Motor P&W F135 do F-35

Todos os jatos receberam a modificação no início deste mês, mas o Pentágono ainda está tentando descobrir por que uma vibração misteriosa está acontecendo

O Pentágono terminou de modificar seus jatos F-35 para evitar danos catastróficos aos motores e espera receber até junho todas as aeronaves e motores adiados por um acidente em dezembro.

O F-35 Joint Program Office interrompeu as operações de voo e a aceitação de novos jatos após um acidente em dezembro em Fort Worth, Texas, e uma investigação subsequente revelou uma vibração, ou “ressonância harmônica”, que causa a fratura do tubo de combustível do jato. Um vídeo viral (no final da matéria) do acidente mostrou um F-35B quicando no chão e girando antes que o piloto fosse ejetado com segurança. O Defense News informou que um motor de F-35 também falhou durante um teste de pré-entrega devido a um problema de vibração semelhante em março de 2020 – quase três anos antes do acidente de dezembro.

No início deste ano, o programa começou a equipar os motores F135 com um “orifício” que “reduz o impacto da perda de controle do motor” se o tubo de combustível “fraturar como resultado do fenômeno harmônico”, disse o Diretor Executivo do Programa F-35, Ten Gen Michael Schmidt disse aos legisladores em uma audiência em 29 de março do subcomitê das forças aéreas e terrestres táticas dos Serviços Armados da Câmara.

O Pentágono ainda está tentando descobrir por que a vibração ocorre e como evitá-la, disse Schmidt. Todos os F-35 dos EUA receberam a correção no início de maio, disse o porta-voz do JPO, Russ Goemaere, em comunicado.

“A mitigação de hardware é totalmente implementada em todas as aeronaves F-35 apresentadas para aceitação do governo. A maioria das aeronaves atrasadas são aceitas até o momento. O governo coletivo e a equipe da indústria continuarão trabalhando com o acúmulo restante para entregar aeronaves de alta qualidade”, disse Goemaere.

O programa espera ter o acúmulo totalmente liberado no início de junho, “pendendo a conclusão dos voos de aceitação e a revisão do artefato para aceitação do governo”, disse Goemaere.

A instalação da correção é um “processo simples”, testemunhou Schmidt na audiência de março.

A Pratt & Whitney retomou as entregas de motores em 17 de fevereiro e a Lockheed Martin retomou as entregas de aeronaves em 14 de março.

“Essa colaboração do governo e da indústria garantirá a incorporação de esforços de mitigação em várias etapas que abordarão totalmente esse fenômeno raro nos motores F135. Enquanto isso, a identificação da causa raiz e a análise desse mecanismo de falha continuarão”, disse Schmidt.

Enquanto o Pentágono continua investigando os problemas do motor F135, o número de F-35s dos EUA prontos para o serviço permanece abaixo da meta de 70% para os F-35As e 75% para os modelos B e C. Em abril, a taxa de capacidade de missão para todos os F-35 dos EUA foi de 56%, disse Schmidt em um comunicado de abril.

“Nossa frota codificada de combate/implantada excede significativamente essa média”, disse ele.

O JPO se recusou a explicar por que a prontidão está baixa “devido a questões de segurança operacional”, mas disse que possui “células de ação degradadoras dedicadas” atribuídas a cada um dos principais problemas que reduzem a capacidade de missão do F-35.

Schmidt disse que o programa visa aumentar a capacidade da missão e elevar a média para 64% até abril próximo.

A Força Aérea pretende atualizar seus motores Pratt existentes por meio de um programa chamado atualização do núcleo do motor, ou ECU, tendo rejeitado uma proposta para buscar um novo motor. Funcionários do serviço disseram que a atualização restaurará a vida útil do motor e evitará a degradação de todas as três variantes do F-35 “ao menor custo”.

FONTE: Defense One

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
André Macedo

“O JPO se recusou a explicar por que a prontidão está baixa”.

“Ai mas nos EUA eles tem que prestar contas à população e blá blá blá…”

Tá baixa pq deram um cheque em branco pra essa bomba e já investiram dinheiro demais pra cancelar o programa, além de vender um protótipo pra boa parte dos aliados, quero ver quando essa jaca pesar pra Polônia, Finlândia etc.

André Macedo

Se a questão fosse “afetar alguém” a seção de comentários não existiria, né?

