MiG-29 da Eslováquia

MiG-29 da Eslováquia

BRATISLAVA — Os primeiros quatro caças MiG-29 foram entregues com segurança às Forças Armadas Ucranianas. A transferência foi realizada por pilotos ucranianos, com a ajuda da Força Aérea Eslovaca, pessoal ucraniano e outros componentes que garantiram a segurança da transferência e a documentação necessária.

“Obrigado a todos os envolvidos por um fantástico trabalho profissional. A Eslováquia está do lado certo e, com este gesto, nós, como país, nos escrevemos em letras maiúsculas na história do mundo moderno, que fala de ajuda oportuna, solidariedade sincera e grandeza da nação”, disse o Ministro da Defesa Jaroslav Naď e reiterou que “estamos fornecendo à Ucrânia equipamentos de que não precisamos mais e que não podemos consertar para nossas necessidades”.

Nas próximas semanas, o restante dos aviões será entregue à Ucrânia, mas por motivos operacionais, o departamento não fornecerá mais detalhes. A transferência será confirmada imediatamente após a transferência segura para o lado ucraniano, como neste caso.

A doação de caças MiG-29 está de acordo com o acordo intergovernamental entre a Eslováquia e a Ucrânia, que foi aprovado pelo governo eslovaco e posteriormente assinado pelo Ministro J. Naď e pelo Embaixador da Ucrânia M. Kastran na semana passada (17 de março de 2023).

No total, estamos doando 13 caças de fabricação soviética e parte do sistema de defesa aérea KUB para a Ucrânia.

FONTE: Ministério da Defesa da República Eslovaca

Subscribe
Notify of
guest

55 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ERIVELTON

Sem misseis ocidentais não tem chance contra os SU 27 e SU 35 Russos. Sem desmerecer os pilotos Ucranianos. Existe alguma materia, dados, numero sobre os combates nesta guerra?

Vinicius Momesso

Esse migs operam baseados nos dados dos AWACS da OTAN. Só voam em perímetros seguros e livres de ameaças aéreas. Mas mesmo assim ainda correrem risco de serem derrubador por fogo anti aéreo ou mesmo caças russos voando bem abaixo da linha de radar.

Fabricio Lustosa

Vão ser mais 04 (quatro) fantasmas de Kiev.

C G

A superioridade aérea russa de Taubaté após mais de um ano de conflito que o diga!

Ildo

Qualquer caça ucraniano que se aproximar da frente em altitude é abatido.

Mas acreditar em “heróis” com aviões obsoletos é livre…

A elite da Força Aérea Ucrânia já está quase toda em algum jazido…

Santamariense

Jazido? Você não queria dizer jazigo??

Ildo

Isso. Erro de digitação.

M4l4v|t4

Discordo. Incrível como o MIG-29 é subestimado. Sobretudo por quem é fã da família Flanker. Garanto que em um raio de 700km de alguma base temporária conhecida ucraniana, SU-35 nenhum ousa sobrevoar. Não sobrevoa. O tempo de reação que um SU-35 terá para reagir a uma interceptação vinda por baixo é muito curto. Os russo não possuem a resolução radar e o C2 necessário para dar segurança aos SU-35 sobre áreas de atuação do MIG-29. Qualquer superioridade BVR do SU-35 sobre os velhos MIG-29 ucranianos vão para as cucuias e o combate será decidido com R-73 e canhão. Detalhe 1:… Read more »

Last edited 10 meses atrás by M4l4v|t4
Humberto

Uma dúvida que sempre tive: uma potência estrangeira, quando vende um equipamento militar avançado como um caça a outro país, não o vende “capado” da capacidade de detectar os seus próprios equipamentos? No exemplo em concreto: A então URSS não vendeu os jatos à Eslováquia “cegos” (eletronicamente) aos caças soviéticos?
Ou melhor dizendo: a URSS (e hoje a Rússia) não terá preservado meios de “jammear” com eficácia total o equipamento que ela mesmo vendeu?

Last edited 11 meses atrás by Humberto
Marcos R

Esses caças não estariam adaptados ao padrão da OTAN?

Ildo

Apenas comunicações/IFF.

Ildo

Na época da URSS havia 2 variantes de exportação; 1 para países do Pacto de Varsóvia e outra para terceiros.

Esses caças receberam equipamentos de comunição para operar no sistema OTAN, basicamente.

