Turquia rejeita proposta dos EUA de enviar S-400 para a Ucrânia e exige compensação do programa F-35

176

O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, disse que os Estados Unidos propuseram à Turquia enviar o sistema de defesa aérea S-400 adquirido da Rússia para a Ucrânia, mas Ancara recusou o pedido.

“Os EUA nos pediram para enviar os S-400 para a Ucrânia e nós dissemos não”, disse Cavusolgu, segundo a agência de notícias estatal Anadolu. Ele enfatizou que tais propostas eram inaceitáveis, pois infringiam a soberania turca.

A decisão da Turquia de adquirir os sistemas de mísseis S-400 resultou na sua remoção do programa multinacional para o desenvolvimento do caça furtivo F-35 de quinta geração.

Com relação a um possível retorno ao programa F-35, Cavusoglu afirmou: “Ancara não quer retornar ao programa, mas quer de volta de Washington o dinheiro que pagou pelos caças antes de sair do programa, enquanto seus jatos nunca foram entregue.”

Ele mencionou ainda que a Turquia está atualmente “produzindo nossa própria aeronave de combate nacional” e expressou o interesse do país em melhorar seus laços com os EUA, incluindo sua intenção de comprar jatos F-16 e kits de modernização.

F-35A da Turquia
F-35A destinado à Turquia, voando em 2018

FONTE: ekathimerini.com

Subscribe
Notify of
guest

176 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
M4l4v|t4

A Turquia está certa O EUA também está certo A Turquia é uma ditadura. Ela faz mais mal do que bem para a OTAN. Quando o Erdogan executou o False Flag para expurgar toda a resistência que haveria no Exército contra o derretimento da democracia naquele país, a OTAN deveria prever que os turcos começariam a causar o problema. Eles sempre, ao longo de toda a história, acharam que são mais do que são. O problema dos turcos, a mais tempo do que os russos, é achar que são mais do que são. Então, não haveria de ser diferente depois… Read more »

Alecs

Concordo em parte. Melhor manter a Turquia sob controle na OTAN do que joga-la no colo dos russos e chineses. É só não vender tecnologia de ponta. Deixa-la como aliado de segunda linha.

Luis Carlos

A Turquia já era para a OTAN.
Todas a declarações de autoridades turcas são no sentido de alianças com o Oriente.
Essa fase ‘européia’ está passando.
Já era.

Rui Mendes

Deus te ouça.
Mas sou daqueles que acho a Turquia, um dos países que mais independente ficou, na sua indústria militar, a par da Coreia do Sul, nos últimos 10/15 anos, mas acho também, que os Turcos, não interessam à OTAN, pois só estão na OTAN, porque interesses próprios.
Espero mesmo que sejam expulsos, e que vão a correr, para o colo das ditaduras Chinesa e Russa.

Alfredo arantes

O problema é a geográfica da Turquia no mar mediterraneo e mar negro?
A Turquia é rainha daquela área?

Valderez F Araujo

Concordo Alecs

Mengao

O golpe patrocinado pelos EUA em 2016 na Turquia foi False Flag ? Vc tem pelo menos um fato só que apontaria ser False Flag ? Ou vc idolatra os EUA e Ocidente e seus comentários são sempre para supervalorizar o Ocidente e desvalorizar os outros?

Zezão

Segundo o jornal Jerusalem Post, a “tentativa de golpe” que ocorreu na Turquia em 2016 pareceu uma operação de “FALSE FLAG”. TRÊS fatos que apontam fortemente a suspeita de bandeira falsa: 1- Primeiro, a falta de jeito da tentativa de golpe. As forças supostamente por trás do golpe o lançaram no dia errado da semana e na hora errada do dia; eles “falharam” miseravelmente em assumir rapidamente o controle dos principais núcleos de poder e falharam em interromper a capacidade de Erdogan de se comunicar com suas forças de segurança e com o público; e eles “perderam” várias oportunidades claras de eliminar o… Read more »

Mengao

Jerusalém Post de Israel…
Nem preciso comentar…

Luis Carlos

(2).

André Macedo

Os mesmos que afirmaram que o Irã desrespeitava o acordo nuclear sem apresentar UM documento sequer, e ainda convence um monte de babões do “Mossadi”

Hank Voight

O mesmo que trouxe documentos obtidos pelo Mossad que mostravam justamente isso ou seja, que a teocracia iraniana buscava armas nucleares

André Macedo

Trouxe documentos sem mostrar os documentos (inclusive até as agências evidenciaram essa contradição), foi na base do “to lhe dizendo, homi!”

Inimigo público

Faltou combinar com a AIEA.

Rui Mendes

É, pelos vistos, credíveis são os órgãos de informação oficial Russos, Chinos e Iranianos, a que esses ditadores, chamam de comunicação social, e não jornalistas independentes, de meios de comunicação social privados, onde ali não existe censura, só factos, e os governos dos paises da sua origem, nada podem fazer aos jornalistas desses meios, pois estão protegidos pela própria classe e pela constituição das democracias.
Já nas ditaduras, muitas vezes desaparecem milagrosamente, e as polícias não podem investigar, senão têm o mesmo fim.

Vitor

Você informou órgãos de informação Rússia, China e Irã … Jornalismo Independente cita pelos um do ocidente ?

leonidas

Nessa novela da Turquia com a Otan eu quero mais é que os dois continuem as turras, quero que a Russia ganhe esta guerra na Ucrânia, e que possa gozar de saúde para atrapalhar os EUA. Enquanto EUA, China, EU, Russia estiverem brigando melhor para nós. Nada pessoal, sou adepto do contrato social ocidental e do modo de produçao deles mas sou adepto também de meus interesses como cidadão que preza pela soberania nacional que um dia talvez venha a ser lembrada pelos politicos, pelos militares e pelo povo brasileiro em geral. Mas falando de 2016, que golpe de estado… Read more »

Nonato

Você apoia o comunismo russo e chinês?
Vive numa democracia ocidental e cospe no prato…

Arthur

Corretíssimo. Vivemos numa democracia ocidental, comandada por valores identitários. Logo, logo, a turma do tio Biden irá exigir que nossas forças armadas sejam constituídas por _______________
_______________

COMENTÁRIO EDITADO POR CONTEÚDO PRECONCEITUOSO E HOMOFÓBICO. LEIA E RESPEITE AS REGRAS DO BLOG OU SERÁ BLOQUEADO.

