Capacidade de combate decisiva criada pelo sistema de guerra eletrônica de última geração do caça Gripen E

A Guerra Eletrônica (EW) geralmente se refere à ação militar envolvendo o uso de efetores Eletromagnéticos (EM) e Energia Direcionada (DE). Ao longo de décadas, a EW moderna cresceu aos trancos e barrancos desde os dias de simples bloqueio de radares e sistemas de comunicação de rádio. Hoje, muitas vezes é percebida como sentir e ver, enganar e negar para garantir a capacidade de sobrevivência eficiente da missão. No entanto, nos ambientes de missão altamente contestados e em rápida mudança do futuro, isso não pode mais ser verdade?

Mas vamos começar do início… no domínio dos caças, EW é fundamentalmente dividida em três divisões:

  • Proteção Eletrônica (EP); inclui ações tomadas para proteger pessoal, equipamento e instalações dos efeitos do uso hostil, neutro ou amigável de EW, bem como fenômenos naturais que degradam, neutralizam ou destroem a própria capacidade de combate.
  • Ataque Eletrônico (EA); envolve o uso de energia EM, DE ou armas anti-radiação para atacar pessoas, equipamentos ou instalações com a intenção de degradar (suprimir), neutralizar ou destruir a capacidade de combate do inimigo.
  • Suporte Eletrônico (ES); refere-se a ações para procurar, interceptar, identificar e localizar fontes emissoras com a finalidade de reconhecimento imediato de ameaças, direcionamento, planejamento e condução de operações futuras.
Receptor e transmissor de quadrante na ponta da asa do Gripen E
Alerta de aproximação de míssil (MAWSU)

Os modernos sistemas de radar e defesa aérea estão cada vez mais ágeis em sua operação. Por meio do uso das tecnologias mais recentes, redes ágeis e novos métodos operacionais adaptativos, os pilotos de caça de hoje enfrentam ambientes de sinal extremamente complexos e voláteis. Isso significa que os requisitos das unidades de combate modernas e suas capacidades EW são muito exigentes.

Uma maneira de superar esses desafios é a utilização do Network Enabled Warfare, onde sensores e sistemas, tanto a bordo quanto em outras plataformas, trabalham de forma colaborativa. Isso permite a execução da missão EW de maneiras totalmente novas e eficientes que são imprevisíveis do ponto de vista dos adversários.

A troca automatizada de informações, combinada com a altamente evoluída Human Machine Collaboration (HMC) no Gripen E, oferece uma vantagem decisiva de informações que garante o curso de ação correto em todos os momentos do combate. Como resultado, o sistema garante consciência situacional única, capacidade de sobrevivência e letalidade otimizadas e sucesso de missão maximizado para cada missão.

Proteção Eletrônica Aprimorada, Ataque Eletrônico e Capacidade ISTAR

O Gripen EW System fornece proteção eletrônica maximizando o uso de tecnologias e aplicações de ponta. Ele oferece ampla cobertura espectral esférica de 360 graus, fornecendo assim a cada Gripen E um escudo eletrônico, proporcionando capacidade de sobrevivência em ambientes altamente contestados. O sistema funciona perfeitamente com o Radar Warning Receiver (RWR), o Missile Approach Warning System (MAWS), o dispensador BOL e outras contramedidas passivas e ativas.

O poderoso Sistema EW do Gripen E pode ser usado ofensivamente para missões de Ataque Eletrônico. Uma combinação de recursos de bloqueio interno e externo, recursos de radar personalizados, bem como chamarizes lançados do ar são usados, para combater, prevenir e confundir qualquer ameaça, eliminando significativamente a capacidade de combate do adversário de longo alcance. O sistema Gripen Electronic Counter Measures (ECM) pode suprimir com eficiência e degradar significativamente as habilidades de detecção, rastreamento e direcionamento de sensores e sistemas de armas do adversário.

