Ataque de drone israelense à fábrica de armas iraniana foi um sucesso fenomenal, dizem fontes

138

A República Islâmica alegou que o ataque do drone falhou e causou apenas pequenos danos ao telhado

Apesar das alegações iranianas, o ataque de drone israelense ao Irã em Isfahan foi um tremendo sucesso, de acordo com uma mistura de fontes de inteligência ocidentais e fontes estrangeiras, informou inicialmente o The Jerusalem Post na manhã de domingo.

Várias horas depois, o The Wall Street Journal publicou uma reportagem semelhante, afirmando que Israel e o Mossad estavam por trás do ataque, citando autoridades americanas.

Houve quatro grandes explosões na fábrica da indústria militar, documentadas nas redes sociais, contra uma instalação de desenvolvimento de armas avançadas. O dano vai muito além do “pequeno dano no telhado” que a República Islâmica reivindicou no domingo e afirmou falsamente em incidentes anteriores.

Não houve reivindicação imediata de responsabilidade pela explosão, que ocorreu em meio a tensões com o Ocidente sobre a atividade nuclear de Teerã e o fornecimento de armas para a guerra da Rússia na Ucrânia, bem como meses de manifestações antigovernamentais em casa.

A resposta do Irã corresponde às respostas a incidentes semelhantes

O ministro das Relações Exteriores do Irã disse que o ataque “covarde” visava criar “insegurança” no Irã. Seu ministério da defesa disse que a explosão causou apenas danos menores e nenhuma vítima. A extensão dos danos não pôde ser confirmada de forma independente.

Horas depois do relatório, o Irã intensificou suas ameaças contra Israel, apesar de fingir que os ataques haviam falhado.

Israel está em silêncio, mas a maioria das fontes de inteligência ocidentais e iranianas creditaram ao Mossad ataques igualmente bem-sucedidos contra a instalação nuclear iraniana de Natanz em julho de 2020, uma instalação nuclear diferente de Natanz em abril de 2021, outra instalação nuclear em Karaj em junho de 2021 e com a destruição de cerca de 120 ou mais drones iranianos em fevereiro de 2022.

Acredita-se que poucas organizações globalmente, além do Mossad, possuam as capacidades avançadas e cirúrgicas de ataque exibidas na operação.

Vários drones grandes com quantidades significativas de explosivos estavam envolvidos e atingiram seus alvos com precisão.

Em cada um dos incidentes anteriores, Teerã tentou inicialmente fingir que os ataques falharam e só reconheceu a extensão dos danos quando fotos de satélite ou outras evidências invadiram a esfera pública, superando suas negações.

 

Ainda não está claro se as armas avançadas danificadas estão relacionadas apenas à guerra convencional ou podem ter relevância nuclear, como para uso em mísseis balísticos ou explosivos que podem ser usados para armas convencionais e nucleares.

Isfahan tem sido usado intermitentemente para várias questões nucleares, bem como questões militares não nucleares.

O Irã, a certa altura, disse à AIEA que algumas das atividades nucleares realizadas na instalação nuclear de Karaj até junho de 2021 foram transferidas para Isfahan.

O WSJ observou que havia uma instalação aeroespacial iraniana nas proximidades, que também poderia estar utilizando itens de uso duplo para lançamentos espaciais e armas nucleares, usadas para sair e reentrar na atmosfera da Terra.

As especulações giravam em torno de se o ataque pretendia atrasar o programa avançado de drones do Irã ou um novo programa, como o desenvolvimento de mísseis hipersônicos, com ajuda russa.

Mísseis hipersônicos voam tão rápido e têm manobrabilidade tão avançada que muitos especialistas acreditam que poderiam penetrar todas as defesas aéreas de Israel.

Outro tema levantado durante o dia foi que os EUA e a CIA podem estar envolvidos desta vez.

Especialistas observaram que os EUA e Israel passaram uma semana inteira conduzindo exercícios militares em torno de alvos de ataque, como o Irã, portanto, realizar tal ataque imediatamente após esses exercícios pode significar enviar uma mensagem sobre sua seriedade.

Eles estimaram que a visita do diretor da CIA, William Burns, a Israel, pouco antes do ataque, era uma evidência da necessidade de uma reunião cara a cara especial entre os chefes da CIA e do Mossad que preparavam o ataque.

Os EUA adotaram um tom mais agressivo com o Irã desde que forneceu drones à Rússia na guerra com a Ucrânia e demonstraram ainda mais impaciência recentemente com o fracasso de Teerã em retornar ao acordo nuclear de 2015.

FONTE: The Jerusalem Post e Reuters

Subscribe
Notify of
guest

138 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
MFB

Já está passando da hora de descer o cajado no Irã. Regime criminoso.

Hank Voight

É o maior fato de instabilidade no Oriente Médio.

Camargoer.

