A grande aeronave de transporte chinesa Y-20, com o codinome “Kunpeng”, foi destaque no Airpower 2022 de dois dias na Áustria, o maior show aéreo da Europa. Projetado e fabricado pela estatal Aviation Industry Corporation of China (AVIC), o Y-20 tem um peso máximo de decolagem de cerca de 200 toneladas.

Uma aeronave Y-20 partiu de um aeroporto no centro da China e chegou a Zeltweg no mesmo dia, com uma distância de ida de quase 10.000 quilômetros. É a primeira vez que a aeronave Y-20 segue para a Europa para participar de um show aéreo internacional.

Com excelentes desempenhos em alcance de cruzeiro, carga útil e velocidade, o Y-20 é uma ferramenta importante para entrega estratégica de longo alcance e a transformação estratégica da Força Aérea Chinesa em capacidades ofensivas e defensivas.

FONTE: CGTN

Subscribe
Notify of
guest

64 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luis Carlos

Se fosse só isso, estaria de boas para o Ocidente .
Os chineses estão ‘chamando a atenção’ em praticamente todos os setores civis e militares.
Estão dominando todos os mercados.

Joe

“dominando todos os mercados”… Só você mesmo tonho xings…

Luis Carlos

Não adianta espernear ou se debater. O processo já se iniciou e é irreversível. Não vai adiantar nada AUKUS ou Suécia e Finlândia na OTAN. ‘Século 21 pertence ao Pacífico, mas Brasil pode se integrar à nova realidade’, Os países da região do Pacífico devem dominar a economia e política do século 21. Para analistas, o Brasil e a América Latina estão preparados para se integrar a essa nova realidade. Nesta terça-feira (6), especialistas da China, Rússia e Índia debateram a nova arquitetura internacional que deve emergir no século 21, no âmbito do Fórum Econômico do Oriente, realizado na cidade de… Read more »

Luis Carlos

E ao final dessa guerra, sabe o que acontecerá?
A China vai aumentar sua influência e aumentar seu mercado de exportação em investimento em um território gigantesco e com cerca de 150 milhões de consumidores (Rússia e metadade da Ucrânia, no mínimo)

Especialista: negócio chinês avança na Rússia ‘cheio de paciência’, apesar da situação na Ucrânia.

Leal

Só falta aquele teste prático…. por enquanto só teoria

Luis Carlos
Luis Carlos

Os motores Pratt & Whitney F135 são a mais nova fonte dos aparentemente intermináveis problemas do caça de quinta geração Lockheed Martin F-35 Lightning II. Segundo uma fonte do site Defense News, poderá levar meses até que os novos problemas sejam sanados.

Arthur

Põe mais esse problema junto aos outros… É o MELHOR caça já fabricado! É à prova de falhas! Tecnologia de ponta! Não há outro igual! É o digno sucessor do F-104 Starfighter (Widowmaker) para a OTAN! The best of the show! Wow! Super!

Guilherme Leite

Realmente Luis(ou Xings), os chineses representam o futuro, em breve eles ultrapassaram o EUA e isso vai ser muito interessante.

Mas existem vozes loucas na sua cabeça dizendo que a bola do século é a Rússia e que lá existe um gênio, enquanto isso, Xi Jinping compra gás e petróleo a uma pechincha e da risada das aventuras de Rússia e Ocidente.

Isso sim é ser um gênio!

O resto é fanatismo de uma mente doente.

Luis Carlos

Em breve? Vc é muito otimista, meu caro. Agora, as últimas notícias do front são muito interessantes. A Arcelor-Mittal anunciou que começará a desativar a segunda maior planta siderúrgica do Mundo, que fica na Alemanha, devido aos custos de energia proibitivos. Várias usinas de aço inoxidavél de lá fecharam pelo mesmo motivo. A maior planta de fertilizantes da Estônia nunciou que encerrou suas atividade pelo mesmo motivo. Ou seja, tempos muito sombrios se aproximam da Europa ocidental. E a ‘culpa’ é de quem? Aposto ‘dez merréis’ que toda essa produção está indo para a Ásia, principalmente para a China. A… Read more »

