• O ministro da Defesa, Chiu Kuo-cheng, diz que eles ainda têm um bom desempenho, mas “com o tempo” haverá um problema
  • Ele diz aos congressistas que a força aérea está avaliando se deve substituir ou atualizar os aviões de combate

À medida que o Exército Popular de Libertação (PLA) implanta aviões de combate cada vez mais avançados, a Força Aérea de Taiwan está considerando as opções para sua frota envelhecida de Mirage 2000. A ilha comprou 60 caças da França em 1992, em meio a fortes protestos de Pequim.

Construído pela Dassault Aviation, a aeronave entrou em serviço em 1997. Para mantê-los em serviço, eles precisarão de uma atualização de sistema, mas a Dassault não produz mais esse tipo de jato e está pedindo uma quantia de dar água na boca para fazer a atualização.

O ministro da Defesa taiwanês, Chiu Kuo-cheng, foi questionado por congressistas na quinta-feira sobre se a frota Mirage seria aposentada ou atualizada, já que o PLA expande rapidamente sua frota de caças mais avançados e poderosos.

Chiu disse na reunião legislativa que a frota Mirage ainda tem um bom desempenho, mas “com o tempo” haveria um problema com os caças envelhecidos, baseados em Hsinchu, no norte da ilha.

“Claro, há uma preocupação com a idade dos jatos e faremos alguns planos sobre isso”, disse ele.

Pressionado sobre se a frota Mirage seria aposentada ou vendida, Chiu disse: “A força aérea está avaliando se deve substituí-los ou atualizá-los. Todas essas seriam opções – a força aérea ainda está estudando qual escolher.”

Os Mirage 2000 foram os aviões de combate mais poderosos de Taiwan na década de 1990 e o esteio da força aérea. Cinquenta e quatro das aeronaves ainda estão em operação depois que seis foram danificadas em acidentes, e Taiwan tem um contrato de serviço de manutenção com a França que expira em 2026.

A ilha pediu várias vezes à Dassault para atualizar os caças, mas – supostamente sob pressão de Pequim – a empresa francesa teria exigido um alto preço pela atualização.

Quando Taiwan comprou a frota Mirage, também encomendou 460 mísseis Magic e 960 mísseis Mica. Taiwan alocou US$ 16,7 milhões para o principal fabricante de armas da ilha, o Instituto Nacional Chung-Shan de Ciência e Tecnologia, para prolongar a vida útil desses mísseis ar-ar de curto alcance.

Taiwan também está modernizando outros caças. Sua frota de 141 caças F-16A/B Fighting Falcon está sendo atualizada para F-16 Vipers com a ajuda da Lockheed Martin, contratada de defesa dos EUA. Espera-se que essa atualização seja concluída até o final deste ano. E 130 de seus Caças de Defesa Autóctone (AIDC) foram atualizados em 2018, também com a ajuda dos EUA.

Em 2019 – depois que o pedido da ilha de F-35 foi rejeitado por Washington – Taiwan encomendou 66 F-16 Block 70 dos EUA. As duas primeiras deveriam ser entregues no terceiro trimestre deste ano.

No entanto, Chiu disse na quinta-feira que a primeira entrega foi adiada para o quarto trimestre do ano que vem devido a problemas no software de controle de voo. Ele disse que a entrega total ainda está no caminho certo para cumprir o cronograma original de 2026.

“Em princípio, até 2026 todas as 66 aeronaves terão chegado – não há absolutamente nenhum problema com isso”, disse ele.

Taiwan tem estado sob constante pressão militar de Pequim, que vê a ilha como parte de seu território a ser controlado – pela força, se necessário. A maioria dos países, incluindo os EUA, não vê Taiwan como um estado independente, mas se opõe a uma mudança do status quo pela força.

FONTE: South China Morning Post

Subscribe
Notify of
guest

70 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rui Chapéu

Depois da guerra da Ucrania, eu imagino quantos Manpads Taiwan não vai comprar a mais…

Javelins idem. Se não me engano, usaram javelin até pra derrubar helicóptero, ou foi aquele sistema ucraniano, agora não lembro qual dos dois que foi.

Sams + Manpads + Mirages + F-16 já segura muito as pretensões do ursinho pooh.

A não ser que ele queira Putinzar e fazer caca, melhor é ele seguir a vida e deixar Taiwan quieto.

