Elbit Systems entrega os primeiros jatos M-346 ao Hellenic International Flight Training Center em Kalamata

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As duas primeiras novas aeronaves de treinamento M-346 foram recebidas por representantes do governo grego e do Ministério da Defesa, da Força Aérea Helênica e representantes do Ministério da Defesa de Israel

Kalamata, 17 de maio de 2023 – Um evento especial foi realizado no Centro Internacional de Treinamento de Pilotos na 120 ATW Kalamata, onde representantes do governo grego e do Ministério da Defesa, da Força Aérea Helênica, bem como representantes do Ministério da Defesa de Israel, a Força Aérea de Israel e a Elbit Systems deram as boas-vindas aos dois primeiros M-346, a moderna aeronave de treinamento que realizará o treinamento e a familiarização da nova geração de Icari da Força Aérea com os requisitos dos caças modernos.

Estiveram presentes na cerimônia na 120 ATW Kalamata o Ministro da Defesa, Sr. Nikos Panagiotopoulos, o Vice-Ministro da Defesa Nacional da Grécia, o Sr. Nikos Chardalias, o Chefe do Estado-Maior da Defesa Nacional, o General Konstantinos Floros, o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-General Themistoklis Bourolias, Chefe do SIBAT, Direção de Cooperação em Defesa Internacional do IMoD, Brig.-Gen. Yair Kulas, o chefe da Força Aérea de Israel Maj.-Gen. Tomer Bar, Sr. Rani Kril, vice-presidente executivo de marketing internacional e desenvolvimento de negócios e Sr. Yoram Shmuely, gerente geral da Elbit Systems Aerospace. Também estiveram presentes o Embaixador de Israel na Grécia, Sr. Noam Katz, bem como representantes da Forças Aéreas Helênicas e representantes da região e do governo local de Kalamata e da área mais ampla de Messinia.

Os dois M-346 são os primeiros de 10 aeronaves esperadas sob o acordo de governo para governo entre os ministérios de defesa helênico e israelense, com a Elbit Systems assumindo a criação de um Centro Internacional de Treinamento de Voo na 120 ΑΤW Kalamata. As aeronaves são equipadas com aviônicos virtuais integrados da Elbit Systems que simulam cenários de combate e voo para levar a experiência de treinamento dos pilotos ao mais alto nível. Espera-se que a aeronave M-346 voe milhares de horas por ano.

Fabricado pela Leonardo, o M-346 é um bimotor, aeronave tandem com controles de voo e aviônicos totalmente digitais. É equipado com um sistema de controle fly-by-wire e possui uma interface com Head-Up Displays (HUD) e gerenciamento do simulador. O manuseio do M-346 é semelhante ao das aeronaves de combate de última geração, maximizando o treinamento de voo dos pilotos.

Desde o lançamento do Centro Internacional de Treinamento de Voo em 2021, o projeto está adiantado, com o progresso alcançado elogiado pelos Ministérios da Defesa da Grécia e de Israel. Durante uma recente visita à Grécia, o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, elogiou o projeto, dizendo que “o Centro de Educação Internacional na base aérea de Kalamata é um excelente exemplo” dos crescentes laços de defesa entre os dois países.

A frota de aeronaves T-6 agora conta com 100% de disponibilidade logística, apoiada pelo Centro de Logística instalado na base aérea para fornecer suporte técnico contínuo. Além disso, o primeiro prédio de treinamento foi concluído e, no primeiro semestre de 2023, espera-se que os simuladores de voo avançados, bem como os sistemas de comunicação e controle de solo e frota sejam instalados.

