Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca fecham acordo para operar seus mais de 200 caças avançados de forma combinada

162
  • Os quatro países nórdicos concordaram em operar seus cerca de 250 caças em uma frota
  • Suécia, Noruega, Finlândia e Dinamarca têm forças aéreas modernas que incluem F-35
  • Eles uniram forças na esperança de deter a Rússia

As forças aéreas de quatro países nórdicos concordaram em operar suas frotas de cerca de 250 caças como uma força combinada, na esperança de deter a Rússia trabalhando juntas.

Os comandantes das forças aéreas da Suécia, Noruega, Finlândia e Dinamarca disseram na sexta-feira (24/3) que assinaram uma carta de intenções para estabelecer uma defesa aérea nórdica unificada, informou a Reuters.

“O objetivo final é ser capaz de operar perfeitamente como uma força, desenvolvendo um conceito nórdico para operações aéreas conjuntas com base na metodologia já conhecida da OTAN”, disse a força aérea da Dinamarca em um comunicado, segundo a Bloomberg.

“Nossa frota combinada pode ser comparada a um grande país europeu”, disse o comandante da força aérea dinamarquesa, major-general Jan Dam, à Reuters.

Dam disse que a medida foi uma resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia no ano passado. A invasão também levou a Suécia e a Finlândia a buscar a entrada na OTAN, uma aliança que já inclui a Dinamarca e a Noruega.

A força conjunta será uma preocupação para a Rússia, ostentando um número significativo de caças de primeira linha.

Noruega, Dinamarca e Finlândia se comprometeram com os jatos F-35, que são os caças ocidentais mais avançados. A Noruega já opera alguns, enquanto a Finlândia e a Dinamarca devem recebê-los nos próximos anos.

A Suécia tem seu próprio modelo de jato de combate, o Gripen C e D, com aviões Gripen E modernizados encomendados.

O chefe do Comando Aéreo da OTAN, General James Hecker, também esteve presente na assinatura da carta na Base Aérea de Ramstein, na Alemanha.

A Suécia e a Finlândia se inscreveram para ingressar na OTAN em maio de 2022, sacudidas pela invasão russa da Ucrânia para encerrar décadas de sua posição de “não-alinhamento”.

Seus pedidos foram retidos pela Turquia e Hungria, que ainda não ratificaram os membros.

Uma das muitas razões citadas pelo presidente russo, Vladimir Putin, como justificativa para sua invasão da Ucrânia foi o alargamento da OTAN desde a Guerra Fria.

No entanto, a guerra da Rússia na Ucrânia levou a uma maior expansão da aliança e aumentou a cooperação e os gastos com defesa de seus membros.

FONTE: Business Insider

Subscribe
Notify of
guest

162 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DOUGLAS TARGINO

Bom, no final não adianta de nada, em um conflito terá mesma quantidade de aviões. Agora minha pergunta: se a Rússia atacar apenas um desses países, os demais vão ajudar e entrar os 04 países em uma guerra onde só um foi atacado?

Filipe Prestes

Em termos de OTAN, já assumindo a Suécia e Finlândia como tal, seu questionamento não faz muito sentido já que o artigo 5° prevê exatamente isso, que um ataque á um membro é um ataque á todos. E não somente os países nórdicos declarariam guerra á Rússia, mas toda a aliança.

DALVACIR CUNHA

Suécia e Finlândia ainda não são membros, a Turquia e Hungria não ratificaram seus votos para adesão.

Filipe Prestes

A Finlândia já teve sua aprovação por ambos essa semana. Falta agora o próprio parlamento finlandês ratificar. A Hungria já ratificou a entrada da Suécia, faltando somente a Turquia a faze-lo. Imagino que antes do verão setentrional Ancara dê seu visto positivo e essa expansão esteja concluída antes (ou durante) a próxima cúpula da OTAN.
https://www.google.com/amp/s/www.politico.eu/article/turkey-approve-finland-nato-membership-sweden-edrogan/amp/

Euris Morato

Ninguém fala em paz ou diplomacia, querem é enriquecer mais ainda os senhores das guerras”. Os EUA como sempre lucram por fazerem guerras em territórios alheios. Uma advertência para esses maléficos,
e loucos, a Rússia não é um Iraque, nem uma Síria é nem um Afeganistão, provocaram mexeram uma grande potência nuclear, que está a se unir a China.

Giovani

A Rússia que começou. Agora aguenta. Só lamento a preguiça do povo russo em deixar um facínora comandar a nação.

Rildo

Ucrânia ataca as proprias cidades de maioria russacom batalhao neonazista desde 2014 e ocidente n fazia nada amigo, é facil falar que a Rússia invadiu como se isso fosse do nada.

Walsh

Hahaha… batalhões neonazistas.. quanta baboseira.

Marcelo

Se você estudar o assunto, verá que não é baboseira não!

