Falha de comunicação levou Su-27 russo a disparar contra RC-135 britânico. Por sorte o míssil teve problemas

106

Uma falha de comunicação quase levou um caça russo a abater um avião espião britânico, dizem autoridades dos EUA em documentos de inteligência vazados recentemente. As autoridades disseram que era mais grave do que o inicialmente relatado.

Um caça russo disparou um míssil contra um avião de vigilância britânico que sobrevoava o Mar Negro em setembro do ano passado, mas o míssil teve problemas de acordo com autoridades de defesa dos EUA. O incidente foi muito mais sério do que originalmente retratado e pode ter sido considerado um ato de guerra.

De acordo com dois oficiais de defesa dos EUA, o piloto russo interpretou mal o que um operador de radar no solo estava dizendo a ele e pensou que tinha permissão para atirar. O piloto, que havia travado na aeronave britânica, disparou, mas o míssil não foi lançado corretamente.

Em outubro, o secretário de defesa da Grã-Bretanha, Ben Wallace, descreveu a situação em um briefing aos membros do Parlamento como “potencialmente perigosa” depois que o caça russo “lançou um míssil nas proximidades” da aeronave britânica. Mas um dos documentos vazados disse que o evento de 29 de setembro foi um “quase tiro”.

A Embaixada da Rússia em Washington não respondeu a um pedido de comentário.

A dança entre aeronaves de vigilância dos Estados Unidos e de outros países da OTAN e caças russos sobre o Mar Negro já dura anos, especialmente depois que a Rússia anexou ilegalmente a Crimeia em 2014. As tensões só aumentaram à medida que a Ucrânia depende cada vez mais da inteligência coletada pelo Ocidente para resistir à invasão russa que começou no ano passado.

No mês passado, um avião de guerra russo colidiu com um drone de vigilância dos EUA sobre o Mar Negro, atingindo a hélice do drone e causando sua queda em águas internacionais. A colisão foi o primeiro contato físico conhecido entre os militares russos e americanos desde o início da guerra na Ucrânia.

RC-135W Rivet Joint

Os dois oficiais de defesa dos EUA com conhecimento direto do quase abatimento em setembro confirmaram a gravidade do encontro entre o avião britânico – uma aeronave quadrimotora conhecida como RC-135 Rivet Joint – e dois caças russos Su-27. A aeronave britânica costuma ter uma tripulação de cerca de 30 pessoas e é capaz de interceptar o tráfego de rádio.

Os oficiais de defesa, que falaram sob condição de anonimato para discutir assuntos delicados, disseram que o Rivet Joint estava ouvindo comunicações interceptadas entre um controlador de radar russo no solo e um dos pilotos dos russos Su-27 enviados para monitorar a aeronave.

O Rivet Joint estava em espaço aéreo internacional na costa da Crimeia ocupada pela Rússia. Os pilotos da aeronave russa não estavam no alcance visual da patrulha britânica, mas estavam equipados com mísseis capazes de atingi-la, disseram as autoridades.

Um dos oficiais que foi informado sobre o encontro o chamou de “muito, muito assustador”.

Solicitado a comentar a reportagem do The New York Times e o documento vazado, um oficial de defesa britânico disse em um comunicado: “Uma proporção significativa do conteúdo desses relatórios é falsa, manipulada ou ambos. Alertamos fortemente contra qualquer pessoa que considere a veracidade dessas alegações pelo valor de face e também os aconselhamos a questionar a fonte e o propósito de tais vazamentos.”

Em seu briefing de outubro aos legisladores, Wallace disse que levou suas preocupações após o incidente aos militares russos, incluindo o ministro da defesa da Rússia, Sergei K. Shoigu. O Kremlin indicou que houve um “mau funcionamento técnico”, disse Wallace, acrescentando que não considerou o incidente uma escalada deliberada dos russos, de acordo com um relatório da Reuters na época.

O Sr. Wallace disse que, após o incidente, os voos de vigilância foram inicialmente suspensos, mas depois foram reiniciados com escoltas de aviões de caça. Agora, os British Rivet Joints patrulhando o Mar Negro voam com pelo menos um caça Typhoon ao lado.

