A Rafael Advanced Defense Systems Ltd. anunciou que concluiu o desenvolvimento de sua família Sky Shield de Pods de Ataque Eletrônico para um cliente desconhecido.

A empresa israelense informou que o sistema está sendo testado em uma aeronave de geração 4.5.

O pod Sky Shield inclui tecnologias modernas, como receptor digital, memória de radiofrequência digital e transmissores de estado sólido, permitindo o bloqueio de radares avançados, aumentando a capacidade de sobrevivência das aeronaves durante as operações.

O dispositivo de interferência dirigido eletronicamente do pod seleciona ameaças e personaliza a solução específica, afirma a empresa. Os transmissores dirigidos eletronicamente de comutação rápida do “jammer” bloqueiam e enganam simultaneamente várias ameaças usando uma transmissão direcional.

O design compacto do sistema totalmente autônomo e duas configurações de 350 kg (772 libras) e 700 kg (1.543 libras) permitem que ele seja instalado em pequenas e grandes plataformas aéreas.

A Força Aérea Brasileira comprou o sistema em 2006 para seus caças AMX. Em 2019, a empresa lançou o sistema para a aeronave de combate leve Tejas da Força Aérea Indiana.

FONTE: The Defense Post

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
glasquis7

Aí já é outro patamar… Pra sentar e ficar babando.

Victor Filipe

Falando em Pod de guerra eletrônica, a Ucrânia capturou um Pod SAP-518SM “Ragata” levemente danificado que fazia parte do Su-30SM RF-81773… Esse avião tinha sido derrubado em agosto… mas os Russos foram preguiçosos de mais para retirar os destroços… As centrais de inteligencia ocidentais agradecem.

Maurício.

“As centrais de inteligencia ocidentais agradecem”.

Bem, olhando por outro lado, tem uns “entendidos” que dizem que a Rússia só tem ferro velho e tranqueira ultrapassada, vai ver é por isso que os russos não se importaram tanto com o pod…🤷🏻‍♂️

Oseias

Não será um cavalo de troia? Leva pra casa e kabum!!!

Maurício.

Oseias, esse papo de cavalo de Tróia foi o que um pessoal inventou na época que o drone Sentinel americano pousou no Irã, é óbvio que não é cavalo de Tróia ou algo do tipo, esse é o casulo original, assim como o Sentinel também era original.

Bosco

É um daqueles que desligam destróieres Burkes e fazem os marujos pularem n’água com paúra extrema. Pelo jeito é tão potente que interfere no sistema límbico do encéfalo.
Mas parece que esse não funcionou direito não.

BVR

Kkkk!!!! Tem gente que esquece ou tem memória seletiva, não é ?

Maurício.

Se eu não me engano esses dias o comandante da FAB disse que os Sky Shield da FAB já estavam meio defasados ou alguma coisa nesse sentido, até estranhei, pois se trata de uma aquisição relativamente nova pela FAB, mas por outro lado, na época em que estamos a tecnologia evoluí muito rapidamente, e até podem mesmo estar já meio desatualizados.

Diego Lima

Sim! Os da FAB já estão em estado de obsolescência e o próprio comandante da força disse que estão em processo de aquisição de um equipamento mais moderno para os F-39E.

DanielJr

OS AMX-M teriam uma boa capacidade de supressão de defesas antiaéreas com o combo Sky Shield + MAR-1.

Antonio Cançado

O AMX é um avião magnífico, pena a FAB não lhe ter dado os devidos tratamento e respeito.

Ten Murphy

Seria interessante uma comparação com o Growler, o F-35, Su-34 e o Gripen. E se alguém puder me tirar uma dúvida: por que o sistema eletrônico do Gripen brasileiro é inferior ao sueco? Teve matéria aqui onde se lia que nossas necessidades são menos exigentes. Mas a ideia não é ter capacidade de construir? Igualmente o Brasil comprou aço de menor capacidade para o submarino. Não entendo porque mesmo sabendo que compras são quase impossíveis no país, quando tem oportunidade se compra equipamento com capacidade inferior. No caso dos Gripen, deveriam ter adquirido a permissão de construir os motores e… Read more »

Antonio Cançado

Este vídeo é muito impressionante, pra dizer o mínimo.