Caro H.V. Existem duas possibildiades. 1. um ato terrorista doméstico. 2 um ato deliberado de agressão de outro estado. Nenhum dos dois me parece certo.

Hank Voight

Talvez lhe parecesse certo que Israel espere sentado pelo ataque iraniano não é mesmo!?

Assim, uma vez que a teocracia iraniana ameaça semanalmente Israel de aniquilação não se pode censurar o estado judeu por se defender não é mesmo!?

André Macedo

Pelo menos eles só ameaçam, enquanto Israel aniquila os palestinos lentamente enquanto pagam de coitadinhos e acuados.

Hank Voight

A teocracia iraniana não tem nada a ver e tampouco deve se imiscuir no conflito entre israelenses e palestinos sim!?

André Macedo

Esquivas e mais esquivas, “ah mas eles fazem pior… Blá, blá, blá”

Nonato

Você apoia o terrorismo iraniano no iemen e na palestina?

Camargoer.

Ola Nonato. Vocẽ já me conhece o tempo suficiente para saber que eu desprezo ditadores e condeno qualquer forma de terrorismo. Você sabe ou deveria saber que considero a democracia o único regime aceitável, ainda que eu seja capaz de analisar o contexto geopolítico de diferentes países para entender como o processo histórico nos ajuda a compreender como diferentes países optaram por diferentes caminhos, o que tem me ajudado a não cair nas armadilhas retóricas ou no discurso ideológico fácil.

Fernando

E vc apoia o terrorismo saudita no Iemen, e o terrorismo Israelense na Palestina?

Thiago A.

Sensato.

m4l4v1t4

Sem sombra de dúvida.

Mas infelizmente o conservadorismo moral precisa se apegar religião e ao totalitarismo para poder vencer o terrorismo de esquerda que vai te chamar de racista, de homofóbico, de nazista e todos os outros istas para poder te roubar através de qualquer rótulo do momento. Nos últimos 10 anos o rótulo da moda não é mais a fome, são as minorias.
Então, fica difícil condenar o Irã. Eles estão sob tortura.

Fernando

Kkkkkkkkk o gado é hilário!

Camargoer.

Caro. Eu entendo que isto é um ato de guerra. Como é possível aceitar que um país faça um ataque a um outro país? No caso da Guerra entre Ucrania e Russia, tenho defendido o imediato cessar fogo e início das negociações de paz. Do mesmo modo, não posso tolerar um ataque de um país a outro neste moldes. È preciso um posicionamento contundente da comunidade internacional para evitar que este ataque resulte em um conflito aberto entre dois países.

Hank Voight

Se existir algum dia um conflito o responsável é a teocracia iraniana, que semanalmente ameaça Israel de aniquilação. Assim ninguém pode censurar o estado judeu por se defender…

Last edited 1 ano atrás by Hank Voight
Inimigo do Estado

Um conflito por causa de uma ameaça?

Hank Voight

Praticamente uma declaração firmada em cartório de indigência intelectual 😉

Hank Voight

Só há uma negociação nesse conflito que é o invasor (Rússia) se retirar do país invadido.

Romão

Cuidado com esse papo de “regime criminoso” porque o pentágono pode usar esse pretexto contra o Brasil pra se intrometer em reservas indígenas, uma vez que o estado brasileiro foi criminoso também ao praticar genocídio.
.
Nosso telhado é de vidro, então xiuuuu… cala a boquinha.

Last edited 1 ano atrás by Romão
Fernando

E tua burrice impressiona!

Rodrigo

Esses russos agora estão fumando dentro da fábrica no Irã

Joanderson

Acho interessante como ninguém acha ruim quando israel ataca paises soberano como Irã e Síria se fosse o contrário o mundo todo tava demonizando os atacantes.
Msm coisa quando os EUA e aliados atacam paises fica tudo por isso msm, quando a Rússia faz o msm é um pais do mal com seu governante tirano.

jhduarte

Acredito que seja pq Irã mais de 1 milhão de vezes falou que quer explodir Israel do mapa. E também de forma comprovada financia grupos terroristas contra Israel.

Camargoer.

Caro j2. Uma coisa é retórica. Outra coisa empreender um ato de ataque contra um país soberano. Isso está errado.

Hank Voight

A teocracia iraniana não fica apenas na retórica, vide o apoio ao hezbolah e a busca ativa por um artefato nuclear.

Inimigo do Estado

Se Israel pode ter armas nucleares, por que o Irã não pode também? Poderia me explicar Tireless?

Hank Voight

Até poderia, mas lhe carece capacidade cognitiva e honestidade intelectual 😉

Fernando

Pela sua resposta, vejo que não é ele o desonesto!

Hank Voight

Néscio com consciência de classe?

Rafael Pinheiro Machado

Vou começar a te a eaçar de morte e tortura todos os dias só para ver quanto tempo você aguenta sem reclamar. Feito?

Camargoer.