O episódio de setembro tem ecos misteriosos de uma época durante a Guerra Fria, quando os caças soviéticos lutaram para interceptar o que eles temiam ser uma aeronave hostil que na verdade era o voo 007 da Korean Air Lines, um jato de passageiros Boeing 747. O avião voou acidentalmente para o espaço aéreo soviético e, depois que um piloto soviético deu uma descrição parcial do jato de passageiros a uma estação de radar terrestre, ele recebeu permissão para atirar.

Todas as 269 pessoas a bordo morreram depois que dois mísseis ar-ar atingiram a aeronave.

Com as tensões altas e a falta de comunicação um elemento básico dos ambientes de guerra, os vôos de vigilância da OTAN estão agora voando mais longe da Crimeia do que o exigido pela lei internacional. Em vez de ficar a apenas 12 milhas da costa, que conta como espaço aéreo internacional, as forças armadas dos EUA estão atualmente observando um limite mais amplo de cerca de 46 milhas, que é descrito em um dos documentos vazados como um “impasse direcionado SECDEF”.

Os documentos classificados também apontam para uma série de incidentes ar-ar envolvendo aeronaves russas e aviões e drones da OTAN que ocorreram desde o quase abate de 29 de setembro. De 1º de outubro a 22 de fevereiro, voos britânicos, franceses e americanos reagiram a seis eventos diferentes nos quais aeronaves russas se aproximaram de suas patrulhas, de distâncias de seis milhas náuticas a apenas 100 pés.

FONTE: The New York Times

Subscribe
Notify of
guest

106 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
rodrigo

russo fazendo russices

Inimigo público

Oxe é um avião espião passando dados para a Ucrânia, é um alvo legítimo não importa de onde seja. Os russos têm as costas largas, já os britânicos não.

Leandro Costa

Se é verdade que era um alvo legítimo (e não era), então por que os Russos simplesmente não o abateram?

A resposta é que não era um alvo legítimo, e os Russos não querem arrastar a OTAN para um confronto direto, caso contrário nem teriam respondido que houve “mau funcionamento técnico.”

Luis Carlos

OTAN?
VC tem acompanhado as declarações de Macron sobre a relação Europa/EUA?
Tem acompanhado as declarações de Orbán?
De Erdogan?
Não aposto um tostão furado nessa Organização.

Leandro Costa

Você pode apostar o que quiser, mas quem não está disposta à bancar a sua aposta é a Rússia. E eles declararam isso abertamente..

Rui Mendes

O que têm as declarações????
As declarações, só dizem o óbvio, que a Otan não tem nada com Taiwan, pois se caso Taiwan seja atacada por Pekim, a Otan não se vai meter, pois a Otan, é uma organização defensiva, só reage se um dos seus membros for atacado e ainda por cima, a grande maioria dos seus membros, não reconhecem Taiwan como um país independente da China, caso bem diferente do Russo.

Luis Carlos

12/04/2023

FSP
Macron volta a defender autonomia estratégica frente aos EUA e divide Europa.

Esse é um dos principais objetivos de Putin.
Europa para os europeus.
Putin é um gênio.

Leandro Costa

Só que você esqueceu que o Putin antagonizou a Europa inteira. Se a Europa ficar para os Europeus, isso não inclui a Rússia européia.

Realmente, para neandertais, Putin é um gênio.

Santamariense

Heheheheh…para esse daí, quem tem dois neurônios funcionais ela já considera um gênio.

Luis Carlos

Estou realmente muito impressionado com as potencialidades militares da Europa.
Vc quer começar com os duzentos tanques que os alemães têm ou com os 50 mil soldados do Exército britânico?

Leandro Costa

Então é melhor ir até o Kremlin e dar as ordens porque por lá os caras se preocupam bastante em evitar arrastar um envolvimento maior dos países Europeus.

rodrigo

Macron esta ferrado, falou isso para desviar foco na sua politica interna….estrategia pura

Wiliam

“só reagem se um dos membros for atacado” sera? considero uma meia verdade… e pergunto: a Ucrânia é ou foi OTAN? não… então é uma organização com interesses políticos e $$$$$$ só isso

rommelqe

Só de curiosidade: o que tem o mar negro a ver com taiwan? Proximidade geográfica?

