A China lidera o mundo em 37 das 44 tecnologias críticas, de acordo com um relatório de um think tank australiano

A China lidera o mundo em 37 das 44 tecnologias críticas, com as democracias ocidentais ficando para trás na corrida por avanços científicos e de pesquisa, revelou um relatório de um think tank australiano.

A China está em posição de se tornar a maior superpotência tecnológica do mundo, com seu domínio já abrangendo defesa, espaço, robótica, energia, meio ambiente, biotecnologia, inteligência artificial (IA), materiais avançados e tecnologia quântica chave, de acordo com o relatório do Australian Strategic Policy Institute (ASPI).

As principais áreas dominadas pela China incluem drones, aprendizado de máquina, baterias elétricas, energia nuclear, fotovoltaica, sensores quânticos e extração de minerais críticos, de acordo com o Critical Technology Tracker divulgado na quinta-feira.

O domínio da China em alguns campos é tão arraigado que todas as 10 principais instituições de pesquisa do mundo para certas tecnologias estão localizadas no país, de acordo com o ASPI.

Em comparação, os Estados Unidos lideram em apenas sete tecnologias críticas, incluindo sistemas de lançamento espacial e computação quântica, de acordo com o ASPI, que recebe financiamento dos governos australiano, britânico e americano, bem como de fontes do setor privado, incluindo as indústrias de defesa e tecnologia. .

O Reino Unido e a Índia estão entre os cinco principais países em 29 das 44 tecnologias, com a Coreia do Sul e a Alemanha entre os cinco primeiros em 20 e 17 tecnologias, respectivamente, disse o relatório.

O ASPI disse que a crescente proeza da China em tecnologias críticas, que o think tank credita ao planejamento de políticas de longo prazo, deve ser um “alerta para as nações democráticas”.

“A longo prazo, a posição de liderança da China em pesquisa significa que ela se estabeleceu para se destacar não apenas no desenvolvimento tecnológico atual em quase todos os setores, mas também em tecnologias futuras que ainda não existem”, disse o ASPI em um comentário que acompanha o relatório.

“Se não for controlado, isso pode mudar não apenas o desenvolvimento e controle tecnológico, mas também o poder global e a influência para um estado autoritário onde o desenvolvimento, teste e aplicação de tecnologias emergentes, críticas e militares não é aberto e transparente e onde não pode ser examinado por sociedade civil independente e mídia”.

O think tank apresentou 23 recomendações para os países ocidentais e seus parceiros e aliados. Eles incluem o estabelecimento de fundos soberanos para financiar pesquisa e desenvolvimento (P&D), facilitar vistos de tecnologia, “friend-shoring” e subsídios de P&D entre nações e buscar novas parcerias público-privadas.

Os EUA e a China estão presos em uma competição acirrada por poder e influência que estimulou movimentos para dissociar suas economias. O governo do presidente dos EUA, Joe Biden, lançou uma série de controles de exportação e incentivos fiscais com o objetivo de prejudicar a indústria de tecnologia da China e restaurar a manufatura doméstica.

Na quinta-feira, o Departamento de Comércio dos EUA adicionou unidades da empresa de genética chinesa BGI e da empresa de computação em nuvem Inspur a uma lista negra comercial por supostamente apoiar os militares chineses e facilitar a vigilância do governo.

FONTE: Al Jazeera

Subscribe
Notify of
guest

95 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Emmanuel

Nada de novo.

Marcelo Bardo

Brasil nem aparece na lista…

Irineu Gonçalves

O Brasil é um zero a esquerda no quesito tecnologia.

Antonio Cançado

Em todos os quesitos.

Cristiano de Aquino Campos

Não amigo, somos grandes produtores de comida!

Von Richtoffen

Soja. Pra engordar gado na China.

Marcus mendes

Engordar porcos.

Cristiano GR

Te pergunto uma coisa: Se tu és um pequeno produtor do interior do RS ou Paraná e num ato de empreendedorismo e coragem decide se mudar com a família para um dos estados do Cerrado porque lá a terra, nos anos 80, era muito barata em comparação com o valor das terras nos estados do Sul, podendo comprar mais que o dobro de terras no Cerrado com o valor das terras vendidas no Sul. Com o trabalho e esforço teu e de outros familiares que fossem junto, depois de uns 20 anos vocês se tornassem grandes produtores, com colheitadeiras mais… Read more »

Jorge

KD a bomba nuclear?? KD os satélites espiões?? KD a tecnologia de semicondutores? Comida é mais que obrigação!!

