Oryx: F-16 holandeses comprados pela Draken Internacional podem ir para a Ucrânia. Negociação envolveria mais de 40 caças

24

F-16 da Holanda

A Holanda cancelou um acordo para vender seus F-16 para a empresa privada Draken International, informou a conta do twiter Oryx.

A Draken Internacional fechou um acordo com a Holanda no início de 2021 para a aquisição de 12 caças F-16, seguido de um segundo contrato para mais 12 caças do mesmo modelo provenientes da Noruega.

O portal militar informou também que esta empresa, que treina pilotos, poderia receber até quarenta F-16. No entanto, a opção por mais 28 caças não foi exercida.

Somando os 40 caças holandeses e mais os 12 caças noruegueses, a frota a ser enviada para a Ucrânia poderia chegar a 52 F-16.

Em 2021, o Ministério da Defesa da Holanda informou que esses 28 caças deveriam ser desativados até maio de 2024. O portal militar escreve que, presumivelmente, eles serão transferidos para a Força Aérea das Forças Armadas da Ucrânia.

Pelo menos metade da frota de caças F-16 da Holanda e da Noruega passou por atualizações do tipo MLU na virada do milênio. Posteriormente eles receberam melhorias de software que permitiram a integração de novos aviônicos. A frota deve estar no final de sua vida útil, pois os dois países resolveram não investir nas aeronaves e usar os recursos para a  adquisição de novos F-35.

Apoio norte-americano

Em 20 de maio, a Casa Branca confirmou a participação na ” coalizão de caças “. Jake Sullivan, conselheiro de segurança nacional do presidente dos EUA, disse que nos próximos meses os aliados trabalharão para determinar quando, quem e quantos aviões serão entregues.

Sullivan disse que a Ucrânia receberá caças com a condição de que não sejam usados ​​para ataques no território da Federação Russa.

O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Rishi Sunak, anunciou em 19 de maio que seu país, Estados Unidos, Holanda, Bélgica e Dinamarca participarão do treinamento de pilotos ucranianos em caças ocidentais.

O assessor do Ministério da Defesa da Ucrânia, Yuriy Sak, disse que Kiev espera que os caças F-16 cheguem à Ucrânia no outono.

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Filipe Prestes

Adiós F-16 para a FAA, Ni Hao JF-17

Filipe Prestes

Presumo que apenas três meses para preparar pilotos e mecânicos é muito pouco tempo. Se a Ucrânia receber esses caças ainda neste ano, acho que só estarão em operação em 2024. De qualquer modo não se prevê o fim do conflito para breve, então tá valendo.

Leandro Costa

Se a previsão da entrega das primeiras unidades é para setembro desse ano, isso significa que os pilotos e pessoal de apoio já estão treinando faz algum tempo.

Marcelo

SEMPER FI!!!

Alecs

Acredito que essas aeronaves deverão ficar em algum país da OTAN por algum tempo treinando os pilotos ucranianos. O que não exclui a possibilidade de uma parte ser enviada mais rapidamente para os pilotos que, possivelmente, já foram treinados.

Daniel

Já estão a espera desses caças pilotos voluntários de vários países para ajudar a Ucrânia!

Luiz Trindade

Rapaz… Essa notícia agora foi para calar minha boca… Eu apostava que os EUA não ia deixar essa transferência acontecer. Pow… Legal! Agora Rússia vai ter dor de cabeça no ar!

Brandão

Já tem…..faz tempo!

Luis Carlos

Manda logo!
Vão ser derrubados, mesmo.

Nilton L Junior

Agora imagina se com pá e chip de geladeiras os Russos ocuparam uma parte da Ucrânia, esses fzinho ai não vai fazer diferença.

Luis Carlos

Military Watch Magazine‘Por que a América está relutante em fornecer F-16 à Ucrânia, apesar da enorme pressão europeia: perdas em combate podem destruir a reputação do caça” O F-16 é um caça monomotor leve que foi projetado na década de 1970 como uma contraparte mais leve e barata do F-15 pesado que formou a elite da Força Aérea dos EUA. Contra a Força Aérea Russa, há uma possibilidade muito alta de que a classe tenha uma capacidade de sobrevivência muito limitada devido à sua falta de capacidade furtiva e sua capacidade limitada de engajar aeronaves pesadas de ponta na frota russa, como Su-35s,… Read more »