O trabalho tem como base a vasta experiência que a Elbit acumulou em diversos programas ao redor do mundo. O Ministério da Defesa de Israel contratou a Elbit Systems para lidar com várias frotas de treinamento para a IAF – incluindo o Grob G120, o Bell 206, os helicópteros AW119, a frota de treinamento básico Texan T-6A e a frota avançada de treinamento a jato M-346; o Ministério de Segurança Pública de Israel também contratou a empresa para a entrega, operação e manutenção da frota aérea de combate a incêndios Air Tractor de Israel. Em 2016, a Affinity, uma JV da Elbit Systems, foi contratada para adquirir, operar e manter as frotas Phenom 100, Beechcraft T-6 e GROB G-120TP do UK MFTS para a Royal Air Force. Isso eleva o número total de aeronaves operadas pela Elbit Systems para mais de 170.

O Ministro da Defesa, Sr. Nikos Panagiotopoulos: “O novo Centro Internacional de Treinamento de Voo é o resultado de muitos esforços do Estado grego, do Ministério da Defesa Nacional, a fim de alcançar a melhor solução possível para o treinamento de novos pilotos do Força Aérea Grega. O lado israelense e a Elbit Systems ofereceram a abordagem mais adaptável e compreensível no campo do treinamento de voo. Nossa ambição é que o Centro Internacional de Treinamento de Voo forneça treinamento de voo básico, avançado e operacional para todos os aviadores e por um período de 22 anos usando aeronaves T-6 e M-346. O mais importante é que isso trará receita para a Força Aérea Grega e prestígio internacional para o centro de treinamento, já que o Centro Internacional de Treinamento de Voo é de fato o maior acordo e o projeto mais estratégico no campo da cooperação de defesa entre a Grécia e Israel até o momento. .”

O Chefe do Estado-Maior da Defesa Nacional, General Konstantinos Floros: “O Centro Internacional de Treinamento de Voo na 120 ATW Kalamata oferecerá aos nossos pilotos e aos pilotos de nossos aliados, parceiros e amigos treinamento teórico e em voo que permitirá sua transição para suas alas de combate. Este projeto destaca efetivamente a excelente cooperação entre Grécia, Israel e Itália, que compartilham a mesma visão de paz, segurança e estabilidade, em nossa vizinhança comum, o Oriente Médio e além. São esses planos de cooperação multilateral de facto que procuramos e são estes os benefícios mútuos que queremos alcançar não só para os nossos países, aliados, parceiros e amigos, mas também para toda a região! Gostaria de agradecer e parabenizar a todos que trabalharam para alcançar com sucesso o marco tão importante de hoje. Estou extremamente otimista sobre o brilhante futuro do treinamento conjunto de nossa Força Aérea!”

O Chefe do Estado-Maior General da Aeronáutica, Tenente General Themistocles Bourolias: “Na nova era, quando a demanda por treinamento aéreo de alta qualidade está aumentando constantemente em todo o mundo, a fundação do Centro Internacional sem dúvida oferecerá à Força Aérea Helênica um enorme potencial, aprimorando o seu papel no cenário da aviação militar internacional e colocá-la entre a elite da aviação militar, bem como neste domínio sensível de treinamento moderno, abrangente e realista. A nova aeronave de treinamento que hoje damos as boas-vindas e o Centro Internacional de Treinamento de Voo em Kalamata constituem passos importantes na modernização do treinamento aéreo, que é a base da função e eficácia da Força Aérea Helênica. Aspiramos fornecer aos nossos aviadores, no ar e no solo, treinamento aéreo adequado e experiência profissional em sistemas e simuladores de aeronaves modernas, produzindo guerreiros de qualidade que garantirão uma transição suave para a próxima geração de aeronaves, assimilando a nova tecnologia e cultura aérea sem esforço .”

Diretor da SIBAT, Diretoria Internacional de Cooperação em Defesa do IMoD, Brig-Gen (res.) Yair Kulas: “Agradecemos aos nossos colegas do Ministério da Defesa Nacional da Grécia por nossa cooperação industrial e de defesa contínua e por sua confiança nas indústrias de defesa israelenses. Hoje é um marco importante para o International Training Center e estamos orgulhosos de participar deste evento junto com nossos parceiros próximos.”

