A Força Aeroespacial da Rússia receberá 22 caças Su-57 até o final de 2024 e seu número aumentará para 76 até 2028

O caça multifuncional de quinta geração Su-57 da Rússia pode servir como base para o desenvolvimento de aeronaves de ponta para novos porta-aviões russos, disse o CEO da United Aircraft Corporation (parte da corporação estatal de tecnologia Rostec) Yury Slyusar à TASS, durante o fórum técnico-militar internacional Army 2022.

“A Doutrina Marítima da Rússia estipula a construção de porta-aviões avançados. Do nosso ponto de vista, a área mais promissora envolve a construção de um grupo aéreo baseado no caça de quinta geração e também o uso de drones. As bases estabelecidas no programa Su-57 permitem resolver as tarefas da aviação naval da Marinha Russa no menor tempo possível”, disse o executivo-chefe.

O Sukhoi Su-57 é um caça multifuncional de quinta geração fabricado na Rússia, projetado para destruir todos os tipos de alvos aéreos, terrestres e navais. O caça Su-57 possui tecnologia stealth com amplo uso de materiais compósitos, é capaz de atingir uma velocidade supersônica de cruzeiro e é equipado com os mais avançados equipamentos radioeletrônicos de bordo, incluindo um poderoso computador (chamado segundo eletrônico piloto), o sistema de radar espalhado por sua fuselagem e algumas outras inovações, em particular, armamento transportado internamente.

A Força Aeroespacial da Rússia receberá 22 caças Su-57 até o final de 2024 e seu número aumentará para 76 unidades até 2028. O primeiro caça Su-57 foi entregue às forças russas em 2020.

O fórum técnico-militar internacional Army 2022, organizado pelo Ministério da Defesa da Rússia, aconteceu de 15 a 21 de agosto nas instalações do Patriot Park, perto de Moscou, no campo de prática de Alabino e no aeródromo de Kubinka, e também em todos os distritos militares da Rússia e no Frota do Norte, em mais de 30 regiões russas.

FONTE: TASS

Subscribe
Notify of
guest

53 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo

Parece nossa marinha vai ter caça mas sem porta avião….

Mirade1969

E não pode ter base em terra? Algumas marinhas também tem aviões em terra ja que um numero diminuto de nações com marinhas possuem porta aviões.

Erick Barros

Essas marinhas tem seus vetores de ataque de asa fixa como aeronaves anti-navio. Armadas com mísseis de cruzeiro e anti-navio. Os A-4 nem isso tem capacidade. Foram uma das piores compras da história do Brasil, junto com o A12 e KC2 Turbo Trader. Entrou pra história das compras que os militares arrotaram ser “técnicas”.

Aliás essas outras marinhas tem, primeiramente, navios fragatas e corvetas, coisas que a nossa no futuro quase não terá conforme o ritmo das coisas.

Nilton L Junior

Pois então.

José |Norberto

Tem países que nem mar tem, mas tem marinha…

Thiago A.

Se quiser garantir o seu pode já depósitar o adiantamento no seguinte Pix : 171
P.S. Sou representante da Rostec nas Américas. Podem confiar, é tudo garantido, zero riscos.

Luis Carlos

Só não pode cair na água toda hora como o F-35, né?
Chora!
Aliás, a economia da Rússia, que é do tamanho da do Brasil, pode sustentar esse monte de novas armas que estão chegando?

Thiago A.

Não sei o seu conceito de” monte” mas destinando 4% PIB( pre-guerra) alguma coisa deve sair, afinal eram 61 bilhões de dólares. Até na Coreia do Norte encontraram recursos, questão de prioridades. Agora, devem vender até às cuecas para cobrir os gastos da “operação especial”.

Sobre aeronaves que caem, o Su-57 já perdeu 2 protótipos, com tão poucas unidades a proporção não é exatamente animadora. No mais ,saberemos se o motor dele presta, assim como todo o conjunto da aeronave, quando entregarem uma versão realmente operacional. Se entregarem… Nesse ritmo e com a essa contração do PIB fica difícil.

Luís Henrique

O que sustenta todas essas armas são 2 coisas: 1) o orçamento militar russo que é bem maior do que os U$ 65 bi devido ao poder de compra do dólar americano em relação ao rublo russo que esta muito desvalorizado. Pelo PIB PPP a Rússia produz 40% mais que Reino Unido ou França. E sobre esse PIB eles investem cerca de 4% mas forças armadas. Ou seja, em termos de orçamento militar PPP a Rússia investe cerca de U$ 180 bi anualmente nas suas forças armadas… 2) a Rússia é o segundo maior exportador de armas do mundo. Vende… Read more »

Thiago A.

