Kiev espera receber F-16 americanos, Gripen suecos, bem como Eurofighters e Tornado alemães, disse Oleksiy Reznikov

BERLIM, 30 de maio. /TASS/. O ministro da Defesa ucraniano, Oleksiy Reznikov, disse que Kiev precisa de cerca de 120 caças ocidentais, a maioria dos quais deve ser F-16 americanos.

“Precisamos de cerca de 120 caças. A maioria deles deve ser F-16, dos quais existem mais de 5.000 aeronaves no mundo”, disse Reznikov em entrevista ao grupo de mídia Funke publicada na terça-feira. Ao mesmo tempo, ele enfatizou que o Eurofighter e o sueco Gripen também ajudariam Kiev. Ao mesmo tempo, o chefe do Ministério da Defesa ucraniano expressou esperança de que a Ucrânia receba o Eurofighter e o Tornado alemães.

“Se o Reino Unido e a Alemanha juntassem seu poder no [fornecimento] Eurofighter, seria um passo importante. Já existe uma coalizão internacional para o fornecimento de tanques de guerra, que inclui o alemão Leopard 2, o americano Abrams e o britânico Challengers. Da mesma forma, poderíamos formar uma coalizão [para o fornecimento] de caças com os modelos básicos do F-16, Eurofighters e Gripen”, afirmou Reznikov. No entanto, antes de tudo, segundo ele, Kiev ficaria grato se Berlim participasse no treinamento de pilotos ucranianos no uso de caças Eurofighter.

Respondendo a uma pergunta sobre o cronograma de entrega dos F-16 para a Ucrânia, o ministro disse que “gostaria que os primeiros F-16 chegassem a Kiev até o final do ano”. “O treinamento de nossos pilotos em aeronaves F-16 leva de quatro a seis meses. Também precisamos de treinamento para a tripulação do F-16: engenheiros, técnicos e mecânicos. Também podemos precisar de até seis meses para isso”, admitiu, dizendo que a Ucrânia precisa de caças modernos de quarta geração e acima, como o F-16, Eurofighter, Rafale ou Gripen.

Reznikov lembrou que a Dinamarca e a Holanda começarão a treinar pilotos ucranianos em caças F-16. “Também estamos negociando com a Polônia e a Bélgica. Ao mesmo tempo, nossos parceiros britânicos estão prontos para oferecer aos ucranianos cursos de treinamento em aeronaves Eurofighter”, enfatizou o ministro, acrescentando que Kiev está discutindo com o lado sueco o início do treinamento em aeronaves Gripen.

O chefe do Pentágono, Lloyd Austin, disse anteriormente que a Dinamarca e a Holanda liderarão uma coalizão europeia para treinar pilotos ucranianos para usar caças F-16. O presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou em 21 de maio em uma coletiva de imprensa após a cúpula do G-7 em Hiroshima que o Ocidente começaria a treinar pilotos ucranianos para pilotar caças de quarta geração, incluindo o F-16. Ao mesmo tempo, o conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, disse que Washington discutirá com pessoas afins nos próximos meses quais estados transferirão aeronaves F-16 para Kiev.

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
BLACKRIVER

Até eu 🇧🇷 preciso de cento e vinte caças…
Mas passei os últimos trinta anos sem fazer o dever de casa, é esperado que o “colega” de classe o fosse-se por mim!
O “colega” de classe além de não ter feito meu dever de casa, agora também depende do gás natural do meu inimigo que aliás passa pelo meu quintal, e logo meu “colega” de trinta anos não tá afim de entrar numa, briga que não vai lhe trazer nenhum lucro, logo vou continuar precisado de cento e vinte caças e a treta vai se arrastar por anos…

Luiz

Muito louco tudo isso. E o pivô de tudo isso os EUA. Os ucranianos podem até tirar do chão os F-16 agora se garantir no ar e pousar inteiro é outra coisa.

Last edited 9 meses atrás by Luiz
Willber Rodrigues

Os caras tiveram anos pra fazerem isso após a Russia invadir a Criméia, e agora querem 120 caças pra ontem…
Acho que nem o Tio Sam tem 120 F-16 no deserto em boas condições pra voar “pra ontem”…

Groosp

e de 180 a 240 pilotos.

