Os Estados Unidos estão fornecendo à Ucrânia bomba guiadas por GPS, informou a Bloomberg. O Alcance Estendido da Munição de Ataque Direto Conjunto se presta a um método de bombardeio especial – um que acrescenta quilômetros ao seu alcance já significativo.

Voando baixo e rápido em direção à linha de frente, um jato ucraniano carregando uma carga de JDAM-ERs se ergueria e “jogaria” as bombas (“toss bombing”) como um arremessador de softball desferindo golpes dissimulados.

As JDAM-ERs de bombardeio podem ser a chave para uma nova campanha aérea para a Ucrânia. Os esquadrões ucranianos que atualmente estão limitados a atacar não mais do que alguns quilômetros de frente poderiam, com suas novas bombas, explodir as forças russas a 80 quilômetros de distância.

O Departamento de Defesa dos EUA está sendo tímido sobre as bombas guiadas por GPS. As “munições aéreas de precisão” não especificadas faziam parte de um pacote de ajuda de US$ 1,9 bilhão anunciado pelo Pentágono em dezembro.

O JDAM é um kit aparafusado de $ 25.000 que inclui um buscador de GPS e palhetas longas para manobras. O kit transforma uma bomba burra de 500, 1.000 ou 2.000 libras em uma bomba inteligente .

JDAM-ER adiciona asas do tipo pop-out ao kit básico. As asas ajudam a bomba a planar, aumentando seu alcance de alguns quilômetros para quase 80 quilômetros nas condições certas.

A Força Aérea dos Estados Unidos – o maior usuário mundial de JDAMs – ultimamente tem travado guerras contra inimigos de baixa tecnologia sem defesas aéreas sérias, por isso tende a lançar JDAMs de altitude média.

A força aérea ucraniana não tem esse luxo. O espaço aéreo sobre a Ucrânia é um dos mais perigosos do mundo para um piloto de jato. A Ucrânia e a Rússia perderam, cada uma, cerca de 60 aviões de guerra de asa fixa no primeiro ano da guerra atual.

Hoje é raro um jato tático russo ou ucraniano cruzar a linha de contato e atingir alvos nas profundezas do território inimigo. A força aérea russa, é claro, pode realizar ataques profundos disparando mísseis de cruzeiro de longo alcance de bombardeiros pesados ​​que nunca saem do espaço aéreo russo.

Esses ataques profundos russos tendem a atingir casas, igrejas, hospitais e outras infraestruturas civis como parte da ampla campanha de terror da Rússia. Eles não têm muito valor militar.

Com a JDAM-ER, a força aérea ucraniana poderia fazer com seus caças Mikoyan MiG-29 e Sukhoi Su-27 e bombardeiros Sukhoi Su-24 o que a força aérea russa faz com seus bombardeiros pesados ​​Tupolev Tu-95 e Tupolev Tu-160 – mas alvos atingidos cuja destruição na verdade contribui para o esforço de guerra da Ucrânia. Pontes. Depósitos de abastecimento. Concentrações de tropas. Quartel general.

Os aviões ucranianos voariam baixo para minimizar o risco de detecção pelos radares russos e, no último segundo, parariam para dar às bombas guiadas por GPS uma trajetória ascendente. Os pilotos poderiam “virar enquanto as bombas voam autonomamente para seus alvos”, escreveu Carlo Kopp, analista da Air Power Australia, sobre o lançamento de bombas JDAM-ER.

Vai exigir um pouco de esforço por parte dos técnicos americanos e ucranianos. Os engenheiros australianos tinham em mente aviões de guerra no estilo da OTAN quando desenvolveram a munição que acabou se tornando o JDAM-ER. Para que a bomba planadora funcione, digamos, em um MiG-29 ucraniano, o MiG precisa de um novo cabide e alguma forma de transmitir dados para a bomba.

Felizmente para os ucranianos, muito do trabalho conceitual já está feito. Quando os Estados Unidos forneceram à Ucrânia mísseis anti-radiação de alta velocidade na primavera passada, também forneceram à Ucrânia pilones personalizados para MiG-29s e Su-27s.

Um pilone personalizado ligeiramente diferente – incluindo um barramento de dados digital “Mil-Std-1760C” – poderia tornar os MiGs e Sukhois compatíveis com JDAM-ERs.

Os esquadrões programariam as coordenadas do alvo nos JDAMs antes de uma surtida. Mas a bomba ainda precisa saber onde está e com que velocidade está viajando no instante em que cai. Esses são os dados que passam pelo barramento Mil-Std-1760C.

