H225M da FAB

O acordo vai fornecer equipamentos aos helicópteros que integram as frotas da Marinha e da FAB

No dia 17/03, no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), foi assinado o contrato de suporte logístico para os motores Makila 2A1 e APU SAPHIR 20, que equipam os helicópteros H225M das Forças Armadas do Brasil.

O acordo foi celebrado entre a Empresa Safran Helicopter Engines, representada pelo Diretor-Geral, François Haas, e o Ministério da Defesa, por intermédio do Comando da Aeronáutica (COMAER), representado pelo Diretor Interino do PAMA-SP, Coronel Aviador Marcelo Rodrigues dos Reis Pontes.

O contrato não apenas resulta da parceria estratégica entre o Brasil e a França, como também revela sua importância logística para a garantia da aeronavegabilidade dos equipamentos fornecidos pela SAFRAN ao Projeto H-XBR.

Dessa maneira, os helicópteros são atendidos e cobertos por serviços logísticos e de manutenção como aquisição de materiais, contratação de assistência técnica, fornecimento de suprimento e serviços específicos, custeados de acordo com a quantidade de horas voadas ou ainda ciclos consumidos.

Com isso, as Forças Armadas ganham em elevado nível de disponibilidade de suas aeronaves, maior capacidade de combate e a manutenção da operacionalidade dos seus meios estratégicos.

O Diretor Haas, por ocasião da assinatura do contrato, falou sobre a relevância da parceria: “Estava aguardando esse momento por muitos anos; eu estive presente na assinatura do primeiro contrato logístico firmado entre as partes em 2008, e agora fiz questão de assinar mais um contrato 15 dias antes da minha aposentadoria”, destacou o diretor francês.

Testemunharam, também, esse momento o gestor do Contrato da SAFRAN, Giuliano Cabral, Diretor do PAMA-SP, Coronel Rodrigues, e o Chefe do Escritório de Gestão Logística (EGLOG), Tenente-Coronel Renato Pereira Vieira.

Ao final do encontro, o Coronel Rodrigues encerrou a reunião agradecendo a fidelidade e a maneira como a SAFRAN tem se comprometido com os trabalhos prestados ao longo de todos esses anos de parceria.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
CR Sertão

Sou leigo, não sei se é bom, mas que este bicho é bonito é.

Cristiano de Aquino Campos

É neste exato momento o nosso helicóptero com maior capacidade de transporte e maior alcance de vôo, então e bom!

Willber Rodrigues

O heli é excelente e agregou muito as FA’s BR, isso não se discute.
O problema é que o bicho veio custando o dobro do triplo por causa dessa conversinha fiada de “ToT” e de que iríamos “exportar” ele, além daquele problema inicial da caixa de câmbio, que diminuiu a disponibilidade dele.

Marcelo Bardo

Bela kombi.

Tomcat4,4

Excelente, assim se mantém as máquinas operando !!!

Camargoer.

E os H225 de EB?

Bueno

Entendi que serão das 3 forças, hoje já exite um alinhamento e as 3 foças tem trabalhado junto nas manutençao dos H225

“suporte logístico para os motores Makila 2A1 e APU SAPHIR 20, que equipam os helicópteros H225M das Forças Armadas do Brasil.”
“logística para a garantia da aeronavegabilidade dos equipamentos fornecidos pela SAFRAN ao Projeto H-XBR.”
“Com isso, as Forças Armadas ganham em elevado nível de disponibilidade”

Willber Rodrigues

Excelente.
Só falta agora uma escola de pilotagem básica de helis pras 3 Forças.

Bueno

Terá, esta programado .

Willber Rodrigues

Amém, Deus te ouça.
O caminho é esse mesmo, o máximo de integração possível pras 3 FA´s.

Bueno

é o Projeto TH-X: Onde a Marinha e FAB receberão helicópteros Esquilo em troca de H225M e o EB trocou/reduziu 1 H225M por um pacote de suporte Logístico/peças. deve ter mais materias na trilogia.

https://www.aereo.jor.br/2021/09/02/ministerio-da-defesa-cria-grupo-de-trabalho-do-projeto-th-x-para-aquisicao-de-helicoptero-de-instrucao-basica-das-forcas-armadas/

Last edited 11 meses atrás by Bueno
Rinaldo Nery

Você confundiu compra de helicóptero do mesmo modelo com escola única. Não terá escola única, ainda. Quem sabe um dia.

Bueno

o TH-X assinatura 2022

O Projeto TH-X, que prevê a aquisição total de 27 aeronaves, sendo 15 para a Marinha do Brasil e 12 para a Força Aérea, teve a assinatura do contrato realizada no último trimestre de 2022.

https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/40386/SIMP%C3%93SIO%20-%20EMAER%20realiza%20simp%C3%B3sio%20sobre%20projetos%20estrat%C3%A9gicos

Last edited 11 meses atrás by Bueno
Willber Rodrigues
Welington S.

Dois helicópteros que na minha opinião são muito bonitos, é o H225M e o NH90. Pena que o NH90 é um Marea com asas rotativas ou seja uma bomba.

Henrique A

Quem comprou está se livrando dele, já o H225M vendeu pra quase ninguém.
Pra mim os helicópteros americanos são os melhores, não tem nada na Europa que se compare a Black Hawk, Seahawk e Apache.

Heinz

Coloca o Chinook aí no meio, já deveríamos ter pelo menos uns 20, deles por aqui.

EBM

Vi em outro site de defesa que estar desatualizado sobre a montadora do aparelho e suporte, Ainda se referindo heli brás,sendo que essa subsidiária não existe mais e sim Airbus helicopters no Brasil.

Fernando "Nunão" De Martini

Sugiro que você avise a própria Helibras que eles precisam atualizar o site, mudar nome, cnpj e tudo o mais:

https://www.helibras.com.br/website/po/ref/Missão-e-Valores_69.html

“ Conheça a Helibras
A única fabricante brasileira
de helicópteros.”

“Introdução
Responsável pela produção, venda e pós-venda no Brasil de aeronaves da Airbus Helicopters, maior fornecedora mundial do setor, controlada pelo Airbus Group, a empresa desenvolve tecnologia de ponta e contribui, assim, para o fortalecimento da indústria aeronáutica nacional.“