Otto Lima

Nem essa obrigação o Brasil cumpre, pois há 33 milhões de brasileiros passando fome e outros 80 ou 90 milhões em situação de insegurança alimentar.

Luiz

Na tecnologia de semicondutores de última geração a China está mais de 10 anos atrasados em relação aos EUA, Coreia do Sul e Taiwan.

Adriano Madureira

Não amigo, somos grandes produtores de comida!”

Comida?! Grande coisa…Sem armas e tecnologia própria para nos defender, comida e outros bens podem ser roubados, como um “grande” país está fazendo ao leste do rio eufrates, na síria…

se apossou do território e está explorando, tudo em nome da democracia é claro…

comment image

Otto Lima

Nosso agro é muito mais frágil do que você pensa, pois depende de insumos importados para produzir. Silos de grãos dos Estados Unidos, fertilizantes e defensivos agrícolas da Rússia, máquinas da China, medicamentos veterinários da Índia…

Cristiano GR

Todos os países dependem uns dos outros, vejam o exemplo da China, só mudou e cresceu economicamente depois que abriu o mercado. Olhem o atraso da Coreia do Norte por conta do embargo e do regime. Não existe máquina agrícola que o Brasil não possa construir. Os fertilizantes serão resolvidos com o tempo. Os medicamentos é uma questão mercadológica, cambial. Mas tudo também se torna menos viável devido aos altos impostos e o custo caro dos governos e funcioanlismo público brasileiro. Verdadeiros funis de dinheiro.

Mihaelo

É um mito o alto custo do funcionalismo! Os funcionários públicos brasileiros tem os salários mais baixos do mundo e com salários congelados por até mais de 10 anos como no caso do funcionalismo estadual do RS. São somente o judiciário e o legislativo que tem altos salários e estes 2 poderes representam menos de 10% do funcionalismo! E o Brasil tem baixíssima taxação impositiva! Aquí os ganhos de capital são isentos de imposto de renda! Enquanto o trabalhador que ganha 1,5 sem tem que pagar!! Não existe e nunca existiram país desenvolvido baseado numa economia agromineral exportadora, como et… Read more »

Mauro Cambuquira

Nem todos, somos líderes em atrapalhadas e jeitinhos para dar jeito em coisas erradas.

Cristiano GR

Nem tanto. Muito é o que os outros querem que você pense. Há muita propaganda contra o Brasil feita por diversos interessados. Sempre houve, desde a época do Império e, inclusive, antes.
Os brasileiros esforçados e que realmente estudam e se dedicam, superam a falta de recursos e o pouco patrocínio e desenvolvem muitas tecnologias, acontece que o medo dos empreendedores, com a instabilidade econômica e política e com a concorrência externa, faz com que eles não invistam na transformação/desenvolvimento das tecnologias em produtos e os talentos acabam sendo contratados por empresas e agências de outros países.

RenanZ

KKKK, ia comentar algo do tipo: “engraçado o Brasil não aparecer na lista”

Luis Carlos

E daqui a pouco alguém vai falar: Relatório feito para destinar mais verbas para empresas americanas.’.
Como se isso fosse adiantar e como se realmente existisse esse dinheiro.

Heli

Daqui a décadas continuaremos exportando minério de ferro, soja, café (o grao), laranja e cacau. Nossa elite só sabe mamar no Estado (com empréstimos dos bancos estatais, com favores ilícitos de políticos) e depois vêm dizer q o Estado só atrapalha a economia. Nossa elite nunca investiu em pesquisa e inovação. Aí assistimos um país do tamanho da Coreia ter um PIB maior que o nosso. Se voce for num hospital na Coreia, praticamente tudo que é aparelho complexo é feito lá pela LG, Samsung e outras. Aqui no Brasil não conseguimos fabricar um comprimidos de vitamina C sem ter… Read more »

Henrique A

O Brasil tem uma economia menor que a da Rússia e Irã mesmo essas duas sendo sancionadas até o talo.

O Brasil é um país em que os estudantes passam 8 anos na escola e saem sem saber cálculo de segundo grau e escrever um texto direito; onde asfalto ainda é raro; até hoje não asfaltaram a Transamazônica por inteiro.

Tem muita coisa errada no Brasil.

Last edited 1 ano atrás by Henrique A
Filipe Prestes

De onde vc tirou que a economia do Irã é maior que do Brasil?

