Capacidade de combate decisiva criada pelo sistema de guerra eletrônica de última geração do caça Gripen E

A Guerra Eletrônica (EW) geralmente se refere à ação militar envolvendo o uso de efetores Eletromagnéticos (EM) e Energia Direcionada (DE). Ao longo de décadas, a EW moderna cresceu aos trancos e barrancos desde os dias de simples bloqueio de radares e sistemas de comunicação de rádio. Hoje, muitas vezes é percebida como sentir e ver, enganar e negar para garantir a capacidade de sobrevivência eficiente da missão. No entanto, nos ambientes de missão altamente contestados e em rápida mudança do futuro, isso não pode mais ser verdade?

Mas vamos começar do início… no domínio dos caças, EW é fundamentalmente dividida em três divisões:

  • Proteção Eletrônica (EP); inclui ações tomadas para proteger pessoal, equipamento e instalações dos efeitos do uso hostil, neutro ou amigável de EW, bem como fenômenos naturais que degradam, neutralizam ou destroem a própria capacidade de combate.
  • Ataque Eletrônico (EA); envolve o uso de energia EM, DE ou armas anti-radiação para atacar pessoas, equipamentos ou instalações com a intenção de degradar (suprimir), neutralizar ou destruir a capacidade de combate do inimigo.
  • Suporte Eletrônico (ES); refere-se a ações para procurar, interceptar, identificar e localizar fontes emissoras com a finalidade de reconhecimento imediato de ameaças, direcionamento, planejamento e condução de operações futuras.
Receptor e transmissor de quadrante na ponta da asa do Gripen E
Alerta de aproximação de míssil (MAWSU)

Os modernos sistemas de radar e defesa aérea estão cada vez mais ágeis em sua operação. Por meio do uso das tecnologias mais recentes, redes ágeis e novos métodos operacionais adaptativos, os pilotos de caça de hoje enfrentam ambientes de sinal extremamente complexos e voláteis. Isso significa que os requisitos das unidades de combate modernas e suas capacidades EW são muito exigentes.

Uma maneira de superar esses desafios é a utilização do Network Enabled Warfare, onde sensores e sistemas, tanto a bordo quanto em outras plataformas, trabalham de forma colaborativa. Isso permite a execução da missão EW de maneiras totalmente novas e eficientes que são imprevisíveis do ponto de vista dos adversários.

A troca automatizada de informações, combinada com a altamente evoluída Human Machine Collaboration (HMC) no Gripen E, oferece uma vantagem decisiva de informações que garante o curso de ação correto em todos os momentos do combate. Como resultado, o sistema garante consciência situacional única, capacidade de sobrevivência e letalidade otimizadas e sucesso de missão maximizado para cada missão.

Proteção Eletrônica Aprimorada, Ataque Eletrônico e Capacidade ISTAR

O Gripen EW System fornece proteção eletrônica maximizando o uso de tecnologias e aplicações de ponta. Ele oferece ampla cobertura espectral esférica de 360 graus, fornecendo assim a cada Gripen E um escudo eletrônico, proporcionando capacidade de sobrevivência em ambientes altamente contestados. O sistema funciona perfeitamente com o Radar Warning Receiver (RWR), o Missile Approach Warning System (MAWS), o dispensador BOL e outras contramedidas passivas e ativas.

O poderoso Sistema EW do Gripen E pode ser usado ofensivamente para missões de Ataque Eletrônico. Uma combinação de recursos de bloqueio interno e externo, recursos de radar personalizados, bem como chamarizes lançados do ar são usados, para combater, prevenir e confundir qualquer ameaça, eliminando significativamente a capacidade de combate do adversário de longo alcance. O sistema Gripen Electronic Counter Measures (ECM) pode suprimir com eficiência e degradar significativamente as habilidades de detecção, rastreamento e direcionamento de sensores e sistemas de armas do adversário.

A capacidade de Suporte Eletrônico do Gripen E é criada pelo uso altamente integrado do radar AESA, RWR e seus recursos de medição de sinal eletrônico, para detectar, identificar e localizar todas as fontes de energia EM irradiada. Isso permite recursos completos de inteligência de combate, vigilância, aquisição de alvos e reconhecimento (Combat ISTAR) no Gripen E, fornecendo um suporte muito valioso para todas as forças de combate amigas em cooperação.