5 – Não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, ideológico, religioso, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. O espaço dos comentários é para debate civilizado, não para propaganda ou interesses pessoais;

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Mengao

Eu vivo no Brasil, um país soberano da América Latina, e que segundo o Ocidente, o Brasil e América Latina não é Ocidente. E com muito orgulho o Brasil é um país da América Latina, uma potência integrante dos Brics, tem a terceira maior fabricante de aviões do mundo, entre outras grandes empresas, a nossa democracia é nossa, não pertence ao Ocidente, não somos sustentados pelo Ocidente, ao contrário, já nos saquearam no passado e tentam ainda hj, não há motivo para ser grato em nada ao Ocidente, que só saiu da idade média graças a conhecimentos vindo do Oriente,… Read more »

Sturmgewehrstgde

EDITADO
2 – Mantenha o respeito: não ataque outros comentaristas.

Franz A. Neeracher

Não tém nada a ver….:-(

Uns dizem que comentários de “direita” são editados, outros dizem justamente o contrário….difícil!!

Fernando "Nunão" De Martini

Meninas usam azul.
Meninos usam rosa.

Direitistas se acham perseguidos na prosa.

Meninos usam azul.
Meninas usam rosa.

Esquerdistas se acham perseguidos na prosa.

jomado

China capitalista??? Um pouco menos.

Nei

Você prefere se alinhar ao Comunismo e Socialismo e quer defender o nosso Brasil Democrático? Decida-se!

Antônio

Não é se alinhar, melhor ser amigo de três grandes nações, china, Rússia e índia que juntos tem mais de 3 bilhões de habitantes/ consumidor do que os EUA que não compra quase nada do Brasil e quando o Brasil quer comprar tecnologia eles não vende.

Faver

Nei, falar sobre um sistema econômico como capitalismo, comunismo, socialismo, ou até feudalismo ou anarquia não tem ligação direta com interesses de um estado, seja ele qual sistema econômico adota. Da mesma forma democracias, reinos, teocracias ou ditaduras. O EUA estão de bem com ditaduras como a Arabia Saudita e de mal com teocracias como o Irã. No governo Trump ocorreram aproximações com a Coréia do Norte… Aqui o que vemos é esta torcida rasa e desfocada que reduz o debate sério. São os interesses que importam e que levam as ações de um estado, isto independente de um governo… Read more »

Last edited 11 meses atrás by Faver
André Macedo

Alguém em 2023 ainda tem a coragem de falar em “comunismo russo”? O que te falta em conhecimento te sobra em audácia ein…

Bosco

Por que você acha que a Rússia não é “comunista”? Porque lá tem propriedade privada e os meios de produção estão nas mãos dos particulares? É essa a sua visão do que não é ser comunista? Sinto ser eu a dizê-lo mas sua visão de comunismo , ou se preferir, de socialismo marxista, está equivocada. A abolição da propriedade privada e a estatização dos meios de produção nunca foram o “fim” do socialismo marxista e sim um “meio”. Nos Séculos 19 e 20 a forma mais sutil de controlar um povo de uma nação era controlando a propriedade privada, o… Read more »

André Macedo

É engraçado como você fala de “comunismo de ginásio” mas criou seu próprio conceito de comunismo, não existe essa de “comunismo atualizado”, o conceito é só UM, todo o resto é, no máximo, uma análise sua (completamente equivocada, diga-se de passagem). Basicamente toda a obra do Marx, tanto em relação ao comunismo quanto ao materialismo, é voltada para a visão sobre os meios de produção e sobre quem os possui (que com certeza não é a plebe, como você tentou inferir), não existe nenhuma possibilidade lógica de que esse seu conceito seja condizente com o comunismo (mesmo “atualizando” para os… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Não que eu esteja reclamando, mas notei uma quantidade bem maior de comentários editados, acho que a régua de tolerância baixou”

Por isso mesmo já foi avisado que o assunto desviou demais do tópico e solicitado que voltem ao mesmo.

Você leu o aviso em resposta ao comentário que você mesmo respondeu?

André Macedo

Até tinha lido, mas resolvi responder e pontuar que exatamente que a discussão estava se afastando do tema. Meu comentário foi uma resposta a um comentário feito por um colega e aprovado pela moderação (o Nonato, no caso), fora que não acho que uma discussão breve e respeitosa sobre a geopolítica atual desvie tanto do tema.

De qualquer forma, vou manter em mente essa mudança na política dos comentários, discordar não vai me matar.

Franz A. Neeracher

Oi André

A grande maioria dos foristas seguem as regras e contribuem assim para um debate sadio.

Infelizmente nos últimos meses houve um grande aumento de xingamentos, provocações, comentários que não tém nada a ver com o tema e etc…

Isso tém levado a alguns foristas que muito contribuem com bons comentários a sair dos debates.

Nosso interesse é manter o alto nível que sempre foi um dos pontos fortes da Trilogia!

Mas para isso, também precisamos do apoio dos amigos foristas!

André Macedo

Imaginei que fosse algo assim, infelizmente todos nós perdemos com isso, lembro que aconteceu primeiro com a postagem de imagens.

Agradeço e entendo o trabalho de vocês, perdão se pareceu que estou criando caso.

Franz A. Neeracher

Sem problemas 🙂

Wilson

_____________
_____________

COMENTÁRIO APAGADO.

OS EDITORES JÁ HAVIAM PEDIDO PARA TERMINAREM ESSA DISCUSSÃO TOTALMENTE FORA DE TÓPICO

Last edited 11 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Bosco

_____________
_____________

COMENTÁRIO APAGADO.

OS EDITORES JÁ HAVIAM PEDIDO PARA TERMINAREM ESSA DISCUSSÃO TOTALMENTE FORA DE TÓPICO

Last edited 11 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
leonidas

Bosco você é um comentarista excelente no tocante a sistemas de armas.
Mas quando o assunto é história, geopolítica e sociologia…

silvom

viajou…

Bosco

Nunão,
O comunismo não é um sistema condenado pela legislação brasileira e eu não emiti nenhum juízo de valor acerca desse sistema, só tentei explicar ao André e ao Alexandre o que é comunismo (socialismo marxista) na percepção que reina entre nós, adultos, que é diferente da definição que nos foi ensinada no ginásio quando éramos crianças.

Fernando "Nunão" De Martini

Bosco,

E o que diabos eu tenho a ver com isso?