Henrique A
Silmar

Hoje está igual o Brasil 12 segunda no ranking mundial

Luiz

“O governo do presidente dos EUA, Joe Biden, lançou uma série de controles de exportação e incentivos fiscais com o objetivo de prejudicar a indústria de tecnologia da China e restaurar a manufatura doméstica.”

A economia liberal dos EUA não é tão liberal assim.

Carlos Crispim

Falta EDUCAÇÃO. Mas não educação Paulo Freire, falta educação TRADICIONAL, valorizar o professor com salário digno, mas infelizmente com um congresso mamando 10 bilhões por ano, com tendência de crescimento exponencial, um sistema que cuspiu o ex-presidente por que acabou com a “harmonia entre os podere$”, os corruptos sendo soltos e cidadãos de bem presos, assim TODES nós vamos para o buraco.

André Macedo

O método de Freire é ensinado em Harvard e Oxford, mas o que essas duas sabem sobre educação né?
Temos que ensinar mesmo é que 64 foi uma “contrarrevolução”.

Só pode ser piada mesmo, o ex presidente que tu apoia sucateou as UFs o máximo que pode e tu vem meter uma dessa.

Last edited 1 ano atrás by André Macedo
Cristiano GR

kkkkk método de freire, com minúscula mesmo, é ensinado em Haarvard kkkkk
Só se for como exemplo do que não fazer. Ou assim “vejam isso meus alunos, isso é um exemplo da incapacidade dos latinos e do quão errado eles ensinam”. Por favor!
Imagina uma criança ir passando de ano sem nunca rodar em sem saber multiplicar ou dividir e sem saber escrever ou fazer uma redação. kkkkkk
É cada uma.

Von Richtoffen

Que ignorância sobre Paulo Freire. Isso que dá ser doutrinado pelo ZAP.

João Augusto

Mais uma vítima do espantalho.

Alexandre

Não exite essa de cidadão de bem preso, todos que particiiparam e efetivamente invadiram e destruiram bens públicos com o nítido objetivo de promover um golpe de estado são criminosos. Provavelmente muitos que criticam Paulo Freire nunca leram sequer uma única linha escrita por ele, e se leram ou por incompetência e déficit cognitivo ou por pura ignorância não foram capazes de enter o que estava nítido e claro .

Augusto

Pessoal, esqueçam as eleições, o atual governo e um fato consumado. Se o povo brasileiro quer continuar votando nesses políticos corruptos o problema e deles (não dependo desses vagabundos para tirar meu sustento e nem possuo politico de estimação). Como diria o ditado, cada povo tem o governo que merece. Mas depois essa turma ai não adianta reclamar e falar que politico e tudo corrupto.

Vamos focar no assunto da matéria.

Mercenário

E a Embraer, que você citou como exceção, usa motores e aviônicos importados.

Comte. Nogueira

Japão, Itália, França, entre outros, também não.
Somente os membros do “five eyes”…

Tomcatwolf

Se fosse na construção de carros alegóricos de carnaval ou trios elétricos…o Brasil estaria na liderança dessa lista.
Realmente o Brasil um “país do futuro”

M4l4v1t4

Inventamos a Juristocracia Woke.Superamos o EUA e a Europa.

Agressor's

Foram as consequências dos rumos que tomamos. O Imperador do Brasil, era aclamado pelo povo mais pobre e foi deposto e expulso de sua pátria pelas elites, passou os últimos dias morando em um hotel modesto de Paris. Foi popular até nos Estados Unidos depois de uma visita onde foi muito bem recebido e chegou a ser votado pra “presidente da república” numa das eleições estadunidenses, fato histórico muito curioso. O Golpe de Estado que instaurou a República no Brasil nunca foi bem aceito pelos militares da Armada Imperial. No dia em que Dom Pedro II foi deposto a Marinha… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
LEILA

De fato com o fim do reinado o Brasil deixou de ser grande. A partir dai o populismo de esquerda, imperou no Brasil.

Luciano do Prado

Essa e quem positivou esse comentário devem ter hibernado nos últimos 100 anos no mínimo

M4l4v1t4

Fiz um comentário que infelizmente foi bloqueado. Então, desisto dele e faço outro comentário: É fácil falar que o Dom Pedro II iria focar em industrialização do país agora, que sabemos que aquele período era crucial para qualquer nação fazer isso e aquelas que não o fizeram pagariam um preço altíssimo durante os próximos 150 anos ou mais. Falar agora é fácil. Pois eu digo que ele fez justamente o contrário. Ele perseguiu o Barão de Mauá. E qualquer um que tenha mais que dois neurônios sabe que a industrialização, ao contrário do que você diz, não era conseguida através… Read more »

Von Richtoffen

O Golpe de 1889 era “liberal”, mas o poder oligarca era, essencialmente, agrário, café, basicamente. Não há industrialização que prospere nesse ambiente. Industria mesmo só a partir da CSN e com JK.

