O US Congressional Budget Office divulgou recentemente um relatório comparando a disponibilidade e uso do caça F/A-18E/F Super Hornet da Marinha dos EUA com seu antecessor, o F/A-18C/D Hornet, bem como outras aeronaves operadas por a Marinha e a Força Aérea. O relatório mede a disponibilidade como a porcentagem de tempo que uma aeronave pode voar em missões de treinamento ou operacionais e usa o número de horas voadas nessas missões, expressas como média mensal de horas de voo por aeronave.

O relatório revelou que ambos os tipos de Hornets experimentaram quedas mais acentuadas na disponibilidade em comparação com o restante da frota da Marinha. O Super Hornet, por ser uma aeronave mais nova, tem uma taxa de disponibilidade maior, em média, do que os F/A-18C/Ds mais antigos. No entanto, quando comparada a F/A-18C/Ds da mesma idade, a frota de Super Hornet tem taxas de disponibilidade mais baixas. Por exemplo, a disponibilidade do Super Hornet aos 10 anos foi 18 pontos percentuais menor do que a disponibilidade do F/A-18C/D na mesma idade, comparável à disponibilidade do F/A-18C/D aos 20 anos. efeito mais adverso sobre os Super Hornets do que seus antecessores.

O relatório também mostrou que as horas de voo não podem explicar a diferença de disponibilidade entre os dois tipos de aeronaves. As horas mensais de voo dos Super Hornets excediam ligeiramente as dos F/A-18C/D nos primeiros anos de operação, mas aos 10 anos, os Super Hornets voavam quatro horas a menos por mês do que seus predecessores.

O relatório conclui que as taxas de disponibilidade de Super Hornets podem continuar diminuindo à medida que a frota envelhece, como foi observado para muitos caças e aeronaves de ataque. No entanto, algumas frotas tiveram taxas de disponibilidade estáveis por longos períodos, e a Marinha poderia tomar medidas para aumentar ou estabilizar a taxa de disponibilidade do Super Hornet aumentando o financiamento de manutenção. Este relatório fornece informações valiosas sobre o estado atual da frota de aeronaves do Departamento da Marinha e destaca as áreas de melhoria e investimento.

Para mais informações em inglês, acesse o link.

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m4l4v1t4

Bom para a Lockheed. São os últimos anos desse excelente caça multi missão. Multi missão de verdade. Ninguém voa tanto quanto os pilotos das forças do EUA. Talvez o que deva chegar mais perto nos últimos anos são os pilotos chineses. Muito em breve o F-35 dominará os PA da US Navy, que perderá muito em volume de fogo, mas ganhará capacidades de interdição e apoio à forças especiais e comandos que nenhum outro caça já possuiu. Sim, você não leu errado não. F-35 vai atuar em determinados cenários em conjunto com os V-22 bem próximo da linha de frente.… Read more »

Last edited 1 ano atrás by m4l4v1t4
Henrique

Muito em breve o F-35 dominará os PA da US Navy,

não se a US Navy impedir kkkkk

https://www.aereo.jor.br/2019/05/23/apos-o-f-35-us-navy-fara-seu-proximo-caca-sem-a-usaf/

Santamariense

Últimos anos do Super Hornet? Ele deve operar mais uns 15 ou 20 anos na US Navy.

Hank Voight

A previsão é que os primeiros exemplares saiam de serviço em 2035

Rui Mendes

Não é por isso que os ”demais” estão projectando os seus, até porque antes de se saber isso, já os demais estavam projectando construir os próprios caças, principalmente a França, que nunca abdica de construir os seus próprios meios e os outros sempre que podem, também preferem construir os próprios meios.

Jagderv#44

Off topic: parece que o governo proibiu a atracação da flotilha persa esta semana no Rio.
Motivo: visita ao Biden.

Hank Voight

Se fizeram isso foi de uma medida de bom senso!

Maurício.

Eu discordo, o Brasil é uma nação livre e soberana, que pode muito bem receber tanto os iranianos como os americanos.

Maurício.

“e o governo viu uma oportunidade de ter uma moeda de troca.”