Cockpit do F-39 Gripen

Como resultado do exposto acima e da arquitetura aberta do Gripen E, métodos/técnicas de software avançadas e o particionamento funcional da funcionalidade de voo e missão crítica, o Gripen foi projetado para ser facilmente adaptável, pois novos recursos podem ser rapidamente introduzidos no sistema quando novas ameaças surgem e à medida que novas tecnologias evoluem. Isso garantirá a relevância operacional contínua do Gripen E ao longo da vida útil da plataforma e dará ao Gripen E todos os recursos necessários para controlar o espectro eletromagnético e fornecer domínio aéreo em ambientes de alta ameaça nas próximas décadas.

NOTA: A primeira geração do alerta de radar da Saab foi instalada em um Saab 32 Lansen há mais de 60 anos durante a Guerra Fria. Como pioneiros em Guerra Eletrônica, a filosofia da Saab sempre foi investir em tecnologias inovadoras para detectar, enganar e combater ameaças da maneira mais inteligente possível.

FONTE: Saab

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
MIGUEL

Invencivel

Carlos

Onde está o Gripen F? Não temos mais informações. O projeto foi cancelado?

Alexandre Galante

Por enquanto não temos informações recentes sobre o Gripen Foxtrot. Quem sabe na LAAD não revelem algo.

Alecs

Espero ter notícias dos 2 que deveriam chegar no fim do ano passado e depois postergado para início desse ano. Já estamos aproximando o fim do primeiro trimestre e nada de mais entregas.

Fabio Araujo

Não foi cancelado, mas essa versão seria fabricada aqui no Brasil e não vamos mais fazer aqui. No orçamento da FAB consta que esse ano devemos receber entre 5 a 6 Gripens e deve ter o primeiro Gripen F chegando esse ano.

BK117

Na verdade o primeiro Gripen F está previsto para 2025 (antes da pandemia, era previsto para 2023).

Renato

Onde estão todos na verdade. Era pra chegar uns no final do ano passado, passou para o inicio desse ano, e até agora nem sinal.
Ôh cronograma enrolado esse.. Foi Jó que assinou???

Fábio CDC

Nada é invencível.

Rogério Loureiro Dhierio

Ao menos no papel.

Gladius Pompéu

O problema nunca foi o produto e sim o cliente enrolado . Reparei na sexta foto que o F39 brasileiro está com IRST ,talvez foi instalado apenas para testar os beneficios do ” bico ” levemente curvado pra baixo. A capacidade tecnológica sueca poderia ser utilizada na conversão de 2 ou 3 F39 F em plataforma semelhante ao Growler , multiplicador de forças .

Last edited 2 dias atrás by Gladius Pompéu
RPiletti

Sim, lá na Suécia, já viu alguma foto deles aqui no BR com o equipamento instalado?

Gladius Pompéu

O cliente é enrolado !

Vitor

De fato isso pesa muito… é $ contingenciado, é atraso, é obra na base que não ta pronta e não “Faz sentido receber as aeronaves” é piloto que não terminou o treinamento e por aí vai… essa inconstância de orçamento em toda maquina publica é o fantasma do atraso nesse país. Agora com essa administração do governo atual tende a piorar mais o que já é ineficiente.

Gladius Pompéu

A confusão é geral , vivemos num caos institucional , tudo é feito na base da emergência, basta observar o congresso , todo ano a mesma ladainha , a necessidade dos legisladores para manter seus currais assistidos mordem uma grande fatia do orçamento e , na imensa maioria das vezes sao obras fakes , superfaturadas , esmolas que por não fazerem parte de um planejamento amplo nacional , acaba nao tendo um resultado duradouro , e isto é geral , não ha legislação pró-brasil , fato , só remendos e invenções de moda ………

Jadson S. Cabral

Como se a “administração” do anterior fosse mais eficiente tbm… vejo isso como um problema do país, não de governos específicos

Marcos Silva

“Agora com essa administração do governo atual tende a piorar mais o que já é ineficiente”
Sei não. Militares incompetentes independe de governo. No (des)governo anterior de um militar,não se ajeitaram as coisas.
Álias,desde o governo militar(vulgo Ditadura),as coisas foram diferentes.

Fabio Araujo

A versão brasileira terá uma diferença em relação aos equipamentos de AEW, nossa versão usará uma versão diferente da versão sueca, a versão sueca vai ser mais capaz pois foi feita pensando nos sistemas S-400 e no SU-57, como aqui na região não tem nenhum dos dois a FAB optou por uma solução mais modesta, mas se no futuro surgir necessidade podemos trocar pela versão sueca de AE!
https://www.aereo.jor.br/2021/11/26/mudancas-nos-cacas-gripen-e-de-serie-e-diferencas-entre-as-versoes-da-fab-e-da-forca-aerea-sueca/

Carlos Campos

ei achei um erro, devíamos já comprar com a melhor versão EW

Jadson S. Cabral

E o dinheiro pra isso? É sempre a mesma ladainha. Uma coisa é o que queremos, outra é o que precisamos e outra totalmente diferente é o que podemos fazer.