Como bônus, o mesmo barramento deve tornar os jatos ucranianos compatíveis com outras munições inteligentes no estilo da OTAN. Portanto, os JDAM-ERs da Ucrânia, atacando as forças russas a 80 quilômetros de distância, podem ser apenas o começo de uma campanha em expansão de bombardeio de precisão a partir deste verão.

FONTE: Forbes

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ivan

Parabéns Poggio.
Reportagem muito interessante.
.
Dois pontos para reflexão.
.
1° – Israel já usou esta técnica com seus F-4E Phantom no Vale do Bekaa (Beqaa ou Becaa), em ataques contra sistemas antiaéreos sírios, lá pelos idos de 1982.
As armas eram outras, inclusive mísseis AGM-65 Maverick.
.
2° – Acredito que os MiG29 poloneses, que mais cedo ou mais tarde vão para as mãos dos pilotos ucranianos, já estão “ocidentalizados”. Pode ser uma alternativa interessante.
.
Forte abraço,
Ivan, o Antigo.

Fábio CDC

Não era Ivan, o mapento?

Ivan

😉

Paulo Brics

Voce continua ….
_____

COMENTÁRIO EDITADO. COMENTARISTA BANIDO POR DESRESPEITAR AS REGRAS DO BLOG.

Last edited 1 ano atrás by Guilherme Poggio
Leandro Costa

Mas “mickeyboy submisso” não é exatamente um termo absolutamente respeitoso. Você adora fazer comentários altamente inflamados de cunho político e esquece totalmente dos tópicos ora em debate de forma repetida, ofendendo todos aqueles que discordam de suas posições, de maneira educada ou não. Tenho certeza que o Poggio é capaz de se defender, e eu sinceramente acredito que a moderação poderia pegar bem mais pesado para que se possa manter o debate mais centrado aos tópicos em questão, mas também sei que ninguém é pago para ficar aqui 24hrs por dia cuidando de marmanjos que já deveriam saber se comportar… Read more »

Franz A. Neeracher

“sei que ninguém é pago para ficar aqui 24hrs por dia cuidando de marmanjos”

Grande verdade!! É por aí mesmo….. 🙂

Nonato

Temos aqui um pacifico aliado da Russia comunista?
Lá, quem fala mal do governo pega 15 anos de cadeia.

Leandro Costa

Ivan, Toss bombing vem desde antes disso. Era inclusive como os Skyhawks deveriam fazer entrega de armamento nuclear.

Ivan

Leandro, obrigado pela info.
Sempre é tempo para aprender…
Forte abraço,
Ivan, an oldinfantryman.

Mas pode chamar de Mapento também… 😉

Leandro Costa

Ivan, eu o chamo do que você quiser que te chamem, então sem problemas Mapento hehehehe

E se eu não aprendo um pouquinho todos os dias, acho que me sinto até mal.

Forte abraço!

Rafael

Há quem acredite que consiga fazer isso a mais de de 40 km, abaixo da cobertura de radar clássica. O jeito é esperar para ver o que o instrutor australiano propôs à Ucrânia.

Alecs

Excelente reportagem!

Maurício Oliveira

Haverá aeronaves para realizar tais surtidas?

gordo

É uma boa pergunta, e tenho a impressão que as que se encontram em condições estão servindo como forma de levantar moral da população, fazendo um vôo vez ou outra para não se exporem muito ao Mig 31 ou a Su35. Quem está carregando piano ali é o pessoal que tá no solo contando com apoio de drones e artilharia.

Carvalho2008

qualquer aeronave com velocidade entre 900 km/h a 1150 km/h ao nível do mar, teria esta capacidade….aí é que está o fomento deste tipo de armamento…

sub urbano

Israel faz muito isso durante a atual guerra civil Síria usando os kits Spice. Voam bem alto e jogam as bombas para dentro do território sírio, evitam assim a artilharia antiaérea, podem até mesmo negar o ataque e ainda economizam misseis de cruzeiro Delilah q são mais caros e com menor carga explosiva. O problema dos ucranianos é voar para fazer essa manobra, os russos estãp lançando na média de 6 mísseis BVR por dia, fora os S-300 varrendo os céus ucranianos diuturnamente. ps. Russia ter perdido a mesma quantidade de aviões q a Ucrania é uma inverdade, 90% das… Read more »

Rômulo

Cada vez que um avião ucraniano levanta voo, é derrubado.
Ontem, um Su-25 ucraniano foi derrubado no lado ucraniano de Kherson.
Nada voa na Ucrânia sem autorização russa.
Apenas pequenos drones.
Nem os maiores como o Bayraktar sobreviveram.