E essa moeda de troca por acaso é para ser usada com os americanos? Se for, tu é mais ingênuo do que eu pensava…😂

Armando Eisele

Se fosse um pais livre , sim…mas a realidade é outra

Hank Voight

A teocracia iraniana mudou propositalmente a data para coincidir com a visita do presidente aos EUA, e seus assessores perceberam a provocação

Rômulo

Não se entusiasme, HMS.
Foi só para não parecer provocação aos EUA.
A política já declarada do Governo é aumentar as relações em todos os níveis com o Irã.
Afinal, é um País com quase 100 milhões de habitantes e muito a dar e receber.
Sem contar que logo estará no BRICS.
Se não me engano, o Egito também deve pedir sua adesão ao Bloco.
Estamos indo bem.
Muito bem.

Hank Voight

Você não perde uma chance de passar vergonha não é mesmo Chings!? Apenas esquece de mencionar que estamos falando de um estado pária, com a economia em maus lençóis em virtude das sanções e cada vez mais isolado no próprio Oriente Médio.

Quer um exemplo? Parece que querem adquirir jatos da Embraer mas uma vez que os aviões possuem muitos componentes made in USA a começar pelos motores a venda já era, que se virem com a sucata russa o SSJ….

No mais o eventual ingresso da teocracia criminosa iraniana nos BRICS já deixa muito clara a irrelevância do bloco.

Rômulo

Estado pária é um que não é reconhecido por todas as Nações, descumpre as Resoluções da ONU e costuma bombardear prédios civis.
Pulga que se apertar, estala

Hank Voight

O referido estado não é reconhecido apenas por outros párias do naipe da teocracia criminosa iraniana, lidera diversos campos da ciência e bombardeou a teocracia iraniana com drones semana passada

Ah! E bombardeia alvos militares iranianos na Síria além de ter as armas nucleares da região! Dito isso quem estala se apertado é o regime iraniano 😉

Luis Carlos

Fique tranquilo que por enquanto vcs ainda estão protegidos.
O problema.será quando os EUA avaliarem que não vale mais a pena gastar centenas de bilhões de dólares com essa situação.
Vão abandonar vcs.
Já fizeram isso com outros países.
Aí, meu caro, vcs estarão sozinhos contra centenas de milhões de muçulmanos, alguns armados até com armas nucleares e doidos para voltarem a rezar na terra deles.
Se eu fosse vc, começaria a ficar preocupado.

Hank Voight

Quanto blá blá blá, tudo isso para verbalizar o seu @ntiss&mitism0 Chings!? Que vergonha!

No mais a realidade é que cada vez mais países muçulmanos reconhecem Israel ao passo que a sua teocracia criminosa de estimação está cada vez mais isolada, aceite!

Santamariense

Isa só um nome para conversar!! Teu caso tá se agravando de forma galopante….Se bem que, galopante, tem uma semelhança contigo, mesmo! Huehuehue

Nei

pocotó, pocotó kkkk

tsung

aiinn que medio

Nei

Preocupado, estou eu com essa sua cabeça doente. S´rio, vai procurar ajuda!

Nei

Aqui vemos no novo nick do kings chup-a p-a-u do putin.

Maurício.

Tu tá ligado quem é o “Rômulo” né? 😂😂😂
No mais, temos opiniões muito diferentes, do que é de fato, soberania…

Henrique

A política já declarada do Governo é aumentar as relações em todos os níveis com o Irã.
Afinal, é um País com quase 100 milhões de habitantes e muito a dar e receber.

dar problema pra gente e receber dinheiro do BNDS a fundo perdido

“Sem contar que logo estará no BRICS.”

uau mais um letra pro clubinho de letras…

Luis Carlos

Canal Rural – 07/2022
‘Brics: Arábia Saudita, Egito e Turquia planejam aderir ao blocoCom isso, entidade passaria a contar com membros localizados no Oriente Médio.’

Monitor Mercantil – Dez/2022

Egito se junta ao novo Banco de Desenvolvimento do Brics
Outros países interessados em ingressar no bloco são Argentina, Argélia, Irã.

Tá ficando bom.
Tá ficando bonito.

Para entrar para esse clube, é requisito o País ter mais de 40 milhões de habitantes.
Nanicos, por enquanto, não são aceitos.

Luis Carlos

Em tempo.
A Ucrânia, se não tivesse desafiado os russos, também poderia pleitear a entrada no grupo.
Só que agora não vai mais ser possível.
Sua população vai cair da casa dos 40 milhões.
E bastante.
Não só devido à incorporação de território e de milhões de russos ao território materno, como aos milhões de imigrantes que foram embora e não vão voltar.
Não estou considerando as baixas militares do atual conflito, visto que só vão refletir na taxa de crescimento futuro da população.