Inimigo público

A OTAN não iria entrar na guerra por causa de um avião, lembre-se do confronto recente entre Paquistão e Índia, terminou em quê? Cada um foi para casa e ficou por isso mesmo.

Plinio Jr

Ter um avião da organização abatido, o exército russo invadindo covardemente um país vizinho de vários membros da organização e o Presidente russo e seus capangas ameaçando tudo mundo vc acha que acabaria bem ?

Inimigo público

A Ucrânia não era um membro da OTAN, sequer era aliada, não sei pq o alvoroço. O ataque indiano ocorreu diretamente contra território paquistanês e terminou apenas com dois caças de cada lado abatidos. Então acredito que a OTAN não iria declarar guerra contra a Rússia se mal podem ajudar a Ucrânia por causa de um avião.

Plinio Jr

A questão vai além da Ucrânia e sim das ambições imperialistas da Rússia na região e que ficaram bem claras…quer tirar a prova ?

Tá cheio de avião de vigilância da OTAN na região, basta os russos derrubarem um deles ….

Vinicius 023

Realmente

Leandro Costa

Tem mais mil outros exemplos de coisas assim acontecendo durante a Guerra Fria. Não mudou nada. O problema é que se o abate não for seguido de um belo pedido de desculpas, a população pode muito bem exigir uma resposta. Países democráticos tem dessas, e caso o agressor não souber usar essa faceta direito, pode dar muito problema mesmo. Tudo realmente depende das circumstâncias. Acho engraçado que vocês falam tanto da OTAN quando a própria Rússia faz o possível para evitar os conflitos mesmo continuando com suas operações. Ambos estão tendo mais ou menos a mesma postura. Executam suas operações… Read more »

Renato B.

A Rússia também não entrou em guerra com a Turquia quando derrubaram um avião russo na Síria. Outra hipótese seria o piloto ter entendido direitinho a ordem e algum coronel ou general levou uma catracada do alto comando por excesso de iniciativa e, claro, sobra pro piloto também. Essa história me lembrou um caso que li: no fim dos anos 60 derrubaram um EC-121 de espionagem da USAF sobre o mar do Japão. Nixon estava bêbado quando soube e ordenou um ataque nuclear à Coréia do Norte. Quem evitou o início da 3.a Guerra Mundial? Kissinger, que convenceu os generais… Read more »

Sg Rodrigo Ramos

“Mal funcionamento técnico”….resumindo: houve o disparo, porém, por algum motivo, não foi bem sucedido. A verdade é que os russos tiveram a intenção de abater o River joint.
Só em os Russos afirmarem o “mau funcionamento”, mostra a intenção…

LeoRezende

Realmente,você faz jus a própria alcunha.

Realista

Russos mostrando que ali não é casa da mão Joana .

Luis Carlos

Eu acho é que acabou a ‘moleza’.

Heinz

Aniversário de um ano do novo submarino russo Moskva!

Luis Carlos

Um ano é passado.
Sugiro que acompanhe os fatos atuais.

DOUGLAS HENRIQUE MENDES TARGINO

Bom, já aconteceu algo parecido com outros paises (região em guerra e com alta tensão) é perigoso acontecer isso mesmo, independente de quem seja! Agora fico pensando, se tivessem derrubado, será que iriam ficar só latindo ou iriam revidar diretamente e dar motivos para os russos fazerem o mesmo depois e assim virar uma guerra?

Willber Rodrigues

Imensa sorte dos 30 tripulantes ( e do resto do mundo, talvez ) que o míssil russo não tem certificado ISO 9001.

Maurício Oliveira

O texto é tão confuso que hora ele fala que o míssil falhou e hora fala que não foi lançado corretamente. Ou seja, achismo!

IvanF

Eu apostaria mais no avião britânico ter usado alguma contramedida que em falha do míssil russo.
Mas como uma explicação tende mais ao conflito que a outra, então vamos acreditar que foi falha do míssil mesmo.

Mas fica a dúvida: o míssil “não presta” ou é “jammeável”? De qualquer modo, fica feio pra ele.