Agressor's

Essa história de que Dom Pedro pessoalmente boicotou Mauá, em especial por causa da história da pá, surgiu do livro de Jorge Caldeira, que, embora seja muito bem escrito, faz interpretações sobre os pensamentos íntimos dos personagens sem nenhum apoio em documentos. É fato que o projeto industrialista de Mauá ia na contramão da estrutura econômica brasileira da época, mas atribuir sua queda a um movimento pessoal de Dom Pedro não tem base factual. Dom Pedro inclusive, em outra ocasião surpreendeu os circunstantes ao tirar o casaco e consertar um telescópio durante uma visita a um observatório nos Estados Unidos.… Read more »

Marco

Negativo! todos os países tecnologicamente avançados alcançaram esses postos por meio de um investimento estatal imenso em pesquisa e implementação. Vide China, Coreia do Sul, EUA, Alemanha e etc. Estado mínimo é economia liberal é apenas uma engenharia de dominação bem elaborada pelo poder econômico internacional. O Brasil só vai ser grande qdo estado investir pesado em educação e industrialização.

Von Richtoffen

Pedro II foi deposto pelos militares insatisfeitos com seus soldos e influência política. O tal do povo (você deve estar querendo se referir a sociedade civil, mas vá lá…) que o “aclamava” não moveu uma palha para resistir ao golpe. O primeiro ato dos militares foi aumentar os soldos em mais de 25%, depois promoções em massa.
Não houve nenhuma tropa, nem apelo de Almirante algum. De fato houve uma vaga ameaça de bombardear a cidade, mas revolta mesmo só a da Chibata.

Alexandre

O povo brasileiro na época em grande parte escravos ficaram felizes em ter iluminação e telefone nas senzalas! O povo brasileiro a maioria cobtituidas de miseráveis ficaram felizes em ter prosperidade e crescimento econômico. Na realidade o povo nunca foi uma preocupação para os donos do poder a não ser quando se rebelava; aí sim toda atenção era voltada para o povo e sempre atraves de uma violenta repressão.

Augusto

Esplendido Agressor’s! Se perguntar para um brasileiro qual foi o maior brasileiro de todos os tempos, alguns vão falar que foi o Pelé ou o Ayrton Senna, mas na verdade Dom Pedro II está em disparado no topo dessa lista. Grande estadista, o único estadista de verdade que esse pais teve. Pena que ele já estava muito idoso para tentar fazer alguma coisa contra o golpe covarde do exercito e dos oligarcas. Vale lembrar que que esses oligarcas “republicanos” estavam ressentidos com o imperador por ter consentido com a abolição da escravatura. Essa corja através de seus descentes governam o… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Augusto
Renan

O eterno país do futuro “Deitado eternamente em berço esplêndido..” que nunca vai passar mesmo é do país das bundas e do futebol (e até nisso capenga kk..)

Essa é a triste realidade.

Sergio

Estes ai não “soltam pecinha”……

Carlos Campos

China tá imparável, por isso acredito que eles vão continuar engolindo sapo sobre Taiwan, vão levar humilhação atrás de humilhação até que Taiwan seja reintegrada na força economica.

ERIVELTON

Um erro. Nenhum pais rico quer perder a soberania por conta de fatores econômicos. Talvez nem mesmo países pobres. Agora se você falar de fatores culturais e políticos ai sim. Mas só economia não. Nenhum pais com plena democracia aceita ser tomado por uma ditadura por causa da economia. A tomada se vier, virá a força mesmo.

Carlos Campos

ótima discordância, mas vejo a Elite de Taiwan no futuro “vendendo” Taiwan, ou eles se contentam em perder mercado e o o Status de Economia forte, país rico ou se dobram, na minha opinião foi o que o Japão fez, abdicou de ser a maior potência econômica, o que ficou acordado ninguém sabe.

Antonio

A única coisa que importa é economia. Aa questões culturais vão a reboque da economia e determinadas pela economia. Cultura é consequência e não é determinante.

Von Richtoffen

A China é paciente, sabe que Taiwan será integrada economicamente, cedo ou tarde.