Filipe Prestes

Esquece a Ucrânia. O interesse deles sempre foi e continuará sendo a UE, afinal, eles estão totalmente voltados ao contexto europeu. Acho mesmo que quando essa guerra acabar, a Ucrânia deverá ser admitida como membro pleno da UE e país neutro, assim como é o caso da Áustria. Imagino ainda que a EFTA irá integrar-se em definitivo á Bruxelas.

Santamariense

Depende de como tu qualifica “nanico”…

Filipe Prestes

Engano seu. O Uruguai, que com seus 3M cabe dentro de SPO, já é membro do banco e, se o TLC (ou revolta) deles com a China for pra frente mesmo, podem até pedir adesão ao BRICS também. Isso segundo o chanceler Bustillo, né…

Nei

Queria saber onde, esses países que querem entrar no BRICS, vai melhorar algo. A grande maioria e inclusive nós, estamos penando em tudo.

Deveria de chamar bloco BDF (banco do desenvolvimento dos falidos).

Argentina quer entrar para emprestar e não pagar.

André Macedo

O banco do BRICS já funciona e fornece investimento pra muitos projetos aqui no Brasil, se fortalecer ainda mais podemos contar com o crédito da China e Índia…

Hank Voight

Não enfeite, é na verdade um banco irrelevante

Filipe Prestes

Um banco de fomento com capital de 500 bi de dólares e respaldado pelos bancos de desenvolvimento nacionais dos membros (DBSA, BNDES, CDB e IDBI) não é nada irrelevante. O problema é a pouca institucionalização dos BRICS em si e o foco que esse banco tem dado ao sudeste asiático. Espera-se que a partir deste ano mais créditos sejam concedidos para a África, Oriente Médio e América Latina.

Luis Carlos

Não é nem questão de geopolítica.
É matemática simples.
É muito mais interessante, melhor, negociar com um País com quase 100 milhões de habitantes do que outro com 9 milhões.
Não?
E outras centenas de milhões de pessoas seguem os iranianos.

Santamariense

Meu Deus!!! Dois comentários com dois nomes diferentes, um na sequência do outro!! Cara, tu é doente!!

Santamariense

Indo bem no que, kings?

Hank Voight

Indo bem no quesito irrelevância…

Ademais agora um dos membros fundadores está reduzido à condição de pária, leproso pútrido dado ter invadido um país soberano

LucianoSR71

Essa informação é muito vaga, uma frota inteira pode ficar indisponível por coisas como problemas no assento ejetor, no gerador de O2, por problemas em um dos softwares a bordo ou ainda por falha na cadeia de suprimentos, por exemplo se o fabricante de discos de freio teve problemas de qualidade ou de cadência de produção, já era a disponibilidade. Pode ser que a explicação esteja no fato do Super Hornet ser um Hornet c/ anabolizantes, ele é mais pesado, pode levar mais armas, mais combustível, mas isso pode estar cobrando um preço. Só a US Navy sabe onde doendo,… Read more »

IvanF

Você está certo, mas vejamos que esse é um relatório “administrativo” e não técnico. Acredito que esse relatório é o que vai justificar e cobrar uma análise técnica e detalhada do porque o super hornet está com uma disponibilidade menor que o hornet e de outros aviões da força aérea.
Acho que a única hipótese que o relatório considera é de que o vespão tenha voado por mais horas num mesmo período que a vespa, o que não se mostra verdade.

LucianoSR71

É o pitbull pegou meu comentário, queria saber o que atrai esse danado, porque não há nenhum motivo pra isso.

LucianoSR71

O pitbull soltou.

Rodrigo Maçolla

Curiosa essa informação não… Pode vir ai um novo lote de Super Hornet, é bem provável , não vejo ainda o F-35 sendo o cavalo de batalha da US NAVY … Lembram daquela proposta de Block III, com tanques conformais, IRST, Tela com Display sensível ao toque…

Rômulo

E já li relatório da Marinha americana dizendo que o F-35 não seria apropriado para o teatro de operações do Oceano Pacífico, devido às grandes distâncias envolvidas.
Desse modo, eles nem consideravam o aparelho em simulações.

Hank Voight

A única coisa que você lê e dissemina são fake news russas Chings, não adianta insistir….

E repito: Goebbels, que era mais inteligente que você, não conseguiu não será você que vai conseguir, desista!

