Kuleba pede para que Portugal participe do programa de treinamento de pilotos ucranianos em caças F-16

52

O ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros, Dmytro Kuleba, veio a Lisboa pedir que Portugal comece a treinar pilotos de caças ucranianos. O homólogo português, João Gomes Cravinho, não deu uma resposta clara, mas garantiu que o compromisso de que ajudar em todas as dimensões a Ucrânia é um imperativo nacional.

“Convidei Portugal para se juntar à coligação de caças de combate, começando a formar pilotos ucranianos”, disse Kuleba em conferência de imprensa, numa proposta que o colega português registou mas não comentou, lembrando que Portugal já participa no grupo de fornecimento de tanques modernos: “Por isso achamos que também seria muito útil se pudessem trabalhar em aviões connosco”.

O líder da diplomacia de Kiev observou que o apoio ao seu país começou a evoluir mais rapidamente do que nos meses anteriores e chegou a hora de ser reforçado, sendo “a primeira etapa a formação de pilotos”.

“Penso que temos um entendimento comum sobre este assunto, e aprecio o apoio que Portugal dá à Ucrânia no seio da União Europeia em todas as questões, em particular na abertura das conversações de adesão entre a Ucrânia e a UE até ao final deste ano”, declarou.

Portugal compromete-se a ser paladino da causa ucraniana nos fóruns e instituições internacionais. João Gomes Cravinho enumerou várias numa lista onde não se ouviu a sigla NATO.

O MNE ucraniano insistiu, por sua vez, que espera um sinal claro de abertura à adesão do seu país já na próxima cimeira de Vilnius. Mas alertou que a eventual adesão não é um fim para a guerra, nem um processo imediato.

“Todos compreendemos que a NATO não é o instrumento para acabar com a guerra, a NATO é o instrumento para evitar novas guerras”, sustentou, embora tenha convidado os líderes da organização a encontrarem uma saída para a integração de Kiev, já na reunião em Vilnius.

Sobre a proposta de mediação da Arábia Saúdita para o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, Dmytro Kuleba deixou claro que nenhuma oferta de boa fé será recusada por Kiev.

O ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros traça, no entanto, linhas vermelhas para um Plano de Paz.

FONTE: RTP

Subscribe
Notify of
guest

52 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luis Carlos

Agora vai!
Com Portugal na parada……

Underground

Putin está inchado.
Ele está bem?

Agressor's

Igual o bombardeio estadunidense: “Desculpa, não sabíamos que era invisível “. A realidade tende a ser decepcionante…

Underground

Avisa para China, Turquia, Rússia, Coreia, Japão, Inglaterra, França, Itália, Alemanha que as aeronaves furtivas são irrelevantes.
O que o Mundo está perdendo quando deixa de consultar tão relevantes estudiosos.

deadeye

Esse comentário demonstra, que você não sabe como furtividade funciona na prática.

Agressor's

Essas aeronaves “furtivas” do ocidente podem funcionar para republiquetas corruptas e sub-armadas, mas contra potências bélicas como a Rússia não trazem nenhuma ameaça efetiva. Prova disso é que não empregam lá na Ucrânia, pois sabem que serão abatidas….

Last edited 11 meses atrás by Agressor's
Carlos

Com um tom depreciativo mas Portugal já tem experiência e por alguma razão a Roménia já aposentou todos os MIG-21, já participa nas missões da OTAN, tal como o policiamento aéreo no Báltico, além de Portugal ter vendido aviões F-16, formação de pilotos e técnicos https://www.youtube.com/watch?v=CW3EespswY4.

EDITADO:
Sem provocações, por favor!

rui mendes

Portugal pertence á UE e Nato, percebes ou vai um desenho.

Filipe Prestes

Essa pode ser a oportunidade de ouro que a FAP estava a espera para ir de Viper, Gripen ou, quem sabe, até mesmo de F-35.

Zeca

Provavelmente os F-16 A/B MLU europeus.

