Os caças, fabricados pela SAAB, saíram da Suécia em meados de abril e chegaram ao Brasil nesta sexta-feira (05/05)

Ampliando a frota de modelos de série, bem como a capacidade de defesa e garantia da soberania do espaço aéreo do País e de suas fronteiras, chegaram ao Brasil nessa sexta-feira (05/05), mais duas unidades das aeronaves de caça da Força Aérea Brasileira (FAB), o F-39E Gripen. Os aviões foram transportados de navio, da Suécia até o Porto de Navegantes, em Santa Catarina (SC), de onde foram retirados e, na madrugada deste sábado (06/05), rebocados até o Aeroporto de Navegantes, Ministro Victor Konder.

Para o deslocamento, houve o envolvimento de militares da FAB, além da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Guarda Municipal de Navegantes e Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC). A operação teve, ainda, a participação da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), Prefeitura Municipal de Navegantes, Fundação Municipal de Vigilância e Trânsito (NAVETRAN) e Receita Federal.

Com a chegada das novas unidades, de matrículas FAB 4105 e FAB 4106, a Força Aérea passará a contar agora com seis aeronaves F-39 Gripen, integrando o acervo do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) – Esquadrão Jaguar, localizado na Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás (GO).

Operação Navegantes

Após a chegada no Aeroporto de Navegantes, as aeronaves foram estacionadas no hangar. Durante o fim de semana elas passarão por procedimentos técnicos, além de receberem a instalação dos assentos ejetáveis e do kit de sobrevivência, bem como a preparação para o abastecimento e acionamento em solo. Ainda não há data confirmada para a decolagem das aeronaves.

O Coordenador da Operação Navegantes, Coronel Aviador Leandro Barbosa Ferreira Pinto, explica acerca da dinâmica da missão. “A chegada de mais duas aeronaves F-39 Gripen em solo brasileiro representa a continuidade de um esforço conjunto em prol da Defesa Aérea de nosso país, sendo um motivo de orgulho para todos os integrantes dessa Operação”, destaca o Oficial.

Atuam na Operação Navegantes, equipes da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), do Comando de Preparo (COMPREP), do Centro de Transporte Logístico da Aeronáutica (CTLA), do Centro de Inteligência da Aeronáutica (CIAER), do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e da Saab, empresa que desenvolve o Gripen.

F-39E Gripen

O Gripen é reconhecido pela eficiência, baixo custo de operação, elevada disponibilidade e capacidade tecnológica avançada. O novo caça será utilizado também pela Força Aérea Suécia, como o vetor responsável pela soberania e proteção dessas nações.

No Brasil, a entrada em serviço significa um importante salto qualitativo e tecnológico, sendo alguns dos recursos embarcados inéditos para a FAB. A Força Aérea Brasileira é pioneira na operação do Gripen E, desenvolvido conjuntamente pelo Brasil e pela Suécia.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Funcionário da Petrobras

Pelo histórico das entregas anteriores, deverão decolar o mais tarde até amanhã.

João Fernando

Nao sei vcs, mas moro no alinhamento da cabeceira de GRU. Vi um som diferente, era um toque e arremetida de algum NG, o som dele é fantástico. Se não foi toque, estava alinhado com a pista. Sensacional

Funcionário da Petrobras

Quando isso?
Deve ter sido algum F-5.

Funcionário da Petrobras

João.
Descobri, é F-5 mesmo.
Está no hangar da BASP e hoje estão realizando alguns sobrevoos em GRU.
Talvez a aeronave irá “paquerar” os Gripens que deverão chegar em Gav. Peixoto amanhã, oriundos de Navegantes.

Santamariense

Mais provável é serem voos de testes pós-manutenção no PAMA/SP.

GFC_RJ

Trabalho no aterro e indo para o almoço ouvi o barulho de algum caça. Em dois momentos, inclusive.
Não consegui enxergar o avião.
Se foi um toque-arremetida, eu não consigo confirmar nem no SDU.

Leandro Costa

Eu realmente não ouvi nada, mas foi um dia meio barulhento por aqui. Porém ontem, dia super morto, escutei um barulho conhecido e quando fui ver, era um T-27M que havia decolado do SDU.

Pedro fullback

A suíte eletrônica do Gripen é umas das coisas que mais me chamam a atenção!