Faça o que quiser. Só vai ser mais um aqui na trilogia. Já recebi outras ameaças bem mais graves, já tive dados pessoais expostos. Fui ofendido, Ofenderam minha família. Gente desqualificada que aparece aqui na trilogia e depois some… ou voltam com outros apelidos. Não importa. Continua sendo gente que eu desprezo e ignoro. Faça o que quiser. Só não peça minha permissão. Se preferir, pode me fazer um grande favor e me ignorar também.

Leandro Costa

Ei Camargo, não se deixe atingir por esse tipo de gente não. Você contribui e posso não concordar com todos os seus pontos de vista, mas aprendo muito com você e por isso lhe agradeço eternamente. Sempre sou grato àqueles com quem eu aprendo algo novo.

Eu ainda fico um tanto revoltado que as pessoas sejam tão agressivas quando discordamos delas. Ainda mais aquelas que dizem defender a democracia. É um tanto irônico. Mas enfim, c’est la vie.

Abração

Rui Mendes

Como uma ditadura, que ainda por cima, mata os seus próprios cidadãos, só por se manifestarem, sem violência,contra os abusos desse regime, pode ser considerado, representante de um estado soberano, e regime esse que fornece armas, para outra ditadura, atacar, uma democracia, essa sim, representante de um estado soberano, representação ganha em eleições justas e livres; como???!??

Joanderson

Realmente não tiro a razão de Israel porem se vc acha Israel certo em atacar um pais preventivamente vc não pode tirar a razão de Putin de invadir a Ucrânia para a segurar qui esse pais não vire uma ponta de lança contra ela no futuro.

Hcosta

Como se ataca um país com armas nucleares e com um dos maiores exércitos do mundo?

Joanderson

Armas nucleares não impediu que india e china ou india e Paquistão irem a guerra.

Rafael Pinheiro Machado

É só ver a ficha corrida dos dois países. Estude história.

Rui Mendes

A Rússia invade a Ucrânia, rouba uma grande parte do sul do país (Crimeia) , passado uns tempos, invade o leste desse mesmo país, isto tudo depois de a Ucrânia, ter entregado as suas armas nucleares à Rússia, para não melindrar os Russos e a Ucrânia é que é a ameaça???
Inocência tem limites.

Luciano

Se o Palestino atacar uma base militar em Israel é terrorismo, Se Israel ataca uma base no Irã é defesa a democracia e paz. As narrativas dominam nossos tempos, é só ligar a tv, por aqui acontece todos os dias.

Luiz

Na mídia ocidental os russos atacam hospitais e creches. Sempre os ataques russos são contra civis. Com o Irã a mídia ocidental age do mesmo jeito. Sempre o Irã patrocinador de terrorismo. Os mocinhos do ocidente combatendo os vilões terroristas. Essa narrativa usam pra justificar suas ações.

Rui Mendes

A mídia ocidental, pode falar e escrever o que quiser, no máximo pode ter que responder por difamação em tribunal, já a vossa mídia preferida, ou é pertença dos próprios ditadores ou dos amigos do regime ditatorial, isto porque a imprensa que tentou ser independente, foi perseguida, tendo os jornalistas dessa mídia, fugido para fora do país ou pior, assassinados.

Maurício.

Luciano, os palestinos tem todo o direito de protestarem, agora, lançar foguetes em cidades e em cima de civis, onde não tem área militar, aí, já é terrorismo.

Cristiano de Aquino Campos

O dia que a China construir um condomínio de luxo aqui no Brasil, onde as nossas leis e autoridades não entram, e dizer que vai construir mais condomínios e expulsando e destruindo cidades Brasileiras inteiras, indo contra normas da ONU, você faria o que?

Last edited 1 ano atrás by Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos

Obs. E ninguém no mundo faz nada de concreto para ajudar o Brasil, no máximo fala contra. Você vai aceitar isso na boa ou lutar com o que tiver a mão, e atacar onde o inimigo for mais vulnerável ou no símbolo da sua opressão? E não adianta neguinho religioso defendendo um povo cuja religião não é a mesma da sua, dizer que eles estão ocupando as terras que eram deles desde a época da bíblia. Saiba que Israel já tomou áreas que nunca lhe pertenceram. Engraçado também, e alegar apoio a Israel defendendo uma reivindicação territorial com base na… Read more »

Maurício.

Cristiano, tu acha que eu defendo Israel? Eu só afirmei e continuo afirmando, quem lança foguetes em cima de civis, são terroristas, simples assim.

Joanderson

Entendir o qui vc quiz dizer, so não entendir porq usou a china como exemplo.

Maurício.

Joanderson, ele está falando dos assentamentos israelenses.

Joanderson

Eu sei amigo essa oarte eu entendir, so acgei rstranho usar a china como exemplo.

Carlos Campos

menos né, Israel tá ali a tempos, e os palestinos que nao aceitam eles lá, e foram derrotados inumeras vezes, possibilidade de enriquecerem nao falta, mas uma elite militarista vive bem as custas da pobreza e do ódio palestino.