A capacidade de Suporte Eletrônico do Gripen E é criada pelo uso altamente integrado do radar AESA, RWR e seus recursos de medição de sinal eletrônico, para detectar, identificar e localizar todas as fontes de energia EM irradiada. Isso permite recursos completos de inteligência de combate, vigilância, aquisição de alvos e reconhecimento (Combat ISTAR) no Gripen E, fornecendo um suporte muito valioso para todas as forças de combate amigas em cooperação.

Cockpit do F-39 Gripen

Como resultado do exposto acima e da arquitetura aberta do Gripen E, métodos/técnicas de software avançadas e o particionamento funcional da funcionalidade de voo e missão crítica, o Gripen foi projetado para ser facilmente adaptável, pois novos recursos podem ser rapidamente introduzidos no sistema quando novas ameaças surgem e à medida que novas tecnologias evoluem. Isso garantirá a relevância operacional contínua do Gripen E ao longo da vida útil da plataforma e dará ao Gripen E todos os recursos necessários para controlar o espectro eletromagnético e fornecer domínio aéreo em ambientes de alta ameaça nas próximas décadas.

NOTA: A primeira geração do alerta de radar da Saab foi instalada em um Saab 32 Lansen há mais de 60 anos durante a Guerra Fria. Como pioneiros em Guerra Eletrônica, a filosofia da Saab sempre foi investir em tecnologias inovadoras para detectar, enganar e combater ameaças da maneira mais inteligente possível.

FONTE: Saab

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
MIGUEL

Invencivel

Carlos

Onde está o Gripen F? Não temos mais informações. O projeto foi cancelado?

Alexandre Galante

Por enquanto não temos informações recentes sobre o Gripen Foxtrot. Quem sabe na LAAD não revelem algo.

Alecs

Espero ter notícias dos 2 que deveriam chegar no fim do ano passado e depois postergado para início desse ano. Já estamos aproximando o fim do primeiro trimestre e nada de mais entregas.

Fabio Araujo

Não foi cancelado, mas essa versão seria fabricada aqui no Brasil e não vamos mais fazer aqui. No orçamento da FAB consta que esse ano devemos receber entre 5 a 6 Gripens e deve ter o primeiro Gripen F chegando esse ano.

BK117

Na verdade o primeiro Gripen F está previsto para 2025 (antes da pandemia, era previsto para 2023).

Renato

Onde estão todos na verdade. Era pra chegar uns no final do ano passado, passou para o inicio desse ano, e até agora nem sinal.
Ôh cronograma enrolado esse.. Foi Jó que assinou???

Fábio CDC

Nada é invencível.

Rogério Loureiro Dhierio

Ao menos no papel.

RPiletti

Sim, lá na Suécia, já viu alguma foto deles aqui no BR com o equipamento instalado?

Vitor

De fato isso pesa muito… é $ contingenciado, é atraso, é obra na base que não ta pronta e não “Faz sentido receber as aeronaves” é piloto que não terminou o treinamento e por aí vai… essa inconstância de orçamento em toda maquina publica é o fantasma do atraso nesse país. Agora com essa administração do governo atual tende a piorar mais o que já é ineficiente.

Jadson S. Cabral

Como se a “administração” do anterior fosse mais eficiente tbm… vejo isso como um problema do país, não de governos específicos

Eduardo Neves

Também fiquei com essa impressão, parece que é uma questão de torcida e isso não reflete a realidade, eu concordo plenamente com o seu comentário.

Marcos Silva

“Agora com essa administração do governo atual tende a piorar mais o que já é ineficiente”
Sei não. Militares incompetentes independe de governo. No (des)governo anterior de um militar,não se ajeitaram as coisas.
Álias,desde o governo militar(vulgo Ditadura),as coisas foram diferentes.

Vitor

Acho que seu comentário comprova o quanto você não entende de economia, orçamento e administração publica. Já esqueceu que enfrentamos uma Pandemia , que não tivemos crise de abastecimento e a recuperação foi acelerada? Orçamento quando é contingenciado é muito dificil fazer milagre. E por causa de Pandemia e de rombos anteriores tudo vem a conta gota ano apos ano e com possibilidade de contingenciamento.