Leandro Costa

Military Cuckoo Clock Magazine Os F-16 acrescentarão uma nova capacidade às forças Ucranianas. Se forem equipados com designadores laser e armamento inteligente poderão ser utilizados em ataques pontuais à pontos fortes Russos ou tornar suas linhas de suprimento um pesadelo, atacando com precisão pontos nevrálgicos de sua infraestrutura. Dificilmente serão utilizados ostensivamente. Ao mesmo tempo, podem ser utilizados como grupos de caçadores de sistemas antiáereos Russos, abrindo caminho para aeronaves menos capazes fornecerem apoio aéreo aproximado. Tudo isso depende dos sistemas embarcados e do nível de apoio operacional fornecido. Se forem equipados com os necessários sistemas modernos para que possa… Read more »

Luis Carlos

Nós estamos vendo aqui a capacidade dos ‘meios modernos’ ocidentais no campo de batalha.
Escolha um.
Javelin, NLAW, M-777, HIMARS, Patriot, Caesar…….?
Esse papo não engana mais ninguém.

Leandro Costa

Tipo aquele seu papo de que a Rússia passaria por cima da Ucrânia em duas semanas? Que seus aviões eram ‘inabatíveis.’ De que T-90 era invencível. De que os helicópteros de ataque eram tanques voadores (como suas torres, talvez). De que os mísseis Russos eram imparáveis? De como Bakhmut iria cair uns seis meses atrás? De como a Rússia varreria as Forças Ucranianas? Da genialidade de cercar Kiev para depois fazê-la cair? De como as belonaves da Marinha Russa eram invencíveis com seus super mísseis e defesas antiaéreas que tornariam qualquer ataque à eles nulos, como foi com o Moskva?… Read more »

Santamariense

Cara, tu só entra aqui para fazer torcida. Nada mais. E o que tem o Javelin? Tu critica porque ele colocou em órbita dezenas e dezenas de torres de carros de combate russos….por isso tu critica. E o HIMARS? Qual o problema dele? Tu quer que nenhum equipamento seja destruído em uma guerra? Isso não existe. Tenta debater colocando opiniões e dados críveis, não torcida e desejo pessoal.

Zeca

Teve um ex-general americano que explicou bem porque a Ucrânia agora começará a receber os armamentos que sempre quis, basicamente é isso: A Rússia ameaçou se enviassem um tal armamento para o Ucrânia, o armamento foi mandado e a Rússia não pôde fazer nada. Agora os russos estão desmoralizados.

Rodrigo

Péssima notícia para os russos…tempos sombrios..se não ganhavam os céus com mig-29 quero ver agora.

Sincero Brasileiro da Silva

Essa resposta vc terá quando perguntar a si mesmo onde estão todos aqueles caças que a u crania já e os que foram enviados pelo o cidente…

Last edited 11 meses atrás by Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva

Será interessante ver os F-16 voando em céu ucraniano… Porque todos os outros cacas que ela já tinha e o ocidente enviou, foram pra vala!

Last edited 11 meses atrás by Sincero Brasileiro da Silva
Komander

Game over para a Russia

Djalma

E isso aí, não presta mais manda para a Ucrânia. Tudo que não presta mais manda para a Ucrania. Tá parecendo o Brasil, que vive de resto de blindados da Alemanha e EUA. Leopard 1′, Guepard, M109 e vai por aí.

Nilson

Já aprendemos que essa guerra Rússia x Ucrânia é uma guerra de atrito, na qual tudo que não presta passa a prestar. O importante é utilizar o meio dentro de suas possibilidades e conseguir que ele cause mais prejuízo ao inimigo do que sua própria perda. A perda do meio é inevitável, ao longo do atrito. O importante é que ele cause mais estragos do que o estrago causado por sua perda…

Super Tucano

Será que esses caças são muito melhores do que aviões que Ucrânia já tinha? Não estão enviando Viper Block 70. São F16 antigos. Ajudar vai ajudar, mas não acredito que resolva a parada.

Last edited 11 meses atrás by Super Tucano
Fernando "Nunão" De Martini

Ao início do conflito, os caças ucranianos eram Su-27 e MiG-29 que, até onde sei, não sofreram modernizações muito significativas ao longo de seu tempo de serviço. O que li a respeito é que menos da metade da frota de MiG-29 havia passado por melhorias na capacidade ar-ar e um único exemplar por modernização mais extensa incluindo as capacidades ar-solo, antes do início do conflito.

Já os caças F-16 europeus que se pretende mandar à Ucrânia, apesar de antigos, passaram por uma extensa modernização de meia-vida, seguidas de algumas pequenas atualizações posteriores.