. A planta de montagem é da Embraer e fica em Jacksonville. Depois de montados os aviões seguiam em voo para a Sierra Nevada, que instalava os equipamentos de missão.

Camargoer.

Olá Fernando. Obrigado pela correção. Lembrei da fábrica de caminhões em Resende, no RJ. Os fornecedores tem unidades dentro da própria planta, o que reduz custos de transporte e reduz os problemas de controle de qualidade. È tudo feito de modo colaborativo. Fiquei surpreso que fizeram diferente com o A29 nos EUA, por exemplo, a montagem da estrutura do A29 nas instalações da SierraNevada. De qualquer modo, estou sempre torcendo pela Embraer. Na época da negociação com a Boeing, eu fiquei arrasado.

Santamariense

“Fiquei surpreso que fizeram diferente com o A29 nos EUA, por exemplo, a montagem da estrutura do A29 nas instalações da SierraNevada.”

Qual foi a parte do trecho abaixo que tu não entendestes?

“Os Super Tucanos montados nos EUA foram montados pela EMBRAER, e não pela Sierra Nevada. A planta de montagem é da Embraer e fica em Jacksonville.”

Santamariense

Isso você já falou e explicou várias vezes aqui no Aéreo, mas não aprendem. Continuam repetindo que os A-29, nos EUA, são montados pela Sierra Nevada.

Rinaldo Nery

Preguiça de ler… E entender!

Santamariense

No mínimo isso.. ..ou então insistem no discurso distorcido só para criar tumulto e apoiar a narrativa deles.

EduardoSP

Será a Suécia o primeiro operador? Eles têm um requerimento para um treinador avançado, mas na especificação de 2015 o desempenho solicitado era superior ao do ST, mach 0,65 a 25 mil pés. Se flexibilizarem essa dimensão, o ST parece ter chance. E nesse mesmo requerimento eles pediam : “The advanced trainer should have, in both seats, tactical displays inspired by and representative of fourth/fifth-generation fighter aircraft,” (https://www.flightglobal.com/sweden-launches-future-military-pilot-training-contest/116938.article) Como os J-39 deles também serão equipados com WAD, a frase do presidente-executivo da Embraer Defesa & Segurança se encaixa bem:  “Temos a intenção de adicionar equipamentos adicionais, incluindo um display grande e… Read more »

Last edited 10 meses atrás by EduardoSP