Carlos Campos

demite algumas pessoas, pede pra alongar o prazo, diminui o offset, sei lá.

Marcos Silva

Independente de ser o versão sueca ou brasileira,40 caças,talvez 66(um dia quem sabe,ou não…mais provável) essa quantidade ridícula não vai suficiente pra nada SE invadirem o país. E se alguém for invadir o brasil,não vai ser nem a Venezuela nem os argies…

Carlos Campos

por isso que mesmo o adversário sendo um 5G, se estiver com o radar ligado, o gripen acha ele

Marcelo Bardo

Não necessariamente, pois se iniciaria um combate eletrônico. Aí o mais capaz neste quesito levaria vantagem.

Carlos Campos

não, pois o Gripen não estaria com o radar emitindo nada, o F35 nem saberia que está sendo rastreado, agora se fosse os dois com radar ligado a vantagem seria do F35 pois tem um radar mais potente capaz de cegar o Gripen, isso no papel, na realidade ninguém sabe, além de que os dois podem também usar das contramedidas, para atrapalhar os mísseis de longo alcance enganando o radar deles.

Jadson S. Cabral

O F-35 tbm poderia estar com o radar desligado e mesmo assim enxergar o Gripen, já que tbm possui IRST e vários sistemas de EW, que inclusive devem ser bem mais capazes, pelo menos nos americanos.

Carlos Campos

O IRST do F35 é muito bom, mas duvido que enxerga o Gripen tão longe assim, então daria no mesmo, outra coisa, eu disse que oEW do F35 é melhor, na verdade é melhor do Mundo, capaz de cegar até um S400.

Rafael

A questão é que o F-35 tem tudo isso daí que o Gripen tem pendurado, encaixado na sua fuselagem.

Carlos Campos

nossa se vc não contasse eu não saberia.

Underground

Bom dia!
Pergunta de leigo: tudo isso aí nada tem haver com não emissão de espectro eletromagnético, a exemplo de não emissão de aeronaves furtiva. Isso?

Alexandre Galante

Em vez de se concentrar na furtividade (stealth), na forma da aeronave, a Saab optou por se concentrar na guerra eletrônica ou nos sistemas EW para atingir objetivos semelhantes. Com jammers avançados, o Gripen E evita a detecção e consegue penetrar em espaço aéreo hostil, enfrentando ameaças como o caça Su-57 e o sistema antiaéreo S-400.

Last edited 1 dia atrás by Alexandre Galante
Underground

Minha pergunta ficou confusa.
Aeronaves furtivas, além da preocupação com o desenho e materiais, há preocupação na dissipação da carga elétrica estática que a própria aeronave gera. Assim, mesmo que o radar não esteja emitindo ondas, uma aeronave furtiva com requisitos de desenho e materiais pode ser rastreada pela carga elétrica.

Carvalho2008

Sim, é com destaque especial ao código aberto como premissa para receber indefinidos up grades. Ou seja, várias atualizações de forma rápida e prática.

Bardini

Não se concentraram na furtividade, simplesmente pq o caça é baseado no Gripen C.
.
Os novos projetos, além de maior furtividade, também tem sistemas de Guerra Eletrônica…
comment image

Alexandre Galante

Sim, sistemas de EW em aviões furtivos são ainda mais efetivos.

Luís Henrique

Somente o Gripen E sueco prevê esses enfrentamentos. O nosso veio com sistema EW downgraded justamente alegaram que aqui não precisamos enfrentar Su-57 e S-400.

Marcelo

Essa avionica moderna (recheio eletrónico) ne um aviao nao furtivo ja tem essa dissuasão agora voce imagina essa avionica moderna ne uma fuselagem furtiva o estrago que pode causar em qualquer adversário!!!

Nilton L Junior

E ainda tem gente que discorda da escolha.

Fábio CDC

Sou dos que discorda, uai. Direito nosso.

Nilton L Junior

Discordar com argumento não é problema pois isso permite um debate que aprimora os argumentos.

Marcos Silva

eu também,enfim,é o que tem pra hoje…

Hellen

O foguetão da INNOSPACE lançado com sucesso de alcantara !!!video

https://brazilianspace.blogspot.com/2023/03/operacao-astrolabio-foguete-hanbit-tlv.html?m=1

Foxtrot

Blá blá blá e conversa para boi dormir.
A propaganda da SAAB vai de mal a pior e ao que parece só foi bem sucedida no Brasil.

Matheus R

Em exercícios militares, tipo red flag, é permitido o uso de guerra eletrônica?