Desde o início da missão “Baltic Air Policing”, os caças F-16M portugueses foram ativados em dez ocasiões para interceptar aeronaves militares em trânsito no espaço aéreo internacional ao largo da costa dos Estados Bálticos. Nessas missões foram interceptadas e identificadas aproximadamente 20 aeronaves russas de vários tipos, incluindo aeronaves de transporte, caças e aeronaves de coleta de informações.

Estes procedimentos de interceptação são iniciados para preservar a integridade do espaço aéreo báltico. Os caças são ativados sempre que uma aeronave que sobrevoe o espaço aéreo internacional próximo das fronteiras da NATO não respeite as regras de tráfego aéreo, nomeadamente a apresentação da rota que pretende executar, o estabelecimento de comunicações com as entidades de controlo de tráfego aéreo e/ou o envio de um sinal de transponder.

Recorde-se que Portugal assumiu, no dia 1 de abril, o policiamento do espaço aéreo do Báltico como Nação Responsável (Lead Nation). A missão atribuída à Força Aérea Portuguesa, por um período de quatro meses, envolve aproximadamente 85 militares e quatro aeronaves F-16M nacionais, a operar a partir da Base Aérea de Siauliai, na Lituânia.

FONTE: Força Aérea Portuguesa

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gladius Pompéu

Russos amam desfiles 🤣🤣🤣🤣🤣, são patetas demais !

Carlos

Bonita foto captada pelos portugueses, ficou uma vontade de ver mais imagens…

JORGEMATEUS77

Se fosse no Brasil a FAB diria que eles estavam em águas internacionais e no direito deles, sendo assim não haveria necessidade de interceptar.

MestreD'Avis

Se fosse uma matéria polémica ou sobre outras FA tinha 200 comentários
Mas é apenas uma noticia da FAP a fazer profissionalmente o que tão bem faz
Parabéns