Zeca

Posso apostar dinheiro que esses F-16 serão apenas para quebrar o gelo. A partir do momento em que a Ucrânia se mostrar “comportada” na operação de caças ocidentais, outros modelos serão fornecidos, inclusive novos e mais avançados.

Filipe Prestes

Se por mais avançados você quer dizer F-35, acho altamente improvável. Os americanos nunca arriscariam seus caças stealth contra as baterias AA russas nem permitiriam que os europeus o fizessem.

Zeca

Por mais avançados nós podemos incluir mesmo o F-16V.

Chris

Tecnicamente… Ate um Super Tucano pode abater um F-22 !

O medo maior… É a tecnologia cair nas maos deles (Dizem que ha muitos segredos no F-35) !

Azor

Como será quando a China começar a enviar seus aviões para a Russia ?

Underground

A segunda maior potência militar do Mundo agora precisa que lhe deem aeronaves. Uia!!!
Bom…. para quem está comprando armamentos do Irã e Coreia do Norte, roubando tratores, geladeiras, máquinas de lavar, hora dessas vai precisar de aeronaves de outros paises. Talvez a CN lhe envie os Mig 15.

Allan Lemos

Ué, se a maior potência militar do mundo precisa da ajuda dos comparsas para lutar contra camponeses de sandália e AK-47, por quê a segunda não pode ter ajudar para lutar sozinha contra dezenas de países?

Como os próprios americanos dizem, o que é bom para a gansa, é bom para o ganso.

Leandro Costa

A diferença é que a maior potência militar do Mundo fez isso não por falta de capacidade, mas para ter maior credibilidade e dividir custos. Já a Rússia…

Allan Lemos

Caro Leandro, a Rússia está lutando sozinha contra uma coalizão de dezenas de países que fornece ao inimigo informações e bilhões de dólares em armas.

Ainda assim ela ainda consegue perseverar “contra tudo e contra todos”, se isso não é um feito digno de uma grande potência militar, então eu não sei o que é.

Não sei como a guerra terminará mas a história nos conta que subestimar a Rússia nunca é uma boa ideia.

deadeye

A Rússia já estava sofrendo na Ucrânia, antes da ajuda Ocidental chegar em massa no país. Isso você não cita, né?

Allan Lemos

Em poucas semanas do início, a Ucrânia já havia recebido Javelins e informações de inteligência.

E se a Rússia já estava “sofrendo”, por quê então a vida do comediante neste último ano tem sido mendigar equipamento militar?

Ora, se o inimigo já está “sofrendo” por quê então fica “precisamos disso” e “precisamos daquilo”?

Dá um tempo, colega. não é obrigado a gostar dos russos, mas reconhecer a sua capacidade militar é uma questão de aceitar os fatos, não de simpatia.

Carlos

A Ucrânia defendeu-se sozinha nas primeiras duas semanas no final das duas semanas Biden ofereceu ajuda para retirar Zelensky de Kiev, com a resposta de Zelensky de que não necessitava de carona mas que necessitava de armas para se defender, só a partir dessa data é que o “Ocidente decidiu a ajudar a Ucrânia com o envio de armas e as primeiras foram Stingers (antiaéreo para impedir o domínio aéreo russo) e misseis anticarro Javelin e Nlaw, já que a Rússia tinha um número muito maior de tanques e veículos blindados e a coluna de 40 km começou a ser… Read more »

João Moita Jr

😂🤣😂🤣😅

rui mendes

O único comediante por aqui, és tu.
Os Russos(pelo menos) não lhe acham graça nenhuma.

Chris

Foi mal ai… Pela tamanha diferenca de forcas… Ate os EUA acharam que iria durar poucas semanas !

Na minha opiniao… Ta sendo uma coisa vergonhosa para os russos, essa guerra passar de 1 ano !!

E mesmo que vencam hoje… A Ucrania vai se armar e depois voltara pra reaver seu territorio !