Não comentei nada sobre seu comentário sobre comunismo.

Mas comento agora: esse debate está saindo totalmente do tópico, e sugiro que voltem ao tema da matéria.

Item 6:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Bosco

Rsss
Beleza, Nunão.
Achei que tinha deletado.
Perdão.

Alecs

Boa tarde. Muito bom ter o Mestre Bosco de volta aos comentários. Sinal que a moderação está dando resultado. Parabéns pela ótima decisão de tornar o blog melhor!

André Macedo

Em tempo: Bem vindo de volta kkkkk

Alexandre

Comunismo Russo?

Comte. Nogueira

Juiz agindo ex officio não é condizente com democracia…

Realista

Comunismo russo KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Vitor

Comunismo Chinês os camaradas colocaram 400 milhões de chineses na classe média em 40 anos toma como parâmetro a condição social e econômica do Brasil e da China nos anos 80. O povo chinês tem seus méritos.

Faver

Caro Nonato, não entendi a posição comunismo russo? Existe isso? Fale mais sobre este ponto…

Hank Voight

Até as águas do Bósforo sabem que o que aconteceu em 2016 foi um autogolpe do Sultão Erdogan com o fim de expurgar das forças armadas e do judiciário oficiais e juízes que se contrapunham ao seu projeto autoritário e neo otomano,

Luis Carlos

Fonte: Águas de Lindoia ou Jerusalém Post?
Tanto faz.
O fato é que a Turquia é a maior potência industrial e militar do Oriente Médio e ela se bandeando para o ‘Eixo do Mal’ é uma péssima notícia para os EUA, Europa e Israel.

Hank Voight

Os fatos estão aí Qings, não adianta tergiversar com arenga meu caro😉

Last edited 11 meses atrás by Hank Voight
Rômulo

Como pode uma ditadura onde o Ditador pode perder uma eleição e deixar o poder?
Disserte em no máximo cinco linhas.
Considere em sua resposta as consequências de uma vitória de radicais islâmicos para os interesses americanos e a situação de Israel.

Wilson

Perder uma eleição e deixar o poder são coisas diferentes. Em muitos países o poder não está no cargo e sim na pessoa. Na Russia, por exemplo, o poder está em Putin, independente do cargo que ele estiver ocupando.

Luis Carlos

O caso da Turquia é que tinha um candidato da oposição ligado aos EUA.
Dessa forma, não se pode caracterizar como uma ditadura.

Verluno

Perfeito. exato. No ponto.

Luiz Cavalcanti

Ô “mengaum”, seria educado e bem produtivo da sua parte SE VOCÊ atacasse os argumentos e não a pessoa que argumentou. Aprenda a ser EDUCADO, ainda que tardiamente, ok?

Wilson

Lembrando que você não “ataca” argumentos, você debate, troca ideias, discute e rediscute.

Willber Rodrigues

A posição geográfica da Turquia é extremamente vantajosa pro resto da OTAN, além deles terem um dos maiores exércitos da Organização.
Acha mesmo que os EUA e o resto da OTAN querem ver a Turquia no colo da Rússia ou China? Mais fácil o Tio Sam fazer concessões pra Turquia, pra mantê-la no bloco.

diogocld

A Turquia possui uma das cinco maiores forças armadas da Otan, sua localização é extremamente estratégica e expulsá-la poderia jogá-la de vez nos braços de rivais americanos como Rússia e China. Geopolítica exige que vc engula alguns sapos às vezes e esse parece ser o caso da Otan com a Turquia.

Pragmatismo

O controle dos estreitos ao mar negro é fazer mais mal à Otan? Explique.

Paulo de Sá

Concordo amplamente turcos nunca expirou confiança.

Alfredo arantes

Estou 100% de acordo com o seu comentário? A Turquia para a NATO representa um peso e duas medidas? Mas não há nada a fazer toca a suportar a Turquia até há morte? É como com uma arma apontada há cabeça? Em palavras povres (A TURQUIA NÃO FAZ BEM HÁ NATO NÃO SÓ PORQUE FAZ O JOGO DA RÚSSIA E TIRA EM BALO A NATO) uma expressão italiana]]] Mas é melhor assim duque ser um aliado da Rússia? AVISO DOS EDITORES: 4 – Não escreva em maiúsculas, o que equivale a gritar com os demais. As maiúsculas são de uso… Read more »

Toshio

Porque os EUA não envia os seus F35 para a Ucrânia,e porque sabe que os russos vão derrubamos, são aviões que não pode manter a velocidade supersônica,se manter desintregam no ar

glasquis7

Quando EEUU cancelou o programa F 35 da Turquia eles não serviam… Agora servem?

Tá certa a Turquia. Eles mesmos estão empurrando ela pra fora da OTAN.

Nonato

Por que você ficou nervoso?
Você é eleitor de Endorgan?

glasquis7

Nossa! Fiquei nervoso??? Nem percebi… Vou aí tomar meu remédio e já volto.

Renato B.

Por mais que eu não goste do Erdogollum eu concordo que foi sonho dos EUA achar que isso ia colar.

Marcelo

Agora pra você ver o quanto o S-400 é importante para a turquia que ela abriu mão do F-35 e está construindo seu proprio avião mais nao deixou de adquirir o S-400 de jeito nenhum,o S-400 garante muito a soberania nacional turca !!!

Felipe

A guerra da ucrânia está mostrando que este tipo de sistema é muito mais game-changer que simples caças. Simples, a Rússia não consegue soberania aerea na Ucrania graça aos sistemas S-300 que ela ainda possui.

Gladius Pompéu

Proposta besta , querem perder um player que tem linha direta com Putin ? Uma coisa é tolerar baykthar , a outra é manter uma linha de conversa após o envio do S400 , vendam logo o F16 novo , deem manutenção nos antigos e parem com esta politica infantil com a Turquia , além disso a Ucrânia não precisa dele , ja tem o PAC3 matador de khinsal …

Renato Garcia

Realmente você acredita que Patriot PAC 3 consegue abater um mísseis hipersonicos, Pentágono já desmitiu essa informação o mesmo só consegue chegar a Mach 5 enquanto o Khinzal Mach 12 daqui a pouco você vai dizer que a Ucrânia está invadindo Moscou você deveria se informar antes de falar ou postar algo sem base

Sturmgewehrstgde

EDITADO:

Mantenha o respeito: não ataque outros comentaristas.”

Segundo aviso!!