Allan Lemos

“Ai mas nos EUA eles tem que prestar contas à população e blá blá blá… E tem mesmo. O poder pode ser exercido pela população de forma direta ou indireta, a primeira é através do voto e a última é através dos seus parlamentares eleitos. Assuntos militares sensíveis não podem ser discutidos com a população por motivos óbvios, mas todas as empresas prestam sim contas ao Congresso, que tem comissões específicas para isso e que se reúne de maneira reservada. Agora, se a população não confia que o parlamentar que elegeu vá trabalhar corretamente, ai o problema é outro. Mas… Read more »

André Macedo

Rapaz, o caça mais avançado dos EUA e do Ocidente ter uma prontidão média de pífios 56% já é informação sensível o suficiente, o resto é apenas prestação de contas, achar que os parlamentares com o bolso cheio de dinheiro de lobistas vão falar alto com os gigantes da indústria é ingenuidade. O custo extra necessário para manutenção do F135 é de 38 BILHÕES de dólares, mais de 100 dólares por americano. Ele tem vida útil 5 vezes menor que um motor semelhante comum devido a falhas no projeto, quando os países operadores com 50 vezes menos orçamento começarem a… Read more »

Last edited 10 meses atrás by André Macedo
Allan Lemos

Esse “turbofan com pós combustor” deve ao mesmo tempo atender a aviação naval, o corpo de fuzileiros e a aeronáutica, todos com necessidades completamente distintas.

Se isso não é inovação, então eu não sei o que é.

André Macedo

Realmente, é completamente distinto, um funciona com antimatéria, outro funciona com um imã na ponta do avião que puxa a aeronave (esse tem combustível infinito, inclusive).

Ah por favor, se quer falar da complexidade do sistema VTOL (caso o problema fosse esse) aí seria uma coisa, mas estamos falando do motor, não importa se tirar e colocar num Marea. Usar essa desculpa esfarrapada é demais.

Se acha essa bomba inovadora e “versátil”, imagina quando conhecer o JT8D, cuja família movia 727s,737s, A-6 Intruders, A-4 Skyhawks…

C G

Off:
Breaking news
Pilotos Ucranianos vão treinar na Suécia pilotando GRIPENS!!!

Fernando "Nunão" De Martini

CG,
Já estamos sabendo e já vai sair matéria.
Deixem esta para o debate sobre o F-35.

C G

Se quiser apagar meu comentário tudo bem!

Fernando "Nunão" De Martini

Não precisa.
Foi só um aviso mesmo pra evitar discussões prematuras do assunto nessa matéria. Dicas dos leitores são sempre bem-vindas, mas mo caso já estávamos preparando a matéria quando você avisou.

Está no ar:

https://www.aereo.jor.br/2023/05/25/pilotos-ucranianos-poderao-treinar-em-cacas-gripen-segundo-rede-de-tv-sueca/

Carlos Campos

graças a deus o Hurjet que a Akaer ajudou a projetar não teve nenhum problema estrutural, anos de operação e agora deu esse problema no F35 muito estranho

Carlos Campos

sim. mesmo assim é chato é tanto de erro nesse projeto, deviam punir a LM e passar parte da produção para a Boeing.

Camargoer.

Caro. O motor é Pratt & Whitney. A USAF tinha um programa de desenvolvimento de um novo motor baseado no motor 135 que foi encerrado. Nem a Lockheed nem a Boeng fabricam motores.

Carlos Campos

sim, estou falando do programa como um todo, continuo achando que a LM devia ser punido

Camargoer.

Olá. Então, será preciso licenciar a aeronave para a Boeing, porque a Lockheed é proprietária do projeto.

Rinaldo Nery

Que buxa! Recall na frota mundial pra trocar uma tubulação de combustível. Imagina o prejuízo da Pratt&Whitney. ¨Serviço simples¨. Tomara que seja… A quantidade de problemas desse projeto é inigualável.

Santamariense

O F135 deriva do F119, que equipa o F-22. Se tivessem optado pela utilização do F119 no F-35, mesmo que um pouco menos potente, não estariam tendo todo esse problema. Mas, isso nada mais é que minha opinião, apenas.

Haroldo Fiocco

Se um jato rrruuusso terrrr prrrrooblemasss de vibbrrrasssoommmm, o piloto segurrrraaaa maaaissss foorrrrte no manche.

Não sou rusete,, só fazendo piada heheh.

Arthur

Mais um problema a ser corrigido no F-35? Jura? Que seja o último então! kkkkkkkkk

Rinaldo Nery

Falar mal do F-35 é um sacrilégio para muitos aqui. O Marea dos ares.

Santamariense

Falando apenas sobre o Marea, a má fama que se formou em torno dele é muito maior do que os problemas do mesmo. Quando foi lançado, há mais de 20 anos, trazia inovações e recursos até então inéditos nos automóveis nacionais. O motor realmente tido como problemático é o de 5 cilindros, com quatro válvulas por cilindro e que utilizavam recursos de variação de tempo de abertura das mesmas. Isso sem falar na versão esportiva (e topo de linha) Turbo. Essas novidades não foram acompanhadas no tempo certo pela maioria dos mecânicos, acostumados até então com motores com duas válvulas… Read more »

Rinaldo Nery

Eu tive um em Anápolis. Quebrou o câmbio.

Santamariense

Não conheço modelo de carro que nunca tenha tido problemas de câmbio, vez ou outra. Nunca tive um Marea. Minha preferência é por carros VW. Alemães fazem ótimos carros. Mesmo assim, o câmbio DSG dos Golf e Jetta é meio “complicado”.