Após reunião ministerial, prazo para pessoas não indígenas deixarem a região foi reduzido

Os Ministros da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, e da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino de Castro e Costa, anteciparam o término dos corredores no interior da Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA) no espaço aéreo em terra indígena Yanomami. Agora, pessoas não indígenas só poderão voar para fora da região até o dia 6 de abril de 2023. Anteriormente, o prazo estava previsto para o dia 6 de maio.

Em reunião, o Ministro da Defesa afirmou que a medida “é importante para desincentivar e desestimular” o garimpo ilegal no território Yanomami, em Roraima.

Para o cumprimento das medidas, o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) determina que as aeronaves terão autorização de voo desde que se mantenham dentro dos limites laterais e verticais estabelecidos. As medidas estarão em vigor até o dia 6 de abril de 2023, quando deixarão de existir e ocorrerá o bloqueio do espaço aéreo. O novo prazo foi normatizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), por meio de NOTAM (do inglês Notice to Air Missions), que informa à comunidade aeronáutica sobre a operação.

As aeronaves que descumprirem as regras estabelecidas nas áreas determinadas pela Força Aérea estarão sujeitas às Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA).

O COMAE é o responsável pelo planejamento, coordenação e execução das Ações de Força Aérea voltadas para a Tarefa de Controle Aeroespacial durante a Operação Escudo Yanomami 2023, conduzindo os meios aéreos necessários para identificação, coerção ou detenção dos tráfegos voando na área de interesse.

A-29 Super Tucano

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DOUGLAS TARGINO

Olha, eu concordo com tais atos sim, pois tudo que não tem fiscalização termina sendo muito pior do que quando tem fiscalização (se é que me entendem). Agora essa galera vai migrar para um outro local, tal qual igual esse, então não adianta expulsar dai e eles irem fazer mesma coisa em outro local.

Rodrigo Maçolla

Sim é fato Douglas, Claro alguma coisa precisava ser feita mas Agora vão mesmo para outro local, Nesse problema,como em outros o buraco é mais em baixo. O que impulsionou um salto gigante do Garimpo ilegal foi uma lei de um deputado do PT, Aprovada no Governo da Dilma em 2013 que “esquenta” o Ouro garimpado de locais ilegais, Nessa lei da presunção da boa fé basta a palavra do vendedor do mineiro para atestar que este é legal e o comprador presume que é verdade e não é punido se um dia for provado o contrário. Então agora alem… Read more »

Um Simples Brasileiro

Ai viria a noção de monitoramento dessa migração.

Rinaldo Nery

Amigos, NOTAM NÃO É ¨Notice to Air Missions¨ É ¨NOTICE TO AIRMEN¨! kkkkkkkk

Camargoer.

Olá Rinaldo. Não entendi… acho que me faltou conhecer o jargão. Eu sei que piada explicada perde a graça, mas desta vez vou pedir. Riso. Fica tranquilo. Não entendi mesmo..

Rinaldo Nery

Um blog de aviação, com anos na praça, não pode cometer esse tipo de erro primário.

Rinaldo Nery

Bastava ir no Google checar.

Rinaldo Nery

Opa! Desculpem! O erro foi do CECOMSAER! Nossa! Vergonhoso! Pior ainda. Que amadorismo.

Matheus

Bem a cara da FAB, né? Rsrsrsrsr

Camargoer.

Caro. Você fez uma grande confusão. O servidor público ingressa na carreira por concurso, exatamente como defendem os “liberais” quanto ao mérito individual. Nada representa mais o mérito individual do que o sucesso em um concurso. Outro ponto fundamental da carreira pública é que todos são remunerados pela função, independente da idade, do gênero ou qualquer outra característica desconectada da atividade profissional. Enquanto no setor privado, mulheres ganham menos que os homens para as mesmas funções e são discriminadas para os cargos de chefia, a progressão na carreira pública é por mérito individual. Outra característica do servidor público é o… Read more »

Camargoer.

Caro IE. Acredito em sua competência profissional e o parabenizo. Existem dois tipos de avaliação. Algumas são para avaliar as habilidades da pessoa. É a pessoa disputando contra ela mesma. O outro tipo para obter uma classificação. É a pessoa disputando contra outras pessoas. Concursos públicos são avaliações de classificação. O tipo de concurso depende muito do tipo de vaga que será preenchida. Alguns focam em conhecimentos gerais, outros em conhecimentos específicos e outros ainda em habilidades. Alguns concursos combinam estas três coisas. Em alguns casos, a habilidade técnica é pré-requisito (como por exemplo uma titulação mínima ou formação em… Read more »

Jagderband#44

Cara, sou servidor público, é o que me restou pois fui “influenciado”, quando era jovem, a fazer mestrado/doutorado na universidade federal na qual me formei. Para a minha surpresa (ohhh), nenhuma empresa me queria aos 29 anos de idade com o doutorado defendido, então tive que ir para o serviço público. Passei numa prova um dia, não quer dizer que, na prática, eu soubesse fazer/produzir aquilo que estava nas questões da referida prova. Com a mentalidade que tenho hoje jamais teria seguido esse rumo. Alías, onde trabalho, tem mulher sim que ganha mais que eu e, pasmem, não trabalha mais… Read more »

Camargoer.