Last edited 11 meses atrás by Franz A. Neeracher
Nei

Mach 12 no começo, no final esse Míssil não está em a MACH 4. O Míssil desacelera antes de chegar no alvo.

Marcelo

Ja foi provado hoje que o missil derrubado na verdade foi uma bomba de queda livre !!!
No águia de aço no YouTube tem a explicação !!!!

Nei

O pico de velocidade (Mach 10) do Kinzhal se dá logo após a queima do propelente, no início da trajetória, depois, ele se move por inércia e pela sustentação alar, e no processo sofre desaceleração devido ao arrasto aerodinâmico. *Diferente, portanto, de um míssil como o Zircon, que é um míssil de cruzeiro e mantém o motor funcionando durante toda a trajetória e que tem velocidade média maior ainda que tenha velocidade máxima menor que o Kinzhal. Um míssil como o Kinzhal voa a altitudes muito grandes (da ordem de 40 km +) e por isso estão imunes a serem… Read more »

Last edited 11 meses atrás by Nei
Groosp

Consegue interceptar mas a área que o SAM consegue defender é menor. Tanto faz se é um Patriot, Aster ou S-300/400.

Slow

Turquia alem de não querer retornar ainda quer o dinheiro de volta e vai continuar com S-400 .. kkkkkk

Vai ter gente passando mal. Parece que a pressão não funcionou contra os turcos .

Gladius Pompéu

Não pule a parte que fala de peças para o F16 e também de F16 novinhos , o dindim adiantado será abatido nestes itens e terão que completar o restante da grana , leia novamente e pesquise sobre.

Alecs

“Ancara não quer retornar ao programa, mas quer de volta de Washington o dinheiro que pagou pelos caças antes de sair do programa, enquanto seus jatos nunca foram entregue.” Pura bravata, pois sabem que não voltam ao programa F-35 nem que a vaca tussa! kkkkk Mas você se esqueceu de um detalhe do texto: “Ele mencionou ainda que a Turquia está atualmente “produzindo nossa própria aeronave de combate nacional”(ainda vai levar muitos anos o desenvolvimento) e expressou o interesse do país em melhorar seus laços com os EUA, incluindo sua intenção de comprar jatos F-16 e kits de modernização.” Não… Read more »

Realista

Comprar F-16 é normal agora empurrar o F-3$ que é o problema a maioria só compra esse caça absurdo de caro e cheio de problema por causa do financiamento ou em troca de acordos. Nada que uma pressão não faça .

Agressor's

Não existem países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Existem países bem administrados e mal administrados. Nestes países independente dos líderes e suas ideologias políticas, eles pensam na nação. Já no braziu eles preferem roubar toda a riqueza e não ligam se o país vai pra frente. A maioria dos eleitores vota esperando se beneficiar individualmente ou beneficiar a categoria da qual faz parte, não importa se o candidato eleito for um criminoso. Uma vez eleitos, esses corruptos governam defendendo seus próprios interesses e os de suas famílias. É um círculo vicioso.

Parabéns a Turquia…

Nei

Tenho que concordar com você nessa.

Will Bill

kkk e chamou os EUA de caloteiro na cara! kkk

Hank Voight
Mengao

Vc leu a reportagem ?
Nas pesquisas anteriores o Erdogan estava atrás do candidato/agente dos EUA. Na última pesquisa, que está na reportagem que vc se refere, o Erdogan já está 0,7 ponto percentual na frente.
*Existe isso na mídia, título chamativo.

Hank Voight

Acho que você está fazendo leitura criativa da reportagem pois em nenhum momento esta fala que o Sultão estava atrás do candidato oposicionista nas pesquisas, e o fato é que ambos os candidatos estão em empate técnico o que é péssimo para Erdogan tendo em vista os péssimos indicadores econômicos e a resposta inadequada à catástrofe humanitária causada pelo terremoto sem falar em seu autoritarismo crescente. Ademais, por que motivo chamar o candidato oposicionista de “agente dos EUA”, apenas porque ele resolveu desafiar o sultão na eleição? o nome disso é democracia, o que a Turquia formalmente ainda é. Ah!… Read more »

Maurício.

“Ademais, por que motivo chamar o candidato oposicionista de “agente dos EUA”, apenas porque ele resolveu desafiar o sultão na eleição?”

Aqui na trilogia tem um pessoal assim também, chamam quem é contra os EUA/OTAN de putinetes ou putinzetes, apenas porque tem uns que não engolem o discurso hipócrita americano…

Mengao

Excelente artigo que explica oque está acontecendo nos EUA, o próprio Biden assumiu sua intenção de sabotar a Turquia devido o país está se fortalecendo.

https://www.monitordooriente.com/20230409-eleicoes-na-turquia-atrai-interesses-regionais-e-internacionais/

Luis Carlos

Tentaram fazer o mesmo no Paquistão patrocinando a prisão de Inram Khan.
Está uma verdadeira revolta em Islamabad.

Mengao

Corrigindo acontendo na Turquia

Mengao

monitordooriente é um ótimo site com notícias do Oriente Médio.

Hank Voight

Nem de longe! É um site ideologicamente enviesado pró Rússia, Pró Irã e anti Israel

Leandro Costa

Prefiro o The Onion. É bem mais sensato e realista.

Luis Carlos

HMS. Vc está acompanhando o que está acontecendo em Israel? A corrupção galopante de Bibi e sua tentativa de amarrar o Judiciário? A rebelião de partes das F.A em não aceitar as orientações dele? Os ataques de ontem e hoje a Tel Aviv? Quem tem telhado de vidro…… A Turquia é a maior potência da Região e tem todas as possibilidades de pleitear mais que qualquer outro competidor. E reze para o dia que Erdogan sair, aparecer um menos radical, porque os partidos de cunho islamita estão crescendo muito por lá. Não será nada bom para a região se eles… Read more »

Hank Voight

“Corrupção galopante”?

Você está falando do Putinstão né Qings!?😉

Ruberval

Agora as pessoas entende porque os americanos inventaram o CAATSA,para evitar que outros paises adquiram materia russo (soberania) e deixe de ser colonia americana e de suas chantagens !!!