Marcos Silva

Vc é que entende. Aliás,esse é um dos problemas do brasil: todo mundo ACHA que entende tudo de tudo. No fim,são somente palpiteiros e torcedores de políticos incompetentes
Esse governo,ou aquele governo,nenhum esteve comprometido com nada de bom pro país. Esse país aqui é somente o parquinho de diversões deles. E os militares também não se preocupam muito em encontrar soluções para seus problemas. Desde sempre é a mesma desculpinha,não temos orçamento.

Eduardo Neves

O problema do Brasil é o alinhamento automático aos interesses dos EUA, isso é muito ruim pois esses países não querem um Brasil forte e soberano pois podemos ter interesses diferente dos interesses deles e se o país se fortalecer não vai precisar ser submisso aos interesses dos EUA… Veja o caso dos navios do Irã, onde já se viu os EUA reclamar do Brasil deixar ou não os caras darem uma paradinha no Rio, isso não existe, eles tem que cuidar do país deles, se eles são inimigos do Irã nós não somos e não devemos ser pois o… Read more »

Marcos Silva

Concordo. mas não éos outros que me preocupa,e sim a falta de vontade de mudar as coisas nesse país Sempre é mais fácil arranjar uma desculpa.

Eduardo Neves

Você diz isso baseado em quê????

Fabio Araujo

A versão brasileira terá uma diferença em relação aos equipamentos de AEW, nossa versão usará uma versão diferente da versão sueca, a versão sueca vai ser mais capaz pois foi feita pensando nos sistemas S-400 e no SU-57, como aqui na região não tem nenhum dos dois a FAB optou por uma solução mais modesta, mas se no futuro surgir necessidade podemos trocar pela versão sueca de AE!
https://www.aereo.jor.br/2021/11/26/mudancas-nos-cacas-gripen-e-de-serie-e-diferencas-entre-as-versoes-da-fab-e-da-forca-aerea-sueca/

Carlos Campos

ei achei um erro, devíamos já comprar com a melhor versão EW

Jadson S. Cabral

E o dinheiro pra isso? É sempre a mesma ladainha. Uma coisa é o que queremos, outra é o que precisamos e outra totalmente diferente é o que podemos fazer.

Carlos Campos

demite algumas pessoas, pede pra alongar o prazo, diminui o offset, sei lá.

Marcos Silva

Independente de ser o versão sueca ou brasileira,40 caças,talvez 66(um dia quem sabe,ou não…mais provável) essa quantidade ridícula não vai suficiente pra nada SE invadirem o país. E se alguém for invadir o brasil,não vai ser nem a Venezuela nem os argies…

Carlos Campos

por isso que mesmo o adversário sendo um 5G, se estiver com o radar ligado, o gripen acha ele

Marcelo Bardo

Não necessariamente, pois se iniciaria um combate eletrônico. Aí o mais capaz neste quesito levaria vantagem.

Carlos Campos

não, pois o Gripen não estaria com o radar emitindo nada, o F35 nem saberia que está sendo rastreado, agora se fosse os dois com radar ligado a vantagem seria do F35 pois tem um radar mais potente capaz de cegar o Gripen, isso no papel, na realidade ninguém sabe, além de que os dois podem também usar das contramedidas, para atrapalhar os mísseis de longo alcance enganando o radar deles.

Jadson S. Cabral

O F-35 tbm poderia estar com o radar desligado e mesmo assim enxergar o Gripen, já que tbm possui IRST e vários sistemas de EW, que inclusive devem ser bem mais capazes, pelo menos nos americanos.

Carlos Campos

O IRST do F35 é muito bom, mas duvido que enxerga o Gripen tão longe assim, então daria no mesmo, outra coisa, eu disse que oEW do F35 é melhor, na verdade é melhor do Mundo, capaz de cegar até um S400.

Rafael

A questão é que o F-35 tem tudo isso daí que o Gripen tem pendurado, encaixado na sua fuselagem.