Hugo Vigneron

Na minha humilde opinião,ou vão de mais F-16v ou vai de Rafales.

M4|4v1t4

Dentre todos os caças ocidentais os 2 menos prováveis para substituir o MIrage em Taiwan são justamente os dois que você citou.

Rogério Loureiro Dhierio

TB acredito no Gripen E.
País neutro vendendo armamento.
A economia sueca não está tão atrelada a chinesa quanto a americana e francesa.

Cristiano Gr

A negativa americana em vender F35, penso eu, foi pela preocupação do congresso em correr o risco de seu mais avançado caça cair em mãos chinesas se houver alguma invasão.

Da mesma forma os suecos devem se preocupar com o Gripen tendo uma linha de produção
num país tão ameaçado.

J R

Esqueçam, Taiwan vai de F-16 V, o governo sueco parece que negligencia as vendas da SAAB, não tem tradição no comércio de armas e a atual primeira ministra é dessas que se preocupam com o chiliquentos do twiter.

Adriano RA

Os Gripens E se encaixam bem, já que podem ser dispersos pela ilha e operar com pouco apoio. Os caças não vão poder ficar nas bases aéreas principais se quiserem sobreviver ao primeiro dia de um conflito com a China.

Renato

Gripen em Taiwan? Esqueça.

Leia a matéria “Em 2019 – depois que o pedido da ilha de F-35 foi rejeitado por Washington – Taiwan encomendou 66 F-16 Block 70 dos EUA.”

A ilha só faz o que o tio Sam manda ou deixa (até o dia que a China cansar dessa brincadeira e tomar de volta).

Last edited 10 meses atrás by Renato
M4|4v1t4

O EUA produzem os melhores caças desde a Segunda Guerra. Aí, Taiwan resolve diversificar seus caças e comprar alguns F-16 e você diz que eles são fazem o que o tio Sam quer? Me poupe!

até o dia que a China cansar dessa brincadeira e tomar de volta

É sério mesmo que você acredita nisso? A Nancy Pelosi não escreveu na sua testa que o EUA vão sempre pedir truco?

AVISO DOS EDITORES: MANTENHA O RESPEITO, LEIA AS REGRAS DO BLOG.

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Rogério Loureiro Dhierio

Com certeza.
Por isso seria interessante manter Gripen e F-16.

Se bobear, com tecnologia de software aberta, integram os MICA nós Gripens.
Mas aí envolve a França, algo que eu duvido que venha acontecer.

J R

e quem você considera um fornecedor mais confiável para Taiwan em caso conflito? Os EUA que apoiam a ilha desde sempre, a distante e insignificante Suécia ou o país que esta dificultando a modernização dos Mirage por medinho da China?

JORGEMATEUS77

Eles precisam de caça urgente…. Gripen E ainda está engatinhando na linha de produção. Brasil que firmou contrato em 2013 só receberá a última unidade do lote previsto em 2030. Imagina Taiwan com uma ameaça iminente da China…. é muito bonito esse discurso de que o Gripen é isso e aquilo, mas Taiwan precisa de aeronaves no ato e isso a Saab não pode fornecer. F-16 Block 70 é uma boa pedida, já que rejeitaram o F-35. Gripen quem sabe daqui a uns 8 anos…. Mirage 2000 nesse momento jamais também

Rogério Loureiro Dhierio

Mas a Saab já disse que tem condições de ampliação para dobrar a fabricação de Gripens E.
Com um pedido para substituir os 60 Mirrages, não vejo dificuldades em a Saab começar a fornecer unidades em prazo relativamente próximo aos F16.

O ideal seria mesmo manter duas linhas, F16 Vipers e Gripens.

Não tudo F-16.

Willber Rodrigues

A índia ainda utiliza Mirage 2000, será que alguma empresa indiana tem expertise em modernizar ou fabricar as peças pra manter esses Mirage tawianeses voando?

Ruberval

Os indianos compraram 24 aviões mirage dos franceses para ser fonte de peças !!!!
https://www.aeroflap.com.br/forca-aerea-indiana-deve-adquirir-24-cacas-mirage-2000/amp/

Fernando "Nunão" De Martini

Wilber, se alguma empresa indiana efetivamente adquiriu experiência em modernizar caças Mirage 2000 eu não sei. Mas pagaram pela transferência de tecnologia para isso, e o receptor dessa tecnologia (destinada a realizar a modernização de 49 dos 51 caças na própria Índia) foi a estatal HAL.

