A Força Aérea Ucraniana informou que perdeu um dos seus caças perto de Vinnytsia. O evento ocorreu ontem (12/10) por volta das 21h. O comunicado informou que o piloto se ejetou em segurança. As informações foram dadas através de um comunicado feito no Facebook.

Segundo informado, o piloto estava realizando uma missão de combate onde abateu cinco drones kamikazes Shaheed-136 de origem iraniana (três no sul do país e dois sobre Vinnytsia). No dia anterior o piloto havia destruído dois mísseis de cruzeiro lançado pelos russos.

O motivo da queda e o tipo de aeronave não foram informados, mas vídeos que circulam pelas mídias sociais mostram um possível Su-27 (ou MiG-29) perseguindo e disparando um míssil ar-ar contra um alvo (eventualmente um drone) a média altura em Vinnytsia (vídeo abaixo).

 

ATUALIZAÇÃO (13/10/2022)

Destroços de um caça MiG-29 foram encontrados em Vinnytsia. Muito provavelmente se trata da aeronave descrita mais acima.

 

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bruno

Mas tem um determinado “ser” aqui no fórum que afirma que a Força Aérea Ucraniana não tem mais aeronaves….rs

Ivan

Pois é, Bruno. . De maneira impressionante – ou não – os ucranianos conseguiram retirar muitas aeronaves de combate das bases aéreas para pistas alternativas, fugindo do avassalador ataque russo (covarde, traiçoeiro e sem aviso) com mísseis balísticos e de cruzeiro nos dias iniciais da guerra. (Sim, sempre foi uma guerra expansionista…) . Depois dos ataques iniciais, pelo que se percebe, as FFAA ucranianas conseguiram rodar seu material prioritário (aviões, radares, sistemas de mísseis) por dentro do seu território, sem oferecer um alvo fácil e/ou parado. . Aparentemente a Força Aérea Ucraniana recebeu alguns MiG-29 da USAF, talvez do aggressor… Read more »

zhirinovsky

aparentemente o ataque inicial russo não foi avassalador,muitas bases não foram atacadas ficaram intactas bem como a infra estrutura ucraniana como,ferrovias,usinas eletricas etc,no inicio a russia informou(mentira) que havia destruido toda a força aerea da ucrania, o que vemos é fruto da incompetencia da russia!

Augusto L

Ivan

No inventário da Forca Aérea Ucrânia na Wiki em Ingles, constava que em 2020 a mesma tinha iniciado um processo de modernização dos seus Mig-29 para um padrão semelhante ao polonês, tinha ate um link de referência com uma matéria.

Acho q o que a Ucrânia mais precisa é de um míssil por radar ativo e um data link com Awacs da Otan que estão em patrulha na Polônia e Romênia, se eles já não receberam e colocaram em operação em suas aeronaves pois os NASAMS já estão em atividade.

Plinio Jr

Os Mig-29s são deles mesmos ucranianos, provavelmente com a ajuda dos EUA e OTAN colocaram vários que estavam armazenados ou danificados em condições de uso

A USAF não tem Mig-29s , os que tinham viaram sucata ou viraram peça de museu, os países da OTAN não cederam seus Mig-29s, estamos falando de Bulgária, Slovakia e Polônia .

Rinaldo Nery

Acho que a USAF não tem nenhum Mig-29 em nenhum Agressor…

Bruno

Concordo. O que tem com pintura Agressor lá é particular…acho que tem um voando do modelo UB.

Juarez

Acho que um dos (se não for o único) Mig-29 em condições de voo nos EUA é do dono da Draken International. Essa empresa presta serviços de treinamento para várias forças aéreas do mundo.

https://www.edrotacultural.com.br/bilionario-compra-mig-29-para-se-divertir/

Marlos

Estes drones iranianos estão dando uma dor de cabeça para ucrania e o pior que são de fabricação barata ou seja vamos ouvir muito sobre eles no campo de batalha.

Alberto

A verdade é que os engenheiros persas desenvolveram um bom produto, projetado para causar estrago no campo de batalha.

Mirão

O cheiro da maconha que vocês usam chegou até aqui em casa.

Mas já que vocês gostam de falar bobagem, então me digam ai a qual vai ser o novo prazo para os russos ficarem sem munição.

Last edited 1 ano atrás by Mirão
George

Não quanto a munição. Mas de Ka-52 eles tinha 120 no começo do ano. Agora devem ter sobrados uns 50 se muito. Só na semana passada perderam 4.

Rui Chapéu

Pelo liveumap da ucrania, cairam 2 ontem…

A Ukrainian Su-24MR dedicated tactical reconnaissance aircraft (59 Yellowith 0741612) crashed in the vicinity of Shyshaky, Poltava Oblast yesterday. Was shot down by a missile after combat task in Eastern Ukraine, pilots ejected, but 1 died

zhirinovsky

2 + 1

Gutex

Sim. Já existem imagens dos destroços desde Su-24 circulando.