ALISON

ai vc ja quer demais dele né amigo… kkkkkkk

Hidelmagno

Verdade. Falta muita leitura para compreenderem o que de fato aconteceu

Elieser

Mora na Ucrânia e não quer cumprir as leis do País? Ora, é só voltar para seu País. A Ucrânia não é território Rússo.

José Rodrigues

EDITADO
2 – Mantenha o respeito: não ataque outros comentaristas

Cláudio

Vc não sabe nada , inocente!!!!!!

Eiberto

Os EUA não provocaram a invasão da Ucrânia, aliás, Putin é o único culpado pela guerra, com sua visão imperialista.

Hitman

Ainda estou a espera de um mandado de prisão por parte de Haia contra G.W.Bush…

Augusto

Para o Tony Blair também.

Aercio

A História já mostrou o que é a OTAN e o Iraque, Líbia, entre outros exemplos, já mostraram o sentido de justiça dos Estados Unidos! Pior é quem não aprende com a História.

Marcelo

Estamos esquecendo do imperialismo dos EUA?

Humberto Andrade

Eu penso que o Hitler não irá utilizar a arma nuclear
Será um autêntico fim do mundo sem vencedores nem vencidos
Mas com o louco nunca se sabe

Eduardo Alvarenga

Apenas para esclarecer, historicamente falando, foram os russos que venceram Hitler e o nazismo. Não faz nenhum sentido associá-los.

Helder

Sim mas com muita sjuda americana o que nunca pagaram, leia mais, sem ajuda americana hoje seríamos todos alemães

Mario

E quantos russos o PC da União Soviética matou?

Augusto

Hitler morreu em 1945, só para te esclarecer.

ALISON

Pense nisso… A Rússia não consegue vencer uma guerra convencional sozinha contra o bloco… Ela sendo derrotada, deve aceitar e se lascar? ou levar todo mundo junto? Vc não levaria todo mundo junto?

Sabendo disso, tem lógica pressionar a Rússia até o limite? Pense nisso…

Aloisio felipe da silva

Vc queria o que? A Rússia invade um país com fronteiras reconhecidas pela ONU e não tomam atitude? Tá brincando.!

Eduardo Alvarenga

E o reverso da moeda, vc espera que a Rússia não revide?

Augusto

Então vamos mudar o contexto, imagina uma aliança militar formado por diversos países, onde a Rússia e China lideram essa aliança. China e Rússia começa aliciar países caribenhos (já vimos isso acontecer não e mesmo?) para entrar nessa aliança. Mesmo que os dois países lideres garantam que e apenas uma aliança defensiva e que não instalaram armas ofensiva (armas de destruição em massa) nesses países, somente instalarão sistema defensivos para “garantir” a integridade e a segurança desses países, contra seu maior rival geopolítico na região. Mas tem um detalhe, esses sistemas defensivos visam interceptar qualquer ataque que parta do rival… Read more »

Marcos

Em 1962 (mísseis em Cuba) foi exatamente a mesma situação desse conflito! Os EUA implantaram mísseis na Turquia. Os russos então responderam instalando na ilha de Fidel. O mundo estava a um passo da 3 guerra. O Papa na época intermediou e fez JFK aceitar o acordo com Nikita Krushev

Wellington

EUA provocaram essa guerra com o aliciamento que estavam fazendo com a Ucrânia, já pensando no próprio bolso enchendo com as exportações de armas 😡😡😡😡

Last edited 1 ano atrás by Wellington
Aercio

Dos poucos comentários sensatos que li. Muito agradeço pelo seu bom senso e coerência. Ninguém se prepara contra o maior dos agressores (EUA) e ainda enchem-lhes a bolsa a preparaem-se para guerra por procuração!

mauro.oliveira

Os Russos nunca foram comparados com Iraque ou Síria pelos americanos, exatamente por isso não ouve uma invasão da Otan na Rússia, acontece que toda grande guerra demorou pra acontecer e estamos bem próximo de uma grande Guerra quer seja a Rússia ou não, os países do ocidente estão evitando a todo custo derramamento de sangue mundial mais ninguém tem paciência infinita, o divisor de água é a Coreia do Norte vai se ali que o mundo vai dá início a primeira grande guerra aí a Rússia vai conhecer o poder de ter o país destruído também.

Adriano

O Reino Unido disse se a Rússia atacar Finlândia ou Suécia, ela entra na defesa desses 2 países

Eduardo Alvarenga

Ok, meia dúzia de ilhas. E se a China resolver defender a a Rússia, como fica?

Eduardo Horácio

Então seria o início do fim do mundo, pois a Rússia possui a maior quantidade de ogivas atômicas do planeta, e ela não teria qualquer problema em disparar estes mísseis contra qualquer pai!!!

Casimiro António Bebane

Como não teria qualquer problemas em disparar? A Rússia nunca vai disparar porque ao disparar essas armas ele também ficará prejudicada e sra igualmente o fim de todo mundo, então nada de dar força a Rússia porque tudo que ele está a fazer não tem razão, porque ninguém invadiu o seu país, o país onde ele invadiu é independente e autónomo.