O contrato de modernização dos caças Mirage 2000 indianos saiu por cerca de 60 milhões de dólares cada aeronave, metade correspondendo ao custo da modernização em si, metade transferência de tecnologia para realizar o serviço na Índia e aquisição de armamentos:

https://www.aereo.jor.br/2013/03/05/md-indiano-defende-modernizacao-do-mirage-2000-apesar-do-alto-custo/

Willber Rodrigues

Citaram abaixo tambem os israelenses.
Deixando de lado o lado político, se os hindus e israelenses querem se “indispôr” com a China, acredito que ambos poderiam modernizar e manter esses Mirage voando.
Se bem que sou fãn desse Mirage, então pode ser só desejo meu de ver esse belíssimo vetor voando….

Rogério Loureiro Dhierio

Se bobear uns 12 param já Argentina.

Calma. Foi brincadeira.

Rogério Loureiro Dhierio

Perfeita sua análise, no entanto, não acredito que a Índia queira se meter nesse vespeiro de modo extenda o litígio da Caxemira para os espinhos chineses em Taiwan.

Jagderv#44

Nossa, bem vindo à vida real.

Luiz Trindade

Rapaz… A França vai ter um prazer enorme em vender Rafales para eles. O negócio é… Taiwan quer?!? Se não… Qual seria a opção? Os EUA já disseram não para os F-35, que cá entre nós, não se sabe se é bom negócio. A Europa poderia oferecer o Typhoon, França já deu sua resposta. Poderia sobrar o Gripen mas o problema dele se chama batismo de fogo e não se sabe como se comportaria numa guerra eletrônica infligida pela China Comunista. Tá difícil para eles!

Nonato

Não entendi nada.
Você apoia a ditadura comunista chinesa?
Ou o comunismo sul coreano?
A Irlanda já não tem nada a ver com ditadura ou comunismo.

Fernando Botelho

Comunismo sul coreano?

Nonato

Norte coreano.

Luiz Trindade

Gente… Devo esta ficando cego mas aonde ele escreveu comunismo sul-coreano, Irlanda comunista?

Fernando "Nunão" De Martini

Acho que muita gente tem medo de ver comunista debaixo da cama.

Daí a ver comunista em todo lugar ou em comentários é um piscar de olhos.

Last edited 10 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Camargoer.

Soube que é possível comprar um comunista na Shopee por menos de US$ 50.

Fernando "Nunão" De Martini

Hehehe. Tá barato!

Precisa ver se não tem pegadinha.

Se na caixa estiver escrito “trabalhadores do mundo, uni-vos” é porque tem uma quantidade mínima pra comprar, senão fica aquém da massa crítica para iniciar a Revolução. Aí pode ficar muito caro, tem que comprar todos os bonequinhos da coleção juntos.

E se na caixa também vier uma cópia do Manifesto, aí a encomenda precisa incluir a posse de todos os meios de produção para conseguir montar a ditadura do proletariado. Não vai caber debaixo da cama.

Camargoer.

Né? Correndo o risco de tomar um puxão de orelhas por sair do assunto, tem uma história sensacional da época do regime militar. Havia um militante de esquerda que era monitorado pelo governo militar. Um dia, invadiram a casa dele e encontraram uma biblioteca. Nela, tinha uma coleção da enciclopédia Barsa toda encadernada de vermelho. Linda. O policial mandou colocar tudo na viatura e levar junto com o militante. No interrogatório, o militante perguntou a razão de apreenderem a enciclopédia Barsa… o delegado foi certeiro. “Esse negócio de livro vermelho é coisa de comunista. A ordem é apreender tudo”

Nonato

Comunismo não é piada.
Em cuba, Venezuela começou assim.
Tem gente que faz piada, se faz de cego.
Hoje os 2 ditadores se encontraram em Brasília.
Tem gente que se faz de doido…

Camargoer.

Caro Nonato. Tem gente que vê comunistas em todos os lugares. Tem gente que vê comunistas embaixo da cama. Eu, ao contrário dos vampiros, vejo um comunista refletido no espelho.

