Segundo CinC ucraniano, a Rússia já perdeu mais do dobro de aeronaves que a URSS perdeu no Afeganistão

50

O comandante em chefe das Forças Armadas da Ucrânia, General Valerii Zaluzhnyi, destacou em sua conta do Twitter que a Rússia perdeu, até o momento, mais do dobro de aeronaves perdidas pela URSS durante a invasão ao Afeganistão na década de 1980.

A invasão ao Afeganistão durou cerca de dez anos (1979-1989) e a Guerra na Ucrânia até o momento já passou de oito meses.

Pelos números apresentados pelo comandante em chefe a Rússia já perdeu 278 aeronaves desde fevereiro deste ano e no Afeganistão a URSS perdeu 118 aeronaves.

Segundo o  site independente Oryx, que contabiliza as perdas de equipamentos de ambos os lados do conflito através de evidências visuais, a Rússia perdeu 263 aeronaves, sendo 63 aviões, 57 helicópteros e 143 UAV/UCAV até o momento.

 

Subscribe
Notify of
guest

50 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antunes 1980

Vale ressaltar que os sistemas que mais abateram aeronaves russas foram os MANPADS.
Não vejo como algo normal a vulnerabilidade dos vetores russos contra um sistema portátil e de baixa complexidade.
Imagina uma cama de defesa padrão OTAN, a Rússia não chegaria nem perto das grandes capitais europeias.

Andre

Difícil ter esse dado da invasão soviética do Afeganistão, mas não seria surpreendente se naquela também tivessem sido os MANPADS, principalmente abatendo muitos Mi-24

Jadson S. Cabral

Já ouvi muito falar de que o stinger fez um estrago no Afeganistão

Gilian

O sistema que mais abateu foi o porta-voz do Governo ucraniano.

Ninguém acredita neste bafão.

Roberto

Torcendo pelo outro lado…

Paulo

Gado detectaso

RPiletti

Lógico. Eles tem várias equipes construindo fakes de Su-xx e Ka-52 e na sequencia pondo fogo neles. Nossa empresa, Fogos Caramuru, fornece os foguetes de vareta para simular os Manpads…

Luis Carlos

Certamente essa conta foi feita com ajuda do Oryx.
Quem fala muito é porque está incomodado.
A Ucrânia está muito incomodada.

RPiletti

Não, não estão. Na vdd estão felizes por terem sido invadidos.
Tu já foi melhor, se sou teu pagador revisaria teu soldo para baixo…

Luis Carlos

Em tempo.
Os últimos ataques ucranianos na região de Kupiansk têm contado com uma grande participação de lutadores estrangeiros.
No último deles, que foi novamente repelido, cerca de 60% dos soldados eram mercenários.
O problema é que vários deles estão reclamando de serem utilizados como ‘bucha de canhão’ pelos ucranianos.
Houve até um confronto entre poloneses e o Batalhão Kraken.
Saldo: 20 mortos.

Luiz Antonio

Próximo filme de terror que estreará em Moscou: “A ROTA DA MORTE”.
Uma aventura onde diziam que seria um passeio.

Guilherme Leite

Assim como no Afeganistão, os MANPADS são o grande problema russo!

Já essa quantidade de perdas, a maioria são de drones de baixa complexidade, acredito que deveriamos contar tão somente os aviões e helicópteros, que muito provavelmente tem mais abates do que o Oryx contabilizou, afinal, o Oryx sempre trabalha com fotos/vídeos e não boatos.

Slow

Segundo a Ucrânia, a Rússia estava sem munição desde o primeiro mês de guerra .

Tem a informação de quantas aeronaves a Ucrânia perdeu ?

Last edited 1 ano atrás by Slow
Andre

Essas têm sido as duas semanas mais longas da história russa…

Sobre as perdas de aeronaves ucranianas, o Oryx tem: 125, sendo 55 aviões, 22 helicópteros, 48 uavs.

E os russos estão chegando em 1500 MBTs perdidos, incluindo 320 T80, 30 T90 e 40 dos “novos” T62.
Essas têm sido as duas semanas as duas semanas mais longas da história russa…

Sobre as perdas de aeronaves ucranianas, o Oryx tem: 125, sendo 55 aviões, 22 helicópteros, 48 uavs.

E os russos estão chegando em 1500 MBTs perdidos, incluindo 320 T80, 30 T90 e 40 dos “novos” T62.