De qquer forma, eles tem armas nucleares ! E o ocidente nao fara nada, se eles as usarem ! So nao faz muito sentido vc inutilizar um territorio que vc esta querendo conquistar ! heheh

Last edited 11 meses atrás by Chris
Leandro Costa

A Rússia deveria ter levado isso em consideração quando iniciou o conflito. Ela fez seus planos não com os piores cenários em vista, mas com o que ela julgou que seu inimigo faria de forma à ser mais conveniente para com seus próprios planos. Isso é a receita do fracasso, e não tem muito como dar a volta nisso. A ‘coalizão’ não teria ocorrido caso a Ucrânia não demonstrasse que tem unidade nacional com vontade de luta e competência para levar a luta adiante. O que lhes faltava em material e sofisticação os caras compensaram com vontade, capacidade de adaptação… Read more »

Carlos

Parabéns pelo comentário, bem escalonado e claro, e que se pode resumir “Putin tornou a Rússia na nova Belarus da China

Allan Lemos

E se pedir ajuda para enfrentar o invasor é ‘mendigar,’ pessoas sérias diriam que é papel do Presidente fazer isso em uma situação de emergência nacional. Tem que jogar o ego de lado e ajudar o país.

Pessoas “sérias” que não têm seus filhos derramando sangue na guerra. Mas tenho certeza que os mortos agradeceram ao comediante por ter “deixado o ego de lado” e “ajudado o país”.

Carlos

A Rússia projetou o comediante que hoje é um líder respeitado no mundo e principalmente na Ucrânia, porque foi uma força moral e psíquica da Ucrânia, Líderes mundiais foram a Moscovo para evitar a guerra e a invasão da Ucrânia mas ficaram a conversar numa mesa com mais de 20 metros mas Putin não ouviu a conversa de ninguém a não ser de um líder que fez uma figura triste ir ao beija mão mostrar solidariedade e Putin depois disso continuou a defender a invasão e agora está apertado e aflito, e só bandido ajuda bandido a ficar com o… Read more »

Leandro Costa

Pois é. Enquanto muitos aqui nos primeiros dias da invasão diziam que Zelensky estava à quilômetros de Kiev, o cara me larga um vídeo filmado na capital junto com seu gabinete, todos de colete e capacete, dizendo que não apenas estava em Kiev como não pretendia sair. Pode ser propaganda, pode ser que ele tenha ido até lá somente para fazer o vídeo, pode ser que ele passe todo o seu tempo restante em um bunker, mas o cara foi lá e fez isso. E já visitou unidades de combate várias vezes, já recebeu jornalistas do Mundo inteiro, bem como… Read more »

Chris

Caro Allan… Percebo que, como 90% do povo nos comentarios… Vc é um torcedor, motivado por principios proprios.

Mas deixa eu te explicar… Qual é o problema entre Ocidente x Russia/China !

ARMAS NUCLEARES… Nas ditaduras, basta o doido acordar bebado ou brigado com a esposa… E ele pode apertar o botao. Pessoas ate enlouquecem do nada ! Nas democracias, nem presidente eleito pelo povo… Tem o poder de ativar as armas sozinho (Ate Paquistao e India tem todo esse cuidado, por isto ninguem invoca com eles).

Eh por isso que se teme as pseudo-democracias (E nos tbem deviamos temer)…

Last edited 11 meses atrás by Chris
Franz A. Neeracher

Não é bem assim…..mesmo numa ditadura, existe todo um esquema de segurança para não ocorrer um uso imprório dessas armas.

Não é simplesmente “apertar um botão” como muitos imaginam.

O ditador pode até ser bêbado ou louco…..mas tem juízo!!

Chris

Vc sabe que nao eh assim… Que se trata de falsas democracias, com maquinas funcionando ate na base de assassinatos de opositores e controle da imprensa, para que seus presidentes (Ou partidos) se perpetuem no poder!

Putin mesmo, pode acionar os misseis, ate de um painel no seu aviao.. O gordinho da CN ja cansou de falar que tem um botao na mesa dele (Aqui no Japao, se teme bastante a irma dele que deve assumir o poder qdo ele morrer… Pois ela eh temperamental e bem pior que ele)…

De qquer forma… Ainda tem a questao confiar !