Rômulo

Não reclame, porque é o que os americanos estão dando para vcs atualmente.

Hank Voight

Repito: você não vai conseguir pois todos sabemos que você é um notório disseminador de fake news

Santamariense

Olha aí…de novo…não sei como os editores permitem isso! Tu precisa ser imternado.

Hank Voight

Infelizmente os editores querem cliques e não comentários de qualidade

Kommander

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Hipócrita pra c***
Fala tanto do cara, e tu é farinha do mesmo saco.
Ninguém sabe que tu é o HMS Tireless.
Troca a fita, mano.

Hank Voight

De todos os seus Nicks esse é o pior Chings, Kommander Konká!? Kkkkkkk

Nei

Xings deveria ganhar um prêmio pela vontade de convencer as pessoas das suas fakes: O prêmio é: passagem para a Rússia.

Quem sabe, em 2 semanas estaria na batalha do seu putinzinho ajudando.

Nei

Fake news

Filipe Prestes

Possível é, mas vai salgae ainda mais a conta da USNAVY com a aviação naval, que não anda nada desprezível. Só tem avião caro, vide F-35, P-8, V-22… Só o P-8

IvanF

Pelo jeito, alguém precisa dá uma revisada nas rotinas de manutenção do vespão 😀
E só por curiosidade, queria ver o F-14 nesses gráficos de disponibilidade 😛

Esses desenhos com vista explodida de aviões são muito legais, alguém sabe onde posso conseguir mais para baixar? Até compraria alguns posters se tivesse onde pendurar.
Se a filhota virar fã de aviação, quem sabe um dia terei kkkkkkk (custa nada sonhar).

Por fim, acho muito curioso a quantidade de informações que as forças armadas americanas divulgam.

Hank Voight

O F-14 foi um aparelho que em determinados períodos apresentou disponibilidade operacional muito baixa pois era um aparelho de manutenção muito dispendiosa

IvanF

E é exatamente por isso que eu gostaria de ver ele nesses gráficos. 🙂

Hank Voight

Muito desse envelhecimento pode ser creditado aos atrasos do programa F-35, que forçaram a frota de F/A-18E/F a voar em mais missões.

RPiletti

Esta escrito na matéria que horas/voo não justificam isto…

Hank Voight

Agora contabilize que com a maior quantidade de horas de voo vem mais catapultagens e pousos em NAes…

Maurício.

O SH continua sendo um F-18, mas é um F-18 tunado, sendo um pouco maior e mais pesado,
nem os motores são os mesmos, acho que não dá para comparar um com o outro, mesmo ambos sendo F-18.

Hank Voight

O F/A-18E/F é bem maior, tem praticamente o tamanho de um F-15C

LucianoSR71

Na verdade em termos de dimensões físicas é só um pouco maior, já no peso e nas capacidades de cargas e combustível o aumento é considerável. Tem uma imagem em superposição dos 2, como eu já tive comentário preso mais cedo, vou colocar o link em separado e veremos se passa.

LucianoSR71

comment image

JS666

Ainda bem que nos livramos dessa bomba!

Maurício.

Eu queria a BACO cheia dessas “bombas”…

Hank Voight

Dois!

Saldanha da Gama

3!!!!!!!!!!!!!

Santamariense

Exato!

Henrique

Brasil se livrou do F18 não por conta do F18, mas por conta de quem fabrica o F18

pq se o F18 foi feito pela Holanda pode apostar que ele estava aqui ja algum tempo

André Macedo

É um projeto dos anos 80, não serviria pra proposta do FX-2 nem aqui nem na China, se fosse uma compra de prateleira eu seria bem favorável.

Santamariense

Cara, nao fala bobagem!!

Camargoer.

Caro Andre Segundo o comandante Saito, os três finalistas do FX2 (Rafalae, Gripen e F18) atendiam os requisitos da FAB, por isso compunham a lista final. Contudo, dos três concorrentes, apenas o Rafale e o F39 apresentaram a garantia de acesso irrestrito ao código-fonte. A Boeing ainda dependia da aprovação do Congresso para apresentar esta garantia.