André Macedo

“Israel tá ali há tempos” kkkkkkkk então porque o movimento sionista existiu? Israel é tão dos Judeus atuais quanto Londres é dos italianos.

Carlos Campos

Os Judeus estão ali mesmo depois da Diaspora.

André Macedo

Estavam, mas em números inexpressivos.

Luciano

Concordo Maurício, só tem um detalhe, os palestinos matam 1, 2 israelenses nesses ataques, aí vai Israel e mata 200 civis palestinos na Faixa de Gasa e ninguém fica horrorizado? Só pra lembrar o massacre de Sabra e Chatila demonstra que de bonzinho eles não tem nada.

Carlos Campos

as pessoas ficam, mas ninguém quer morrer, você acharia melhor os israelenses ficarem quietos e morrerem um após o outro? já aconteceu antes isso na 2ºGM, eles não querem passar pelo mesmo de novo

Joanderson

Cada um ataca com oq pode, tropas de Israel cansam de massacrar palestinos e nunca da nada.

Maurício.

“Cada um ataca com oq pode”

Concordo, desde que não ataquem civis, esse é o meu ponto.

Joanderson

Eles não tem drones avançados e mísseis de precisão como Israel.

Camargoer.

Caro Maurício. Em 08/jan brasileiros atacaram a Praça dos Três Poderes. Creio que todos eram brasileiros. Isso de modo algum pode ser entendido como uma manifestação do povo brasileiro. No caso dos ataques de foguetes mequetrefes, provavelmente são palestinos que disparam, mas isso não pode ser tomado como um ataque do povo palestino. Além disso, estes ataques terroristas (porque são exatamento isso) não pode ser justificativa para que o Estado de Israel ataque um outro país. Isso tem que parar. A cada ataque de Israel contra os palestinos, a cada ataque de Israel contra o Iran, a cada ataque de… Read more »

Maurício.

Camargoer, é claro que eu não estou falando que todo palestino é terrorista, mas, quem ataca as cidades de Israel, matando civis inocentes, esses sim, são terroristas.
Volto a repetir, eu não defendo Israel, não tenho twitter com bandeirinhas do Brasil e Israel, não fico falando em tradição judaico-cristã, nem vou votar com uma camiseta com a bandeira de Israel.
Aliás, eu vejo como a grande mídia relativiza, a oposição/resistência, na Palestina e na Ucrânia, como você pode ver, os hipócritas me deram 50 deslikes, isso quase um ano atrás…😂

109F-4

“Massada nunca mais”

Camargoer.

Caro Luciano. Uma coisa é quando um grupo de pessoas comete um ato terrorista. Isso pode ser doméstico, como foi o ataque contra o prédio federal em Oklahoma ou contra os prédios na Praça dos Três Poderes em Brasilia, ou um ataque terrorista internacional, como foram os ataques de 11/setembro em Nova Iorque. Outra coisa é quando um Estado promove um ataque a uma instalação civil ou militar de outro país. Isso é terrorismo de Estado e seria suficiente para iniciar uma guerra, como foi a declaração de guerra do Brasil contra a Alemanha Nazista pelo afundamento dos navios mercantes… Read more »

PACRF

Israel é uma democracia estável, provavelmente a única do Oriente Médio, enquanto o Irã é uma ditadura cruel. Além disso, o governo do Irã já anunciou várias vezes sua intenção de destruir Israel.

Renato B.

Essa estabilidade está erodindo a cada dia. O Executivo de lá já está propondo uma reforma do judiciário e já se fala em perseguição a dissidentes. O Amoz Oz grande autor israelense, pacifista e soldado que lutou na Guerra dos 6 dias e Yom Kippur dizia que a ocupação da Palestina faz muito mal à Israel, até às liberdades individuais deles. Os temores dele estão se confirmando.

Caio

A sim explodir uma caminhonete cheia de explosivos na porta da embaixada de Israel em Buenos Aires não é terrorismo, é apenas uma narrativa.

Carlos Campos

entregar foguetes ao Hezbolah para depois jogar em Israel é ato de paz

Thiago A.

Sério? O Irã está ajudando ativamente um agressor que invadiu e tomou territórios de um país soberano que nunca ameaçou a Rússia. Se os iranianos tivessem ficado no cantinho deles, como a maioria fez, nada disso teria acontecido. Eles procuraram sarna para se coçar. A sarna chegou! Até parece que eles têm poucos problemas para resolver e precisam buscar mais para dar uma animada.

Bem que os ucranianos avisaram.

“Noite explosiva no Irã – produção de drones, mísseis, refinarias de petróleo”, escreveu Podolyak, assessor do presidente Volodymyr Zelenskyy, no domingo, acrescentando que a Ucrânia “avisou você”.