Yoram Shmuely, gerente geral da Elbit Systems Aerospace: “Estamos orgulhosos de fornecer à Força Aérea Helênica os principais centros de treinamento e capacidades. O pouso dos dois primeiros aviões no Centro Internacional de Treinamento em Kalamata é um marco significativo não apenas para a Elbit Systems, mas também para o crescente relacionamento estratégico entre Israel e a Grécia.”

Sobre a Elbit Systems

A Elbit Systems Ltd. é uma empresa internacional de alta tecnologia envolvida em uma ampla gama de programas de defesa, segurança interna e comerciais em todo o mundo. A Empresa, que inclui a Elbit Systems e suas subsidiárias, opera nas áreas de aeroespacial, sistemas terrestres e navais, comando, controle, comunicações, computadores, inteligência, vigilância e reconhecimento (“C4ISR”), sistemas de aeronaves não tripuladas, eletro-óptica avançada, sistemas espaciais eletro-ópticos, suítes EW, sistemas de inteligência de sinal, links de dados e sistemas de comunicação, rádios, sistemas cibernéticos e munições. A empresa também se concentra na atualização de plataformas existentes, desenvolvendo novas tecnologias para defesa, segurança nacional e aplicações comerciais e fornecendo uma gama de serviços de suporte, incluindo sistemas de treinamento e simulação.

Para obter informações adicionais, visite: https://elbitsystems.com, siga-nos no Twitter ou visite nossos canais oficiais no FacebookYoutube LinkedIn.

FONTE: Elbit Systems

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Robson Rocha

Os LIFTs costumam ser caros para treinadores e limitados para caças. Porém, o M346 FA poderia ser uma opção interessante para a FAB após ela receber seu último Gripen E/F dos 66 pretendidos (e, até o momento, 36 contratados).
40 M346 FA funcionariam como conversão operacional e substitutos dos A-1 na função de ataque fazendo assim a FAB voltar a ter 106 caças substituindo completamente os Mirage III/2000 (já fora de serviço), F-5EM e A-1 (já quase fora de serviço).

Leandro Costa

Eu discordo. Não há nada que um M346 faça que um Gripen E/F não faça melhor, e gerando empregos aqui. Se não é necessário que o Gripen faça o trabalho, então o A-29 preenche a lacuna, exatamente como já está sendo feito. Se ao invés de pegarmos 40 M346, cujo valor unitário certamente será menor que o do Gripen, ainda vamos ter que fazer toda uma nova linha logística para apoiá-los, pacotes com peças e motores sobressalentes, treinar pilotos, etc. O dinheiro pode simplesmente ser gasto para a compra de mais Gripens, mesmo em número menor do que 40, mas… Read more »

Neto

É isso Leandro.
.
Ainda nessa linha um número menor de de F39s pode-se complementar também com um lote, mais barato e mais recente de A29s. para treinamento ou renovação dos A29 de Natal.

mario

o M346 é um treinador avançado fase 4 único de seu tipo com desempenho muito alto que permite custos de manutenção e treinamento mais baixos do que os concorrentes com sistemas de segurança que um treinador deve garantir e permite que você se prepare para aeronaves de última geração com a mais recente tecnologia de virtual ao vivo e simulação construtiva, e por esta razão que os pilotos suecos, entre outros, vão frequentar a Escola Internacional de Treinamento de Voo (IFTS) na Itália.