Agressor's

O neocolonialismo das grandes potências nunca deixou de atuar sobre os países menores, eles ainda colonizam e exploram países mais fracos só que hoje de uma forma mais mascarada. E o principal instrumento empregado para alcançar isso é a corrupção, através da corrupção eles compram e põem no bolso a classe dirigente e assim aparelham as instituições chaves do país alvo para domina-lo e o manter sob sua influência. Os países que não seguem esta linha acabam alvos de guerra econômica e tomados pelo uso da força. Infelizmente, o poder econômico influencia a política mundo afora. Isto, porque existem corruptos… Read more »

Last edited 11 meses atrás by Agressor's
Underground

Russos com c na mão.
Imagina os turcos entregando o S400 aos americanos.
No mais, Ancara pode dizer aos russos: o que me dão em troca por não entregar o sistema aos americanos?

Maurício.

Ué, mas segundo alguns, as armas russas não são boas, possuem chips de geladeira, e o S-400 não é lá grandes coisas, alguns chegam a dizer que as armas russas funcionam só contra armas russas, então não teria problema nenhum se os turcos entregassem o S-400 para os EUA.

Bosco

Ingenuidade sua pensar assim. Mesmo que os russos utilizassem arco e flecha ainda assim um inimigo potencial iria querer examinar e entender os recursos dele.
“Conheces teu inimigo e conhece-te a ti mesmo; se tiveres cem combates a travar, cem vezes serás vitorioso. Se ignoras teu inimigo e conheces a ti mesmo, tuas chances de perder e de ganhar serão idênticas. Se ignoras ao mesmo tempo teu inimigo e a ti mesmo, só contarás teus combates por tuas derrotas.”
Sun Tzu

Maurício.

Concordo, os EUA estão capando tudo que estão enviando para a Ucrânia. Mas, você sabe que eu fui irônico no meu comentário, você deveria intervir também quando alguém fala mal das armas russas, que “são inferiores”, “do tempo da URSS”, “não possuem precisão”… Afinal, se bem usado, até um arco e flecha pode matar.

Bosco

Mas é até mais interessante para a narrativa dos defensores do Putin considerar que os mísseis russos são inferiores e não têm precisão já que poderão alegar isso quando ele for a julgamento por crimes de guerra sob acusação de permitir que alvos civis, sem importância estratégica alguma, sejam atacados, com objetivos apenas de vingança pela resistência e por considerar os ucranianos um povo inferior.

Maurício.

Bosco, acho que você não vai responder, mas, vamos lá, você acha que o Putin será julgado por seus crimes de guerra por qual tribunal? Pelo de Haia, aquele que os EUA não reconhecem e inclusive ameaçam seus juízes, que querem investigar crimes de guerra promovidos pelos EUA no Afeganistão? Bem, quanto a atacar alvos civis, vou deixar uma simples matéria, no caso, da administração do Trump, sobre ataques a civis, mas, desde que essa guerra “contra o terrorismo” começou, lá em 2001, já se passaram, Bush, Obama, e Biden, todos com sangue de civis em suas mãos, o dia… Read more »

Bosco

Se um tribunal internacional formado pela China, Coréia do Norte, Irã, Síria, Rússia , Cuba, Venezuela… não foi formado para punir os presidentes americanos a culpa não é minha.
Minha expectativa é que seja formado um tribunal pelas democracias ocidentais com poder de julgar e punir o Putin e seus cumplices.

Maurício.

“Minha expectativa é que seja formado um tribunal pelas democracias ocidentais com poder de julgar e punir o Putin e seus cumplices.”

O Tribunal de Haia não te serve? Os EUA fogem dele como o diabo foge da cruz, algum motivo deve ter, até porque, é como alguns dizem, quem não deve, não teme.

Last edited 11 meses atrás by Maurício.
Bosco

O de Haia pra mim está ótimo, inclusive já emitiu um mandado de prisão para o Putin.

Maurício.

Então tu concorda que os EUA não deveriam ameaçar os juízes de Haia, correto?

Fernando "Nunão" De Martini

Prezados,

A eventual conexão entre Putin, Tribunal de Haia e o tema da matéria, que já era fraca, está desaparecendo por completo e virando mera disputa pessoal.

Sugiro que foquem no tema da matéria.

Maurício.

De minha parte, assunto encerrado, até porque, é mais fácil eu levar punição do que Putin ou algum presidente americano, seja lá por qual tribunal for…rsrsrs.

Bosco

Você quer me fazer acreditar que sua premissa é verdadeira só porque você a citou. Eu sou bem menos sugestionável do que você pensa. rsss
Para concordar ou não eu tenho primeiro que saber se há essa ameaça, como ela é feita e quais os motivos alegados pelos ameaçadores. Depois emito a minha opinião.
O que posso dizer é que esse Tribunal de Aia e o Estatuto de Roma que o precedeu ,não puniu Saddan , Pol Pot, Mao, Stalin, Obama, Bush…
Então, tenho dúvidas se vai ser proficiente na punição do Putin.
Também encerro por aqui, Nunão.

Inimigo público

Se dependesse das tuas palavras nem o Kinzhal existia.

Bosco

Jura?

Will Bill

e os Russos vão dizer para Ancara.. NADA! mas se vocês entregarem para os EUA ganham de bônus um monte de Kinzhal caindo nas suas cabeças kk melhor olhar para cima

Emmanuel

Bonzinho esse Estados Unidos. Só que não.

Agressor's

A Turquia é uma nação! Entendedores, entenderão…

Zezão

A TURQUIA ESTÁ DE SACANAGEM… Quando os EUA venderam os caças F-35, como contrapartida os turcos pediram que a indústria de seu país participasse na fabricação de peças da fuselagem e ACESSO na tecnologias do avião, com isso a Turquia ganhou o direito de fornecer cerca de 937 peças para o F-35 (sendo 400 peças exclusiva, somente eles poderiam fabricar), cujo contrato valeria cerca de US$ 9 bilhões ao longo do programa. Agora, eles estão querendo uma compensação, palhaçada! Oras, antes mesmo deles receberem esses caças, os turcos venderam milhares de componentes do F-35 e LUCRARAM COM ISSO, e se… Read more »

Agressor's

Se os EUA acharam ruim é porque foi bom!

Maurício.

Na verdade, toda essa ladainha envolvendo EUA e Turquia no caso do F-35, seria resolvida de uma forma muito simples, é só uma das partes mostrar o contrato entre os países no programa do F-35? A Turquia estava proibida por contrato de comprar armas dos russos? A participação das empresas turcas no F-35, teria ligação com o preço que a Turquia pagou ou pagaria pelos caças ou são coisas distintas? Essas são algumas perguntas que o contrato poderia esclarecer.