Mauro Cambuquira

E quanto ficaria essa brincadeira? E a estrutura por trás disso tudo. O Brasil está fazendo o que pode com 36 caças novos, se estruturando para o recebimento dos Gripen. Imagina 120 aeronaves, 360 pilotos treinados, material de reposição, quantos missei de milhões de dólares vão carregar cada um…. Se conseguir isso, é realmente estamos em uma guerra mundial.

deadeye

Eurofighter não é algo impossível…. o Reino Unido tem Eurofighters Tranche 1.A estocados e Tornados também.

Groosp

Um bom destino para os Eurofighters Tranche 1 que estão estocados devido à dificuldade ($$$$) de upgrade.

Welington S.

Eurofighter Tranche 1? Não seria esse caça que a FACH está de olho? Eu não sei ao certo como está a situação da FACH. A única notícia que vi sobre é que eles farão uma nova modernização nos F-5 III pra voarem por mais longos anos. O Chile (na minha opinião) é a segunda força aérea mais forte e capaz, ficando atrás somente do Brasil. Não sei se a FACH pretenderá comprar caças de segunda mão por mais um longo período ou se partirão de vez para um caça novo, zerado. Será que o Gripen seria possível? Eu não sei…… Read more »

Willber Rodrigues

Não vejo sentido a FACH trocando F-16 e abrindo uma segunda linha logística pra Eurofighter, sendo que eles podem simplesmente´´ modernizar seus F-16. E lembrando que, mesmo se esses Eurofighter viessem de graça, ainda sim o Chile teria que gastar uma grana preta pra modernizar eles pra versão atual.

Welington S.

Concordo e faz sentido o que você disse. Faz mais sentido mesmo eles modernizarem o F-16 para uma versão melhor do que comprar Euro Tranche 1 e moderniza-lo mais pra frente. Sendo assim, podemos dizer que a única força aérea da região com caça 0km, é o Brasil. Só um milagre poderia acontecer caso a Colômbia venha escolher o Gripen.

Jefferson Ferreira

Acho muito difícil oferecerem Eurofighter! F16 já está garantindo e provavelmente também ofertem Gripen mas a oferta é baixa

Willber Rodrigues

Único caça que dá pra arrumar´´ pra ontem é F-16, se os proprietários concordarem em repassá-los pra Ucrânia, com a promessa do Tio Sam vender nossos F-16 a eles com desconto.
Eurofighter, só tem o tranche 1, com quase 30 anos, e já defasado. Mas pra Ucrânia, provavelmente não seria problema.
Gripen? Só novo de fábrica, pra entrega daqui a 2 anos, ou mais.

Fernando "Nunão" De Martini

Eurofighter, só tem o tranche 1, com quase 30 anos, e já defasado.

Só se você contar o primeiro voo do protótipo, em 1994.

As primeiras entregas de exemplares de série e a entrada em operação foram em 2003, há 20 anos.

Palpiteiro

Olá. Quais as chances de receberem Mirage, L159 ou AMX?

Fernando "Nunão" De Martini

Não faço ideia

Rinaldo Nery

A-1 sem motor? Não tem mais spare no mundo.

Jefferson Ferreira

Se não me engano está encerrando um contrato de empréstimo de uns Gripens antigos que podem ser encaminhados para ucrania, mas se não me engano são somente 12 unidades…

Fernando "Nunão" De Martini

Faltam alguns anos para encerrar.
O leasing da República Tcheca vai até 2027 e o da Hungria até 2026.

Last edited 9 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Jefferson Ferreira

Será que não existe a possibilitada de antecipar esse encerramento para encaminhar esses caças para Ucrânia ?

Fernando "Nunão" De Martini

Precisa combinar com os tchecos e os húngaros. Que caças eles vão voar no lugar?

rfeng

Poderia ser 500 pra amanhã.

Rafael

Talvez para a Saab seja vantajoso e até desejável que o produto dela seja testado em uma guerra. O mesmo aconteceu com o Exocet, que era “bom no papel” até o conflito entre Reino Unido e Argentina comprovar a eficiência na prática.
Uma coisa e tentar vender um bom produto apenas com esforço publicitário.
Outra é enfrentar grandes concorrentes provando que na hora da necessidade o produto realmente “funciona”.