Roberto Pinto de Abreu Santana

A Ucrânia tem a maior usina nuclear do mundo, eu já estaria levando o que eu tivesse de radioativo lá pra dentro da Rússia.

PCavalcanti

Tal usina já está em poder da Russia

Eduardo Alvarenga

Eu sinceramente não pagaria para ver…

Ranis

Primeiro a Rússia tem sua razão a Ucrânia queria entra na OTAN os estados unidos já se estalar perto da Rússia e a Rússia não aceitou porque lá o território ucraniano e estratégico pra espionar a Rússia entre outro meios de acabar com o país A Rússia avisou a Ucrânia não ouviu então está sofrendo suas consequências o povo o presidente ucraniano está recebendo seus milhões de dólares pra continuar a guerra lucrar os EUA

ALISON

existe ponto e vírgula na nossa língua sabia?

Ranis

E outra no final a Rússia não está em guerra com a Ucrânia e sim na verdade com a OTAN e os EUA… E vai ter mais guerras aí a Coreia do Norte está doida pra atacar os EUA … No final ninguém gosta do EUA pelos seus atos e suas manipulação muitos países são doidos para destruir os estados unidos ninguém ainda engoliu bombas nucleares jogadas no Japão …

ALISON

O que vc não entendeu é que , para a Rússia, perder essa guerra já é o fim do mundo… então…Não fará diferença…

Filipe Prestes

Já ouviu falar em MAD?

Raul

MDW…. mas se alguém resolver utilizar será seu fim!!!

Walsh

Ai meu deus do céu não mexam com a toda poderosa Rússia!

Alex

Tem que avaliar se ela conseguirá usar antes de ser totalmente desimada.

oswaldo

Suecia e Finlandia não são menbros da OTAN. Precisa pedir pra Turquia ainda…

Fabedis

Acredito que essa é a ideia de uma aliança, um defender o outro. Do contrário pra que fariam a aliança?!

Last edited 1 ano atrás by Fabedis
Dudamel Roberto dos Santos

Não faz nenhum sentido é esse acento invertido ( que não existe) , principalmente na frente de substantivo masculino.

Franz A. Neeracher

Noruega e Dinamarca são membras da OTAN….Suécia e Finlândia estão entrando no clube….pode crer que em caso de uma ataque por parte da Rússia, toda a OTAN será envolvida.

DOUGLAS TARGINO

Mas os dois países ainda não fazem parte, então meu questionamento ainda fica válido para esses dois que não são da Otan. Mas acredito que depois da Ucrania, a Russia não vai querer entrar em guerra com ninguém. Eles vão repensar suas formas de fazerem guerras e quais armas e setores investirem melhor. Essa guerra tá sendo uma escola para todo mundo.

Hcosta

Há muitos acordos entre países de defesa mútua para além da OTAN. E mesmo que não tenham nenhum acordo, duvido muito que os outros países fiquem quietos.

Naldo

Meu caro o plano de putim e refazer a união soviética ele não vai parar

Jra

Quem te falou? Ele mesmo!?

José

Vdd

Rildo

Ahh cara nao viaja, nao sabe oq acontece lá desde 2014, não comenta então…

Rogner schmetterling

É verdade, agora acho que estão a esquentar a cabeça É em como sair dessa que já está,isso servirá de lição de como as coisas nem sempre sai como a gente deseja

Luis Carlos

Exatamente.
Talvez seja uma iniciativa para economizar nos custos, visto os graves problemas econômicos que a Europa vem enfrentando e que estão se agravando.
No mais, é trocar ‘seis por meia-dúzia’.

Santamariense

Finlândia: 64 F-35
Bélgica: 34 F-35
Dinamarca: 27 F-35
Suécia: 94 Gripen C/D + 60 Gripen E

São 279 caças que os teus mestres sabem muito bem que devem respeitar. Tua opinião, para eles, não vale absolutamente nada.

Luis Carlos

Estão descobrindo da pior maneira possível o que é utilizar uma avião caríssimo, que tem muita manutenção também caríssima e que, para piorar, não funciona direito.
Mas, não foi por falta de aviso.

Santamariense

Sim, sim…. uma aeronave que tem mais de 600 unidades já entregues e que tem tecnologias que nenhuma outra tem. Todos os comandantes das Forças Aéreas e mandatários dos países que o compraram são cegos, burros e incompetentes. Tu é o cara … Aham…

Luis Carlos

Prezado.
Esse assunto já foi amplamente discutido aqui.
Já falamos sobre os graves problemas desse projeto, os custos altíssimos. as deficiências e defeitos insanáveis e as pressões americanas para que seus aliados comprem essa jabiraca alada.
No mais, é só vc acompanhar os posts que são publicados aqui sobre os projetos que esses mesmos aliados estão desenvolvendo para que se livrem dessas situações impostas pelos americanos.

Carlos Campos

foi amplamente debatido aqui, e sempre com dados a Jabiraca passa o sarrafo em todos, é tão cara quanto um rafale, tem ums sistema EW melhor que o Gripen, e vence os dois e os sukhoi também. ter operação cara é o esperado.