Leandro Costa

Maurício, para auxiliar você na sua resposta, os países membros da OTAN dão preferência para sistemas fabricados por países da OTAN por uma questão de comunalidade, facilidade de interoperação, etc. No momento em que ela compra S400, ela está saindo disso, que não sei dizer se está no papel ou se é um acordo de cavalheiros. Ao mesmo tempo em que ela faz isso, torna com que seja possível que tecnologia sensível da OTAN seja comprometida. No caso pessoalmente acho que a Turquia simplesmente está pressionando OTAN e EUA para liberarem algumas coisa, ao mesmo tempo em que fomenta apoio… Read more »

Maurício.

Leandro, eu digo mais no sentido da Turquia ser ressarcida ou não, o Zezão afirma que a Turquia está errada nesse caso, eu, prefiro ver o contrato, um simples acordo de cavalheiros nesse caso (e em todos que envolvem dinheiro.😂) não basta.

Alecs

Concordo. Acho que vai levar os kits de atualização e comprar novos F-16s quando a Suécia entrar para a OTAN.

Rômulo

Dar preferência não é obrigatoriedade.
Mesmo porque, o S-400 e bem superior que qualquer similar estrangeiro e a Turquia se sentiu no direito de comprar de outro fornecedor.
Se os EUA não gostaram, paciência.
Expulsem a Turquia da OTAN.
Mas sejam rápidos, antes que ela saia por si própria.

Zezão

A Turquia não está proibido de comprar armamento russo, tanto é verdade que eles compraram, não é? Ninguém precisa ficar mostrando o contrato, ambos sabem o que está acordado. A venda do caça F-35 envolve acordo de confidencialidade, se os turcos estão quebrando este compromisso propositadamente (sabendo que o sistema S-400 pode monitorar o F-35), isso foi má fé, logo, é direto dos EUA cancelarem o contrato. Portanto, qual é a dificuldade de entender isso? Deveria ser óbvio, nem os turcos estão reclamando disso, pô! A questão é o dinheiro pago antecipadamente pelos caças que seriam entregues … Do ponto… Read more »

Last edited 11 meses atrás by Zezão
Maurício.

Tu afirma que nesse caso quem está errada é a Turquia, eu prefiro ver o contrato, como eu disse, pelo contrato seria muito simples de saber se a Turquia poderia ser ressarcida ou não, na minha opinião, o que vale de fato é o contrato, simples assim.

Luis Carlos

Amadorismo típico dos americanos e que vem se tornando mais grave.

Nilton L Junior

Os Turcos poderiam ter sugeridos dar os F-35 da Turquia pra Ucrânia.

Nilton L Junior

Salve engano quem compra um produto e paga por ele é detentor legal do bem, agora se vc acha que produto comprado e não entregue ao comprador não é obrigação do vendedor entregar então calote é coisa de contorcionista.

Zezão

Salvo engano, quem compra parcelado e faz a burrice de descumprir cláusulas contratuais antes mesmo de receber o produto, o vendedor tem o direito de desfazer o negócio. Agora, se vc acha que o produto deve ser entregue mesmo assim, mesmo após o negócio ser desfeito, aí o contorcionismo está em quem defende essa ideia.
No mundo real, nenhuma empresa entrega um produto cujo negócio foi desfeito e apenas uma parcela foi pago, ISSO NÃO EXISTE!

Maurício.

“e faz a burrice de descumprir cláusulas contratuais antes mesmo de receber o produto.”

É disso que eu estou falando, como você sabe que a Turquia “descumpriu cláusulas contratuais”, você leu o contrato?🤔 E não adianta usar caixa alta para tentar ganhar no “grito”.

Maurício.

Engraçado, todo mundo sempre soube que a Turquia era uma ditadura, mas, como estava comprando armas dos EUA e Europa, aí tudo bem, no caso do abate do Su-24 russo, nossa, a Turquia era a toda poderosa, a Rússia sentiria o poder da tão “poderosa bofetada turca”, até aqui, os pró-EUA não chamavam a Turquia de ditadura e o Erdogan de Sultão…rsrsrs. Mas, depois daqueles fatos “estranhos” que ocorreram, e depois da compra do S-400 com “placas de geladeira” e que segundo alguns, não é lá grandes coisas, tudo mudou, a Turquia passou a ser uma ditadura e o Erdogan… Read more »

Nilton L Junior

É um caso de métrica hipócrita com moralismo de conveniência, Erdogam é gente boa quando alinhado com o imperialismo, traíra quando pragmático e déspota quando coloca os interesses nacionais em primeiro plano.

sub urbano

Essa é pra quem acha que a OTAN é uma família feliz.

Bosco

Para quem alega que é impossível a um míssil de menor velocidade interceptar um alvo mais veloz (como por exemplo: um PAC-3 interceptar um Kinzhal) podiam perguntar aos russos como os mísseis deles dos sistema S400 , com velocidade máxima de Mach 6, são capazes de interceptar alvos a Mach 14 (4,8 km/s).

Zezão

KKKk…
Pois é, Bosco!

E tem gente que ainda defende os russos, rs….

Bosco

O que é interessante Zezão, é que quem defende os russos não vê problema nenhum nesse discurso contraditório. Ou seja, não funciona para o sistema Patriot mas funciona para os “Ss” russos. Os EUA mesmo alegam que seu míssil SM-6 (Mach 4) é capaz de interceptar mísseis balísticos de médio alcance (MRBM) com velocidade pós queima (burnout) de 4,8 km/s, Inclusive já tendo havido testes bem sucedidos. Os mísseis PAC-3 MSE do sistema Patriot têm velocidade máxima de Mach 6 e também são capazes de interceptar mísseis balísticos de médio alcance (MRBM). Os primeiros mísseis Patriot com capacidade antibalística (PAC-2)… Read more »

Inimigo público

E tu já passou a acreditar na existência do Kinzhal? Pensei ter visto vc falar que eram bravatas russas. Então não, não pode interceptar um Kinzhal, pois na sua cabeça ele não existe….

Bosco

Você está certo.

Alecs

Comentários como os do Bosco acrescentam e enriquecem as discussões do site. Já os com puro viés político afugentam os bons comentaristas. A moderação tem sido perfeita! Espero que continuem.

Emmanuel

Quem negativa Bosco já perdeu a alma pro capeta faz tempo.