Andre

Todo dia o Da Lua fantasia que a russinha destruiu a FA ucraniana e todo dia tem noticia dela atuando.

Rússia já perdeu mais aviões que os ucranianos incluindo os “modernos” mig31, su35, su35.

Felipe

perdeu MiG-31 onde?

Andre
Mirão

O famoso: “De acordo com o Ministério da Defesa da Ucrânia…”

George

Perder Su24 na própria base é dureza.

Algol

Parece que ele gritou: DESSS…GRAÇADA!

Felipe

Engraçado que aviões Ucranianos (ou da Nato em outras ocasiões) nunca são abatidos, apenas são “perdidos” ao “acidentados”.

Last edited 1 ano atrás by Felipe
Andre

Acho que vc tem muito boa intenção, mas lhe falta informação.

Pelo visto esqueceu do famoso e único abate do f117 ou do f16 paquistanês abatido pela Índia recentemente.

O Da Lua é fã desse abate único do f117. Dizem que ele tem um poster do operador do Sam. Ele deve poder lhe passar todas as informações.

Rodrigo Martins Ferreira

Interessante é que na Allied Force os f117 voaram aproximadamente 1000 missões e só um foi perdido..

Perguntei pra ele se os poderesos radares russos estavam desligados em todo este tempo..

Arthur

Puxa! Esse piloto é um verdadeiro ás. Abateu tudo isso de drone… com um SU-27 ou MIG-29. E foi a quantos mil km/h? E ainda foi abatido. Será que por um quadricoptero iraniano? Será o retorno do Fantasma de Kiev?

Rinaldo Nery

Não foi a mil por hora. Se foi a 200KIAS foi muito… O alvo estava praticamente parado no ar.

rui mendes

Pelos vistos, não sabes a velocidade que esses drones-suicídas atingem.

Arthur

Drones suicidas iranianos são movidos à helice. O motor é à pistão. Mesmo em modo de ataque, não quebram a barreira do som. O seu maior trunfo é o pequeno tamanho e a autonomia. Já os MiG/Sukhoi, são jatos. Qual velocidade então? Mach 1? Mach 2? Mach 3?

Rinaldo Nery

Nada que seja propulsado por hélice pode quebrar a barreira do som. Lei da Física.

Rinaldo Nery

Acho que nem você.

George

Sim. cinco abates é considerado um ás.

Arthur

Os ucranianos que se cuidem. Os aiatolás criaram o mortífero quadrilátero matador de Sukhois/Migs…

Heitor

Verdadeiros guerreiros. Fico feliz em saber que o piloto sobreviveu.

Renato B.

Perder um Mig-29, com mísseis, depois de abater menos de uma dúzia de drones. Os russos saíram lucrando nessa. O que mostra como o investimento em drones é acertado.

oswaldo

Humm…. Abateu cinco Drones e dois Misseis de Cruzeiro? Dificil de acreditar, hein? Seria esse o Fantasma de Kiev? kkkkkkkk… A Guerra e suas mentiras… E tem gente que acredita…kkkk

Ícaro

Utilizar um MIG 29 para abater drones de 20 mil dólares, o prolongamento da guerra está defasando as FA da Ucrânia, vide o presidente pedindo mais e mais armas.

ChinEs

O Homem contra a Maquina , quem Ganha no Final ?

Filipe Prestes

Fico bastante curioso pra saber de que maneira o piloto abateu esse míssil de cruzeiro e se os mísseis subsônicos são assim tão vulneravéis que podem ser abatidos sem grandes dificuldades.

Marcelo M

Algumas suposições. Essas operações de interceptação devem ter ocorrido bem dentro do território Ucraniano. Pelo que entendi, os Russos não estariam mais se aventurando com caças nessas regiões. E desconheço drones com capacidade ar ar. Dai a pergunta: poderia ter sido algum SAM ucraniano que confundiu seu alvo?

Diego Tarses Cardoso

Ué, mas a Rússia não tinha a superioridade aérea ? Parece que o mundo russete não é deste planeta kkk

Mirão

Esses aviões ucranianos ai caíram todos por falha mecânica né?

Não foi por que alguém meteu um R 37 neles não né?

Omg

vendo esse vídeo, me ocorreu que o super tucano, equipado com um pod radar, seria útil para destruir drones kamikaze lentos e de baixo custo.
é algo a se pensar para o futuro. esses drones baratos ficarão cada vez mais populares.

Nemo

O tempo do super tucano passou. Continua útil para voar atrás de aviões de traficantes e bombardear pistas clandestinas, mas como arma de guerra não dá mais. O ideal seria desenvolver o “hiper” tucano nos moldes dos YAK-130, M-346 e outros, infelizmente creio que não será possível.

Nonato

Como derrubaram o avião?

Heinz

Na matéria não diz, mas não podemos esquecer que os Ucranianos estão lutando contra um país que possui uma das melhores defesas AA do mundo, se não a melhor, digo em camadas.
Me surpreende os ucranianos ainda possuírem aeronaves de caça, e terem conseguido lançar uma contraofensiva.