Felipe

que o míssil falhou é opinião da midia ocidental que divulgou o ocorrido. Ninguém sabe realmente o que aconteceu, as vezes apenas travou no alvo para dissuadir.

IvanF

A matéria diz que a informação é “De acordo com dois oficiais de defesa dos EUA…” e que “O piloto, que havia travado na aeronave britânica, disparou, mas o míssil não foi lançado corretamente”.

Não ser lançado corretamente aí pode ser muita coisa, mas falaram que foi lançado.

Jefferson Ferreira

Rapaz imagina os tripulantes ouvindo em tempo real que estão engajados e que foi disparado um míssil na aeronave que estavam… fico imaginando os áudios dos tripulantes!!

Realista

Como assim disparar contra um membro da OTAN ?

Segundo mickey’s os russos morrem de medo da OTAN ..

Rui Mendes

Vocês é que gostam de inventar, ninguém disse que morrem de medo, pois ali Nato/Rússia, todos sabem, que ambos os lados, podem fazer desaparecer o mundo, agora a nível de armamentos convencionais, os Russos estão bem atrás da Nato, mas seguem sendo uma grande potência.

Plinio Jr

E morrem mesmo, basta os russos descerem pela Bielo Russia e cortar as rotas de abastecimento ocidentais via fronteira com a Polônia com a Ucrânia e a guerra acabaria rapidinho para os russos… e porque não o fazem ? Medo da OTAN mesmo ….

lucena

Para mim …. isso é mais um recado da parte dos Russos apra a OTAN …como se pode verificar, quem procura da explicação sobre o fato ocorrido … são os americanos ( agua fria na fervura )…. já da parte do russos é só silêncio e “indiferêcia” sobre o assunto

Satyricon

Parece que o anjo da guarda das forças armadas russas estava de plantão no dia, e bem atento, diga-se.
Rezemos para que ele não resolva tirar um descanso a médio prazo…

Fabricio Lustosa

Vc leu o texto todo jovem? Mesmo sendo NYT, vamos lá então “(…) os vôos de vigilância da OTAN estão agora voando mais longe da Crimeia do que o exigido pela lei internacional. Em vez de ficar a apenas 12 milhas da costa, que conta como espaço aéreo internacional, as forças armadas dos EUA estão atualmente observando um limite mais amplo de cerca de 46 milhas, que é descrito em um dos documentos vazados como um “impasse direcionado SECDEF”.(…)” isso te dá pelo menos uma faísca da realidade que, evidentemente, é diferente dos desenhos e filmes q vc cresceu assistindo?… Read more »

Luciano

Boa noite. Não compreendi bem uma parte da sua argumentação: “[…] um povo valente geneticamente […]”….o que isso significa, Fabricio?

Fabricio Lustosa

Boa noite Luciano, o q eu quis dizer com “geneticamente valente” é respaldado na própria história do povo eslavo. E isso compreende, inclusive, os ucranianos, por mais irônico q isso possa parecer. Povo forte, que tem a luta no sangue: “como os eventos na vida de uma pessoa podem mudar a forma como seu DNA se expressa e como essa mudança pode ser passada para a geração seguinte” matéria interessante da BBC https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-48139796 . Nas minhas palavras, como cidadão brasileiro, nada melhor do que a sabedoria popular que diz que: “o fruto nunca cai longe do pé”. Esse povo, eslavo,… Read more »

Rinaldo Nery

Não sou defensor de nenhum lado nesse conflito, embora acredite que o “Danilo Gentili ucraniano” não deveria ter “trucado” o Putin. Se deu mal. Entendi o seu raciocínio, e nós, latinos, tentamos entender esse conflito com nossa cabeça latina. Eles, eslavos, vão até o fim. Vão, realmente, se matar. Eles não pensam, de forma alguma, como nós. E, o ladrão, emitindo opiniões estúpidas sobre o conflito. Nunca aprende…

Satyricon

Meu caro Fabrício, A segurança da Rússia, e até de todo o hemisfério norte, nunca preocupou o enxadrista 5D. Ele só quer seu nome na história. Vai conseguir Como a trapalhada do século… O episódio só deixa claro que poderia ter sido infinitamente pior. Não o foi por pura sorte (dos russo). Não tenha dúvidas: caso esse avião tivesse sido derrubado em águas internacionais (com seus 30 tripulantes), as repercussão seriam gravíssimas. Teríamos hj uma enxurrada de caças ocidentais na Ucrânia, e sabe-se lá o que mais. E a Rússia não poderia dar um pio sequer. O Criminoso internacional entrou… Read more »