André Macedo

Eu poderia ter explicado melhor minha opinião, mestre: Um projeto da década de 80 não faria sentido pra ser selecionado e equipar a FAB (ou MB, se se permite sonhar) nas próximas décadas. O Gripen E é um projeto quase 30 anos mais moderno e nos permitiu uma integração de know how sem precedentes, até empresas brasileiras entrando na cadeia logística global (tudo além da própria filosofia por trás do projeto, como um foco maior num caça “modular” etc), o que dificilmente aconteceria com os americanos e seu histórico de desconfiança com o Brasil. Fora que o próprio fato dessa… Read more »

Last edited 1 ano atrás by André Macedo
Santamariense

Super Hornet da década de 80? Primeiro voo em 1995 e entrada em serviço em 1999. E com as constantes evoluções e atualizações, como a variante block III, atualmente sendo entregue à US Navy, ele não perde em absolutamente nada para os outros caças 4,5G+.

André Macedo

O primeiro vôo é uma coisa, eu falo do projeto. O Super Hornet é sim completamente apto pro cenário de guerra atual, mas o PROJETO inevitalmente vai envelhecer e a filosofia de construção vai sendo atualizada, o Gripen E por exemplo já foi concebido com modularidade e guerra eletrônica em seu DNA, vide o MFS-EW.
Lembrando que me refiro ao ToT e participação do projeto no longo prazo, não das capacidades atuais dos caças em si, se é pra começar na guerra moderna, que seja com o mais moderno possível.

Santamariense

Se tu acha que o Super Hornet tem projeto dos anos 80, devido à sua similaridade com o Hornet, então o Gripen E/F também é da década de 80, devido à sua similaridade com os Gripen iniciais. Entretanto, nem SH nem Gripen E/F tem praticamente nada a ver com seus antecessores. E outra coisa, se tivéssemos optado pelo SH, já teríamos aeronaves plenamente operacionais há tempos e que operariam sem ssobressaltos por toda sua vida útil na FAB, devido à cadeia logística segura, gerada por centenas e centenas de exemplares operacionais. Já o Gripen E/F tem encomenda de apenas 100… Read more »

André Macedo

Não amigão, o SH deriva diretamente do Hornet 2000, que era um projeto da década de 80 com o objetivo de criar um F-18 com fuselagem maior e mais potente, o Gripen E nasceu em 2007, se não tivessem nada a ver não teriam o mesmo nome kkkkkkkk.
Quanto à cadeia logística, a SAAB tem mais que capacidade de suprir nosso Gripen, principalmente com a posterior produção no Brasil de uma parte dos componentes.
Só gostaria de ver quantas tecnologias “sensíveis” os EUA nos negariam, como fizeram com inúmeros outros projetos.

Santamariense

Se o projeto deriva de um dos anos 80, mesmo assim não é aquele projeto. Com o Gripen E é a mesma coisa. Quanto à logística, se o Gripen não vender bem, será caro de manter e operar. Não existe mágica. O que é mais barato, manter e adquirir suprimentos para uma aeronave que possui mais de 600 exemplares ou para outra, que possui 100 exemplares produzidos? Em relação aos itens sensíveis, basta acontecer alguma coisa mais seria na política externa envolvendo o Brasil e algum dos países fabricantes destes itens. Se resolverem suspender o fornecimento, estamos em apuros. O… Read more »

Filipe Prestes

Não nos esqueçamos tb do caso Snowden e a espionagem dos Five Eyes que ajudou a enterrar o F-18

Euller

E o projeto do Grippen é mais antigo…. O próprio fabricante não esconde isso…. Ele só vem sofrendo novos upgrades e mais nada….

Santamariense

Kkkkkkkkkkkkkk….que piada!!

Nei

Queria tem 100 dessas bombas!

Rômulo

Bem.
Isso foi comentado aqui, há algum tempo.
Os americanos gastaram trilhões de dólares e suas aeronaves, basicamente, são antigas.
F-16, F-15 e F-18.

Underground

F22, F35, B2, B21, 6thXX

Rômulo

Esses deveriam voar ‘direito’ e ter em boas quantidades.
Não tem nem um, nem outro.
Sinto.
É a realidade.

Hank Voight

A realidade é que a Rússia perdeu mais Su-34 na Ucrânia que os EUA perderam F-15E em combate desde a primeira guerra do Golfo lá em 1991.

Aceite

Rômulo

Confia, HMS!

Hank Voight

Não posso fazer nada, e a você cabe aceitar os fatos Chings! Sinto muito…

Jagderv#44

E no solo, campo de batalha, já perderam o tal de Terminator.
É um fiasco atrás do outro.

