Um Tengden TB-001 exibe sua carga impressionante. O UAV tem peso máximo de decolagem de mais de 3.000 kg, alcance de 8.000 km em função de reconhecimento, com teto de serviço de 10.000 metros. Sua variante de reconhecimento está em serviço com o PLA que frequentemente voa pelas ilhas do Japão e Taiwan

Os voos chineses em torno de Taiwan usando UAVs em 27 de abril e 2 de maio mostram que Pequim aumentou a confiança nas capacidades e autonomia dessas aeronaves.

Veículos aéreos não tripulados (UAVs) chineses cercaram Taiwan duas vezes em um período de uma semana. Os voos sugerem que o Exército de Libertação Popular da China (PLA) está expandindo o escopo de suas incursões na zona de identificação de defesa aérea de Taiwan (ADIZ).

O PLA já realizou voos de cerco em torno de Taiwan, usando bombardeiros XAC H-6, de acordo com o Ministério da Defesa Nacional de Taiwan (MND).

No entanto, os últimos voos de UAV são únicos. Eles são os primeiros voos de circunavegação do PLA registrados desde que o MND começou a divulgar as incursões na ADIZ em setembro de 2020. Eles também são os primeiros a envolver UAVs.

BZK-005

FONTE: Janes

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tomcat4,4

A parte mais estreita entre o continente e Taiwan tem 130 km. Se fosse interesse chinês detonar a ilha eles nem gastariam sair do continente direito.

Allan

O famoso “Confia”, uma coisa é vc falar que vai, outra é vc ir kkk

Luis Carlos

Foi exatamente isso que os americanos disseram ao Exército afegão.
E seus analistas ainda disseram: Fiquem tranquilos que o Talibã só chega em meses.
Derrubaram o Governo em três dias.

Maurício.

“não tem como ajudar covardes e traíras.”

Os EUA ficaram 20 anos no Afeganistão, gastaram uma fortuna, para no fim, trocarem o Talibã pelo próprio Talibã! E depois, só os afegãos são covardes e traíras…rsrsrs.

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTsjsYgB1mFA1wmIM8n-kwCEMf5VNZpeA70VA&usqp=CAU

MMerlin

Pois é. Mesmo com todos os equipamentos, armamentos e sistemas de vigilância, os EUA não conseguiram eliminar o Talibã.
E o Putin acha que vai conseguir ocupar a Ucrânia, mesmo esta recebendo apoio dos países da Otan.
Achou que faria isso em três dias ainda, rs.

Maurício.

EUA e Rússia são muito mais iguais em suas políticas externa do que alguns podem crer, inclusive, cometem os mesmos erros…rsrsrs.

Valderez F Araujo

Verdade. Embora os EUA e Europa sejam democracia,na politica externa a Europa,EUA,China e Russia sao todos iquais. E eles sabem disso.

Luis Carlos

E eu que pensava que as Forças Armadas americanas, as mais ‘poderosas’ do Mundo, tinham debilitado ou mesmo destruído o Talibã a ponto de deixar o Governo local ‘de boas’.
Não só não deixaram, como deixaram os militares afegãos em uma ‘furada’.
Sem contar os bilhões de dólares em equipamentos e instalações para o novo Governo.

rui mendes

Para acabar com os Taliban, tinham que invadir o Paquistão também, agora enquanto EUA e Nato, estiveram no Afeganistão, os Taliban, fugiram.

LEILA

Não vejo como covardia dos Afegãos. Acho que eles acreditaram na propaganda de que este era um “novo Talibã”, menos radicial que aquele antigo. No final das contas a grande maioria do povo afegão ficou do lado dos Talibã.

Last edited 10 meses atrás by LEILA
Cristiano de Aquino Campos

A Ucrânia também confiou e estamos vendo o prejuízo. Obs. Ao contrário da Ucrânia, é fácil para a China isolar o território de apoio externo.

Alex

Claaaroo..e depois que sua pseudo-salvacao chegar (no estilo Rússia/Ucrânia ??!) ninguém lá poderá falar mal do “tio Xi” ou fazer comentários livres na internet hein, senão pode sumir de repente …ou ser levado pra uma área de “reeducação cultural”..

Valderez F Araujo

Verdade amigo. A liberdade e a coisa mais preciosa que temos. Com todos os nossos problemas aqui no Brasil,ainda temos liberdade. Mas nao e por falta de tentativa,que querem silenciar a impressa tradicional e agora a internet…

Bepo

Até os turcos do nada já produzem a sua própria aeronave de combate, demonstrando que a vontade e o patriotismo de um povo qdo quer ele consegue se livrar das amarras do domínio dos tiranos.

Guacamole

Ah mano.
Mas te garanto que os oficiais turcos não tem comes e bebes quantos os nossos.

Talisson

Tu sabe que não foi “do nada”, né?

Rômulo

Acho que isso não vai acabar bem para Taiwan e EUA.

Vinicio Nagel

Ou para China, quem sabe a derrocada da China, não seja a invasão de Taiwan, já pensou um monte de família com filho único ficando sem nada…

Luis Carlos

Cara!
Se vc for partir para potencial demográfico, não conte com Europa, Japão, Taiwan, Coreia do Sul (o menor índice de natalidade do Mundo) e até os EUA, que sem imigrantes (ilegais inclusive), também passará por sérios apuros

Rui Mendes

A Europa tem baixa natalidade, como praticamente todo o mundo desenvolvido, mas compensa com poder de atração que tem, para muitos milhões de fora da Europa, quererem cá viver.