Last edited 11 meses atrás by Chris
Chris

Nos EUA precisa de codigos fornecidos pelo parlamento e 2 pessoas para ativar a famosa maleta, com generais podendo barrar ! No Reino Unido… Sao 4 cartas escritas por cada 1o ministro que assume, com instrucoes e guardadas em cada um dos 4 submarinos nucleares, em caso de ataque ao pais e morte dos lideres ! Paquistao… Sistema parecido com o americano ! India… So com aprovacao de um conselho ! Na Russia… Putin tem ate um painel no seu aviao de onde aciona tudo ! Na CN, é um botao na mesa, segundo seu lider. Apenas na China… O… Read more »

Last edited 11 meses atrás by Chris
Mirade1969

Não sei se voce sabe mas a Russia produz os seus próprios aviões e é lançadora de tecnologias.

Carlos

Quando se persegue as cabeças pensantes e se prende quem estudou e desenvolveu os misseis hipersónicos e não tem uma industria tecnologicamente avançada esse teu comentário está fora de prazo

Last edited 11 meses atrás by Carlos
Chris

Sabe aquelas placas de circuito integrado ? Chips e tal ? É quase tudo importado e com tecnologia americana !

Na China tbem acontece… Mas estes estao a toda velocidade, pra reduzir esta dependencia, querendo botar ate as maos em Taiwan (Uma lider da area de semicondutores, principalmente com a TSMC, e a China so nao ataca pq teme que as fabricas que fazem ate os processadores do iPhone sejam destruidas).

Se vcs sairem um pouco do campo militar e entrarem no politico/tecnologico… Vcs ficam sabendo disso !

Last edited 11 meses atrás by Chris
Luisáo

Primeiro foi apoio moral ,passou para ajuda humanitária , de seguida os panzer ,agora vai ser repassar os F~16 da FAP para depois comprar uns F-35 e daqui a uns 2 ou 3 anos lá andarão os portugueses em conflito quando tiverem que participar no esforço de guerra com um contingente de soldados/as .

Carlos

A Rússia participou na guerra do Vietnã? Não. Mas quem forneceu os misseis que abateram inúmeros B-52? Foi a Rússia. A OTAN não está em guerra com ninguém, apenas está ajudando a Ucrânia que demonstrou uma vontade de combater pela sua própria sobrevivência, como ninguém tinha imaginado. Quem ajudou a Roménia a operar com F-16, foi Portugal e recentemente a Roménia aposentou todos os MIG-21 e opera apenas F-16. Portugal não está em guerra com ninguém, mas tem valores e participa na punição de quem violou a carta das nações unidas e não ajuda bandido que tenta ficar com o… Read more »

sub urbano

A Ucrania será um grande reforço para a OTAN, por seu tamanho, população e proximidade com o mar negro, a Russia, portanto, precisa fragmentá-la o maximo possível para que o prejuízo seja menor. A culpa é da própria Ucrania, seus políticos a colocaram como uma ameaça e ela foi tratada como tal. Antes que alguem diga que a russia é a malvadona, segue um fato: a OTAN fez o mesmo com a Iugoslávia que era um país do bloco russo, grande e populoso, banhado pelo mar mediterraneo.

Mirade1969

A Ucrania está colhendo o que plantou, perdeu o seu maior parceiro (se não o único parceiro que comprava alguma coisa dela) e está perdendo o seu território. Tudo isso para ser membro da OTAN e UE e não esta sendo nenhum nem outro. Troca muito ruim.

Rinaldo Nery

Concordo. Zelensky foi inábil, pra não dizer burro.

Chris

Eles poderiam ceder o territorio pra evitar a guerra… Mas o povo ucraniano apoia o presidente ! Ate pq sabem que nao iria ficar so nisso… Eh muita inocencia de vcs!