Leonardo

“Teríamos hj uma enxurrada de caças ocidentais na Ucrânia, e sabe-se lá o que mais. E a Rússia não poderia dar um pio sequer.” É mesmo? Os russos derrubaram um drone americano no Mar Negro, os EUA encheram os espaço aéreo da região de caças? Então porque estão executando suas missões a cada dia mais distantes do espaço aéreo russo? Se vc leu e prestou atenção no texto, isso não ocorreu na fase atual do conflito, mas por volta de outubro do ano passado. Vcs, foram criados assistindo e idolatrando Rambo, Braddock, Maverick, esqueça guerra convencional, a Rússia faz uma… Read more »

Satyricon
Leonardo

EDITADO

Vitor

Muito bom texto .

Rui Mendes

Doutrinados???
Os ditadores é que censuram, toda a informação que chega ao povo, castigam quem diz mal deles e passam as suas mentiras, nos meios de comunicação, controlados com mão de ferro por eles, beneficiam os seus lacaios e por magia ganham sempre as eleições, por alguma coisa, são eles que mandam na justiça, retirando poderes aos tribunais.
E essa do geneticamente …

Vitor

E ai … falou bobagem … então você usa a democracia e “liberdade ” como meio para explorar outros povos é isso mesmo… os brazucas está nesse meio como povo explorado … olha a esquina de sua cidade você vai compreender … cada um.

Nilton L Junior

O loko, matou a pau.

bit_lascado

Se o míssil não funciona contra uma árvore de natal acesa no escuro. Imagine contra um vagalume stealth.

Luis Carlos

O problema é o vagalume Stealth voar, né?

Bloomberg
‘Inaceitável’: Pentágono confirma baixa prontidão dos caças F-35 De acordo com o Pentágono, apenas 53,1% da frota de 540 aeronaves estava operacional em fevereiro, enquanto apenas 30%, estava apta a cumprir todas as missões.

Santamariense

Tá certo. Agora, coloca aí a disponibilidade, prontidão e tudo mais dos J-20 dos chinas e Su-57 dos russos. Peraí, não tem esses dados, né? Então, coloca os problemas de desenvolvimento dessas aeronaves? Ah, eles também não divulgam…hehehehehe….vai dormir, cidadão.

Luis Carlos

Não sei e tenho certeza que nem americanos e nem europeus vão querer testar essa prontidão chinesa.
Deixa quieto!

Santamariense

É claro que tu não sabe. Ninguém sabe, porque eles não divulgam nada, daí uns desprovidos de inteligência como tu, acreditam que são a oitava maravilha do mundo. Tu só tergiversa, escreve chavões e b@b@ ovos dos chinas e russos….torcedor barato, nada mais que isso.

bit_lascado

Se não acerta um RC-135, não acerta F-15, F-16, F/A-18, Typhoon, Rafale, Gripen, Tornado e muito menos F-22 e F-35.

Luis Carlos

Primeiro têm que voar.
E não é para derrubar balão meteorológico.

Santamariense

Que baita argumento….kkkkkkkkkkkk

Wiliam

kkk boa.. nem a USAF sabe direito o que fazer com o motor 3 cilindros do Kwid

João

Contra F117 funciona

bit_lascado

Não confunda SAM com AAM. Próximo!

Inimigo público

Qual a lógica? Tecnicamente um SAM é um AAM com um booster maior, os sistemas de designação e guiagem são os mesmos.

Jagderv#44

Nossa mano, você sabe muito de mísseis AA…

Inimigo público

Sei mais que você e o leitor de catálogos. Não é à toa que a única defesa de ponto do pentágono é um míssil AAM com um booster maior…

bit_lascado

Essa foi boa! Conta agora a do papagaio!

bit_lascado

Não!