WSilva

Por enquanto é o melhor a se fazer, até porque a China está bem escorada legalmente na ONU, então digamos que o G7 decida reconhecer Taiwan como país, isso seria uma escalada sem precedentes, mas ainda assim Taiwan não teria reconhecimento geral dentro da ONU, e como membro permamente no Conselho de Segurançã da ONU a China tem poder de veto e qualquer resolução favoravel a Taiwan não passará. Além disso Taiwan teria que realizar uma reforma geral interna pois a constituição da ilha é completamente chinesa criada pelo KMT sendo o nome oficial da Ilha Republica da China. Problema… Read more »

Joanderson

Eu vi a bandeira do Irã ali ou foi Implessao?
E por falar em Irã vi qui o pib deles ja é do tamanho do nosso sendo qui já está um pouco mais acima.
Como qui pode o Brasil um pais gigante com uma população grande e que tem boas relações com todo mundo, ser alcaçado por um pais do tamanho de um estado nosso com uma pulação menor e qui está a decadas sobre sanções severas.
Ja estou achando qui não merecemos esse pais.

ERIVELTON

Impressionante, mesmo com Sansões. Lembrando que a Persia já foi a maior potencia mundial em algum momento na antiguidade.

Willber Rodrigues

Sanções, mas os EUA e o resto do mundo continuam comprando petróleo deles.
Ué, que tipo de sanção é essa, aonde você compra o principal produto de exportação do país sancionado?

Luis Carlos

Essa semana o Irã publicou um vídeo de um novo míssil de cruzeiro.
Se não me engano, tem cerca de 1.600 km de alcance.

Komander

Eu também vi! Antes da bandeira do paraguai e depois da bandeira do brasil

Matheus

Povo mediocre, simples.

ERIVELTON

Muito estranho este relatório. seria uma propaganda do partido comunista? motores de aviões avançados a china supera com larga distancia os EUA? e a general eletric? Pratt & Whitney? O F135? F119? Lançadores espaciais? Cadê a SpaceX e outras empresas privadas e também a NASA? Missão Artemis? SLS? Biotecnologia a China vence, sendo que as 10 maiores empresas do mundo neste setor são Americanas ( Exceto a BAYER). Não há de se negar a ascensão Chinesa mas me parece um relatório meio tendencioso daqueles que veem a China como o “Império do bem” diante do malvado Imperio do mal dos… Read more »

Fernando

Rapaz, melhor vc acordar

Alfredo Araujo

ALTAMENTE tendencioso.
Até hj a China é dependente dos fumacentos motores aeronáuticos russos… rsrs

sub urbano

Italia no top 5 só se for em robôs de enrolar macarrão e tomates secos supersônicos kkk me ajuda aí q lista horrivel é essa

Up The Irons

Você só pode estar brincando!
Empresas italianas que lembrei que produzem tecnologia de ponta em vários nichos, de motores de carros e foguetes a robôs e satélites; aviões, helicópteros e navios. Se pesquisar tem bem mais:

Avio
Selex
Alenia
Telespazio
Comau
Agusta Westland
Fincantieri
Leonardo
Ducati
MV Agusta
Aprilia
Ferrari
Lamborghini
Pagani
Maserati
Alfa Romeo
Iveco

Sabem nada de engenharia esses italianos, coitados. Tanto que quase não são copiados por você sabe quem…

WSilva

A Itália já foi melhor. Basta ver os carros fraquinhos de F1 que os italianos estão colocando na pista toda temporada, é só vexame. rs

Allan Lemos

Enquanto o Ocidente se preocupa com o “todes”, a China se preocupa em se fortalecer.

sub urbano

Canada, Alemanha e Coreia do Sul entre os mais desenvolvidos na fabricação de foguetes?

Filipe Prestes

Provavelmente componentes de foguetes

Filipevieira78

Brasil podia estar nessa luta mas devido aos políticos de MMN que temos…vida que segue

Renan

Políticos nada amigão, vamos deixar de terceirizar nossas mazelas.

Temos um povo majoritariamente atrasado, incompetente, preguiçoso, desonesto, com baixíssimo estudo, e mais um monte de outros “adjetivos” merecidos que encheriam essa página, governo é só um reflexo.

E vida que segue..

Augusto

Por que xingar os políticos se e o próprio povo que coloca eles lá? Como Renan disse governo é só um reflexo do povo que eles governam.

