No dia 13 de março, mais um protótipo do J-35 foi visto (foto de abertura) ainda com seu longo tubo pitot no nariz, indicando que ainda está em voo de testes.

Não se sabe se este seria um dos dois primeiros protótipos 35001 e 35003 ou já um novo.

Hoje, foi divulgada um nova imagem do J-35 (abaixo), comparada com o demonstrador FC-31V2 matrícula 31003. Observar que o J-35 tem o trem de pouso fronta reforçado e com uma haste para acoplamento em catapulta. O novo caça chinês que vai operar a bordo do novo porta-aviões Fujian, Type 003.

O J-35 é uma evolução do caça FC-31, que apareceu pela primeira vez em forma de modelo em escala em 2011. Uma aeronave de demonstração voou em outubro de 2012.

O J-35 tem 17,3 m de comprimento, 11,5 m de envergadura, 4,8 m de altura e 50 m2 de área alar. O peso máximo de decolagem é de 28.000 kg (61.729 lbf). É propulsado por dois turbofans WS-13 com 56.75 kN de empuxo seco e 87.2 kN (19.600 lbf) com pós-combustor.

A velocidade máxima é de Mach 1.8 em grande altitude e o raio de ação de 1.200 km (650 milhas náuticas), ou 1.900 km com reabastecimento aéreo. O teto de serviço é de 16.000 metros.

Tem seis pontos duros externos para transporte de armas e uma baixa interna, com capacidade total de 8 toneladas de armas, incluindo 2 toneladas internamente.

Autoridades militares e da indústria dos EUA acreditam que, uma vez que o J-31/J-35 entre em serviço, provavelmente será mais do que páreo para os caças de quarta geração existentes, como o F-15 Eagle, o F-16 Fighting Falcon e o F/A-18E/F Super Hornet. Eles sugerem que a capacidade do caça chinês contra os caças mais novos, como o F-22 e o F-35 dos EUA, dependeria de fatores como número de plataformas, qualidade dos pilotos e capacidade de radares e outros sensores.

NOTA DA REDAÇÃO: A melhor imagem do J-35 até agora foi a do 3º protótipo, matrícula 350003, divulgada em julho de 2022:

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
lucena

Acho que os chineses não trocara só o F pelo J … entre o F e o J pode haver mais coisas

lucena

O projeto copia dos chineses em desenvolvimento até ao seu estado de arte … pode demorar um pouco… mas quando entrar em produção … a escala de produção da cópia chinesa … irá fazer ele altamente competitivo… e será no preço entre o F35 e o J35 onde veremos uma guerra interessante entre eles no mercado mundial.

Jonas

pelo menos esse ta com cara de que vai funcionar kkk

Manus Ferrum

Dragão alado!

Rômulo

Seguuuura o Dragão!

Hank Voight

Não te empolga não Qings

Tutor

Fizeram uma pichação na fuselagem do caça!!!

glasquis7

Não, é uma saudação.

Está escrito claramente: “Um abraço aos amigos do Poder Aéreo” Que vc não saiba ler chinês é outro problema.

André

Quando o Brasil irá produzir os próprios caças? O governo brasileiro não faz, Daqui a pouco, a própria positivo irá fabricar caças positivo…

fewoz

Nunca. Porque não há nem nunca haverá vontade política (não temos projetos a longo prazo, como China), dinheiro (enorme parte do Orçamento vai para pagar a dívida pública), nem escala suficiente que valha a pena (Para quem iríamos vender? Nem o Brasil compra em grandes quantidades. Olha a redução do número inicial do Guarani e do KC-390…). É desanimador ser brasileiro.

Neto

E nenhum político que subiu o palácio do Planalto fez questão de colocar luz sobre os valores da dívida.
.
Quantas vezes já pagamos parte dos empréstimos. Não há um limite? Que se não for para liquidar parte da dívida, que novos contratos não oportunize que o estado pague 10x uma dívida apenas em juros.
.
É bizarro.

Marcelo Bardo

Se a Positivo lançar serão fabricados na China, com o logo da Positivo kkkkkkkkk

Andre

No 7º paragráfo está escrito “armas e uma baixa interna”, acredito que seja “baia interna”, não?

“Autoridades militares e da indústria dos EUA acreditam que, uma vez que o J-31/J-35 entre em serviço, provavelmente será mais do que páreo para os caças de quarta geração”

Isso já não está óbvio para todos? Todo caça de 4gen vai ser muito inferior em combate aos 5gen. Só não ficou claro para aqueles que afirmavam que a furtividade era desperdicio de dinheiro.