Last edited 1 ano atrás by bit_lascado
Inimigo público

Não funcionam? Onde está a força aérea ucraniana? Se não funcionasse era para a Ucrânia ter vários caças atacando os russos neste momento…

Last edited 1 ano atrás by Inimigo público
bit_lascado

Boa parte estava em solo, Russos e Ucranianos concordam nisso.

Inimigo público

E os que levantaram vôo, onde estão?

Wiliam

subiu e caiu tudo rapidinho kkk

Funcionário da Petrobras

Se tivesse derrubado, os países da OTAN iriam armar a Ucrânia até os dentes.
Talvez nos livramos de uma guerra nuclear.

Emmanuel

Se tivesse atingido iriam inventar um acidente. Simples assim. Ninguém quer começar uma guerra nuclear ou dar razão pra uma.
Todo mundo sabe que se a Otan passar um metro para dentro da Rússia, e vice versa, dá caquinha. Caquinha nuclear.
Nem os russos querem derrubar nada da Otan, e nem a Otan quer fazer o mesmo.
Anjo da guarda de todo agindo em conjunto para o bem maior. Estão de parabéns.

Kommander

Finalmente um comentário lúcido!

Tom

Qual seria a reação dos EUA se aviões de guerra, russos ou chineses, de caça ou de vigilância, patrulhassem a costa da Califórnia à apenas 12 milhas de distância?

Luis Carlos

O medo americano sempre falando mais alto.

Leandro Assis

me faço essa pergunta também.

Manuel Flavio Vieira

Ainda bem que equipamento russo tem um bom número de falhas

Last edited 1 ano atrás by Manuel Flávio
Nilo

Problema técnico, desde então corrigido, estava causando a falha das muniçõestécnico “JDAMs”.
https://www.politico.com/news/2023/04/12/russia-jamming-u-s-smart-bombs-in-ukraine-leaked-docs-say-00091600

Sergio Machado

Cara, não faz o menor sentido essa informação. Um abate por si só a uma aeronave desarmada ja requer uma confirmação entre piloto e o controlador. Um abate de um avião espião identificado, de uma potência nuclear como a GB, em espaço internacional, e o piloto iria disparar assim, como se tivesse jogando play station? Fala sério, não é cabível essa suposta “informação”dentro desse tipo de procedimento.
Leiam sobre o abate do Korean Airlines, quantas solicitações de confirmação de abate o Major soviético solicitou antes do disparo. Isso em plena guerra fria.

Last edited 1 ano atrás by Sergio Machado
Leonardo

Pensei exatamente a mesma coisa! Tá td muito confuso e incoerente. Isso está com cara de serviço de desinformação…

Santamariense

E mesmo assim, depois de todas as solicitações de confirmação, o piloto soviético lançou os mísseis e abateu a aeronave civil.

Tom

No caso da Korean Airlines de fato foi uma grande covardia! Daí eu imagino a dúvida na cabeça do piloto: Não há qualquer honra… apenas vergonha em matar civis, talvez mulheres e crianças, desarmados. Já no caso em tela o elemento hostil estaria contribuindo ativamente para a morte de seus companheiros russos. Mas é apenas achismo!

Sergio Machado

O Korean entrou inadvertidamente numa área de segurança máxima de teste e armazenamento de armas nucleares e não respondeu o rádio, nem obedeceu ordens visuais do piloto para segui-lo. Ademais, havia planos dos EUA em usarem aeronaves militares camufladas de civis a fim de atacar a URSS.
Ainda, os EUA monitoraram tudo e não avisaram o jato koreano do erro de rota, já que havia interesse em desgastar a URSS pelo abate.
Contexto é tudo. Analista de apartamento não entende isso.

Kommander

Esses documentos vazados não fazem sentido algum, isso tá me cheirando a armação.

Adriano Madureira

Os Mickey’s boys como bons “ball suckers” já concluem que a não derrubada foi devido a qualidade do material russo, mesmo com o texto claramente explicando o ocorrido…

“De acordo com dois oficiais de defesa dos EUA, o piloto russo interpretou mal o que um operador de radar no solo estava dizendo a ele e pensou que tinha permissão para atirar. O piloto, que havia travado na aeronave britânica, disparou, mas o míssil não foi lançado corretamente”.