Luis Carlos
Henrique

“A Europa e os EUA apostaram alto e perderam.” . claro que sim.. quem ganhou foi a Rússia que perdeu única moeda de pressão que tinha pra fazer na Europa kkkkk . é hilário que russetis só sabem falar do gás como se isso fosse ultimo prego no caixão da Europa e agora se não quiser ter um extermínio eles precisam render a Ucrânia entregar tudo pra Rússia se não o general inverno vai varrer o continente kkkkkk . Ai tu vai ver a reserva de gás deles ta batendo 80% que pe mais que o suficiente pra passar o… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Cristiano de Aquino Campos

Complicado isso, ambos perderam moeda de pressão, assim como a Rússia não pode mais pressionar a Europa a Europa também fica sem ter como pressionar a Rússia, jogando ela e seus recurso no colo da China e Índia que agora, terão acesso para a tudo, principalmente matéria prima, de qualidade, mais barato, perto de casa e sem problemas de bloqueio marítimo.

Henrique

“jogando ela e seus recurso no colo da China e Índia que agora, terão acesso para a tudo, principalmente matéria prima, de qualidade, mais barato, perto de casa e sem problemas de bloqueio marítimo.


.
mais um vitória da Rússia ai… Putin gênio… só não vê quem não quer. Ele explodiu a encomia do próprio pais pra dar de graça pra china e pra índia a troco de nada kkkk

PACRF

O Putin realmente é um “gênio”. Comunista de carteirinha, conseguiu se bandear da extrema-esquerda para a extrema-direita com a queda da URSS e manter um regime ditatorial no qual, na época das eleições, prende todos os adversários e “concorre” sozinho, razão pela qual está há mais de 20 anos no poder. Só falta ele utilizar sua “genialidade” para tomar Kiev e matar o Zelensky. Antes da invasão, disse que tomaria Kiev em duas semanas…

EduardoSP

“… agora terão acesso”
Errado.
Já tinham antes. Não mudou nada, só os preços cobrados pela Rússia caíram, pois ela não tem mais para quem vender, então fica na mão do comprador.

Luis Carlos

Errado.
Os russos apenas mudaram os endereços de entrega.
E nem tanto.

‘Rússia supera Arábia Saudita como maior fornecedor de petróleo para a China.’ – Exame.
Como a Rússia aumentou exportação de petróleo à Europa em plena guerra – Veja

Índia e China aumentam cada vez mais suas compras de petróleo da Rússia – Valor Econômico

Como previsto, só quem está perdendo é a Europa que terá sua indústria arruinada e corre o risco de morrer de frio.

Carlos Campos

advinha de onde vem esse gás e petróleo? da Rússia, eles estão comprando da China e da índia, claro que a Rússia tá perdendo, mas de certa forma a Europa continua a financiar a guerra da Ucrania.

Luis Carlos

Os EUA durante décadas apostaram em uma política equivocada. (mais uma). Ficavam anunciando: Vamos vender três helicópteros para as Filipinas e fazer exercícios militares. Vamos vender seis aviões para a Bulgária, três lanchas para a Romênia e seis tanques para o Catar. Enquanto isso, a China ia avançando em investimentos econômicos nesses países. O resultado não poderia ser outro. Os EUA e a Europa prestes a afundar em uma grave crise econômica e a China e sua ‘periferia’ asiática se fortalecendo. Mais um exemplo? Ontem os chineses entregaram o primeiro trem bala para Indonésia. E os americanos preocupados em evitar… Read more »

Luis Carlos

Apostas erradas
‘Risco de recessão cresce na Europa, após ameaça russa de não retomar fornecimento de gás.’
E digo mais.
Essa situação será para sempre.
A Europa está inviabilizando sua indústria e ao final sua economia..

Caerthal

Vamos conversar quando o inverno deles tiver chegado ao fim, ok?

Machado

A Rússia desligou o Nord Stream e só vai religar caso as sanções sejam retiradas. Novembro está chegando e com ele o inverno europeu. Fora desindustrialização européia. Cheque Mate nos europeus

Last edited 1 ano atrás by Machado
Luis Carlos

Exato!
Tic tac. Tic tac.
O relógio está avançando e o inverno chegando.
O tempo joga a favor da Rússia.

Alois

Esta correto, os EUA e a Europa aprenderam a não colocar a produção de produtos estratégicos em paises digamos assim “sensíveis ” e que podem causar problemas no futuro no fornecimento de materiais essenciais para outros setores. A crise da covid e da guerra da Ucrânia acredito que vai levar muitas empresas pensarem duas vezes em colocar industrias em países como China, e ficarem dependentes de um só país, Japão e Coreia do Sul já haviam percebido este risco.
Algumas vezes o custo mais baixo de se colocar plantas em países que tem p retenções expansionistas pode ser alto demais.

