Por Alexandre Galante*

No sábado, 27 de agosto, estivemos no Armed Forces Airshow Day 2022, na Ala F 16 em Uppsala, na Suécia.

Os jornalistas da Saab Press Trip 2022 puderam fazer um “walkaround” no Gripen E 6012 da Força Aérea Sueca e conversar com o piloto de testes Martin Donaldsson.

Aeronaves históricas com o Saab AJ 37 Viggen e o Saab J 35 Draken também estavam presentes no evento.


*O editor viajou à Suécia a convite da Saab.

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Saldanha da Gama

Bem que a trilogia poderia investigar da demora na entrega dos nossos vetores….
Qual o motivo? Estão guardando para um eventual conflito com a rússia, retaliação pelo BRASIL manter-se neutro ou problema de produção?

Alexandre Galante

Saldanha, não tem nada a ver uma coisa com a outra. Os outros dois aviões devem chegar ainda este ano. O motivo do atraso se deve ao fato de que as instalações na Base Aérea de Anápolis não estavam prontas para receber os aviões e as obras atrasaram. Não adianta nada mandar os aviões para o Brasil se não há lugar para abrigá-los devidamente. Existem 30 caças Gripen E atualmente em produção, em diferentes estágios.

Last edited 1 ano atrás by Alexandre Galante
Saldanha da Gama

Galante, MUITO OBRIGADO!
Eu estava preocupado!!!!

Santiago

Bom dia Galante, positivo. É verdade, mas acontece que a Suécia já está no Gripen E 6012. Eu lembro do Gripen E de série 6002.

Funcionário da Petrobras

Brasil sendo Brasil.
O programa F-X se arrasta desde o anos 90, escolheram o Gripen entre 2013 e 2014 e quando estão entregando as aeronaves atrasam as reformas da BAAN.
As vezes ou sempre dá vontade de chorar.

Funcionário da Petrobras

Galante.
Foi falado por um colega na outra matéria que virão 2 agora em setembro e outros 2 em dezembro.
É isso mesmo, você tem esta informação?

Alexandre Galante

Não tenho essa informação de que serão mais 4 aviões esse ano, mas é possível.

BK117

Caro Galante, vi essa informação numa live sobre a reunião de maio com o comandante. Parece que era uma previsão, se manteve ou não já não sei.
Abraços!

Nesse link, aos 24:34.
https://youtu.be/XqT46olXXYQ?t=1474

Funcionário da Petrobras

Quem sabe não mandam 4 de uma vez.

Saldanha da Gama

T o m a r a !!!!!!!!!!

BK117

Duvido, mas vai que, né?

Rodrigo Maçolla

 Que grande oportunidade participar de um eventos desses…. Parabéns. E esse J 35 Draken é um dos meus favoritos seu desenho é sem igual e poderia facilmente ter saído de um dos episódios de “Star Wars” ou “battlestar galactica”

George

“ está se revelando uma saga de percalços e contratempos, onde, quando surge uma novidade, é um novo atraso, um novo prazo, ou algo que falta, começando um novo ciclo de suposições e hipóteses.”
.
Alguém aí falou F-35?

Maurício.

Eu acho o C-17 um avião muito bonito, é imponente! Eu gostaria de ver algumas unidades dele na FAB, ainda mais levando em consideração o tamanho do Brasil, mas não podemos nutrir muitas esperanças e desejos quando se tratam das forças armadas brasileiras, a pessoa se ilude e se estressa à toa, não vale a pena.

Last edited 1 ano atrás by Maurício.
Maurício.

Roberto, só Santa Cruz e Canoas com caças? Não acha pouco? Bem, eu sei que você é fã do F-16, mas como eu gosto mais do F-18 e Rafale, colocaria qualquer um desses no lugar do F-16, as bases continuariam as mesmas, e ainda adicionaria uma em Manaus e Natal, o número de caças por base poderia ser entre 12-16. O Hércules é uma excelente aeronave mas eu acho que seu tempo está acabando, eu ficaria com os KC-390 e uns 6 C-17. Em Natal poderia ser o hawk ou o mb-345. Em Pirassununga também ficaria com o Grob. Claro,… Read more »

Maurício.

“o número de caças por base poderia ser entre 12-16.”

Aqui eu queria dizer por esquadrão.

Maurício.

Talvez você tenha razão no caso do C-17, e eu escolhi o KC-390 caso ele realmente se comprove um bom avião, o que ainda pode levar um tempo.

Last edited 1 ano atrás by Maurício.
Maurício.

Teve alguns incidentes durante os testes como aquele durante o vôo e a saída de pista, até aqui “tudo bem”, normal em aeronaves em fase de testes, mas sabemos o que de fato ocorreu nesses dois incidentes? Acho que só no dia-a-dia e em operações reais para saber seu real desempenho, até porque no papel tudo é bonito, mas vindo da Embraer eu acho que ele será um bom avião, mas isso só o tempo vai dizer. Eu sei que você é um grande fã do Hércules, mas ele já é um avião mais do que testado e aprovado, já… Read more »

India-Mike

Nesse seu cenário os Gripens ainda iriam para Anápolis ou eles seriam ou cancelados ou voltaríamos no tempo e eles nunca teriam sido contratados? Mesma pergunta pro KC-390. Se é só um exercício mental, ignorando escolhas passadas então o meu EB ‘ideal’ teria VtrBld SR Patria tanto 6×6 quanto 8×8 em configurações APC, IFV, morteiro etc etc ao invés do Guarani e minha MB teria 5 FREMMs ao invés de ter priorizado o prosub e agora ao invés de estar começando a construir as FCT estaria começando a fazer 4-5 subs Type 214. Ao invés do HX-BR eu gostaria de… Read more »

Last edited 1 ano atrás by India-Mike
Gilmar

O lobby da SAAB é fraco, por isso estão tentando rebaixar o Gripen para venderem os caças concorrente, e os EUA, com medo de uma aproximação entre China e Argentina estão tentando convencer os ingleses a retiraram os embargos e liberarem a venda aos argentinos do F-16 ex-Dinamarca ou do Tejas.
https://youtu.be/hv0Sb3OJ5V4