Assim como os MiG-29 e Su-27 ucranianos originais, só podem disparar armas guiadas ocidentais autonomanente, ou seja, não estão integrados a sensores do caça.

Seus mísseis ar-ar integrados são variantes obsoletas do R-73 e R-27.

lucena

(…)estamos fornecendo à Ucrânia equipamentos de que não precisamos mais e que não podemos consertar para nossas necessidades”. (…)
.
Mais “sucatas” para os ucranianos se defenderem contra as armas que funcionam e mais atualizada,modernas da parte dos Russos.
.
Em troca, os eslovacos recebem armas moderna made USA e dinheiro da UE…isso eu chamaria de negocio das arabias.
.
Essa guerra da Ucrânia… realmente entrará na história, como uma nação inteira foi rifada pelas superpotência militar.

João Dotto

Mais “sucatas” para os ucranianos se defenderem contra as armas que funcionam e mais atualizada,modernas da parte dos Russos.

Sucatas estas q estão dando trabalho aos russos.

Walsh

Rifada em que? Vc escreve como se os interesses ucranianos estivessem sendo contrariados. Quem decidiu resistir a Rússia foram os ucranianos, e eles aceitam a ajuda que outros quiserem dar.
Só a um culpado por toda esta desgraça, se chama Rússia. Saiam da Ucrânia e a guerra acaba amanhã, o resto é papo furado.

C G

É isso, no mais o tal segundo exército do mundo tá passando uma vergonha danada!

Luis Carlos

E qual o seria o primeiro?
O americano?
Acabei de ler que a impoluta Ucrânia está usando cinco mil projéteis de artilharia por DIA.
A produção americana é de 15 mil projéteis por MÊS.
Já estão reclamando que os estoques estão acabando.
Os russos gastam quatro a cinco vezes isso e continuam com o massacre diário no moedor de carnes.
Já foi dito por autoridades americanas e publicado aqui que os EUA não estão preparados para a guerra moderna.
E olha que estão falando de 300 mil soldados russos.
Uma pequena fração de suas F.A.

Santamariense

“A produção americana é de 15 mil projéteis por MÊS.”

Em qual cadência? Em quantas fábricas? Não existe espaço, dinheiro e
ão de obra para aumentar rapidamente o número de fábricas capazes de produzir munições simples como as de obuseiros? Isso não é problema. Tenta outra.

Sturmgewehrstgde

Pior são os russos que estão enviando “sucatas” T54 para a linha de frente contra as armas que funcionam e mais atualizadas e modernas da parte dos ucranianos.
O próximo passo dos russos será enviar T34 para a linha de frente.
kkkkkkkkkkl

Âncora

A Eslováquia dá exemplo e faz a coisa certa. Parabéns aos eslovacos, têm do que se orgulhar. A história lembrará dos que fizeram sua parte.

Palpiteiro

Mirage 2000 já estão sendo voados por ucranianos

Ildo

Especulação até o momento.

Santamariense

Fonte?

Ildo

Dá o exemplo de como ser fantoche, sem Soberania alguma, dos EUA/OTAN.

Receberão equipamento via FMS com suas condições típicas (25 carimbos de Washington e uma dúzia de estadunidenses de rayban para disparar um míssil de treinamento).

Sturmgewehrstgde

Pelo menos o míssil de treinamento e real, ao passo que o material de treinamento dos russos ou é de isopor ou de madeira.

Ildo

Fonte?

Impressionante como tem gente que gosta de fingir que tem “defesa nacional” no país comprando equipamento (quase sempre usado e obsoleto) dos EUA/OTAN…

Não tem a mínima noção do nível de instrusão das condições do FMS (idiossincráticas para cada região/país), pior ainda se estiverem condicionadas por Golden Sentry ou Blue Lantern… Na prática equipamento para desfile, inútil para defesa, tal o nível de retrição de uso…

E ainda “argumentam” que o problema é “orçamento” (menos para o oficialato das FAs)…

Santamariense

Fonte?

Ildo

Não sabe como funciona o FMS, Golden Sentry, Blu Lantern, etc?

Qualquer um com conhecimento elementar em geopolítica e minimamente aprofundado em defesa sabe disso…

Santamariense

Tu opinião. Nada mais. Essa é a tua fonte.