Adriano madureira

Que drone bonitão 🤔🇨🇳‼️

Moisés

Aqui as pessoas aplaudem quando a união corta em investimento em P&D. Até pouco tempo atrás (2 semanas) um mestrando recebia 1500 e um doutorando 2200 para realizar uma pesquisa de nível acadêmico. O resultado é esse que vemos hoje.

Von Richtoffen

Exato! E vêm falar de “Paulo Freire”, “doutrinação” e demais fantasmas. Acham que pesquisa brota do chão espontaneamente.

SmokingSnake 🐍

Décadas de doutrinação e paulo freire vs 4 anos. O culpado é tão óbvio quanto 2+2, quatro anos não forma nem 1 geração.

Augusto

Os 4 últimos anos não mudaram nada para o Brasil (mas pelo não não estava caindo para o fundo do ralo, pelo menos no plano econômico). O que eu acho uma baita de safadeza e colocar na conta desses últimos 4 anos todos o problemas desse pais das ultimas 3 décadas (principalmente dos últimos 16 anos)

Luis Carlos

Ao que parece, o binômio Estado X Academias Oficiais de Ciência estão dando mais resultado que o desenvolvimento baseado em empresas particulares.
Mas isso parece meio óbvio, visto que a capacidade de investimento do Estado é milhares de vezes maior que a de uma empresa sozinha.

RenanZ

Claro, afinal é uma via de mão única, o Estado não produz, apenas arrecada

LEILA

É por isso que as contas da economia chinesa não batem. Era para o governo chines estar devendo para as empresas e bancos ( divida de 80% sobre o PIB) e não as empresas chinesas ( divida de 350% sobre o PIB). A contabilidade chinesa Simplesmente não bate com a realidade. Lembrando que investimento é uma espécie de “Divida”, pois vc tem um gasto agora, para ter receita no futuro.

Von Richtoffen

A divida interna do Japão é de mais de 200%

WSilva

Então quer dizer que a China, FMI(americano) e FEM estão mentindo para a humanidade sobre os dados da China?

SmokingSnake 🐍

Acho engraçado que essa agenda política e cultural progressista (que é derivada do socialismo) não está dando certo nem nos países desenvolvidos e o Brasil que já é ferr@#** entra nessa onda, rumo ao poço sem fundo.

sub urbano

bozó é bom?

Augusto

Certo colega, mas o que tem haver o bozó com agenda progressista? Não sabia que só ele é remédio para isso.

Teoli

Enquanto um parlamentar, que já tem salário alto, continuar ganhando auxílio moradia maior que o salário dos professores e auxílio terno maior que salário da maioria dos trabalhadores e continuar cortando verbas da educação e do P&D para “reduzir gastos” nunca avançaremos em tecnologia e sempre seremos dependentes….. afinal, nesse “feudalismo democrático” pequenos grupos lucram com a ignorância da grande maioria em um ambiente regado de jogos de interesses… assim a gente nunca vai para frente…

Antonio Cançado

Legal, mas e NA PRÁTICA?

MIGUEL

Italia na Lista, significa Brasil na lista tambem

Nilton L Junior

Nois temu Alcântara.

Diego

Brasil segue parado no tempo. O que importa é o futebol e o carnaval

Andre

EUA como líder em Design e fabricação de circuitos integrados, com todos os equipamentos de fabricação dos CIs mais avançados vindo da Holanda e a maioria dos CIs mais avançados sendo fritos em Taiwan?

A China liderando a área de Biocombustíveis, com o Brasil liderando essa iniciativa há mais de 40 anos?

Está parecendo mais uma daquelas iniciativas dos militares americanos conseguirem mais grana e apoio. Superestimar os “adversários” tem dado certo há uns 50 anos e mantido os EUA como principal superpotência nesse período.

Danilo Gentili 2026

A elite brasileira é uma gente fútil, e que mama no governo. Vcs em vez de darem chance pra quem trabalha como o kim Kataguiri, e o mbl, ficam apostando em populistas, políticos de 30 anos de congresso e nenhum feito. Tem mais é que de lascaa msm

Prezado “Danilo”

Propaganda política não é permitida neste blog. Solicitamos que mude seu apelido. Leia as regras:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Cristiano GR

“A China lidera o mundo em 37 das 44 tecnologias críticas…”
Colocaram dessa maneira para não ficar tão feio e impactante como seria se fosse no estilo placar: China 37 x 7 Todos os países do Ocidente.

Manus Ferrum

Grande conquista. Como o programa espacial chinês amadureceu em técnica, capacidade e saber fazer.