Santamariense

Cidadão, eu sei muito bem, mais do que tu inclusive, os problemas dos F-35. Mas, o avião voa, opera e cumpre suas missões. Defeitos insanáveis? Quais? Cite algo sobre isso, dito pela LM ou USAF ou quem quer que seja. Problemas existem, Sim. Insanaveis? Não conheço. De resto, teu comentário é raso, repetindo histórias e mais histórias.
Ah, outra coisa, já que tu adora comparações: quanto de operacional existe nos J-20 chineses? Quais os problemas de projeto, desenvolvimento e operação deles? E do Su-57 russo? Tens estas informações?

ALISON

O Problema do motor conta por exemplo? sai da bolha colega…

Santamariense

Detalhe mais o problema insolúvel do motor do F-35.

Andre

Por falar nisso, já se informou melhor sobre o programa sul coreano, de desenvolver um avião 4gen para substituir os antigos f4 e f5 e lutarem lado a lado com os f35?

Não se esqueça que nenhum dos programas em desenvolvimento europeu planeja um substituto para o f35B nas marinhas europeias ou na japonesa.

Carlos Campos

O avião que não funciona Direito(sua afirmação), é o caça mais avançado do mundo, que em teste realistas derruba 15 aviões 4G antes de ser derrubado, ou seja 10 F35 vão derrubar uns 50 Sukhoi ou Mig antes de ser abatido.

Mário Corsi

De que adianta 300 caças se com apenas 1 míssil a Rússia pode acaba com uma cidade? Essa insanidade de querer medir forças com a maior potência nuclear do planeta vai ter um triste fim para todos. Todos estão cegos. Iniciar uma guerra mundial por causa da Ucrânia?!?!?! Sinceramente é muita estupidez capitaneada pelos USA e OTAN.

Joaquim Paulino

A Rússia é um tigre de papel. Se os USA fornecerem caças e bombardeiros a Ucrânia leva essa guerra para dentro da Russia

Fernando f sa

E tem mais, a Rússia luta contra a Ucrânia a mais de um ano e ainda não venceu a guerra, imagina se os EUA,e tram nesta guerra ? Em 2 a 3 meses a Otávio líquida com a Rússia e tem mais se a Rússia disparar arma nuclear os Estados Unidos Inglaterra, França também disparam armas nucleares e daí toda a terra vai pros ares, em guerra convencional a Rússia e um ursinho só bate em bêbado no caso aí a pobre Ucrânia, se ela atacar Israel ou Inglaterra, com certeza ela também será ata cada Bater em bêbado e… Read more »

Ener

As palavras de um .inistro da Rússia “quem tem bomba atômica não perde guerra” e ele está certíssimo. A Rússia tem mais bombas atômicas que o testo do mundo do junto.

Eduardo Alvarenga

E vc acha que a Rússia vai tolerar? Se acha que China vai tolerar? E assim por diante.

ALISON

A Rússia e a Otan toda Fornecendo apoio material e humano… E se a China fizer o mesmo com a Rússia? Já pensou nisso.? Tigre de Papel… Essas bolhas … sei não viu…

Carlos Campos

Pq a Rússia só fará isso, se for atacada diretamente com armas nucleares ou se for atacada a ponto de o país se abliterado pelas forças inimigas, tipo uma invasão. então para se defender de ataques não nucleares 300 caças são ótimos

ALISON

Alguém aqui claramente nunca jogou WAR na Vida… kkkkkkkkkkkk

Santamariense

Qual míssil dos russos é capaz de destruir uma cidade?? Só se for nuclear. Daí, tu estás comparando bananas com laranjas. Compare armas nucleares com armas nucleares e armas convencionais com armas convencionais. E tanto EUA quanto rússia possuem capacidade de destruir, sozinho, o planeta todo, logo, não importa se ela tem mais armas. Só que isso não será usado. E eles também não vão entrar em conflito aberto convencional. Entre EUA e rússia, só tem conflitos por procuração.

Rodrigo

É isso mesmo. Imagine a seguinte cena, Rússia ataca um país com arma nuclear e ao mesmo tempo é atingida por 5 ou mais armas dos países da OTAN. Era uma vez na Rússia.

Roger

Ok amigo, mas infelizmente não procede. Se deixarem pra lá, como fizeram com a Polônia na 2° guerra, Putin vai fazer igual a Hitler. Vai entrar na Polônia e na Rep.Tcheca. Conter a Russia vai parar a guerra. Hoje há que impedir o avanço da Russia imediatamente. A Russia é um país bélico e expansionista. Deve ser detida a qualquer custo e ser expulsa da Ucrânia.