Carlos Campos

nossa se vc não contasse eu não saberia.

Underground

Bom dia!
Pergunta de leigo: tudo isso aí nada tem haver com não emissão de espectro eletromagnético, a exemplo de não emissão de aeronaves furtiva. Isso?

Alexandre Galante

Em vez de se concentrar na furtividade (stealth), na forma da aeronave, a Saab optou por se concentrar na guerra eletrônica ou nos sistemas EW para atingir objetivos semelhantes. Com jammers avançados, o Gripen E evita a detecção e consegue penetrar em espaço aéreo hostil, enfrentando ameaças como o caça Su-57 e o sistema antiaéreo S-400.

Last edited 1 ano atrás by Alexandre Galante
Underground

Minha pergunta ficou confusa.
Aeronaves furtivas, além da preocupação com o desenho e materiais, há preocupação na dissipação da carga elétrica estática que a própria aeronave gera. Assim, mesmo que o radar não esteja emitindo ondas, uma aeronave furtiva com requisitos de desenho e materiais pode ser rastreada pela carga elétrica.

Carvalho2008

Sim, é com destaque especial ao código aberto como premissa para receber indefinidos up grades. Ou seja, várias atualizações de forma rápida e prática.

Bardini

Não se concentraram na furtividade, simplesmente pq o caça é baseado no Gripen C.
.
Os novos projetos, além de maior furtividade, também tem sistemas de Guerra Eletrônica…
comment image

Alexandre Galante

Sim, sistemas de EW em aviões furtivos são ainda mais efetivos.

Luís Henrique

Somente o Gripen E sueco prevê esses enfrentamentos. O nosso veio com sistema EW downgraded justamente alegaram que aqui não precisamos enfrentar Su-57 e S-400.

Rui Mendes

Tem grande reportagem dos Grippens E, na revista airforces montly de este mês.
Até a capa é o Grippen, fala tudo lá e são grandes elogios aos caças, fala do Grippen E e dos C modernizados para padrão 20.2.

Marcelo

Essa avionica moderna (recheio eletrónico) ne um aviao nao furtivo ja tem essa dissuasão agora voce imagina essa avionica moderna ne uma fuselagem furtiva o estrago que pode causar em qualquer adversário!!!

Nilton L Junior

E ainda tem gente que discorda da escolha.

Fábio CDC

Sou dos que discorda, uai. Direito nosso.

Nilton L Junior

Discordar com argumento não é problema pois isso permite um debate que aprimora os argumentos.

Marcos Silva

eu também,enfim,é o que tem pra hoje…

Hellen

O foguetão da INNOSPACE lançado com sucesso de alcantara !!!video

https://brazilianspace.blogspot.com/2023/03/operacao-astrolabio-foguete-hanbit-tlv.html?m=1

Foxtrot

Blá blá blá e conversa para boi dormir.
A propaganda da SAAB vai de mal a pior e ao que parece só foi bem sucedida no Brasil.

Matheus R

Em exercícios militares, tipo red flag, é permitido o uso de guerra eletrônica?

Sergio

…..este não solta pecinha…….

Alexandre

Os Gripen E suecos, na mesma solenidade de entrega em que os 4 da FAB foram entregues, também estavam com o IRST instalado e, depois, em várias fotos, inclusive em voo, eles aparecem sem o IRST. Isso Não quer dizer nada, já que o IRST é de instalação modular.

Otafran Sousa Lima Brasil

O Saab F 39 Gripen E é um Caça de Geração 4++, isso significa entender que voa com capacidade de ser furtivo,é um dos Caças mais velozes no Mundo, atingindo mais de 2.400 km/H, consegui atingir alvos com os Mísseis Sidewinder e Metor a 200 km de distância, produz acrobacias aéreas extremamente agressivas. É o mais poderoso em toda a América Latina, custa em torno de 65 Milhões de Dólares. Asp Of R-2 Brasil, NPOR do 24° BC no EB em 1996