Como as pessoas são bobas de afirmar ” o F-5M é um caça considerado de quarta geração, pois foi modernizado “. Ou ” F-5M são melhores que os F-16 chilenos”.

Antonio Cançado

Os F-5M SÃO melhores que os F-16 chilenos.

Leandro Costa

Eu discordo. Se estivéssemos comparando com os F-16A originais dos primeiros block de construção, eu concordaria. Mas em se tratanto de F-16C e F-16MLU, são ambos sistemas mais completos do que os F-5M. E isso querendo fugir de qualquer comparação estilo super trunfo.

Mas que os F-5M estão anos luz à frente do que já foram e ainda competitivos, aí eu já concordo hehehehe

Rinaldo Nery

Menos…

Gavião

Outra, nossos F-5 já são bem véinhos, não aguentam muitas manobras não. As células já estão no final da vida útil

Antonio Cançado

E com os IRST em seu devido lugar, muito bem, gostei.

Douglas Rodrigues

Vai ver “encheram” por não terem vindo instalado nos anteriores, que dessa vez mandaram instalados. De todo modo, vimos o mesmo sensor instalado nos modelos que aqui já estão em operação no GDA.

Comte. Nogueira

O armamento já está nos paióis da Fab?

Funcionário da Petrobras

Sim.

Camargoer.

Caro. Acho que a FAB recebeu lotes iniciais de Meteor e de Irit-T. Eu não sei quantos chegaram mas estão disponíveis para a FAB usar nos F39. Pelo que conversamos, a FAB também tem outros mísseis como o Derby e o Python4 que eram usados pelos F5M e que podem ser usados nos F39 também. A FAB tem uns pod eletronicos para bombas inteligentes que, acredito, podem ser usados no F39.

Junior Souza

Olha só disso eu não sabia, então parte do armamento do F5M pode ser usada no F39,Excelente !!!!!

NEMOrevoltado

Olá senhores, tem uma coisa que muito me incomoda, e é esta bandeira gigante; esta tentativa de transparecer um senso de patriotismo que o brasileiro não tem e sejamos sinceros nem mesmo a maioria de nossos militares. A cada dia que passa eu vejo o quanto este estado chamado brasil é um parásita gigante que a tudo destrói para sustentar uma classe polítíca que não passa de uma máfia e uma máquina pública composta por uma massa de milhões preocupados basicamente com sua estabilidade, sem contar um povo que venera a própria ignorância! Este povo que valida toda a sorte… Read more »

DanielJr

1- Sobre a bandeira, quem gosta gosta, quem não gosta pode ignorá-la. 2- Bem vindo ao mundo dos funç@s, políticos, governos e tudo mais. 3- Concordo, eu tenho como linha pessoal tentar me intrometer o mínimo possível na vida do próximo, mas fico olhando muita gente que só tem como cultura essas porcarias sem qualidade nenhuma. Eu não sou refinado culturalmente, mas não me deixo pegar por essas tranqueiras. 4- Resposta da sua questão: Eu me peguei fazendo essa mesma pergunta frequentemente de 2 uns anos pra cá, a primeira vez que ela me surgiu foi em 2010, quando visitei… Read more »

Rinaldo Nery

Fale por você. Quando fui comandante do 2°/6° GAV pedi à EMBRAER uma bandeira do Brasil, de grande tamanho, no que fui atendido. Mandei fixar a bandeira dentro do hangar, e lá está até hoje. Quando me formei Aspirante, em 1986, jurei defender essa bandeira com o sacrifício da própria vida (eu e todos da minha turma), e não foi em vão. Na minha casa, hoje, em Indaiatuba, há uma bandeira do Brasil hasteada num pequeno mastro na parede em frente à casa. Permanentemente. Quando a bandeira envelhece, troco por outra nova. E, aqui, vários amigos seguiram o meu costume.… Read more »

Gavião

Pelo amor. Não confunda patriotismo com opção política, e principalmente pare de achar que quem não gosta de fascista, obrigatoriamente é (dito) comunista. A imensa maioria dos brasileiros é avessa aos radicalismos políticos. Somos um povo alegre e tolerante. Eu por ex, detesto funk, novela e o curintia, mas nem por isso prego a eliminação destes. O Brasil é tudo isso que a gente gosta e também o que não gosta.