Carlos Campos

se chegar a 30 já podem comemorar

Nilton L Junior

Estranho, tem gente que afirma que a Rússia não dizimou o que a Ucrânia tinha de força aérea, não tem marinha e esta na 3 tentativa de fazer outro exercito.

Victor Filipe

Realmente, eles não tem Força Aerea, os Storm Shadow são disparados por catapultas.

é claro que a Ucrânia tem Força Aerea e é claro que eles estão voando, mas é a questão dos caças é a mesma coisa da questão da infantaria, Tanks, artilharia e etc.

Quando voce precisa de 1 pra fazer o serviço, ter 2 é o mínimo, e quando pode se ter 3…4…5… pra fazer o mesmo serviço que precisava 1 é muuito melhor

Nilton L Junior

Nossa que sapiência

Um Simples Brasileiro

É muito caça, tem países grandes que não tem essa quantidade de caças…vai ser complicado a Ucrânia receber isso, para tal, a OTAN definitivamente vai ter que comprar a briga do “tudo ou nada pela guerra” e a Ucrânia precisará saber defender-se e prolongar essa guerra por uns (péssimos) anos.

Um Simples Brasileiro

Não duvido que, para chegarem nesses números, possam até recorrer à caças de empresas privadas que atuam como agressores em treinamentos dos programas dos EUA.

Carlos Eduardo Carvalho

Porque a Otan não declaram logo guerra aberta a Rússia já que estão apoiando a Ucrânia e manda todos os aviões para lá para dizimar o exército russo de vez esse não e objetivo dos países que estão apoiando na Ucrânia o fim do exército russo

Allan Lemos

Pior que tem gente aqui que jura de pé junto que a Ucrânia está lutando sozinha na guerra e que esse não é um conflito contra a OTAN.

Já disse e vou repetir, o feito da Rússia, lutar sozinha contra a Ucrânia + uma coalizão enorme de países, é impressionante e deve ser elogiado, independentemente do que se pense sobre ela.

Santamariense

Quantas tropas da OTAN estão na Ucrânia? Quantos caças ocidentais já foram enviados? Tem Rafale, Gripen, Typhoon, Tornado, Mirage 2000 operando na Ucrânia? E F-22, F-35, F-18, F-16, F-15, A-10, B-1, B-2, B-52 tem algum lá?

Anton

E isso é só ainda uma parte do que poderia ser mobilizado! Mas por enquanto uns canhões leves 777 e Himars, uns drones de cartão e muita vontade fazem os russos perecer numa taxa superior a 2 a 3x a dos “fracos ” ucranianos.
Reforçando e relembrando,só no activo a NATO dispõe de 5500 F-16 e mais de todos os outros modelos no activo, pois ainda poderá reactivar muitos outros mantidos em vários estados de preservação stockados nos desertos!

Nilton L Junior

Porque a UE não tem culhão, porque a Ucrânia era o único pais que tinha o segundo maior exército e uma tropa que aceita ser bucha de canhão a mando do comediante, porque quem esta morrendo são eslavos e não europeus, é uma limpeza étnica disfarçada de proxy war para garantir que a vassala europa não comercializasse energia barata com a Rússia. Vão receber F-16 jah de versão antiga e pode acreditar os pilotos ucras vão dar trabalho a VKS o que inevitavelmente vão tomar mais saraivada de KH com a possibilidade dessa vez de fazer a capital um alvo… Read more »

Felipe Morais

Entendendo a lógica da cabeça dos lunáticos…

“Estão morrendo eslavos (não europeus), em uma limpeza étnica disfarçada. Aí, para proteger esses eslavos de toda essa limpeza étnica disfarçada, os russos estão indo lá e matando eles”.

Kkkkkkkkkkkkkk é inacreditável a cara de pau de comentar um absurdo desses.

Felipe

Ué, não falaram que 20 era o suficiente? kkk

Luiz

Eu quero saber se vão conseguir operar esse caça pras missões como pretendem e pousar inteiro.