Last edited 1 ano atrás by Andre
Mirade1969

Segundo o Minsitério de defesa Russo até a data de hoje 03/11 as perdas ucranianas são:

  • 330 aeronaves
  • 168 helicópteros
  • 2422 drones
  • 384 SAMs
  • 6297 tanques e blindados
  • 882 MLRS
  • 3547 canhões de artilharia
  • 6986 veiculos militares
Andre

330 aeronaves, 168 helicópteros, 384 SAMs, 882 MLRS, 3547 caminhões de artilharia? a Ucrânia tinha tudo isso ai? O MoD russo divulgou as perdas russas?

Não te impressiona a Ucrânia ter tido todas essas perdas e os russos avançando para trás nos últimos 3 meses?

MFB

Ele estava sendo irônico…

Victor Filipe

Segundo a Russia? umas 4x o inventário de aeronaves pré invasão, segundo pessoas realistas? o Andre já mandou os números.

Slow

Se a Ucrânia perdeu tão pouca aeronave porque ela não para de pedir caças ?

Plinio Jr

Simples, os ucranianos querem oferecer uma resistência maior aos russos nos céus, coisa que os antigos vetores soviéticos não conseguem fornecer ….

Andre

você algum dia considerou a quantidade de aeronaves que a Ucrânia tinha? Percentualmente a Ucrânia perdeu muito mais do que a Rússia.

É impossível a ucrânia ter perdido 330 aviões, como disse o outro putinzete, porque eles não tinham 330 aviões. Considerando que a Ucrânia tinha ~51 Mig29, 12 su-24, 17 su-25, 32 su-2, 30 aviões de transporte. Perder 55 aviões é mais ou menos 1/3 de toda frota. Mais ou menos a mesma taxa de perdas do Ka-52.

Mirade1969

O Zelinkete ai não sabe ler pois a alegação é do departamento de defesa da Russia não minha eu somente repassei. Mas acredito que este numero seja próximo a isso já que conta também com outros artefatos que voam como drones, os verdadeiros números não são divulgados e sim inflados de ambas as partes. Vamos parar de torcer e se ater aos fatos mesmos que não sejam de todo verdadeiros.

Mirade1969

Porque ela esta mentindo ou digo escondendo a verdade a respeito de suas reais perdas que são muitas e ela não tem muitas reservas por isso assim como a Russia toda perda é importante mais ainda para a Ucrania que tem muito poucas aeronaves voando.

Maurício Oliveira

Quantos a Ucrânia perdeu?

IvanF

No site Oryx tem, mas adiantando:
Total: Ukraine – 125, of which: destroyed: 105, damaged: 1, captured: 19

  • Combat Aircraft (51, of which destroyed: 51);
  • Transport Aircraft (4, of which destroyed: 3, captured: 1);
  • Helicopters (22, of which destroyed: 18, damaged: 1, captured: 3);
  • Unmanned Aerial Vehicles (48, of which destroyed: 33, captured: 15).
MAGNVS

Senhores, quem negativa um comentário puramente estatístico??? A pessoa só pode estar negativando o comentarista, talvez por não concordar com ele em algum outro comentário. Mas negativar um comentário que só traz dados estatísticos???

Leandro Costa

Tem um cara que já declarou abertamente que ele simplesmente negativa todo mundo, mesmo sem ler.

MGNVS

Então Leandro. Uma bobagem isso. Nós dois mesmo as vezes divergimos em alguns pontos de vista e opiniões, mas nem por isso eu saio por ae te negativando ou negativando quem não concorda comigo. Muitas vezes algumas pessoas tem pontos de vista validos, mesmo sendo antagônicos aos meus. Os únicos comentários que eu penso que devem ser negativados, são os comentários puramente ideológicos (baboseira ideológica/briga de torcida) ou comentários agressivos e irônicos. Esses sim, devem ser negativados para preservar o bom andamento do blog.

Leandro Costa

Pois é, MGNVS, eu concordo totalmente com você nessa questão. Acho normal que as pessoas discordem de opiniões, análises, etc., mas sempre me surpreendo de forma negativa quando negativam um comentário informativo ou puramente estatístico.

Algum tempo atrás o Camargoer opinou que o botão de negativação deveria ser obrigatoriamente seguido de um comentário para que a pessoa pudesse dizer no que discorda do post, caso contrário a negativação não aconteceria. Acho que essa poderia ser uma boa idéia no final das contas.

MGNVS

Leandro, realmente, essa foi uma excelente ideia do Camargoer. Quem sabe os editores analisem se pode ser viavel implementar isso.