AVISO DOS EDITORES: SUGERIMOS ENCERRAREM ESSE ASSUNTO QUE SAIU TOTALMENTE DO TÓPICO.

Nonato

Sei que você vê no espelho. Nenhum pais caiu no comunismo consciente. Cai sempre enganado. Nenhum povo consciente vai querer virar comunista sabendo que é coisa ruim. Cubanos, norte coreanos, Venezuelanos, ucranianos, poloneses, Alemanha oriental que o diga. O comunismo é a arte de enganar e iludir Diante dos problemas do mundo real, prometem à população ingênua o paraíso na terra. Depois que tomam o poder a realidade é diferente E quem caiu na arapuca não pode mais escapar. Negar o comunismo ou que um governo quer implantar o comunismo ou que é aliado e defensor de regimes comunistas faz… Read more »

Rogério Loureiro Dhierio

Valeu o meu dia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ri muito.

Nonato

Já o povo norte coreano, cubano, Venezuelano não tem do que rir
Comunismo não é brincadeira.

AVISO DOS EDITORES: SUGERIMOS ENCERRAREM ESSE ASSUNTO QUE SAIU TOTALMENTE DO TÓPICO.

Last edited 10 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Nonato

Se a China não permite a França atualizar os mirage, não permitiria vender rafales?
E typhoons?
Que tal F 15s?
Taiwan deveria deixar parte da frota nas filipinas, Japão…

Luiz Trindade

Quem disse que a China comunista não permite?!? Quem disse que a China tem gerência sobre Taiwan?!? Taiwan não quer porque esta caro demais. Isso que esta escrito na reportagem. F-15?!? EUA estão vendendo relutante a atualização dos F-16 para F-16V. Typhoons é uma incógnita!

Um Simples Brasileiro

Se eles puderem (talvez não possam ante a ameaça iminente) esperar, talvez vão de caça sul-coreano. Mas, é quase certo que irão adquirir caças “Made in USA”, até porque isso só fortaleceria apoio de quem eles mais precisam e que rivaliza com a principal ameaça, alías, tudo indica que o próprio EUA vai facilitar a compra, diante do suporte que tem dado ao país.

Luiz Trindade

Os EUA já estão facilitando atualizando a frota de F-16. Esperar mais do que isso acho improvável!

Marcelo

Os chineses estão torcendo para eles gastarem dinheiro modernizando essas sucatas voadoras !!!

Vendéen

Alô Brasil, Esses “antigos soldados taiwaneses (aquisição de 48 M 2000 5Ei mono e 12 M 2000 5Di bi)” ainda são apreciados pelos pilotos taiwaneses. Também na época a venda desses aviões irritou seriamente os chineses que estavam cientes do valor militar do M 2000. Mas hoje os meios de pressão chinesa são certamente muito superiores aos dos anos 1990. Não tenho certeza se a França pode atualmente apoiar o esforço de armar Taiwan sem sofrer ameaças econômicas muito fortes da China (?). Aliás, a prova disso é que politicamente, porque sob pressão das autoridades francesas, a Dassault é obrigada… Read more »

Rinaldo Nery

Até a chegada do F-39 foi a melhor aeronave de combate que a FAB já teve. Fiz um vôozinho “de saco” em 2008. Avião fantástico.

Camargoer.

Pois é. Foi a melhor e continua sendo a mais bonita.

Renato

Pena que eram os “C” mais antigos, esses -5 de Taiwan e os -9 do Quatar são os mais tops e lindos.
Radar mais avançados e outras firulas mais.
Fosse um desses, talvez ainda estaria voando na FAB, até chuto que dariam baixa depois dos F-5..

JORGEMATEUS77

infelizmente essa mentalidade faltou na época. Seria o ideal. Um lote de 24 da versão mais moderna em 2 esquadrões (12 em Anapólis e 12 pra Santaca) e com isso iriamos estar operando eles ainda nessa década e iriamos ao pouco desativando eles a medida que o Gripen fosse introduzido.

Fernando "Nunão" De Martini

Para esse cenário, é necessário primeiro responder à pergunta:

Estavam disponíveis jatos Mirage 2000-5 usados para compra como caças-tampão no início dos anos 2000?

JORGEMATEUS77

aí depende do tom da conver$a e das cifras devidas… é claro que pra França era muita mais fácil e agradável se livrar de unidades obsoletos do modelo C de meiados da década de 80, com alta fadiga estrutural de puxar mach 2 e 9g, e ainda faturariam uma graninha maneira.