Mirão

O míssil foi abatido durante a faze de mergulho.
Esperar o contrário e o mesmo que você se jogar na frente de um caminhão e achar que você ira atravessar ele como se você fosse intangível.

Bosco

Sim! A defesa contra qualquer míssil se dá em diferentes oportunidades por diferentes sistemas. Um míssil pode ser interceptado na fase inicial, intermediária ou terminal. No caso específico dos mísseis ditos “hipersônicos” essa defesa atualmente só é possível na fase terminal (fase de mergulho) tendo em vista que voam muito alto e se colocam fora do alcance dos mísseis de alto desempenho ora em operação. Os americanos estão desenvolvendo um míssil denominado GPI (interceptador da fase de planeio) que visa interceptar mísseis hipersônicos antes que iniciem a fase terminal (mergulhando contra o alvo) e com isso poderão cobrir uma área… Read more »

Zezão

Bosco, imaginava que o sistema Aegis/SPY-7 SM-3 block IIA (Raytheon/Mitsubishi), fosse capaz de interceptar um míssil hipersônico em fase de planeio…

Bosco

Zezão, Os mísseis SM-3 são realmente mísseis interceptadores da fase intermediária , mas contra mísseis balísticos , que saem da atmosfera e chegam ao espaço. Os mísseis hipersônicos (do tipo “boost-glide” como o DF-17, mísseis de cruzeiro hipersônico como o Zircon ou do tipo semi-balístico como o Kinzhal) têm trajetória exclusivamente atmosférica e portanto estão fora do escopo dos mísseis SM-3. Na verdade foi por conta dos EUA estar muito avançado na implantação de defesa na fase intermediária contra mísseis balísticos que os russos e chineses se adiantaram na implantação de mísseis hipersônicos que evitam o espaço ou ficam nele… Read more »

Bosco

Zezão, Só de curiosidade , esses são os sistemas antibalísticos americanos em operação atualmente: – Sistemas de interceptação endoatmosférico (fase terminal): Sistema Patriot: PAC-2: míssil balístico tático (TBM) PAC-3 CRI: míssil balístico de curto alcance (SRBM) PAC-3 MSE: míssil balístico de médio alcance (MRBM) – Sistema Aegis: SM-2Block IV: míssil balístico de curto alcance (SRBM) SM-6: míssil balístico de médio alcance (MRBM) – Sistema THAAD: THAAD interceptador: míssil balístico intermediário (IRBM) – – Sistemas de interceptação exoatmosféricos (fase intermediária): Sistema GMD: GBI: míssil balístico intercontinental (ICBM) – Sistema Aegis: SM-3 Block IA: míssil balístico de médio alcance (MRBM) SM-3 Block… Read more »

Zezão

Obrigado Bosco!
👍👍👍👍

Alecs

São dessas pessoas que o site precisa. Obrigado por compartilhar seu conhecimento, Bosco! Com seu comentário vou procurar mais dados sobre cada um desses sistemas. Já com os comentários do Tonho da Lua… Ahhh deixa pra lá! kkkkkkkk

Zezão

Bosco, No meu entendimento, mísseis balísticos exoatmosféricos (fase intermediária), são tbm hipersônicos e como o sistema Aegis/SM-3 block IIA são capazes de abatê-los, logo mísseis semi-balísticos do tipo Kinzhal, em tese, tbm poderiam ser abatidos. Penso que o problema dos mísseis hipersônicos semi-balísticos ou de cruzeiro, é porque este tipo de míssil não percorrem uma trajetória balística, portanto (em tese), irregular, daí a dificuldade de qualquer sistema antimíssil calcular uma trajetória capaz de cruzar com a trajetória aleatória de um míssil hipersônico deste tipo, a dificuldade está nisso… Agora, se o mísseis hipersônico russo Kinzhal (ou similar), percorre uma trajetória… Read more »

Bosco

Zesão, A classificação de mísseis está cada vez mais complexa. Por exemplo, hoje não há praticamente nenhum míssil que seja realmente balístico. Balístico mesmo são só os projéteis burros lançados por obuseiros e morteiros. Já os mísseis , dificilmente são balísticos. Mesmo os mísseis balísticos primitivos com o V-2, que já era hipersônico , têm sua trajetória sujeita a alterações implementadas pelo sistema de guiagem, então, de fato, não são balísticos no exato sentido da palavra. Grandes mísseis balísticos como por exemplo o Trident mesmo após o fim da fase inicial (de impulso) tem um estágio post-boost que o permite… Read more »

Alecs

Da gosto ler os seus comentários e do Bosco sobre o assunto!

Questionador

Está difícil acreditar neste abate, as fotos são muito limitadas sem escala e imcompletas.

Analisando racionalmente, a colisão entre e o interceptador e o missil em velocidade hipersônica, deveria causar um estrago muito maior.

Obs, também não duvido, que ele possa ser abatido, dentro de condições específicas.

Mas não é racional, confiar na notícia, considerando somente a fonte. A não ser que seja torcedor.

Last edited 11 meses atrás by Questionador
Luis Carlos

Cara!
Vc tem uma fixação com o Kinzhal que chega a impressionar.
Semana passada os russos lançaram um em Odessa e demoliram um quartel cheio de ucranianos e mercenários estrangeiros.
Certamente morreram sem sequer saber o que os atingiu.

Bosco

“Vc tem uma fixação com o Kinzhal que chega a impressionar.” Sem dúvida! É uma arma formidável – “Semana passada os russos lançaram um em Odessa e demoliram um quartel cheio de ucranianos e mercenários estrangeiros.” Não duvido. Um míssil como o Kinzhal tem um enorme poder de destruição e se defender dele não é tarefa fácil. Mesmo uma IADS extremamente avançada e altamente densa (que infelizmente ainda não é o caso da Ucrânia) deixará passar muitos já que a defesa AA não é uma ciência exata e no processo há dezenas de variáveis. Mas se a cada 10 Kinzhals… Read more »

Nilton L Junior

Aonde esta o estudo que afirma essa sua colocação.

Bosco

Onde está o que a contradiz?

Emmanuel

Como disse, quem negativa Bosco já perdeu a alma pro capeta faz tempo.

Komander

Bem vindo de volta boscão da massa, o javelin da trilogia.

José Rodrigo

Quem diria EUA levar um não. Os tempos mudam. Lamentavelmente a guerra na Ukrania que começou em 2014 durará mais uns anos.