Jagderv#44

Não adianta explicar. Eu desisti.

Slow

O assessor do Zelesnky tem que se preocupar em conseguir mais ajuda do ocidente pq nem com os 30 países bancando eles expulsaram os russos ..

Pablo

So nao entendo ate hoje, uma “missão” que seria rápida e dura quase um ano. Ninguem explica como uma “potência” sofre tanto.

Joanderson

Rapaz eu também não sei como essa guerra ainda durou tanto,porém se fosse uma potência ocidental no lugar da Rússia se sairiam melhor ?

Camargoer.

Ola Pablo. Eu já fiz uma análise e a expus diversas vezes aqui. Tenho a impressão que a Russia fez uma leitura correta em 2020: a Russia tem maior poder econômico e militar. Zelensky é um polítco sem expressão. Biden estava acossado e enfraquecido internamente. A Russia tinha enormes reservas internacioanis e a Europa dependia da energia russa. Isso indicava que a ocupação da Ucrãncia seria rápida como foi na Crimeia. Contudo, Biden aproveitou a oportunidade para se fortalecer politicamente, as sanções internacionais foram muito acima do que aconteceu com qualquer outro país antes, a Otan tem forncedido armas e… Read more »

Hank Voight

É uma análise equiv0c@d@ e os fatos estão aí para provar! Inicialmente cumpre lembrar que os russos subestimaram completamente a resistência e a capacidade de luta do povo e exército ucranianos, basta ver que achavam que em três dias tomariam Kiev, deporiam Zelensky e colocariam um fantoche no lugar. Não deu certo….. Depois subestimaram o funcionamento das instituições do Estado Ucraniano e também a lealdade do exército ao presidente Zelensky pois os chamados de Putin por um golpe de Estado foram ignorados. Para piorar o alongamento do conflito demonstrou as fragilidades e deficiências das forças russas vide as falhas grosseiras… Read more »

Carlos Campos

Vou te explicar bem rápido: Tem outras potencias militares apoiando os Ucranianos!

Antonio Castro

É preciso compreender questões históricas a geopolítica. A Rússia, apesar de eu não concordar com a guerra, tem suas razões. A Ucrânia fazia parte da URSS. A Rússia Não vai querer que a OTAN instale um arma nuclear em sua fronteira, né?

Joanderson

Do msm jeito qui os EUA não gostaram quando a Rússia colocou mosseis em cuba.

Luciano

Carlos, ninguém quer instalar arma nuclear na Ucrânia, por uma simples razão, não há necessidade, já tem míssil demais na OTAN, sem contar os balísticos que podem ser disparados de qualquer lugar do planeta. Isso é interesse econômico e projeção de poder. Ninguém em sã consciência pode dar razão a Rússia.

Cristiano de Aquino Campos

Só uma observação a sua alegação que a Ucrânia nunca ameaçou a Rússia, isso está errado. A doutrina de defesa Russa, sempre foi manter a OTAN o mais longe possível de suas fronteiras e ainda mais de Moscou. Só que se a Ucrânia entrar para a OTAN com o mesmo território que tem hoje a OTAN vai estar a 500km de Moscou, enquanto as principais capitais da OTAN ficam mais distantes da Rússia. Isso para eles e uma ameaça e das grandes. A Ucrânia sabe disso e insisti em entrar para a OTAN mesmo assim. A China quer uma base… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Cristiano de Aquino Campos
Thiago A.

A percepção e o sentimento de insegurança da Rússia não interessa. A realidade permanece a mesma, a Ucrânia nunca ameaçou os territórios russos. Em nenhum momento. A Rússia tinha até assinado um memorando sobre o respeito das recíprocas soberanias. A invasão da Criméia e do Donbas ( 2014) só reforçou a vontade da Ucrânia de se afastar da influência russa e a necessidade de fazer parte da Aliança. A distância entre a Letônia e Moscou é mais ou menos 590 km . E ? A Letônia faz parte da OTAN e daí? Quem é o maluco que iria invadir a… Read more »

Thiago A.

Sim, a China quer uma base na Argentina. E daí? O Brasil invadirá a Argentina por isso ?Se o Brasil foi incapaz e inepto ao ponto de não conseguir evitar essa eventualidade , a culpa é dele. Era só oferecer mais e melhores condições . Não conseguiu ? Dançou.
Vamos invadir a Colômbia também?

Thiago A.

Não é possível ter uma base estrangeira a 500 km de Brasília. Significaria estar dentro do território brasileiro. Entre os motivos que levaram a criação da nova capital brasileira estavam esses critérios de segurança .

É só fazer como os brasileiros: mudar a capital para o interior do país.

Joanderson

Nesse exato momento a Turquia e os EUA estão dentro da siria um pais soberano fazendo o caos e nem por isso vi ninguém apoiar um ataque a esses países.

Maurício.