Fernando "Nunão" De Martini

Jorge,
No início dos anos 2000 os caças Mirage 2000-5 ainda eram fruto de modernização recente de exemplares da versão C, sendo os caças franceses mais modernos em serviço- o Rafale ainda estava pra iniciar sua trajetória operativa.

Ou seja, a França não venderia seus Mirage 2000-5 usados porque não podia abrir mão deles. Aliás, o interesse francês era vender caças Mirage 2000-5BR novos, no F-X.

Luís Henrique

M2000-5 não tinha, mas acho que a FAB tinha outras opções bem melhores que os M2000-C. Nós pagamos U$ 72 mi nos 12 M2000C mas já li que a operação toda deve ter custado U$ 200 mi por causa do preço cobrado pelos mísseis e por assistência e treinamento.
O Chile em 2006 (1 ano depois) comprou F-16 MLU da Holanda por U$ 10 mi a unidade.
Também lembro que na época da decisão pelo M2000C a Rússia fez uma oferta de Su-27 SM ou SK por U$ 10 mi a unidade.

Fernando "Nunão" De Martini

Luis, eu respondi apenas sobre Mirage 2000, que era o tema que estavam debatendo acima (o que não é de se estranhar já que esta é uma matéria sobre Mirage 2000).
Opções havia até de Kfir.

Luís Henrique

Sim, eu sei que você lembra de várias opções. Só aproveitei o gancho para comentar. Eu, particularmente não gostei da decisão. Preferia mil vezes os Su-27 SM ofertados pela Rússia. Mas foi melhor isso do que nada.
Entramos na era dos mísseis BVR, ainda que com um míssil de radar semi-ativo e com apenas 40 km de alcance. Ainda que o F-5M estava sendo introduzido nesta mesma época e com um míssil BVR ativo, o Derby, o M2000 tem um desempenho de voo bem melhor.

Camargoer.

Caro Luis. A oferta dos 12 Su27 para o GDA estaria vinculada á escolha do Su35 no programa FX. Como o programa foi cancelado, esta oferta também caducou. Portanto, quando a FAB adquiriu os Mirage2000C por Eur$ 60 milhões, talvez, as opções seriam o Kfir (não lembro se Israel os tinha para pronta entrega) ou F16A dos excedentes dos EUA, que demandariam uma profunda revisão e, talvez, não tivessem o desempenho dos Mirage2000C. Fico curioso em saber quanto teria custado a revisão destes aviões em 2013 para outro ciclo de 1200 horas.

Nunes Neto

Quer atualizar ?Só chamar os Israelenses, acostumados a fazer modernização de aeronaves, quando compram a deles o recheio eletrônico e deles mesmos, garanto que fariam melhor que os franceses a um preço mais em conta, e ainda garrargando para a pressão chinesa ,kkkk

Maurício.

Mirage 2000. 😍

Maurício.

“Em 2019 – depois que o pedido da ilha de F-35 foi rejeitado por Washington.”

Os EUA não reconhecem Taiwan como uma nação livre e soberana, não vendem o F-35, e ainda tem um pessoal que jura que os EUA vão mandar suas tropas para defender Taiwan da China em caso de guerra…

Maurício.

Ué, os EUA não vão se empenhar ao máximo para ajudar Taiwan em caso de invasão chinesa? Por que não começar ajudando antes da tal invasão? Eles nem reconhecem Taiwan como nação, e tu vem querer passar panos? E depois vem falar de ideologia cega…rsrsrs.

JORGEMATEUS77

qual seria a “verdade” óbvia ?

Rodrigo

Bom Biden no 60 minutes, respondeu essa pergunta para o apresentador, que diferente dos.nossos apresentadores no Brasil que são enrolados facilmente pelos entrevistados. Ele perguntou categoricamente, homens e mulheres americanas iriam para uma guerra defender Taiwan , e Biden disse sim.

JORGEMATEUS77

a compra em si foi uma piada…. compraram 12 da versão antiga para servir de enfeite e Hypar caçadorzinho que viu o filme “Cavaleiros do Céu” durante apenas 8 anos…. deve ser a aeronave comprada pela FAB com o menor tempo de vida útil na FAB que já se viu….
Se tivesse um alto comando de respeito (haja vista que o governo da época/atual é longe disso) tinha comprado a versão mais recente e teríamos Miragem 2000 voando pela FAB até 2030, concomitantemente a introdução do Gripen

André Sávio Craveiro Bueno

O nome é Mirage.