Fabio Lima

Quem mata tbm tem medo de morrer amigo. O poder de fogo nuclear da Otan combinada é mto superior ao da Rússia. Mas ainda sim acredito que ninguém usará qualquer arma nuclear, ela é auto destrutiva. Pq a Rússia ainda não utilizou um míssil nuclear na Ucrânia? Medo da Otan? Não. … medo de sofrer as consequências de sua própria arma nuclear, haja vista q Ucrânia e Finlândia fazem divisa terrestre com a Rússia. Sendo assim, um ataque Russo tbm destruiria a própria Rússia. Então, o uso de arma nuclear é mero jogo de cartas. Qualquer guerra se dará por… Read more »

Fernando f sa

E verdade falou tudo, qualquer país que disparar arma nuclear,acaba com toda a terra e tem mais numa guerra convencional a otan leva a melhor sobre a Rússia fácil.

Ener

Olá amigo, boa noite, creio que suas informações estão erradas, a Rússia sozinha tem mais mais armas que a OTAM inteira. Se colocar os aliados como China, Afeganistão e Índia juntas tem mais bombas que o testo do mundo inteiro.

Rodrigo

Quem falou que Rússia é a maior potência nuclear do planeta? Os EUA têm o maior orçamento militar do mundo todo junto. São mais de 700 bilhões de dólares para investir em armamentos. Logo, a Rússia não passa de um mendigo se comparado aos EUA.

Augusto

Em orçamento militar sim, realmente não a comparação, mas em ogivas nucleares, mesmo que a diferença seja bem pequena, a Rússia e a maior potencia nuclear do planeta. Boa parte de seu arsenal nuclear e herança do finado regime soviético. E faz senti para os russos se manterem assim, pois em um confronto convencional com a Otan, dificilmente iriam conseguir vencer, o próprio Putin já disse isso.

Alexandre Barboza

200 caças coordenados fazem o mesmo efeito que 200 caças divididos em quatro comandos diferentes? Sério?

Naldo

Com certeza

Beto Paiva

Bom, primeiro quero registrar o tao quanto é horrível uma guerra, uma.vida que se perde ja é horrível de saber que uma família que poderia ser a nossa, destroçada. Pior e receber em troca da vida de um pai ou filho, uma bandeira ou uma placa.PQP vai se F..ER. Agora é sim preciso quebra hegemonia de países com diretrizes radicais tanto capitalistas como comunistas ou outros termos que nem vou enfeitar pavão pois não conheço. Digo que Rússia esta certa. Porque América Europa acham aue dominam o planeta? Primeiro restruturar ONU por continentes, porque dois países da Europa e nenhum… Read more »

MARCELO

DEIXA O BRASIL DE FORA DISSO! Essa Guerra é do Hemisfério Norte! Tem raízes históricas e muitos interesses econômicos envolvidos. É uma guerra Eslava, de responsabilidade da Europa resolver. O que um Brasileiro tem de reclamar é que essa loucura dessa vez ainda sobra p o Mundo inteiro. A a Europa se destruiu 2 vezes no século XX. Está no mesmo caminho, e ainda terão que se mudar para o Hemisfério Sul, depois que destruírem tudo lá por cima. Então deixem o Brasil de fora disso, temos uma guerra contra a fome e a desigualdade p vencer !

Pedroso

Sim, vão pois se uniram e está documentado. Sendo assim eles estarão juntos. Aí surge outra questão: um ou mais deles fazem parte da OTAN, sendo assim dependendo de quem for atacado, haverá outros países no conflito.

oliprest

Sim, me parece lógico. Afinal, se estão se unindo é porque temem uma invasão. E se a Rússia invadisse um deles e os demais não o ajudasse, ele poderia ser o próximo a ser invadido.

Augusto

Dificilmente a Rússia atacaria a Suécia e a Finlândia estando atolada até o pescoço na Ucrânia. Seria loucura atacar qualquer um desses países e mesmo que os russos consigam resolver sua situação na Ucrânia, até lá os dois já terão entrado na aliança. Baita de uma cagado do Putin ter ameaçado esses dois países para não entrarem na Otan.

mauro.oliveira

A aliança foi criada pra isso qualquer invasão em um desses países os demais já entra na guerra automaticamente e na sequência a Otan

Mario

Caso você leia atentamente o artigo, você terá a sua resposta! Pois os quatro estão se aliando exatamente para que se houver um ataque ou qualquer uma das Nações as outras entram com as suas aeronaves e força total!
_________
_________
EDITADO. LEIA AS REGRAS DO BLOG E MANTENHA-SE NO TEMA, SEM DESVIOS PARA DISPUTAS POLÍTICAS FORA DE TÓPICO.

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Franz A. Neeracher

Esse acordo de “força combinada” já existe há vários anos entre a Holanda e a Bélgica.

Por 6 semanas um país cobre o território dos 2 países, depois o outro faz o mesmo por 6 semanas….

É como se houvesse uma Força Aérea única.

Hcosta

E talvez compras conjuntas de equipamentos. Os 4 já operam os CV90.
E nestes 4 países não faltam projetos. Archer, Visby 2G, submarinos, as Skjold, etc…

Parecem ser bons projetos e certamente beneficiariam de uma maior escala de produção e, consequente, maior competitividade no mercado internacional.

Luis Carlos

Os ratos que rugem!