Ildo

É “opinião” do Departamento de Defesa e Estado dos EUA.

https://www.defense.gov/

https://www.state.gov/

Está online, público, basta pesquisar cada um desses programas.

Mas apenas para quem realmente tem interesse em se aprofundar e entender como a geopolítica de venda de armas dos EUA funciona…

A mais intrusiva do mundo. Na prática equipamento para desfile tal o nível de restrição a Soberania Nacional…

E tem gente que chama isso de “defesa nacional” e não pensa um palmo em relação a outras fontes…

Santamariense

Fonte?

Nilton L Junior

Vai ficar na garagem, se for perto da linha de contato não volta, a Rússia tem a superioridade aérea e uma supremacia limitada nos novos territórios.

Zeca

A vida e, principalmente, a guerra não é tão simples como você imagina

Vinicius Momesso

A Ucrania está “cega” por seus próprios meios. Se não fossem os dados enviados pela OTAN, os russos avançariam centenas de quilômetros por dia.

Sturmgewehrstgde

De onde se concluiu que a russia está “cega” por seus próprios meios. A OTAN esta dando um baile nos russos. Não avançam pq sabem que serão mortos pela artilharia ucraniana.
Futuramente a única coisa que os russos poderão fazer será RECUAR centenas de quilômetros por dia.

Nilton L Junior

A ucrania só existe até a hora que for de interesse do imperialismo atlanticista, quando esse interesse deixar de existir vai ser engolida pela polônia.

Santamariense

“imperialismo atlanticista”

Eu gosto dos termos… parece conversa de militante de DCE… Barbaridade …

Ildo

É; para quem não sabe o que é imperialismo e atlantismo (do norte)…

Luis Carlos

‘A vida e, principalmente, a guerra não é tão simples como você imagina.’ Concordo plenamente. A OTAN (principalmente os EUA) achava que armando a Ucrânia e construindo milhares de fortificações pelo leste do País seria capaz de intimidar os russos e até avançar na região. Ledo engano. A Rússia está macerando os ucranianos e todas as fortificações construídas ao custo de bilhões e bilhões de dólares. As imagens ‘lunares’ de Mariupol, Mariinka. Pervomaiske, Soledar e Bakhmut mostram o que uma pequena parte do Exército russo (Wagner PMC) é capaz de fazer. Erro de cálculo da OTAN Erro de cálculo dos… Read more »

Nilton L Junior

É bem simples, se os ucras tivessem algum poder aéreo não estava mendigando aeronave, mas simples que isso só desenhando.

Inimigo público

Na hora que levantar vôo o S-400 pega.

Sturmgewehrstgde

Quais S-400? Só se for os que estão defendendo Moscou pq na linha de frente foram todos destruídos pela artilharia ucraniana.

Ildo

Fonte?

Jagderv#44

Achei que já tinham sido abatidos.

Luiz

Esses Migs 29 chegaram na Ucrânia agora. Nem foram usados ainda contra os russos. Vamos ver quanto tempo essas aeronaves sobrevivem no teatro de guerra.

Ildo

Obviamente as chances são mínimas se operarem como caças (voando em altitude).

Sem falar que a imensa maioria dos melhores e mais experientes pilotos de caças ucraniano já morreram em combate…

Santamariense

Fonte?

Nilton L Junior

Cemitério??

Santamariense

Tu foi lá? Viu informações de fontes que não fossem contaminadas? Ora, vcs parecem papagaios, repetindo tudo que ouvem sem ao menos ter noção do que estão falando ou escrevendo ..

Ildo

Qualquer canal ucraniano no Telegram…

Luiz

Canal de Telegram ucraniano kkkk

Santamariense

Ah, essas são tuas fontes….não imagina algo melhor, mesmo.

Santamariense

imaginava*

Ildo

Caso vosmecê não saiba no Telegram tem fontes oficiais ucranianas e de centenas de unidades.

Leandro Assis

Me tirem uma dúvida por favor.
A Rússia não é uma potência espacial dotada de satélites espiões e de vigilância? Graças a esses satélites, ela não seria capaz de rastrear, visualizar e interceptar todo tipo de transferência de equipamentos da OTAN para o território da Ucrânia, por via terrestre e destruí-los (já dentro do território ucraniano) antes que os mesmos sejam empregados? Tais como HIMARS, veículos de transportes e infantaria, blindados, obuseiros e outros equipamentos.