Sonho do Putin… É restaurar a antiga Uniao Sovietica, todo mundo sabe disso ! Ele nao precisa tomar territorios pra assustar a Ucrania… Bastava bombardear Kiev… Pra mostrar que fala serio (E teria mais sucesso, pois deixaria uma escolha para a Ucrania) !

Alias… Se o problema é OTAN… É caso de pedir pra ele virar Homem… E atacar os EUA entao !

Last edited 11 meses atrás by Chris
Carlos

Não vou caraterizar o teu tipo de pensamento mas apenas questionar-te das razões pelas quais todos os países do Pacto de Varsóvia mais os países Bálticos e a Ucrânia pediram para aderir aderir à OTAN e à UE, o pedido da Ucrânia nessa época foi recusado porque havia demasiada corrupção na Ucrânia e a Moldávia não pediu porque tinha uma guerra civil em seu território.

Chris

Nos tempos da Crimeia… O presidente era ate pro-Russia, ok ?

Se vc eh um pais pobre… Ao ver parte de seu territorio sendo tomado (Crimeia) por uma potencia… Vai querer arrumar aliados que sejam inimigos dos invasores ! Qualquer um faria o mesmo !

Eles poderiam ceder o territorio pra evitar a guerra… Mas o povo ucraniano apoia o presidente ! E vc acha mesmo que iria ficar so nisso ? A Crimeia nao bastou !

Sonho do Putin… É restaurar a antiga Uniao Sovietica ! Ele nao precisa tomar territorios pra assustar a OTAN.

Last edited 11 meses atrás by Chris
No one

A Iugoslavia era do bloco russo ? Essa foi boa. Pátria educadora. O movimento dos países não alinhados nasceu em Belgrado, por iniciativa de Josip Tito, ditador iugoslavo que não confiava no ocidente e menos ainda na União soviética. Uma tentativa de resistir a polarização do mundo entre os EUA e a URSS… A Iugoslavia ruiu porque era decoupage feito de retalhos étnicos e identidades nacionais distintas. A união só se manteve enquanto havia uma figura autoritaria e carismática como o ditador Tito, que governava com pulso firme, sufocando os anseios separatistas e de indipendencia dos vários grupos. A península… Read more »

PACRF

Não importa quantas unidades serão doadas. Inexplicável é o medo da Rússia de um caça “velho” nas mãos da Ucrânia. Afinal, teve seu vôo inaugural em 1974. https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/russia-alerta-ocidente-para-riscos-enormes-caso-ucrania-receba-cacas-f-16/

Last edited 11 meses atrás by PACRF
Carlos

Se eu falar que a Rússia participou na guerra do Vietnã, todos o mundo vai pensar que estou louco, mas quem forneceu os misseis que derrubaram os inúmeros B-52 que foram abatidos? Claro que foi a Rússia (URSS), mas a Rússia tem a necessidade propagandista de envolver a OTAN para poder afirmar que está a lutar com meio mundo e mais alguém, mas na verdade só está a lutar com a Ucrânia

Leandro Costa

No Vietnã a Rússia e China forneceram material bélico e inteligência operacional. De Fuzis à partes do fardamento, até caças, radares, mísseis antiaéreos, artilharia, blindados, consultores, etc. Países do Pacto de Varsóvia forneceram treinamento para os pilotos e pessoal de solo da Força Aérea Popular Vietnamita. A China ajudou um pouco economicamente, mas a URSS ajudou muito, justamente porque queria desbancar a China na quantidade da ajuda, que passou de amiguinha para inimiga não declarada. Os EUA contaram com um contingente relativamente pequeno de Australianos, às vezes um contingente ou outro Tailandês e só isso, além das Forças Armadas da… Read more »

PACRF

Falei da Ucrânia e não do Vietnã.

rui mendes

E pelos vistos é tão bom, que continua a ser produzido.

rui mendes

Com certeza os disponíveis, F16 da Holanda, Dinamarca, Bélgica e dos EUA, pois tem muitos na reserva, os Noruegueses venderam a maior parte dos seus aos Romenos.