Joanderson, nesse caso, entre Israel e Irã a coisa é um pouco diferente, os ditadores do Irã vivem falando que querem riscar Israel do mapa, ajudam também os terroristas que atacam Israel com foguetes, que o tão falado Mossad, sempre deixa passar, tem também o pessoal do Irã, ou apoiados pelo Irã, que atuam na Síria, portanto, esses ataques israelenses são em legítima defesa, claro, não minha opinião.

Luiz

Agora o Irã pode justificar ataques em Israel. Foi atacado tem o direito de atacar.

Maurício.

Luiz, tanto o Irã quanto Israel são independentes, eles podem fazer o que quiserem, mas claro, sempre tem as consequências.

Camargoer.

nenhum estado tem o direito de atacar outro estado.

Maurício.

Camargoer, isso seria muito bonito em um mundo perfeito, mas na realidade, não é bem assim que funciona. Por isso eu disse que sempre tem as consequências, seja pela vidas de soldados, de civis, tem as consequências econômicas, os ataques terroristas, enfim, uma consequência ou outra sempre terá.

Camargoer.

Ola Maurício. Eu não posso me render a uma interpretação equivocada de realpolitik para justificar ações que são injustificáveis. Este tipo de ação ilegal de terrorismo de Estado coloca em cheque a própria legitimidade democrática do Estado de Israel.

Santamariense

Não diga!!! Sério??? Vai na próxima assembléia geral da ONU e fala isso para todos os países integrantes da organização. Todos vão largar suas armas e esquecer interesses politicos, históricos, territoriais, étnicos, econômicos, etc. Todos vão virar amiguinhos e o mundo todo vai cheirar à rosas e algodão-doce. O que tu falou é a coisa mais básica, mas que ninguém respeita. Portanto, acorda do teu sonho.

Camargoer.

Exato. Fico com a impressão que Israel precisa manter o sistema tensionado. O governo israelente faz tudo para manter o problema na memória das gerações.

Joanderson

O pais qui mais apoia terrorista disfarçados são os EUA, fora a Arábia saudita qui sempre apoiou terroristas de todo jeito, fora qui ameacaram atacar o catar acusando esse pais de apoiar terrorismo é muita hipocrisia.
A Rússia tem qui atacar os aliados dos EUA ja qui seus aliados estão sobre ataque.

Maurício.

Joanderson, calma, eu sei que os americanos apoiam ditaduras, sei também que o Trump disse que o Catar financiava o terrorismo em um nível muito alto, mas isso foi um discurso da boca para fora, já que continuam como aliados, inclusive chegou no Catar novos F-15QA, ou seja, é apenas um discurso americano que alguns engolem com extrema facilidade. Quanto a Rússia atacar os aliados americanos, calma, as coisas não se resolvem assim.

Camargoer.

Caro J. Eu acho errado. Se isso foi um ato deliberado do governo de Israel, ele viola frontalmente as leis internacionais. È preciso interromper este tipo de ação. Nenhum país, seja uma potência nuclear ou não, tem este direito. Caso Israel tenha sido o responsável, fica difícil condenar o Iran. È um ato de guerra. Eu temo que isso possa ser o estopim de uma escalada. A quem interessa isso?

Hank Voight

E o fato do Irã armar e financiar o Hezbolah, buscar ativamente armas nucleares e ameaçar semanalmente Israel de aniquilação, é condenável?

Camargoer.

Olá HV. Pois é. Por isso favorável ao completo banimento das armas nucleares. Novamente, é preciso separar o que é terrorismo doméstico (como aquele atentado em Oklahoma, invasão do Capitólio, Bomba do RIo Centro no Brasil e o ataque á praça dos Trẽs Poderes e até mesmo do ataque de gás no metro de Tokyo), do terrorismo internacional (como o ataque de 11/set ou das bombas em Madri ou da bomba contra uma associação judaica em Buenos Aires). Também é preciso separar estes ataques terroristas do que eu chamaria de Terrorismo de Estado. Além disso, é preciso separar a ação… Read more »

Thiago A.

Se você provar que foi Israel… Assim como no ataque em Buenos Aires existem suspeitas que o estado iraniano estava diretamente envolvido, mas não existem provas …

Carlos

A inclusão da praça dos três poderes no terrorismo é equivocada pela lei brasileira, você que sempre cobra a lei, como a lei internacional no caso da matéria deveria ser o primeiro a não espalhar fale news. Nenhum dos que já foram denunciados foi incluído terrorismo porque não existe na lei essa possibilidade, ela foi retirada do projeto de lei por pressão do PT que temia que sindicatos e mst entre outros fossem acusados indevidamente por este crime, lembro que acusar alguém de um crime pode ser considerado crime. São baderneiros com intenção golpista, estão sendo acusados de invasão, depredação… Read more »

Renato B.

não foi “Intenção golpista” foi tentar a abolição violenta do Estado democrático de direito e isso é crime grave. Se eles eram burros em achar que isso ia funcionar o problema é deles.