Santamariense

Por que? Os 4 países citados tem armas e sistemas de ponta. Te garanto que os teus mestres não pensam como tu.

Carlos Campos

o rugido dos ratos, é mais alto que o Ucraniano no incio da guerra. e mesmo assim a Ucrania durou vários dias contra os russos, sem a ajuda da OTAN

Joanderson

O gripen seria páreo para os su 35 e mig 35 ?
Acho que se tratando de eletrônica a Rússia está muito atras do Ocidente, talvez até os chineses ja estão produzindo equipamentos mais sofisticados qui os russos.
Porém a Rússia tem um povo qui não dusistir e são patriotas por isso msm com um pib menor ainda esta jogando no time dos grandes.

Fernando "Nunão" De Martini

“ O gripen seria páreo para os su 35 e mig 35 ?” As versões C/D do Gripen vêm sendo continuamente aprimoradas para serem páreo aos mais recentes caças da família Flanker, como o Su-35. O Gripen E/F foi desenvolvido para ser mais do que páreo ao Su-35. Mas como ainda vai levar um tempo pra entrar em operação em quantidade, isso só vai contar lá pra frente. Já o MiG-35 atualmente não deve preocupar em nada, pois em 15 anos desde seu anúncio soma cerca meia dúzia de aviões produzidos em série, com futuro ainda incerto sobre quando serão… Read more »

Joanderson

Obrigado pela resposta amigo.
Eu não entendo porq a Rússia não produziu o mig 35 sendo mono motor, ja qui os sukhoi ja são bi motores.
Ai cada empresa focava em um seguimento.
Não entendo a necessidade de so produzir caças bi motores.

Romão

De onde você tirou que o Mig-35 é monomotor ?

Fernando "Nunão" De Martini

Acho que ele quis dizer que o MiG-35 deveria ter sido projetado como monomotor.

Joanderson

Entendeu amigo.

Fernando "Nunão" De Martini

Entendi sim.
Mas é fato que penei um pouco pra entender, pois o comentário não está bem escrito.

Joanderson

leia com atenção amigo.

Santamariense

Mig-35 monomotor?? Ele é uma versão mais atualizada do Mig-29! É bimotor, meu caro.

Joanderson

Leia com atenção amigo.

Santamariense

O problema no seu comentário foi a redação do mesmo. Enfim, entendi. Mas, transformar um bimotor em mono, além de caro é complicado. Precisaria ter um motor que disponibilizasse a mesma potência que os 2 atuais. Além disso, necessitaria um reprojeto e reengenharia estrutural e aerodinâmica das tomadas de r para trás. Seria praticamente um novo avião.

Roger

Precisam de uma aulinha de interpretação de texto? Escreve que pode! Lê quem sabe!

Santamariense

Sério? Eu não escrevi em tom de ofensa ou algo do tipo. Eu não fui o único a citar a necessidade de maior clareza no comentário do outro colega. E se acreditas que eu precise de aula de interpretação de texto, tu precisas de uma aula para escrever corretamente. É “escreve queM pode”. Além disso, se é para “dar aula”, que parece ser o teu caso, o colega da mensagem original anda precisando: mono motor (o correto é monomotor) ja (o correto é já) bi motores (o correto é bimotores) qui (o correto é que) seguimento (o correto, nesse caso,… Read more »

Robertokot

Imaginando aqui se cada um de vocês ao invés de um teclado tivessem caças: monomotores, bimotores, trimotores… estaria decretada uma guerra.

Last edited 1 ano atrás by Robertokot
Um Simples Brasileiro

Se tivesse força aérea, a Islândia faria parte do grupo.

Carlos Campos

A União Viking kkkkk, vai ser muito bom, se eles treinarem mais, usar data links rápidos e IFF, integrar suas redes de radares e etc, será uma defesa excepcional, muito superior ao que a Ucrânia tinha no inicio da guerra.

Filipe Prestes

Essa união já existiu no passado com a União de Kalmar e o Império Sueco

ypsilon Brasil

Resumo: com apenas um botão a Rússia acaba com tudo isso. Lamentável!

Santamariense

Acaba, sim. E não estou usando de ironia. Só que se esse botão for usado, os russos também serão extintos. Destruição Mútua Assegurada. Ninguém, repito, ninguém sairia vencedor em uma guerra nesse nível.

Beto Paiva

Poisé vdd, só olho nos olhos do russo e vejo a expressão nos desfiles de armas ” Investi bi nestas armas e não posso usa las” Arriscado, pois acho que esta se caminhando para uma cagada no sentido “eles não estão acreditando” Ele deve sim infelizmente explodir uma para dar um choque de realidade no povo pois só se fala em poderio e ninguém ainda , com excessão das duas cidades japonesas Sentiu na pele na era moderna o tão quanto e destruidor estas. Acredito que vai escolher no mapa uma base militar ou região de cidade pequena bem afastada… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Beto Paiva
Fernando f sa

Porque estes desgraçados que gastam bilhões de dólares em armamento bélico, inclusive armas nucleares pra tirar a vida humana que Deus deu, e não investem na pobreza do mundo já que tem milhares de gente orando de fome no mundo, na África, na s Américas, na Ásia, em todo o mundo tem gente morrendo de fome e estes canalhas estes ratos ficam inventando armas pra acabar com o mundo.