Se tivessem comprado a versão mais recente, haveria boa chance do FX-2 melar.

Pois é. Essa hipótese não faz o menor sentido. Na época do cancelamento do F-X a versão “mais recente” do Mirage 2000 não estava disponível usada, só nova, e era justamente concorrente do F-X que tinha acabado de ser cancelado…

Qualquer exercício de história contrafactual tem que levar em conta fatos da época e opções reais da época, assim como consequências plausíveis a partir destes caminhos alternativos, e não apenas a imaginação e opiniões pessoais sobre os decisores e suas decisões, goste-se ou não de ambos.

Last edited 10 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Camargoer.

Olá Meu amigo. Pois é. O Mirage2000 não foi oferecido no programa FX2. O avião oferecido pelos franceses foi o Rafale. Lembro de uma discussão sobre uma venda triangulada, no qual os Emirados receberiam o Rafale e o Brasil teria ficado com os MIrage2000-9 bastante novos, mas como você disse, tanto a compra dos Mirage2000-9 quando dos F35 teria sido o fim do programa Fx2.

Camargoer.

Caro Jorge. Os MIrage2000C comprados pela FAB chegaram com capacidade de 1200 horas de voo cada um, ou cerca de 200 horas por ano. Para estender este prazo, seria necessário contratar uma revisão. Eles chegaram em 2007 e voaram até 2013. Talvez pudessem ter recebido uma revisão para mais um ciclo de 1200 horas para voarem até 2019. Eu não sei dizer se os aviões tinham um limite de horas que os impediria de receberem uma nova revisão. Valeria a pena pesquisar isso. Uma curiosidade. Os Gloster Meteor tinham um limite de horas de cerca de 2200 horas de vida… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Eu não sei dizer se os aviões tinham um limite de horas que os impediria de receberem uma nova revisão.”

Até onde sei, não havia impedimento técnico. O problema era o custo dessa revisão nível parque da frota, comparado ao benefício de continuar voando 12 caças que, não obstante o excelente desempenho, estavam equipados com aviônica ultrapassada e mísseis BVR descontinuados pelo fabricante.

André Sávio Craveiro Bueno

Sim, de fato, mas no FX-1 a “vedete”, por conta de ser oferecido por Embraer/Dassault era o Mirage 2000 BR. Se este programa tivesse tido êxito, o FX-2 não teria existido.

Camargoer.

Ola Andre. Acredito que os favoritos no FX eram o Mirage2000 e o F39C. Qualquer um dos dois seria seria ótimo para a FAB e teria definido o perfil da primeira linha da FAB. Você tem razão. Após o cancelamento do FX, lembro de boatos sobre uma venda triangulada de Rafales para os Emirados que venderia os seus Mirage2000-9 praticamente novos para a FAB visando preencher o gap da aposentadoria dos MIrageIII. De qualquer modo, a aquisição dos MIrage2000C por Eur$ 60 milhões foi uma boa compra. Teria sido praticamente o mesmo valor que a FAB teria pago para modernizar… Read more »

M4|4v1t4

No ocidente só existem 2 caças que substituem a razão de subida do Mirage 2000, que é no cenário de Taiwan mais importante do que qualquer cenário que você possa imaginar. São eles: F-15 e EF2000

Sensato

E o F15 ainda tem duas capacidades bem interessantes, um belo radar e uma carga mais que generosa de mísseis.

Sensato

Se Taiwan tiver a verba e os EUA a vontade, a versão mais nova do F15 pode ser uma boa opção. Potente, veloz, equipado com um ótimo radar e aviônicos e capaz de levar e lançar uma quantidade mais que generosa de mísseis BVR.

J R

O duro de comprar equipamentos da França é o preço que cobram nas atualizações e o peso político disso, é um absurdo isso de cobrar horrores na modernização somente para agradar ao maior inimigo de seu cliente, é coisa de francês mesmo.

Marquês de São Vicente

Taiwan já era. A China retomará o controle da ilha em pouco tempo e, podem anotar, não será necessário disparar uma bala sequer.