Rafael Pinheiro Machado

Qua do países de direita aracam países terroristas é correto
Quando países terroristas atacam países pacíficos é bandidagem de ditadores vagabundos. É o mesmo quando vagabundos atacam a sua casa e quando você atura nos vagabundos para se defender.

jairo

Não acham ruim pq tem medo de contrariar o livro místico deles.

jairo

eloquência pra disfarçar falta de educação em termos como “demencia de grau médio” e principalmente “vencedores” me faz especular muitas outras coisas além da sua motivação mística, que a propósito ficou clara na utilização do termo “base mística”.
Passar bem, filhote de Malafaia.

Leandro Costa

Joanderson, na visão Israelense, o Irã já ataca Israel, e vem atacando Israel a bastante tempo. Toda vez que foguetes são disparados à esmo para dentro do território Israelense disparados por Hezbollah ou Hamas, Israel considera esses ataques como sendo também de autoria Iraniana visto que é o Irã que os financia, treina e arma. Acho que Israel não vai admitir esse ataque, então vamos ficar no campo das especulações e, ao mesmo tempo, o Irã não tem qualquer problema em admitir que arma, treina e financia grupos terroristas com o intuito que ataque Israel, bem como anuncia que Israel… Read more »

Rubisnei Rodrigues

O Irã possui a obrigação moral de responder a altura, e apenas lembrando, que isto não modificará em nada o propósito do Irã de ser uma potência militar relevante no cenário do Oriente Médio, quer Israel e os Estados Unidos goste ou não.

Hank Voight

Se insistir em retaliar vão tomar mais bomba na cabeça de Israel😉

Camargoer.

Caro R. Discordo. Creio que Israel busca manter a situação tensa por questẽo de política interna. Eu não sei como resolver a situação, mas é complicado. Israel ataca o Iran por achar que o Iran tem a pretensão de aniquilar Israel, enquanto isso Israel possui armas nucleares que usará contra um país que o atacar, mas ataca outros países que não tem armas nucleares para evitar que estes países tenham armas nucleares…

Adriano Madureira

Seria muito bom ver os iranianos explodirem a usina nuclear de israel e matar aqueles cretinos com Baygon radioativo.

Neoliberal

Passou da hora do Irã ser atacado.

Hank Voight

A teocracia criminosa iraniana não se contentou em ser o maior fator de instabilidade do Oriente Médio armando e financiando grupos terroristas e resolveu auferir dividendos se imiscuindo na invasão russa à Ucrânia.

Está pagando o preço….

Carlos Andrade

Israel é uma teocracia oficial, Estado Judeu, por lei, desde 2018.

Hank Voight

Se informe melhor! Embora tenha uma religião oficial, visto ser um estado judeu, Israel não é uma teocracia visto que a religião não oferece limitador à produção legislativa do Knesset. O Reino Unido também está na mesma situação pois o chefe da religião anglicana é o monarca.

Por outro lado a sharia é o princípio norteador da república islâmica do Irã tornando o país, portanto, uma teocracia.

Hank Voight

Embora tenha uma religião oficial, visto ser um estado judeu, Israel não é uma teocracia visto que a religião não oferece limitador à produção legislativa do Knesset. O Reino Unido também está na mesma situação pois o chefe da religião anglicana é o monarca.

Por outro lado a sharia é o princípio norteador da república islâmica do Irã tornando o país, portanto, uma teocracia.

Caio

Israel é um Estado Judeu e Democrático.

Maurício.

Eu colocaria ao lado da teocracia criminosa iraniana, a também teocracia criminosa saudita, que assim como a iraniana, também vive armando e financiando grupos terroristas na região, basta ver que eles apoiavam e ainda apóiam os terroristas “moderados” na Síria, é só ver também a crise humanitária no Yemen, mas disso, quase ninguém fala…

Camargoer.

Olá Maurício. A história recente do Iran. A Pérsia foi um grande império por séculos, tendo sido anexada pelos Árabes por volta do Século X, sob influência do Islã. Ao fim da I Guerra, o Império Britânico ocupou a região, inclusive combatendo as tropas do Exército Vermelho da recém criada URSS para garantir os campos de petróleo. O Iran obteve sua independência, instituindo uma monarquia simpatizando ao nazismo. Com o fim da II Guerra, os movimentos nacionalistas iranianos ganharam força. Naquele contexto de Guerra Fria, os EUA promoveram um golpe de estado que fortaleceu o Xá Palev, que instaurou um… Read more »

Carlos Campos

aí é invasão do bem. nada a ver com o que a Rússia faz, lá é invasão do mal

Red Pill - 红色药丸

A xapelada pira…

Hank Voight

Volte lá para o paçoquinha cidadão!