Ou seja: Erro humano…

bit_lascado

Quer dizer então que o material humano russo também é de baixa qualidade?

Inimigo público

O russo eu não sei, mas o britânico é tão ruim que precisaram de uma ex-colônia para não virar país ocupado por duas vezes em apenas 20 anos….

Cristiano de Aquino Campos

Acho engraçado as mesmas pessoas tomando as dores da OTAN porquê a Rússia interceptou e antes criticavam a FAB por não fazer nada quando um avião desses por aqui esteve.

AMX

Não sabia que a RAF tinha esses aviões.
Alguém saberia dizer há quanto tempo, mais ou menos?

Grato.

Santamariense

A RAF adquiriu 3 aeronaves em março de 2010, entrando em operação à partir de setembro de 2013.

Fabio Araujo

Se o abate tivesse ocorrido a situação ficaria muito degradada mas como teria sido um evento isolado, se fosse um ataque a OTAN teria outros ataques ocorrendo ao mesmo tempo, não seria motivo para o início de uma guerra aberta entre a OTAN e Rússia, haveria acusações dos dois lados, a tensão seria elevada mas se não ocorresse outro incidente depois de um tempo a situação começaria a se acalmar pois os serviços de inteligência confirmariam que teria sido um fato isolado.

Bruno Vinícius

De um ponto de vista um tanto quanto cínico, para a Ucrânia foi péssimo que o míssil tenha falhado. O apoio ao envio de armamentos para eles lutarem contra os russos teria crescido exponencialmente depois desse abate. O anjo da guarda do Putin estava atento no dia.

Last edited 1 ano atrás by Bruno Vinícius
Maurício.

Como se realmente os russos fossem abater uma aeronave inglesa, confia…rsrsrs.

EParro

Pois é Maurício.!
Fico imaginando qual o efeito desta atitude inesperada, na “próxima equipe” de RC-135, que for incumbida de fazer uma missão semelhante.
Saudações

Nilton L Junior

Americano fazendo mimimimi, com certeza se fosse crível essa fantasia haveria viúva chorando nos EUA.

Luércio

No meio de um conflito de guerra, como o que esta acontecendo, todo extremismo de uma informação sem as devidas comprovações, mesmo sendo americanas, deve ser observado com cuidado para não transformar falsas informações em verdadeiras.

oswaldo

Os Ingleses estao pedindo pra serem abatidos.

Wiliam

Uma hora isso aí dá uma M… gigante. Tá parecendo aquela discussão de boca… que sobe o tom… aí um xinga o outro… as coisas vão ficando sem controle até sair um murro… aí o bar vira de ponta cabeça…no momento atual isso pode acontecer e SE acontecer… o Brasil como nação estárá Fe…. ado… pois nossos políticos não se preocupam em defender a pátria… a Marinha (que não é marinha) vai passar tanta vergonha, que não cabe palavras aqui..

Vitor

Fala sério quem acredita nessa mídia financiada pelo OTAN… os caras querem vender manchete, vamos lá qual mídia ocidental divulgou a quantidade de baixa ucraniana e polonesa…

Angelo

Estamos bem perto da 3a guerra mundial…esta passou perto… na pxma quem sabe….conseguimos…

Ramon Grigio

Não fica esclarecido o tipo de míssil disparado, se era um Fox1;Fox2;Fox3…. Por se tratar de um Su27, crê-se que esse estava levando Fox1 e Fox2. Caso o tipo lançado tenha sido um Fox1 (radar semi-ativo) seria possível, ao perceber o erro de interpretação/comando, desligar o radar iluminador e tornar o míssil um artefato balístico. No caso de um míssil Fox2 (como os derivados do R73 e do R27T) não haveria o que fazer pois o míssil é dispare e esqueça… No caso de um míssil Fox3, depois que ele fica autônomo (maddog) não há o que fazer, mas caso… Read more »

Jones

Que pena falhar os mísseis russos.

LeoRezende

Que pena que não deram permissão a Churchill e a MacCarthur.
Enfim,c’est la vie.

Luiz Trindade

Graças à Deus o míssil falhou. Senão poderíamos não estar escrevendo esse comentários por falta de internet por causa de uma guerra mundial!