Luis Carlos

Depois, serão publicadas as últimas notícias do campo de batalha.
Olha!
Um fiasco atrás do outro.

Hank Voight

Fiasco aqui só você Chings, constantemente desmascarado e humilhado

Rômulo

Não tenho, mas sei, pelo menos, ler as notícias.

Hank Voight

Você somente saber ler fake news Chings

Santamariense

Kings, F-22 é o suprassumo da aviação de caça no mundo…nem teus amantes produzem nada parecido. F-35 tem mais de 400 em operação só nos EUA. B-2 entrou em operação, nas quantidades necessárias e vai sair de operação sem que os teus pagadores tenham colocado algo parecido em operação. B-21 Está em desenvolvimento. Então, não amola….vai dormir….

Luis Carlos

Ah!
É sim.
Conseguiu até abater um avião e talvez ter jogado umas bombas no Talibã.
Mas não sem antes ter aparecido nas miras dos Su-35 russos.

Hank Voight

Apareceu (se é que apareceram) depois de terem interceptado os Su-35 antes! Ou seja, em um cenário real os caças da “mãe Rússia” teriam sido alvejados sem dó!

Mais uma vergonha para o seu currículo Chings

Santamariense

Blábláblá…sai daí…para de choro….kkkkkkkkkkkkk

Nei

Tem boas quantidades e estão direto voando. Sabe o que significa baixa disponibilidade? procura aqui https://www.dicio.com.br/ ou aqui https://www.google.com.br/

Hank Voight

Sua mãe Russia não conseguiu passar de duas dúzias de Su-57, o Su-75 é uma piada e o Su-35 é claramente inferior aos caças de 4.5 geração ocidentais, que dirá os F-22 e F-35.

A propósito, essa semana mais um Su-34 e um Su-35 foram para o saco na Ucrânia! Você sabia que a Rússia já perdeu na Ucrânia mais Su-34 que os EUA perderam F-15E desde a primeira guerra do golfo? Pois é….

Rômulo

Vc está acompanhando a guerra ou que tipo de livro vc está lendo?
Não pode ser de historinha de 5.783 anos atrás.

Hank Voight

Acompanho a guerra não fazendo uso de fake news tal como você faz Chings! Essa é a diferença

Pedro Fullback

Por esse motivo e outros que o Gripen foi a escolha certa para o FX-2.

Maurício.

Ninguém sabe ainda os reais custos do Gripen E, podem existir estimativas, mas os valores corretos, só depois de estar totalmente operacional. Tem outro detalhe, o SH e o Gripen E usam basicamente o mesmo motor, se a menor disponibilidade do SH tem algo relacionado ao motor, isso também vai afetar o Gripen E.

Hank Voight

O motor do SH é um dos mais robustos do mercado, portanto creio que devem ser outros fatores

JS666

Gripen is love, Gripen is life.

Burgos

Pois é !!!
A idade chega pra todos.
Mas se fizer todas as manutenções/ atualizações programadas ele vai mais ainda uns 10/15 anos.
Esse caça é valente. 💪

guest

Mais um sinal de que o Gripen foi a escolha correta. Era o alto custo da hora de voo do Rafale, o bom custo-benefício do F39E ou o envelhecimento rápido do F/A-18. Venceu a razão e o respeito ao dinheiro público.

Henrique A

Os dois principais motivos da não escolha do F/A-18 foram provalvemente o não fornecimento do código-fonte e as revelações dos grampos da NSA.

Nilton L Junior

Ainda vai dar muitas horas de voos.

BK117

Envelhecendo ou não, continua um dos caças mais belos. Perde só pro Mirage 2000 e compra uma briga boa com o F-22.

Carvalho2008

Mas noves fora,qual o pri cipal fator da degradação?

Henrique A

Provavelmente é informação classificada.

Armando Eisele

Bom, me parece que os EUA, estão em plena decadência. Óbvio que tudo que produzem é caro, mas era duradouro. Vide F5 no Brasil. Bom que compramos os Gripens.

Hank Voight

Nick novo Chings?

Jonas

Imagina quando o F-Bug 35 for o caça em maior número da US Navy, aí sim esse relatório vai enlouquecer muitos por lá. Nem precisa esperar o F-35 ficar velho, ele já ta fazendo sua fama antecipadamente kkk
#VidaLongaAOHORNET

Hank Voight

Vai passar essa vergonha no débito ou no crédito cidadão?