Andre

Um ano de guerra e ainda existem aviões ucranianos para serem derrubados?

Devem haver fabricas da sukoi e da mig na Ucrânia….

Maurício Oliveira

Tinha uma da Antonov…

Andre

Disse bem: tinha.

Mas para a FA ucraniana ainda operar, depois de 1 ano é porque a FA russa e seus outrora famos SAMs foram incapazes de destruir a FA ucraniana.

Nonato

Mas o Himars não tem o alcance de 80 km?

Carvalho2008

lançado de terra….do zero km/h…..

Célio Pessanha

É estranho que tantas novas tecnologias da Otan entregues á Ucrânia não tenham surtido os efeitos prometidos. Na minha visão a Rússia está cada dia mais forte e é bem possível que mais territórios ucranianos sejam anexados. Posso estar equivocado, mas é assim que enxergo o atual cenário na região.

Andre

6 meses para conquistarem Soledar. Nesse mesmo tempo, perderam Kharkiv, Sumy, Izium, Kherson….

Provavelmente você precisa de um oculista.

Carvalho2008

nada como pragmatismo da necessidade batendo na B….a tática é antiga, mas o diferencial da atualidade é que a miniaturizacao das coisas permite kits de precisão…..antes, poderiam colocar asas numa bomba, mas planar sem correção de rumo alteraria a direção direção precisão… Hoje, isto já é resolvido e de forma muito mais barata que diversas categorias de mísseis… E tem mais, basta trocar a cabeça GPS por algum seeker termal ou imagem, e vc terá o mesmo para o ambiente naval….já existem as glsdbs com este potencial, e não vai parará aí…basta uma cabeça explosiva de 25-30 kg que já… Read more »

SeRgio

Pergunta de leigo no assunto….no texto diz bombas de 500, 100, 200 libras. 200 libras são quase 1 tonelada, da para arremessar tão longe(200 libras/80km) usando essa manobra e esse kit de conversão?

Carvalho2008

difícil responder sem saber o modelo e taxa de plantio da bomba.

O Mestre Poggio postou gráfico antigo da uma bomba não planador. Veja que o alcance projetado ali é voando baixo é de 8 km.

Uma GLSDB de 125 kg de explosivos, pode chegar a 150 km lançando de terá com auxílio de impulsão de um foguete 160 MM.

Este envelope de voo para um avião deve ser rasante em torno do subsonico 900km/h a 1150 km/h….com asas, é provável que sim.

Carvalho2008

ops corretor..glsdb tem 120 a 150 km de alcance, lançando de terra com auxílio de um foguete simples de 160 MM….

FernandoEMB

200 libras equivalem a 90Kg…

A conversão é: 1Kg = 2,2 lbs

Ivan

Sérgio,
.
Como o Fernando escreveu,
a conversão é: 1Kg = 2,2 lbs.
.
Assim sendo, por favor, verifique se sua questão está com valores corretos.
Observe que 200 libras equivale à, aproximadamente, 90 kg.
Entretanto, uma bomba Mark 84 ou BLU-117 teria algo próximo de 2.000 libras, equivalente a pouco mais de 900 kg.
Na verdade, no detalhe, seria algo como 2.039 libras, equivalente à 925 kg.
.
Forte abraço.
Ivan, “no detalhe”. 😉

Cassini

Fica a sugestão para uma matéria sobre as bombas guiadas empregadas pela força aérea russa no conflito.

Ivan

Cassini,
.
Dá uma olhada na Wikipedia mesmo:
General-purpose bomb.https://en.wikipedia.org/wiki/General-purpose_bomb#Modern_American_GP_bombs:_the_Mark_80_series
.
Partindo do básico, vc pode expandir sua pesquisa.
Para quem gosta, é interessante.
.
Forte abraço,
Ivan, o Antigo.

Nilton L Junior

Bem bem, para quem acompanha esse conflito a VKS da show nessa modalidade porem com foguetes, faz um bom estrago nas tropas ucras, o que tem de heli e Su-25 com surtidas desse ataque é impressionante,

Carvalho2008

vc lembrando disto Mestre Nilton, chamou a atenção de uma curiosidade ao ver os MI 35 e 52 fazendo a manobra de empinar o bico do heli e disparar foguetes….rapaz, será isto é de fato feito com foguetes também? e em sendo, deve ser uma cálculo absurdo com foguetes burros….será que é de fato um computador de bordo que calcula o momento exato de disparar? já vi várias vezes esta manobra….quanto será que isto agrega de alcance com o heli espirrando os foguetes de forma balística? isto é interessante se eles tiverem alguma cabeça guiada….