Caças F-16 da Turquia

O presidente dos EUA, Joe Biden, conversou por telefone com o recém-reeleito presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, na noite de segunda-feira, discutindo a vontade de Ancara de comprar caças F-16 de Washington, bem como a candidatura pendente da Suécia à OTAN.

Biden parabenizou Erdogan depois de vencer outro mandato como presidente da Turquia, estendendo seu poder no país pela terceira década. Os dois compartilharam seu compromisso com suas relações bilaterais, bem como “sua prontidão como aliados da OTAN para enfrentar desafios regionais e globais”, segundo a Casa Branca.

As relações entre os EUA e a Turquia se deterioraram nos últimos anos, principalmente em relação a divergências sobre questões do Oriente Médio, bem como os laços de Ancara com Moscou. Os EUA também expressaram preocupação com questões de direitos humanos na Turquia, provocando comentários vocais de Erdogan contra o país.

“Falei com Erdogan. Parabenizei Erdogan. Ele ainda quer trabalhar em algo nos F-16. Eu disse a ele que queríamos um acordo com a Suécia, então vamos fazer isso. E assim voltaremos a entrar em contato um com outro”, disse Biden a repórteres na segunda-feira, conforme citado pela Reuters.

A Turquia foi expulsa do programa F-35 em 2019 para substituir as aeronaves dos aliados da OTAN por sistemas mais avançados depois de adquirir os sistemas de defesa aérea e antimísseis S-400 da Rússia. Os EUA também aplicaram sanções à Turquia devido à compra.

Erdogan continuou a buscar a compra dos caças F-16 dos EUA e ameaçou se aproximar da Rússia se Washington continuar bloqueando a venda. A aquisição foi paralisada por objeções do Congresso dos EUA sobre o histórico de direitos humanos da Turquia, sua recusa em aprovar a ampliação da OTAN e seu envolvimento na Síria.

A Suécia e a Finlândia se candidataram para ingressar na OTAN no ano passado após a invasão da Ucrânia pela Rússia, mas a Turquia levantou objeções, acusando a Suécia de apoiar grupos que rotula como terroristas, incluindo o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK). No início de abril, a Finlândia tornou-se membro da aliança de defesa, mas Ancara continua a se opor à ascensão de Estocolmo.

A aprovação unânime de todos os estados membros é necessária para um novo país aderir à OTAN. Biden afirmou que não aceitaria um quid pro quo fornecendo os caças em troca de Ancara ratificar a adesão da Suécia à OTAN.

Espera-se que a adesão da Suécia à OTAN seja uma prioridade antes que a aliança se reúna em uma cúpula na Lituânia em julho.

FONTE: rudaw.net

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hank Voight

Biden já deu a senha para o sultão: ou destrava a entrada da Suécia na OTAN ou nada de F-16

Mauro Martins

Amigo Recep ganhou.
Putin já o parabenizou.

Hank Voight

Os parabéns do anão do Kremlin são mais indesejados que visita de testemunha de Jeová no sábado de manhã Qings….

Jagderv#44

Até hoje não entendo porque você troca de apelido de tempos em tempos.
Na boa, não precisaria.

Hank Voight

Para fugir do block da moderação dos editores da Trilogia

Magalhaes

E vamos a mais uma epopéia do cidadão…o último outrora deonimnado Geraldo Lessa, que ele muito utilizava no Poder Terrestre, acho que findou também.

Last edited 10 meses atrás by Magalhaes
Santamariense

Ele foi bloqueado pelos editores. Mas, cria novas contas, IP’s e nomes constantemente. É um doente….não dêem bola e nem respondam.

Felipe M.

antes ele precisava trocar pra poder discutir com ele mesmo nas matérias.
O Luis Carlos comentava que os russos estariam em Berlim em 1 semana. Ai vinha o Leonid Brejnev e comentava: “É isso campeão, também acredito nisso”.
E assim ele comentava 1/3 dos comentários a cada matéria.

Agora ele tem um motivo a mais. Tomou um ban e tem que fugir da moderação.

Ou seja, de um fugitivo da realidade, virou um fugitivo do Galante, Nunão etc.

MadMax666

Na boa, o Xings apesar de chato pra caramba e com as opinioes mirabolantes, nao me lembro de nunca ter visto um comentario desrespeitoso dele ou ofendendo outro forista.

Preferia mais os comentarios sob o codinome original do que mudando toda semana

Fernando "Nunão" De Martini

nao me lembro de nunca ter visto um comentario desrespeitoso dele ou ofendendo outro forista.”

Talvez você não se lembre porque comentários do tipo foram apagados ou editados.

O bloqueio de um comentarista se dá por desobediência sistemática a regras do blog, em geral não é apenas uma regra e sempre há vários avisos. E foi este o caso.

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Sugiro que virem a página porque esse não é o assunto da matéria.

Alecs

Luiz Carlos ele parou de usar desde que chamei ele de Lulu das verduras (só fala abobrinha)

Hank Voight

Lulu das verduras foi boa….kkkkkk

Mauro Martins

A situação para a Ucrânia é complicada.
Se receber aviões, a Rússia vai atacar os aeroportos
Hoje, por exemplo, foram postadas fotos da destruição do aeroporto Zuliany em Kiev.
Vários aviões destruídos e a segunda bateria de Patriots desabilitada.
Confirmado ataque pelo Kinzhal russo.
Vídeos dos ucranianos tentando deter o ataque aéreo também foram postados.

RPiletti

E o que o assunto tem com isto?
“Biden discutiu jatos F-16 e a candidatura da Suécia à OTAN com Erdogan”Achava que tu já havia batido a cota de postagens do mês…

Hank Voight

Mais propaganda mentirosa do Putinstão Qings! não adianta insistir que ninguém acredita, mas a parte mais risível foi “segunda bateria de Patriots desabilitada”…..

Leonardo

É só não comprar os Vipers! Simples assim…

Santamariense

Então avisa isso para os turcos, ora!