Âncora

Não acabaria bem para ninguém. A disrupção logística mundial, não apenas de chips, pioraria consideravelmente; as sanções ocidentais reduziriam o comércio e a economia chinesa desaceleraria, então quem vende commodities para eles, como nós, sentiria o baque; para não mencionar o perigo de escalada. Melhor ficarem nas ameaças e deixarem o comércio fluir.

Last edited 10 meses atrás by Âncora
assis

A Índia está só olhando, lançando um monte de satélite militar, fazendo bomba nuclear, treinando seus soldados em todos os TO, fazendo filho adoidado, vendendo coisas para todo mundo, atraindo investimentos de Taiwan para seu território… já passou a China em número de habitantes.

Rodrigo Santos

Commodities minerais até pode desacelerar, mas as alimentares como milho e soja, sofreriam menos, pois ninguém fica sem comer.

rommelqe

Prezados: esta classe de VANT seria ideal para apoiar a vigilância de nosso mar territorial. Haveria algum estudo a respeito?

Tallguiese

Naaaaaaaaaaoooooooooo

Pablo

Marinha ja possui um vant, outro que estava sendo analisado para uso no Atlântico e o albatroz.

Paulo

O Brasil não tem condições de operar, e a China não deve ter muito interesse em negociar, esses equipamentos com quem dorme em berço expelindo. Com tudo, a sua pergunta é pertinente ao meu ver.

Paulo

Esplêndido*

Last edited 10 meses atrás by Paulo
Allan

Condiçoes para operar até tem, pq ja operamos Drones e em termos de qualificaçoes temos pessoal, e creio que a exportação desse Tipo de drone a China deve ter uma versão de exportação, agora deve-se lembrar que temos alguns modelos nacionais que estão em desenvolvimento e talvez seja melhor evoluir os que temos do que comprar de fora algo relativamente simples.

Cristiano de Aquino Campos

O Brasil opera meia dúzia de drones de médio e grande porte de violência importados, e tem planos de operar mais meia dúzia de drones de pequeno porte armados montados no Brasil.
Até agora nenhum projeto nacional de drones de médio e grande porte, e temos 3 projetos, receberam apoio do governo anterior ou do atual.

Alexandre

Olá prezado até temos um canto muito capaz diga-se de passagem, agora resta saber se o Brasil vai querer fazer uso dele ou importar.
O nosso Atobá dura até 28hs no Sr em reconhecimento.
https://forcaaerea.com.br/atoba-o-vant-brasileiro/

Heinz

Porque o Brasil não tem condições de operar um drone chinês?

Ubiraelson

Que eu saiba o Brasil começou a lançar satélites para fazer esse trabalho de vigilância, que é bem mais barato que os vants, MS usam os vants na vigilância da fronteira de Foz e do Mato Grosso. E tá dando certo.

LEILA

Este Tengden TB-001 é muito belo. Trimotor!!! Acho que os EUA não tem nada igual.

Rodrigo Santos

Está igual à minha esposa, eu apontando um carro interessante na rua e ela olhando a sombrinha de uma transeunte. “Tengden é muito belo”. Xiii.

Hermogenes Teles da Cruz

A China esqueceu que foi salva do dominio do pequenino Japão pelos USA que não ganharam a guerra utilizando-se de bombas atômicas matando mulheres,crianças e idosos. Eles são o simbolo do fracasso na guerra tanto quanto os USA que fugiram como covardes do Viatinã.

Last edited 10 meses atrás by Hermogenes Teles da Cruz
Rodrigo Santos

Ninguém esquece nada. Em geopolítica não existem amizades, só interesses.

BLACKRIVER

Que marca e modelo de motores esses UAV usam?

Impressionante como a China 🇨🇳 evoluiu na questão de motores… incluindo motores diesel de máquinas pesadas e caminhões que tem vida útil de mais de um milhão de KM!

Rodrigo Santos

Gostaria muito de comprar um arroz 5 ou 6. Mas, no caso do 5 não deu certo em terras tupiniquins, quanto ao 6 não tem mais produção local. Se as vendas eram baixas imagina como importação.

M.@.K

Sinceramente, acho que a China não tem interesse em invadir Taiwan a curto prazo. Penso que ela irá fazer o domínio total do mar a sua volta e usar muitas táticas de guerra híbrida antes da militar. Uma invasão só se for de oportunidade, com uma possível escalada da crise da Ucrânia. Também penso que Taiwan dormiu no ponto… poderiam ter se preparar melhor, não que poderiam impedir a invasão chinesa, mas pelo menos fazer custar alto para eles.

Kovalski

Realmente, más a China já se preparou para invadir Taiwan , é só uma questão de quando o fara,e será um massacre com certeza,os aliados de Taiwan não tem condições de defender a ilha, relatórios de exercícios militares dos americanos provam isso, só se informar.

Antonio Cançado

Que sejam abatidos, caso ataquem.
Simples assim.

Vinicius

Os consumidores dos produtos da China,está patrocinando essa covardia e outros violações chinesas.