Helio Eduardo

Não vejo porque a cada perda russa sempre surge a pergunta da respectiva perda ucraniana. São duas grandezas bem diferentes! De um lado, a Ucrânia, uma nação tentando achar seu lugar no tabuleiro geopolítico depois de décadas sob “administração” soviética. Uma nação que nunca foi potência, muito menos super potência, com forças regulares, nível tecnológico sofrível graças à herança soviética e cujo maior trunfo é estar defendendo sua terra natal. Do outro lado está a toda poderosa Mãe Rússia, a superpotência nuclear e seu temido exército, legítimo herdeiro do vasto Exército Vermelho, cujos soldados marchando fariam o solo tremer, com… Read more »

Maurício Oliveira

Pelo motivo de ter dois lados no embate, talvez?

MAGNVS

Excelente comentario Helio. Mas seria bom tambem sabermos sobre as perdas reais da Ukrayna para fazermos um estatistica sobre ambos os lados do conflito. Tendo os dados REAIS de ambos lados, ae sim poderemos mensurar o tamanho do desastre militar russo nessa guerra.

Silvano

Não sou pró Rússia, aliás, espero que Putin leve a pior nessa. Mudei o que pensava inicialmente ao ver os tipos aqui no Brasil em canais de YT que apoiam esse sujeito, não que quem esteja contra ele seja melhor do que o próprio Putin, todos estão no mesmo nível de miserabilidade moral. Mas espero que ele leve a pior, já passou de qualquer limite. Vamos lá, a Rússia está sim levando couro nessa guerra, mas sinto por exemplo pelos seus pilotos de avião e helicóptero – não sinto nenhuma satisfação ao ver esses jovens serem mortos pilotando essas máquinas,… Read more »

Paulo Brics

Para os que estão interessados em informações técnicas relevantes e não em matérias sensacionalistas para alimentar fantasias de torcedores, um interessante vídeo que demonstra o como trabalha o drone kamikaze Shahed 136:

https://m.youtube.com/watch?v=-U0usQ-g9GM

Henrique

nenhum foi perdida.. todas elas sofrem um “uncontrolled landing” seguido de um “rapid unscheduled disassembly” kkkkkkkkkk
.
perderam metade dos aviões, RFA quase perdendo pro Wagner, frota do Mar Negro acuado nos portos kkkkkkkkk

Inimigo do Estado

Comparação tosca, no Afeganistão não havia uma defesa aérea razoavelmente organizada como a da Ucrânia.

Leandro Costa

Dez anos de conflito em terreno altamente montanhoso onde as aeronaves na época tinham que voar baixo para efetuarem seus ataques e onde havia uma taxa de atrito imensa. Para efeito de comparação em operações contra um sistema de defesa aéreo bastante ativo, prolífico e experiente, a coalizão perdeu em pouco mais do que um mês de operações contra o Iraque em 1991, cerca de 75 aeronaves, sendo que 54 delas foram perdidas em combate, e dessas, 39 eram aeronaves de asa fixa e 15 helicópteros, de um total de aeronaves no teatro de operações de algo em torno de… Read more »

Inimigo do Estado

Esse textão todo para corroborar com a minha afirmação? A única diferença da guerra do golfo para a atual é só a quantidade maior de surtidas e equipamento empregado. Mano vcs são muito virjões, dá até preguiça debater.

Nilton L Junior

Segundo o Estado Maior da Rússia os naziucras perderam muito mais.

Mirade1969

Acho dificil acreditar nos numeros de ambos mas o da Ucrania é muito mais dificil de acreditar que ela matou 67940 russos pois se fosse assim a Russia teria lançado uma bomba atomica no país para equilibrar e resolver de uma vez a questão.

Nilton L Junior

Eu acho que só vamos conhecer como foi esse conflito muito tempo depois de encerrado.

Henrique

Nao vai demorar muito se a Rússia continuar lutando da forma que tá kkkkkkkkk

Paulo

O cara acredita em propaganda do governo Russo… Kkkkkk daqui a pouco vem falar de Mito e blá blá kkkk

Andre

270 jatos de combate?? Tem que ser muito putinzete para acreditar numa bobagem dessas. A Ucrânia nem tinha isso tudo.

A fonte deve ser a mesma que te disse que o Moska não afundou.

Edu

Segundo o Estado Maior da Rússia, tudo está de acordo com o planejado.

orivaldo

Sem problemas. È só a Coreia do Norte e Irã enviar alguma de suas latas velhas e a Guerra se prolonga por mais algumas Horas

Gilian

263 aviões abatidos?

Huahuahuahua

Pausa

Huahuahuahua

Willber Rodrigues

“(…) a Rússia perdeu 263 aeronaves, sendo 63 aviões, 57 helicópteros e 143 UAV/UCAV até o momento.”

Apenas pra efeito de comparação, quantos equipamentos desse tipo a Russia tinha antes da invasão?

DanielJr

Os afegãos mal tinham Stinger com eles. A defesa aérea agora é bem mais densa.