Robertokot

Só lembrando o que disse Albert Einstein: “Numa 3° Grande Guerra não sei o que seria utilizado, mas numa 4° Grande Guerra, seria a pedra e paus.

Santamariense

Digo mais, lamentável é essa guerra. Atrocidades, coisas indizíveis, inimagináveis para quem está de fora, foram e estão sendo feitas nessa guerra…
Guerra é o ápice da bestialidade humana! Nada produzido ou causado pelo homem se iguala à uma guerra.

Fernando f sa

Resumo com apenas um botão EUA, China, Inglaterra,França, Índia, Coreia do Norte acaba com tudo num instante, não esqueçam que é só a Rússia que tem armas nucleares meu caro amigo.

Luiz

Essa guerra estúpida só existe porque a OTAN queria colocar uma porrada de mísseis voltados para a Rússia, na pobre e coitada Ucrânia, que é quem está pagando o pato. Imagina se seu vizinho começa a montar fuzis no quintal dele direcionados para o seu? O quê vc faria?

Rodrigo

Perdi mano, a Ucrânia foi obrigada pelos EUA a ser Otan ou foi voluntária? Então a culpa do estupro é da mulher que usa saia?….

Robertokot

Você está enganado. A Rússia invadiu Ucrânia por estes estarem bombardeando cidadões Russos (que são maioria absoluta nestes territórios hoje ocupados) e por Zelensk na época ter somente 15% de aprovação com presidente. A inteligência russa achava que a população os apoiaria, pois são, Rússia e Ucrânia oriundas de uma mesma nação, onde, inclusive, a muito tempo, Kiev era a capital do Império Russo. Só está sim muito estranho de como um exército 15 vezes mais numeroso, um país umas 20 vezes mais bem armado, infinitamente mais rico ainda não conseguiu terminar esta guerra.

Utama

Esse número 15 vezes mais numeroso você tirou de onde? Hahahaha

Navarro

só falta a china e a Rússia pro Estados Unidos dominar o mundo né, se não concordar toma sanções e fome extrema para a nação exemplo Venezuela, Coreia do Norte, ou aceita ou se isola

Utama

Exceto a China não é Venezuela ou Coreia do Norte. É a segunda economia do mundo, muito perto da primeira, a primeira nação exportadora do mundo, a nação com maior indústria do mundo, a maior indústria naval do mundo, influente e investidora em toda Asia, Africa, América do Sul. O país com mais influência diplomática no terceiro mundo exportador de commodities. A China nunca ficará com fome enquanto o Brasil e Argentina existirem, com sua soja e trigo. Um país mais atraente de negociar por que não impõe sua ética para fazer negócios darem certo. Que prefere investimento direto às… Read more »

Eliton

Daqui a pouco vão pedir que os ETs se juntem a frota dizendo que a Rússia está ameaçando a galáxia. Baboseira querem apenas concentrar forças conjuntas.

Machado

Isso não quer dizer muita coisa. Em caso de guerra entre a Rússia e Otan vai ser nuclear. A Europa e EUA deixarão de existir, talvez a Rússia não pelo seu grande tamanho pode ter alguma área não afetada

Last edited 1 ano atrás by Machado
Fernando f sa

Então você acha que a Rússia ficaria intacta hein kkkkkkk o mundo todo seria destruído a terra inteira iria aer destroçada até a sua Rússia ficaria acabada, urra nuclear não sobra ninguém na terra, uso se dizimada até a poderosa Rússia, kkkkkk

MARCELO

Os ventos circundantes do Hemisfério Norte vão acabar com todas as terras da Asia tb!

Marcus Silveira

Se a Rússia usar seu arsenal nuclear, não vai adiantar, acuar um inimigo tão forte 3 um suicídio militar

Urias Rocha BR

Mais um equívoco, a Rússia quer APENAS recuperar seus territórios roubados por Israel e OTAN, Kiev foi uma das primeiras capital da Rússia, existe uma orquestração militar e política contra a Rússia, os Balcas e países escandinavo está entrando em uma briga quê não lhes pertence…

Santamariense

Territórios roubados por Israel???

Fernando f sa

Kkkkk a Ucrania nunca pertenceu a Rússia que eu saiba.e o que Israel tem a ver com Otan , oua Rússia?Israel ou outros territórios da Rússia kkkk vai estudar amigo.

Augusto

Por séculos a Ucrânia pertenceu ao império russo. Inclusive a criação da Rússia como estado nação começou em Kiev.

roberto jose pinto ferreira pinto ferreira

Vai acabar virando um conflito mundial sem limites. Tenho medo da reação da Russia. Eles ja advertiram da escala que poderá atingir niveis nucleares. Estão brincando com fogo dd vara curta.

