Os Su-24 ucranianos poderão ser modificados para lançar os mísseis Storm Shadow

A Polônia integrará mísseis SCALP da OTAN nos bombardeiros Su-24 ucranianos. Os militares poloneses aguardam a chegada do primeiro bombardeiro Su-24M da 7ª brigada de aviação tática das Forças Armadas da Ucrânia. Especialistas planejam garantir a integração da aeronave ucraniana com mísseis padrão da OTAN.

O aliado mais próximo da Ucrânia tem duas grandes fábricas de reparo de aeronaves que trabalham com armas ocidentais. São as fábricas militares de aviação WZL em Varsóvia e Bydgoszcz, bem como a Fábrica de Aviação Estatal PZL em Mielec, junto à qual está localizado o aeródromo militar de Rzeszów.

As fábricas polonesas já têm experiência em equipar o MiG-29 com mísseis anti-radar HARM AGM-88 (foto abaixo). Agora, os engenheiros militares enfrentam a tarefa de equipar o Su-24M com mísseis de cruzeiro guiados Storm Shadow/SCALP. Esses mísseis têm um sistema de guiagem por infravermelho e um alcance de até 300 km. Eles estão em serviço em vários países da OTAN e já foram efetivamente usados ​​no Oriente Médio.

O alto preço do SCALP, no valor de US$ 1,4 milhão, não permitirá à Ucrânia equipar massivamente seus bombardeiros Su-24. No entanto, mesmo alguns mísseis, lançados de aeronaves ucranianas, podem atingir instalações russas na retaguarda. Segundo especialistas poloneses, a instalação de mísseis modernos de alta precisão nos bombardeiros das Forças Armadas da Ucrânia é apenas uma questão de tempo. Isso permitirá que a Ucrânia atinja alvos localizados a uma distância de 300 km da linha de frente.

Míssil SCALP
Míssil SCALP

O míssil Scalp é um míssil furtivo capaz de escapar da detecção do radar, pois voa a uma altitude muito baixa.

FONTE: Military Monitoring

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Heinz

É bom os russos adiantarem seus planos enquanto a Ucrânia ainda não recebeu muitos armamentos de cunho estratégico, ou eles avançam com tudo que tem, e impõem uma derrota significativas as forças ucranianas, ou terão o mesmo fim que tiveram no Afeganistão.
O negócio está russo, para os russos.

Nelson Junior

Ai é que está… Eles já avançaram com tudo que tinham, e não deu muito certo… Falei isso a 3 meses atrás, e repito, a melhor saída para os Russos é negociar e ceder concessões razoáveis a Ucrânia, ou vão levar a pior… O que sobrou para os Russos foram reservistas mal preparados, e isso não vai fazer diferença nenhuma, seja qual for o numero deles… E na questão de equipamentos, os Russos já usaram o que tinham de melhor, e os níveis de equipamentos de ponta estão muito baixos agora. Unica carta na manga que o Putin tem ainda… Read more »

pgusmao

Exatamente, as perdas russas já foram muito grandes, muitas tropas bem treinadas foram perdidas ao milhares e muito equipamento em boa prontidão para combate, a situação para os russo piora a cada dia, indo buscar cada vez mais “velharias” em seus estoques, a situação está péssima para eles. A chegada do inverno só vai piorar ainda mais a condição das tropas russas, as quais não tem comida nem uniformes para neve.

Nonato

Putin tem de negociar e devolver Crimeia, Bielorussia, Chechenia, entregar uma faixa de 200 km de largura do território russo ao norte e ao sul e abrir mão do uso do mar negro.

Last edited 1 ano atrás by Nonato
Nonato

Negativo que usaram o melhor que tinham
Estão chegando armas do Irã e da Coreia do Norte…

Antunes 1980

Se a Ucrânia com a ajuda da OTAN atacar o território russo, infelizmente será um problema ainda maior para a Ucrânia..
Abre precedente para que utilização de poderio nuclear tático por parte dos russos.

Hcosta

Quem vai fornecer os mísseis? O RU?

Os EUA apoiam esta venda?

Victor Filipe

Eu não duvidaria da frança mandar esses misseis por de baixo dos panos se rolar uma grana pra eles, os caras vendem armas pra qualquer um se o comprador tiver grana o suficiente.

Hcosta

Deve ser essa a explicação para ser um dos países Europeus que menos ajuda enviou para a Ucrânia…

Carlos Campos

outro é Israel.

Zé bombinha

SCALP para o ATACMS são bem diferentes… Uma vez empregando o primeiro, o segundo é uma questão de tempo 🙂… Isso se já não estiver sendo usado!.. duas armas que podem desequilibrar uma guerra..

Carlos Campos

não entendo pq não fazem incursões com AWACS e terminam de vez com a força aérea Ucraniana, nem pq eles não bombardeiam as pistas de decolagem dessas aeronaves, as vezes parece que a Rússia quer fazer uma guerra de comadres.

Astolfo Junior

Não é só sobre atacar uma base aérea uma vez, eles fizeram isso no ínicio da guerra, é sobre atacar constantemente para impedir o inimigo de repara-la, e os Russos não tem capacidade nenhuma para sustentar ataques continuos a qualquer alvo na Ucrânia fora do alcance de seus Howitzer e MLRS.

Carlos Campos

tõ começando a acreditar nisso

Nonato

Sou contra a Rússia.
Mas o que você falou faz sentido.
Teoricamente a Rússia pode atacar o que quiser na Ucrânia, inclusive Kiev, linhas de trem, todas as pistas de pouso.

Carlos Campos

é só uma questão de análise mesmo, não é questão de ter lado, parece que a Rússia não consegue.

Andre

isso é algo muito fácil de entender: não conseguem. Quem, em sã consciência não teria eliminado a FA inimiga logo no início da guerra, se conseguisse?

Carlos Campos

pois é obvio pra todo mundo, única explicação é essa mesmo

Plinio Jr

Integração não seria o problema, a questão é se os ucranianos tem muitos Su-24s disponíveis, vários deles foram perdidos durante os 8 meses de conflito e a frota era pequena … tem os estoques ex-URSS , sim, mas resta saber se teriam condições de colocá-los em condições de voô e combate….

rui mendes

Esses mísseis tem um alcance de quase o dobro do anunciado, só os que são vendidos a certos países, é que são programados a 300km, mas quantas vezes os Gregos já insinuaram, que os mísseis Scalp que os Franceses lhes venderam, têm quase o dobro do divulgado, e essa divulgação de 300km, têm que ver com tratados e acordos assinados, para venda de armas a outros países.

Carlos Campos

problema é se usarem além de 300 Km os Franceses vão burlam as regras internacionais, mas no final não vai dar nada mesmo

Carlos Ribeiro

Mas nenhuma guerra é justa meu caro. É mentira, carnificina, atrocidades…a humanidade em seu aspecto mais vil…

Carlos Campos

tu quer justiça na guerra kkkkkk isso não existe, dizem que os russos violam leis, mas tudo mundo faz e todos acusam os outros.