• No ar desde fevereiro de 2022, as cinco aeronaves certificadas para transportar cargas na cabine completam mais de 9 mil horas de voo e 21.500 toneladas transportadas em seu primeiro aniversário
  • Única com know-how para transformar E 195 em cargueiro Classe F em apenas 10 dias, Azul Cargo Express comemora atuação no e-commerce,com 6,8 milhões de pacotes entregues.

São Paulo, 16 de fevereiro de 2023 — Uma decisão inovadora da Azul Cargo Express para suprir a necessidade de mais aeronaves para o transporte de cargas variadas — incluindo a demanda e-commerce que cresceu na pandemia — completa um ano agora neste mês. E rendeu muitas conquistas e vantagens para a companhia a serem comemoradas pela unidade logística da Azul Linhas Aéreas.

A começar pelo pioneirismo. Com um projeto criado em parceria com a LHColus Tecnologia, a Azul foi a primeira companhia aérea no mundo a operar aeronaves E195 transformadas em cargueiros Classe F. Uma inovação na frota que precisou de muitas etapas de preparo até o início da operação em 07 de fevereiro de 2022.

A novidade envolveu desde o desenvolvimento conceitual e preparação passo a passo da cabine até provas de conceito, voos de ensaios e certificação. Mais do que pioneiro, o projeto também conta com um sistema inovador de detecção de fogo, por meio de alarmes e câmeras termográficas, capaz de detectar um perigo com mais eficiência e eficácia do que os sistemas convencionais.

Uma aeronave E195 pode ser transformada em cargueiro e revertida para o transporte de passageiros em apenas 10 dias, entregando uma extrema eficiência e flexibilidade na utilização da frota nas sazonalidades e de acordo com as demandas de mercado. Os 16 containers a bordo também podem receber todos os tipos de cargas, desde os pacotinhos de e-commerce aos produtos eletrônicos, perecíveis e industriais.

Izabel Reis, diretora da Azul Cargo, destaca ainda outra vantagem da frota Classe F que tem tudo a ver com o perfil de atuação da Azul, conhecida por ser a companhia com maior e mais capilar malha aérea do país. “Este tipo de cargueiro não necessita de estrutura específica e tradicional para desembarque de cargas e pode ser recebido em qualquer aeroporto, incluindo os de menor porte. A operação, portanto, acaba sendo mais ágil e de baixo custo, o que permitiu o nosso transporte de pacotes e-commerce, por exemplo, favorecendo a possibilidade de estarmos em todos os lugares e de abrirmos novos mercados”, comemora.

Um ano da frota Classe F da Azul Cargo:

  • 5 aeronaves dedicadas e em operação contínua;
  • Know-how in-house para transformar E 195 de passageiro em Classe F em até 10 dias;
  • 6,8 milhões de pacotes transportados (e-commerce);
  • 9.300 horas de serviço;
  • 21,5 mil toneladas de peso bruto transportados;
  • Mais de 10 novos destinos cargueiros.

Sobre a Azul Cargo Express

A Azul Cargo Express, unidade de logística da Azul Linhas Aéreas, tem o seu modelo de negócios em encomendas expressas e remessas de cargas, aproveitando a capacidade da malha aérea da Azul. Hoje, a rede Azul Cargo Express conta com mais de 270 lojas no Brasil e exterior, oferecendo o serviço “porta a porta” para mais de 4.200 munícipios brasileiros, além de todo o território dos EUA e Portugal. Os serviços oferecidos compreendem encomendas críticas, distribuição B2C para e-commerce, encomendas com tarifas econômicas e carga paletizada no mercado global. Saiba mais em site da Azul Cargo Express.

DIVULGAÇÃO: Azul Linhas Aéreas

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Underground

Entendo que tenham instalado uma porta larga para entrada e saída de containers. Mas a adaptação estrutural para isso leva meses e não dez dias. Creio que há uma confusão ai: dez dias seria para adaptar a aeronave para receber caixas, pacotes, entre outras coisas leves que possam entrar e sai pela porta que normalmente os passageiros usam.

Angelo

Olá, eu entendi que depois de convertida a aeronave se pode reconfigurar de carga para passageiros ou vice-versa em 10 dias.

EduardoSP

As alterações necessárias não são estruturais. As portas são as mesmas. Retiram-se os assentos e incluem alguns equipamentos para carga (redes de retenção, equipamentos para detecção de incêndio, entre outros). Veja nas fotos que permanece o piso em carpete e os bagageiros para malas de bordo. Muitas empresas aéreas fizeram isso durante a pandemia mas a maioria das adaptações foi revertida com a retomada do mercado de transporte de passageiros. A Embraer lançou em 2021 uma conversão de E-Jets usados em cargueiros, aí sim com mudanças mais profundas, alteração no piso, na fuselagem, etc. Já fecharam negócio para a conversão… Read more »

Underground

No texto fala em classe F. Na classe F da Embraer é instalada uma porta larga para container, ou seja, a aeronave de fato torna-se cargueiro.
Durante a pandemia utilizou-se a retirada de poltronas para transporte de carga leve, sem grandes adaptações.
A celeuma está aí.

Underground

A versão F, segundo a própria Embraer:
https://youtu.be/ayamXzXg1hk

Rinaldo Nery

Não vi essa porta nos aviões da Azul Cargo.

Underground

Pois é!
A confusão toda se dá por conta do título da matéria: “frota Embraer Classe F da Azul Cargo”.

Fernando EMB

Os aviões da Azul foram adaptados para cargo com a retirada de poltronas e outras pequenas modificações.
O primeiro E190 a ser convertido na versão E190F chegou esta semana a SJK para o início do processo de conversão, que envolve reforço do piso, instalação da porta de carga, instalação da barreira 9G, sistemas próprios de cargo handling, etc… São meses de trabalho. Detalhe: não é um avião da Azul.

Last edited 1 ano atrás by Fernando EMB
Underground

Existe uma oferta grande de aviões E190/195 no mercado de usados. Essa conversão pode criar um novo mercado e um bom destinos para essas aeronaves.