Leandro Costa

Mario, acho que ninguém duvida das capacidades do M346. Para os Europeus está ótimo centrarem o treinamento em torno de um local, compartilhando os custos e ampliando a cooperação e interoperabilidade. Cada país vai pagar uma fração do que pagava antes por isso. Já para o Brasil o cenário muda de figura. Teríamos que arcar com 100% dos custos de aquisição, implantação e operação para no final das contas obter um ganho operacional que no quesito treinamento não é muito maior do que o Super Tucano para o cenário Brasileiro. É novamente sem desmerecer o M346, que além de bom,… Read more »

Robson Rocha

Sem problemas, pode discordar à vontade. Não há dúvidas da superioridade do Gripen E/F (ou mesmo do Gripen C/D) se comparado a um M346. A questão é financeira: É necessário comprar e desgastar uma aeronave de alto desempenho para função de ataque? Isso sem contar seu custo de hora de voo muito mais alto do que o de um LIFT? Outra questão é estratégica: se tivermos apenas um único modelo de caça, caso ocorra a detecção de uma falha ou fadiga prematura da estrutura, por normas de segurança toda a frota será forçada a ficar no chão até o problema… Read more »

Leandro Costa

Robson, se o problema é custo, o LIFT se faz ainda menos sentido na minha opinião. O Gripen foi projetado desde o início como sendo um caça multifuncional. A ideia por trás disso é de que não se precisaria mais utilizar aeronaves dedicadas de ataque e que apenas uma celular poderia cumprir um diverso leque de missões. É um dos motivos pelas quais a suíte eletrônica do Gripen é alardeada como uma das melhores. Se olhar bem o F-16, que é um baita avião, vai ver que as versões dele, até recentemente, tinham que carregar pods de guerra eletrônica pendurados… Read more »

Bardini

É. A questão é realmente financeira… . A Niguéria deve ter pago algo entorno de U$ 50 milhões de dólares por cada um de seus M346 FA, em termos de conta bobinha de padaria, onde se divide o valor do contrato pelo número de aeronaves. . Seguindo esta linha, os tais 40 (?) M346 FA para a FAB, custariam por volta de U$ 2,0 bilhões de dólares. Dinheiro este que seria suficiente para realizar a compra de um novo esquadrão de caças Gripen E/F, com pelo menos 16 aeronaves. Ou… fazer algo muito mais racional: iniciar o processo de aquisição… Read more »

Willber Rodrigues

Deixando de lado se a FAB quer/precisa ou não de um LIFT, a questão é:

Dinheiro é finito. Como disseram abaixo, mesmo que o M-346 seja barato´´, ainda precisaria de muita grana pra reformar bases pra recebê-lo, linha logística nova, manutenção, etc.
E, pra isso, a FAB seria obrigada a afetar outros programas, em prol dessa aeronave. Ela faria isso com quais programas? Tesourar de novo os pedidos do 390? Atrasar pagamentos do Gripen? Parar de modernizar os Tucanos da AFA?

Deixa esse negócio de LIFT pra lá…

Jorgemateus77

Eu acho que parar de gastar 1 milhão para reformar mansão de brigadeiro no Lagoa Paranoá já iria ajudar….

Mas acho mais fácil darem meiúca de segunda a quarta e sem expediente quinta e sexta, além de aumentar o número de desligamentos na “acadimia”

Rafael Gustavo de Oliveira

Independente da FAB adquirir ou não, há um grande interesse da Leonardo em vender o M-346FA para a américa latina, o problema de frota antiga não é exclusividade nossa…e acredito que essa aeronave vai vender muito bem. Mesmo inferior aos caças multitarefa, as capacidades foram aumentadas com a adição de sonda de reabastecimento em voo na versão FA, oferecendo uma grande ameaça a aeronaves lentas como helicópteros, tucanos e super-tucano, além de oferecer ataques precisos….é um salto operacional a ser considerado sim para qualquer força aérea. Não adianta só avaliar se a aeronave seria bom para nós, precisamos avaliar todo… Read more »

Willber Rodrigues

M-346 é excelente pra países como Uruguai e Paraguai. Pro que eles tem hoje, um mix de ST + M346 seria um salto de anos luz pra força aérea deles, além dos preços, embora salgados pros padrões deles, não ser nada impeditivo.
Mas oferecer isso pra FAB? Tentador, mas tem outras prioridades…