Inimigo do Estado

Desativar as usinas nucleares foi a maior burrice da Alemanha desde a segunda guerra mundial.

Carlos Campos

não se o Xi puder impedir, ele está interferindo demais nas empresas chinesas.

Mauro Henrique

Na hora da operação é que o bicho pega. Mesma linha dos sistemas de armas russos, só imagem.

Last edited 1 ano atrás by Mauro Henrique
Mars

Observando esses grandes cargueiros militares, fico imaginando quais seriam as vantagens de um projeto com a motor do Boeing 777. Tipo, imagina um KC-390 maior, com um motor GE90. rs

Allan Lemos

O KC-390 já é o melhor em seu nicho, em time que está ganhando não se mexe.

Mars

Mas eu não falei para mexer nele. Eu só dei ele como exemplo de um birreator, para facilitar a visualização de uma aeronave maior com motor GE90.

Matheus

É o melhor e não vende, não emplaca.

Allan Lemos

Não vende? Hungria, Portugal e os Países Baixos compraram o quê então?

Marcelo

Para a Embraer expichar o kc-390 para transforma-lo em um C-17 ou Y-20 é fácil !!!!
O problema é a FAB comprar 10 unidades e depois não querer cumprir o contrato !!!! Kkkk
Acho melhor comprar umas unidades do C-17 ou C-5 Galaxi estocados no deserto !!!!
Lembrando que a linha de montagem do C-17 foi fechado por falta de clientes !!!!
Preço unitário: u$: 329 milhões de dólares= 1,5 bilhões de reais !!!

Last edited 1 ano atrás by Marcelo
Mars

kkkk Por mais que eu queira ver uma aeronave desse porte na FAB, eu tenho noção que eu vou morrer e provavelmente não vou ver. rs
Eu não pensei em uma aeronave para FAB mas sim em um conceito que poderia ser adotado até pela Boeing para substituir o C-17. Aliás não sabia que tinha C-17 estocado. Sabe se tem muitos?

Marcelo

Foram fabricados 279 unidades !!
A forças armadas americana compraram 223 unidades !!!!

Leonardo Bastos

E os motores, prestam…???

Joe

Fale baixinho para não ser bloqueado…

Allan Lemos

Por quê menosprezar a conquista dos outros? Se esses motores não prestarem, os próximos prestarão pois já terão adquirido know-how através de um processo de tentativa e erro. Uma hora acertam.

Brasileiro não cria nada e se sente no direito de criticar o que é dos outros. É por essas e outras que esse país é tão f*dido. Isso ai para mim é inveja

Astolfo Roberval

E quem disse que isso é menosprezar? Ele tem todo o direito de questionar o que quiser. Se o motor do avião é ruim, tem que ser criticado mesmo. Se você não quer ler isso, por que entrou num fórum como o Poder Aéreo? No mais “brasileiro não cria nada” uma ova! Se você não cria nada, o problema é seu, mas não esqueça que os brasileiros têm a terceira maior fabricante de aviões comerciais do mundo, enquanto os chineses continuam patinando nessa área. Esse “país é tão f*dido”, mas o nosso IDH é bem melhor que o da China.… Read more »

Allan Lemos

Tem que ser criticado por quem entende de engenharia aeroespacial, não por algum zezinho da internet que se duvidar não sabe nem o teorema de Pitágoras. Criticas são bem vindas, desde que tenham fundamento, acontece que o pessoal aqui acha que geopolítica é torcida de futebol, se é russo, não presta, se é chinês, não presta, mas se tiver “made in USA” , é perfeito. Conheço bem esses tipos infantis que infestam o fórum. Saiba também que desenvolver um motor de aeronave de grande porte autóctone é algo mais complexo do que qualquer coisas que a Embraer já tenha feito… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Allan Lemos
Leonardo Bastos

Mas… o motor presta…???!

Luis Carlos

Deve ser melhor que o do B-52.
No mínimo.
Maria Fumaça.

Ed Sanches

Exatamente!!!

Maurício.

“Não tenho inveja nenhuma disso aí, já que temos o KC-390 que é um projeto que nos dá muito orgulho.”

Astolfo, eu sei que o KC-390 dá orgulho, mas compare ele com o Y-20 e vê quem tem mais componentes nacionais, quem realmente pode fazer o avião do zero e quem precisa importar desde os parafusos até o motor. A China é muito mais independente do que o Brasil, na verdade, nem dá para comparar.