Francisco S. Pessanha

Será que dá pra fazer um paralelo entre a atual guerra da Ucrânia e a crise dos mísseis em Cuba?

Augusto

Com toda certeza!

Dinei

Se a Rússia usar armas nucleares será o mesmo que cometer suicídio.

Luiz

Acho importante a união entre países fronteiriços, evita distúrbios bélicos entre si e resguardam seus respectivos territórios. Quanto a Rússia não sou contra eles, no entanto, achei covardia o que estão fazendo na Ucrânia. Precisam pensar melhor e eles mesmos iniciarem a retirada e a Paz.

Ernani

Acho engraçado brasileiros apoiando Estados Unidos e OTAN, recentemente uma general do comando da frota Sul dos Estados Unidos, disse em congresso da OTAN. Invadir o Brasil para conter o avanço das mudanças climáticas, por uma colisão entre Estados Unidos e OTAN é mais fácil que invadir os grandes poluidores do mundo, uma vez não ter grande força militar. Ainda disse que os recursos minerais, lítio, ouro, petróleo da América Latina pertencem aos Estados Unidos .

Rodrigo

Que venha serei cidadão de South USA com Green card….zoeira pessoal

Sergio

O Brasileiro, deve estar do lado de que não se deve invadir um outro país, seja lá qual for o motivo. Se você considera justo a Rússia invadir a Ucrânia para proteger os russos que vivem na Crimeia, etc…….. se o motivo for proteger a HUMANIDADE, A SOBREVIVENCIA E FUTURO DO PLANETA contra as mudanças climáticas, então isso seria muito mais justificável não acha? Estados Unidos não devem invadir outro país, OTAN não deve invadir outro país, a RUSSIA NAO DEVE INVADIR OUTRO PAÍS, ENTENDEU?

Last edited 1 ano atrás by Sergio
Fernando f sa

Verdade você falou tudo, e isto mesmo, todos países devem serem soberanos,ninguém tem que invadir o país dos outro não.

Fernando f sa

Não sou a favor da Rússia E muito menos dos EUA,mas não posso concordar com a Rússia invadir um país soberano como a Ucrânia, quero ver a Rússia invadir o rei o Unido ou Israel, pra ver se eles iriam ter esta moleza que estão tendo na Ucrânia., Bayer em bêbado e fácil né….

Coronel James Braddock

Império Viking de volta…Rei Ragnar Lodbrok dando risadas em Vahalla ao lado de seus valorosos guerreiros sob olhar de Odin

Mr.Fantástico

Com a opinião os especialistas 🙄

Lucas

Alguém lembra q os EUA invadiram o iraque e o Afeganistão com discurso de q la teria armas quimicas e nunca acharam nada parecido ?

Helber

…e que a PRÓPRIA OTAN invadiu a Bósnia e a Sérvia, matando milhares de civis tb ?!

Hcosta

Invadir o Afeganistão porque teriam armas químicas demonstra o nível de conhecimento…

Rafa

Será que o povo não percebeu ainda, a Rússia não quer atacar outros países. A OTAN e simpatizantes que querem que a Rússia ataque qualquer um deles pra ter motivo para culpar mais ainda a Rússia e poder ataca lá. Querem a Crimeia estrategicamente e ser mais dominante no mar negro… dominando a Rússia, dominam a China. E tem muito mais acordos ocidentais por traz disso.

MARCELO

Está muito forçado achar que a China depende da Rússia.

Alexandre

Guerra é só pra vender armas, alimentar a indústria bélica, o resto é conversa fiada

Luis Fernando

Está é uma Guerra que não haverá vencedores.
Putin, extinguirá junto com ele, todas as formas de vida que há no planeta Terra.

Last edited 1 ano atrás by Luis Fernando
Mari

Os vikings se uniram de novo povo Bonito e guerreiro ai Dona Russia vai dar ruim se tentar contra. vcs sabem quevos vikings eram brabos na guerra

Marcos

Os russos brancos são descendentes dos nórdicos também!

jrdiniz

meus amigos os EUA é o único país que tem alto defesa pra não entrar nenhum míssil no país. e tem um poder de ataque no céu a lazer que neutraliza um ataque em celeiros de míssil sem sair do lugar.

jrdiniz

quer dizer eles neutraliza o míssil antes dele sair da Rússia.tudo armas secretas.

Ney Ferreira

Bom, vamos lá !! A China “imensamente comercial”, se entrar quebra….. A Russia se atacar acaba, quebrada já está…. Eu, em tempo nenhum enfrentaria Ingleses, franceses e alemães. A Inglaterra segurou o Hitler sozinha por quase 02 anos no início da segunda guerra. Os americanos têm 2/3 de sua força militar fora do país (no mundo inteiro). Resumo, o mundo não tem mais fronteiras, o Putin está no século XX. É isso, fora o disse me disse, precisamos alcançar a paz, é difícil mas não impossível, sei que é teoria mas………precisamos tentar. Boa sorte a todos.