Morgoth

Na verdade, os maiores financiadores, em termos de dinheiro, doutrina e ideologia, são a Arábia Saudita e o Paquistão. Este último, inclusive, é responsável pela educação político-doutrinária do Taliban, lá nos anos 70/80.

Neto

A parte financeira do taliban nas décadas de 70/80 fica com CIA mesmo.

Red Pill - 红色药丸

Jerusalen Post, fonte extremamente isenta, acho que o estado persa acabou, tão efetivo que foi o ataque.

Cristiano de Aquino Campos

Se foi um fracasso ou sucesso esse ataque só imagens de satélite para dizer. Mas se esse ataque não destruiu completa e irreparávelmente as capacidade do Irãn, só serviu para mostrar a eles suas vulnerabilidades e assim eles iram sanar esse problema.
Eu acho que se não for um ataque avassalador e em larga escala, da muda.

Cristiano de Aquino Campos

E digo mais, tem que ser seguido por uma invasão por terra e domínio de território, pois do contrário eles reconstroem tudo, fazem melhor e com ainda mais determinação.

Joanderson

Quem vai invadir um pais como o Irã por terra ?
Ali o buraco é mais embaixo.

Thiago A.

Não é necessário invadir. É suficiente eliminar a capacidade ofensiva, aniquilando o poder militar. Destruir os meios navais( operação praying Mantis), a aviação, os mísseis balísticos… a base industrial e enfim golpear o sistema economico toda vez que eles tentarem recriar uma força capaz de projetar poder além das fronteiras.

Carlos Campos

mesma coisa que deveriam ter feito com o Afeganistão, mas foram lá torrar 1 trilhão de dólares e matar soldados americanos, Irã é montanhoso igual o Afeganistão

Thiago A.

Em retrospectiva é simples enxergar que aquilo foi um enorme erro, mas naquele momento os EUA estavam chocados, a sua opinião pública precisava de respostas pelo que provavelmente foi o maior ataque terrorista da história contemporânea. Lembrando, os EUA passavam por uma fase de embriaguez de poder. A vitória sobre o rival estratégico( URSS), a globalização/americanização do mundo, a ausência de rivais críveis, as conversas fiadas sobre “o fim da história “…tudo isso influenciou e reforçou a conduta incauta e arrogante deles . A guerra contra o terrorismo empregando forças e táticas convencionais é inviável e infrutífera. Tudo isso desviou… Read more »

Joanderson

Ai a Rússia tinha que fazer a msm coisa com.os aliados do Ocidente na região.
Meter kalibr em toda infraestrutura da Arábia Saudita Emirados Árabes Unidos ai fica td no empate.

Fabio Araujo

O Irã vive atacando os outros países direta ou indiretamente, diretamente de vez em quando vemos ataques de mísseis iranianos à alvos no Iraque e indiretamente através de seus aliados ( Hezbollah, Houthis, Hamaz e cia ). Em relação à Israel já tivemos um período onde o Irã atacava um navio mercante israelense e depois Israel atacava um navio mercante iraniano. Sem falar nos problemas nas fronteiras com Azerbaijão e com o Afeganistão e os problemas com os curdos. Uma hora ele sofreria a consequência.

Jack

Tudo o que o mundo não precisa nesse momento é outra guerra aberta. Com possibilidade de se tornar uma Rússia x Ucrânia do oriente médio.

Camargoer.

Olá Jack. Acho que nenhum dos países do oriente médio teria pretensões territóriais, a não ser Israel que pretende ocupar toda a Palestina. O problema é que estes ataques periódicos impedem qualquer acordo diplomático. Lembre que quando o governo de Israel já tentou um acordo com a palestina que resultou no assassinato do lider israelense por extremistas de direita também israelense. Eu não acho que exista qualquer intenção dos governos da região de alcançar a paz.

GRAXAIN

Fenomenal será a próxima confusão naquela região!

Romão

Off-Topic:
Alguém aí sabe qual é o treinador básico da Força Aérea do Iran ?
comment image

Santamariense

O Irã recebeu ao redor de 25 T-27 entre 1989/91. Destes, ao redor de 12 permanecem operacionais.

Adriano Madureira

Sucesso será quando chegar o momento do Irã conseguir a bomba e destruir esses ratos do Oriente médio…

Jose

Se foi um ataque feito por drones, gostaria de saber da onde partiram ,pois de território israelense é bem complicado.
Navios ?

Jefferson Ferreira

a verdade é que não tem santo nisso… defender israel ou irã é ridículo!! Essa gente briga a mais de 4000 anos e vão continuar brigando pelo resto da sua existência…

silvom

terrorismo?

Grifon Eagle

Israel não brinca em serviço!!!

Alexsandro

No outro dia saiu fotos de satélite que mostram a tal fábrica quase intacta. Apenas furos no telhado.
Com a internet não dá mais pra emplacar narrativa como antes.

Eu quero saber mesmo é sobre a base subterrânea que supostamente causou um terremoto forte após ser explodida.