Olá Jag. Parabéns pelo doutorado. De fato, existem menos oportunidades para quem tem doutorado nas altas posições, mas isso é resultado do afunilamento da hierarquia. Quando retornei só Brasil, consegui uma bolsa de posdoc mas após cerca de seus meses, consegui uma oportunidade em uma empresa de alta tecnologia. Fiquei quase três anos lá, mas meu objetivo era a academia. Depois que consegui uma posição na universidade, recebi três propostas pRa retornar para o setor privado com salários maiores que o de professor, mas isso significava também menos tempo com a família e morar em São Paulo. Preferi continuar a… Read more »

Jagderband#44

Nobre Camargoer, o fato é que a nossa graduação influencia os jovens a continuar na vida acadêmica, sendo que no nosso país só há vagas (praticamente) para mestres e doutores em instituições de ensino ou no serviço público.
O pessoal que incentiva isso esquece-se do mercado, e o próprio mercado brasileiro não dá bola para PD&I, portanto, para que ter um doutor em uma empresa de fundição (por exemplo)?
Situação ruim.

Camargoer.

Você está errado. Segundo um levantamento da CAPES, 2/3 dos doutores no Brasil estão no setor privado. Minha área é de biomateriais e matérias para a área de saúde. Este setor tem absorvido muitos doutores no setor privado.

Jagderband#44

Que bom que as coisas estão mudando. Também sou da área de materiais.

Mas o que vejo é isso. Muita gente com mestrado/doutorado em engenharia trabalhando em FINTECH, banco etc.
E quem passa num concurso público vai para receita federal, PF, etc por ter melhores salários.
Claro, o pessoal contratado pelas instituições de ensino e pesquisa também entra nessa equação.

No fundo nossa parca indústria não investe em PD&I, então, doutores, ou façam concurso público ou trabalhem numa área totalmente diversa da sua formação.

Jefferson Henrique

Provavelmente quem escreveu foi um S2 SNE de 19 anos ou uma 3S SAD que usa farda por moda.
Faltou a revisão do texto pelo chefe da seção, risos.

Camargoer.

Olá Rinaldo. Segundo a “Federal Aviation Administration” dos EUA, NOTAM significa “Notice to Air Missions”. Por isso não entendi (ainda) a piada.

BK117

Realmente, caro Camargoer. A mudança para “Notice to Air Missions” foi feita em dezembro de 2021, para ser inclusivo a todas as missões e aviadores.

Rômulo

Excelente notícia.
99,9% desses garimpeiros não prestam.
Já estão roubando a ajuda enviada aos yanomamis.
Tem de botar todo mundo pra fora e cavucar a terra em outro lugar.

Camargoer.

Olá Rômulo. Acho que a situação é mais complicada. Claro que o garimpeiro está cometendo vários crimes, inclusive ambiental, mas também de sonegação de impostos e outras questões até mesmo previdenciárias. Contudo, é preciso prestar atenção também nas empresas que fazem a intermediação deste ouro ilegal. Segundo uma noticia recente, estas empresas exportaram cerca de 12 ton de ouro ilegal, algo da ordem de R$ 3,3 bilhões de reais. Por ter origem ilegal, esta fortuna enviada para o exterior deixou de pagar impostos. Como foi possível ignorar por anos este tipo de contrabando e sonegação? É impossível uma empresa remeter… Read more »

Jagderband#44

Faltou combinar com os próprios índios amigos dos garimpeiros…

GRAXAIN

Se acabar com o garimpo, como prometido pelo novo dignitário, zerando a exortação de pedras e minérios preciosos, terá meu aplauso, mas acho que não passa de uma ação midiática. Desde sempre os Yanomami daquela faixa de fronteira apresentam essas carências relacionadas aos fatores culturais. Vejo fotos de 1970 que parecem essas “apresentadas” ao mundo agora. A pressão da proximidade com a dita “civilização” só agrava o processo. Suspeito que veremos enxurrada de $$$ para mais ONGs e os indios óhhhh…

Inimigo público

Massa foi a gadolandia nas redes criticando a medida. Para eles os garimpeiros ilegais deveriam continuar lá. A que ponto chegou o brasileiro em seu eterno culto à personalidade.

Às vezes eu torço pelo meteoro, mas cair só no Brasil, para dar um reset aqui.

Luis Carlos

Surpreso?
O Estado de Roraima é infestado por políticos da base de apoio do Governo anterior.
E tem gente da pior espécie.