Machado

Desconfio que não são brasileiros. Bando de entreguistas apátridas transnacionais.

Adriano Madureira

“Brasileiro não cria nada e se sente no direito de criticar o que é dos outros. É por essas e outras que esse país é tão f*dido. Isso ai para mim é inveja”. Exatamente ! Muitos por exemplo, falam que os navios chineses soltam pecinha mas aqui não temos capacidade nem de fabricar um navio patrulha de vergonha ou um navio Varredor de minas, e temos que nós contentar em usar navios alemães da década de setenta, pois não dominamos a tecnologia para usar Materiais Compósitos na fabricação da estrutura do navio. Mas tiramos sarro dos outros, enquanto nós somos a… Read more »

Digo

Uma coisa que me intriga é a quantidade de brasileiros que critica qualquer coisa que a China faça, e eu acho engraçado que eles nunca aplicam os mesmo parâmetros para outros países. Acho que nesse caso, como você mesmo disse, o nome é inveja, há 50 anos atrás a China tinha uma economia e qualidade de vida de países da África, hoje o cidadão médio chinês vive bem melhor do que o brasileiro, isso acaba com a auto-estima das pessoas.

Cristiano de Aquino Campos

Já foi voando para Europa, América do sul e agora Austrália, então presta sim.

Ed Sanches

Não. Eles chegaram na Austria empurrando o avião.

BK117

Falando em cargueiro, adivinha quem tá sendo certificado pra combate a incêndios?
https://youtu.be/FIcBI6P-xuk

Last edited 1 ano atrás by BK117
Underground

Mais importante: kc390 com certificação para combate a incêndio em andamento.
Vídeo disponível no famoso site de videos ytbe.

Jagdverband#44

Cheio de turistas hein.

Foxtrot

Plageando uma propaganda comercial televisiva, “A concorrência chegou”! Rsrsrs

roberto marquesi

Alguém notou o Gripen D alçando voo?

Alexandre Galante

Na verdade é um J 35 Draken.

bitten

Jesus amado, finalmente alguém falou em avião! E, Galante, p fvr, vc pode dizer se esse avião presta ou não presta? Sei q a indústria aeronáutica chinesa tem problemas mas se a Embraer consegue fazer o “Millenium” com o governo ajudando como ajuda, imagina lá, onde o governo realmente ajuda.

Saldanha da Gama

Ahh o Nélson Rodrigues, como sempre tinha razão, aliás, o Enéas também !

USS Independence

Sem dúvidas uma linda máquina.

Carlos Henrique Lucena

É bom lembrar que a China foi uma potência no tempo em que a Europa mal existia enquanto sociedade.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Henrique Lucena
Nilton L Junior

Parabéns China.

Machado

Esse avião vai ganhar mais potência e economia quando os novos motores ficarem operacionais. Consequentemente vai poder levar mais carga e mais longe

Wellington Góes

Com o fim da produção do C-17 e com um projeto pra lá de velho e desatualizado do IL-76/78, o Y-20 com novos motores chineses me parece interessante como um possível vetor de transporte estratégico à FAB, complementando os C-30 que estão chegando (futuramente KC-30).
Uma força de transporte com uns 4 a 6 KC-30; 6 a 8 Y-20 e os 21 KC-390, teríamos uma capacidade de transporte interessante e nada absurdo.
Fazendo isso, com a FAB ampliando as capacidades de transporte estratégico, quem sabe assim pare de implicar com o transporte leve e ligeiro do EB e MB.

Last edited 1 ano atrás by Wellington Góes
Adriano Madureira

Poderia ser bom olhar com atenção esse cargueiro chinês, quem sabe em um futuro poderia ser bom adquirir cargueiro com capacidade superior ao KC-390,não sei se o valor da aeronave( USD160MI ) seria atraente para adquiri-lo, mas quem sabe.

comment image

Last edited 1 ano atrás by Adriano Madureira
Bispo

EUA está se bo$&@ndo com o avanço exponencial dos chineses em todas as áreas.

China testou ,com sucesso, motor de foguete 2X mais potente que o da NASA(Artemis 1); desenvolveu um reator nuclear para uso no espaço 100x mais potente que o da NASA…a lista é longa..

EUA proíbem qualquer tecnologia sensível (CPU/GPU/AI)ser enviada a China.

Last edited 1 ano atrás by Bispo