Luis Carlos

Às vezes acho que a política externa americana é feita por amadores.
Acho, não.
Tenho certeza.

Allan Lemos

A do governo atual é sim, a do anterior foi um enorme sucesso, os EUA voltaram a ser respeitados e temidos no mundo e tudo estava relativamente em ordem, e então vieram os democratas e, como sempre, estragaram tudo.

Maurício.

“Luis”, a política externa americana de amadora não tem quase nada, basta ver alguns países que eles já invadiram, alguns possuem enormes reservas de petróleo, teve aquele, que tem um Canal muito famoso, tem um outro, que virou até filme, que tem um Golfo bem importante, enfim, as vezes eles podem dar um tropeço ou outro, mas, estão longe de serem amadores.

Verluno

Ataturk foi agente civilizatório. Erdogan retrocesso aos tempos sombrios do Império Otomano.
Gorbachev foi agente civilizatório.
Putin é retorno a selvageria.
União Europeia é o processo civilizatório de resultados estrondosos, retumbantes.
De que lado está nosso pais?
Parece que ultimamente estamos apoiando selvagens.

Clovis Pereira

EUA só se aproveita de determinados países. Esse Biden é culpado dessa guerra. Pra que bases da Otan na Ucrânia. Na época do Trump não teve guerra. Ele queria esvaziar a Otan. Sou mais Trump. Biden é culpado bem como os europeus. 8 países já invadiram a Rússia. Todos querem dominar a Rússia. Mas não vão conseguir. Putin criou a nova divisão geopolítica, por culpa do Biden.

Heinz

Fazendo um paralelo, o sistema S400 é viável para ser adquirido pelo EB?

Kommander

EB não tem cacife pra isso, e o Brasil não tem peito para peitar os EUA, simples assim!

Zezão

O que vc entende por viável?
Tecnicamente o sistema é viável, se cumpre o que promete, aí só testando…

Agora, politicamente não sei se é viável, pois o sistema S-400 descobriria como o Gripen opera suas contramedidas eletrônicas ( como russos estariam dando suporte de manutenção, os registros seriam transferidos para a Rússia).

Como a transferência de tecnologia do Gripen envolve acordo de confidencialidade, acho que a Suécia se reserva no direito de romper com o acordo, não é?

Maurício.

“Agora, politicamente não sei se é viável, pois o sistema S-400 descobriria como o Gripen opera suas contramedidas eletrônicas”.

Se for esse o caso, todo mundo já está cansado de saber que o sistema de guerra eletrônica do nosso Gripen é inferior ao dos suecos, e isso é um fato, até deram aquela desculpa de que o Brasil “não possui as mesmas ameaças da Suécia”. então, olhando só por esse lado, os Gripen da Suécia estariam com sua guerra eletrônica intacta, inclusive, se eu não me engano, alguns sistemas de EW do nosso Gripen é de Israel.

Last edited 11 meses atrás by Maurício.
Elton

Não confio em nada nessa Turquia, pra mim eles nem deveriam está na Otan, eles são contra Israel, e tem parceria com a Rússia, se os EUA mandar os F-35 pra eles, vai está dando os F-35 pra Rússia, ou seja sentenciando sua própria sepultura.

Vendéen

Alô Brasil,

Podemos nos perguntar se essa ajuda militar proposta pelos EUA não incluía também uma abordagem particular. Ou seja, propor uma abordagem semelhante a uma espécie de porta de saída cavalheiresca (risos) para dissipar a raiva do “caso S-400”.
Deve-se notar que a Eslováquia não hesitou em fornecer o S-300 para a Ucrânia.

bom dia a todos

Fabricio Lustosa

“A decisão da Turquia de adquirir os sistemas de mísseis S-400…” Essa decisão levou a princípio de negociações com russos sobre a aquisição, inclusive, do Su-57, isso no ano de 2019 – https://time.com/5662553/russia-turkey-fighter-jet/ ; E em todo esse imbróglio com os EUA reside, evidentemente, a tentativa de golpe em 2016: “Tanques tomaram as ruas de Istambul na noite de 15 de julho, quando soldados invadiram a sede do Partido AK, no poder, e caças bombardearam o prédio do parlamento em Ancara. O chefe do Estado-Maior Conjunto, Hulusi Akar, foi capturado por seu destacamento de segurança. À medida que a notícia da… Read more »

IvanF

Já ouvi uma história que na guerra das Malvinas, após os ataques com exocet à frota inglesa, a França teria sido pressionada a fornecer alguma maneira dos ingleses se contraporem aos mísseis. Isso parece mais história que verdade, quem compraria uma arma com esse tipo de vulnerabilidade? Mas por outro lado, e se alguém quiser usar a arma que forneço contra mim? Então entro no S-400 da matéria. Claro que os russos conhecem o sistema de trás pra frente, e isso só já seria uma desvantagem em usar o S-400 contra eles, mas será que haveria algo a mais que… Read more »

OCS

Há 20 anos atrás ninguém ouvia falar da indústria militar turca. Agora empresas turcas estão ganhando contratos que seriam ou dos EUA ou de Israel. EUA precisam então tirar o Erdogan do poder.

OCS

Ganhando contratos que antes seriam ganhos por empresas dos EUA ou Israel

Luis

A Turquia só faz o que faz por conta da posição geopolítica dela no mundo, e pelo Estreito de Bósforo, e por ter lá estacionado as Armas nucleares americanas, o próprio Estados Unidos há ameaçaram tirar os mísseis de lá, e a Turquia ameaçou não deixar. São dilemas complexos .

Maurício.

Mesmo com esse vídeo e com novas imagens, ainda vai ter um pessoal dizendo que é o kinzhal, o Patriot até pode abater um Kinzhal, mas, não foi dessa vez. Eu gostaria de saber a opinião do pessoal que estava afirmando que se tratava de um kinzhal, mas, nessas horas tomam chá de sumiço…🤷🏻‍♂️

Faver

Existem atritos na relação entre os membros da OTAN. No caso da Turquia há várias rusgas. Lembro de uma, o apoio de alguns membros da OTAN aos Curdos que são contrários a Turquia. O problema não é só o Erdogan tem muitos outros fatores envolvidos. Agora se os EUA não vão entregar o F-35 que devolvam o dinheiro. A OTAN deve se perguntar se é bom tirar a Turquia do jogo ou não. Será que vale a pena?