A confiabilidade do cálculo por PPP é muito relativa, Um simples exemplo para entender melhor. Pega um iPhone 13(128 GB) Brasil : 5.000,00 reais Itália : 850 ,00 euro Salário mínimo no Brasil : 1.200,00 reais Itália : 1.000,00 euro ( não por lei, mas até um garçom ganha isso, sem gorjetas) Já por aí dá para observar que é mais barato pagar um funcionário no Brasil do que um smartphone de última geração. E exatamente o contrário na Europa. Para a Rússia é mais simples sustentar um grande número de efetivos do que produzir equipamentos militares sofisticados e complexos… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Thiago A.
Luís Henrique

Sobre a diferença de PIB eu errei. Obrigado pela correção, acabei pegando o PIB nominal da França e comparando com o PIB PPP da Rússia. É que uns anos atrás o PIB nominal destes países era praticamente o mesmo em PPP. Sobre o orçamento militar em PPP ele não significa maior poder de compra apenas com mão-de-obra como o sr. está dando a entender. Você ter “componentes” importados não significam que 100% do produto terá valor em dólares ou euros. Um Iphone13 que foi o exemplo utilizado é diferente pois é um produto totalmente importado, um produto pronto. Seria diferente… Read more »

Andre

Conforme noticiado pela própria Tass, apenas 4 su57 de série foram produzidos até hoje.

As novas armas estão chegando, mas em um ritmo beeeeemmmmm lento, deve ser para combinar com o avanço russo na Ucrânia.

Nilton L Junior

Essa TASS faz coisa né André, tem hora que serve tem hora que não serve.

Andre

Nem me fale, as putinzetes ficam loucas com isso.

Marcos Silva

Su-57 não cai porque não voa….

Nilton L Junior

É verdade e também não existe é invenção.

SteelWing

Sim sim, igual a Turquia quando coprou o f-35, foi uma compra satisfatória… E o que falar daqui, que pediu informações e nem isso foi dado… brasileiro que defende EUA não tem sentido nenhum.

Last edited 1 ano atrás by SteelWing
Marcos Silva

os que defendem a Rússia devem ser todos iguais à camarão,com a cabeça cheia de m3rd@…

Gabriel

A versão naval do SU-57 será tão real quanto o Gripen navalizado.

De plástico em cima de uma maquete de um porta-aviões.

Fim.

Adriano Madureira

É mais crível uma versão navalizada do SU-57 do que do Gripen…

Por acaso nunca ouviu falar em aviação naval baseada em terra?

Os alemães tinha a sua, alguns países mesmo não contando com Porta-aviões os tem…

comment image

Joe

Tu é lento assim mesmo ou está trolando? Está escrito com todas as letras que é uma versão para ser operada em porta aviões.

Last edited 1 ano atrás by Joe
Zé Trinda

“Rússia pode desenvolver versão naval do caça Sukhoi Su-57” acho que é esta a chamada da matéria. Versão NAVAL acho que não seja obrigatoriamente versão EMBARCADA, não confundo ALHO com BUGALHO, são coisas diferentes

Luis Carlos

Que monte notícias ruins, né?
Pensei que a economia da Rússia estava colapsando com as sanções ocidentais.

bit_lascado

Podiam terminar o Su-57 terrestre primeiro.

Fábio

Pela qualidade que os Russos estão demonstrando essa barca furada eles vão fabricar umas 10 unidades pra não ficar feio.

Claudio

E o Brasil fabrica oque mesmo?

Andre

A que nível chegou a Rússia. Antes toda poderosa rival dos EUA e agora seus amantes defensores a comparam com o Brasil.

Foi-se o tempo….

Joe

Não terminaram nem a versão básica ainda… E seria embarcado em qual navio? Quem diria que a Rússia viraria essa piada.

Kommander

Piada é operar A-4.

Adriano Madureira

Como se aqui alguém possa tripudiar de outro país que tenha intenção de operar aeronaves com versão navalizada Kommander…Realmente, Piada somos nós que operamos o poderoso A-4 Skyhawk !

Nem moral para tirar onda podemos ter…

Andre

Bons tempos em que se podia comparar a Rússia com os EUA. Agora sobrou para os putinzetes comparar a Rússia com o Brasil.

Triste fim da outrora poderosa Rússia.

Luis Carlos

Mimimimimimi
Tá difícil a vida.

Joanderson

Se o caça for melhor do qui qualquer um de 4 geração ja vale o investimento.

Tutor

Vai ficar legal aquela maria fumaça naval da Marinha Russa operando um caça de 5ª geração.
Ops! Ainda falta o motor com supercruiser para o Su-57 virar um 5ª geração genuíno, né

Joanderson

O F35 não consegui voar em supercruiser e msm assim é considerado de 5 geração.

Andre

Inventou essa hoje de manhã?

Fábio

Talvez fique pronto lá por 2040 pra voar no Porta Aviões Maria Fumaça.

Luís Henrique

O Kusnetzov deve retornar ao serviço em 2024 com todo o sistema de propulsão trocado, sensores e armamentos novos e estará apto a operar por mais 15 anos, talvez mais. No plano de armamentos do Kremlin para o período até 2027 ainda consta a construção de um navio aeródromo pesado que deverá iniciar a construção entre 2025 e 2030. Já existem 2 competidores, o projeto 23000 Shtorn que deverá deslocar entre 100.000 e 110.000 toneladas e possuir 330 m de comprimento e propulsão nuclear e o projeto 11430E Lamantin que também será de propulsão nuclear e com deslocamento entre 80.000… Read more »

Thiago A.

No caso é mais um desejo, uma previsão, que considerando o histórico trágico da belonave e as deficiências do projeto, parece difícil de se concretizar. Os ambiciosos projetos para substituir o navio ainda não saíram da gaveta ao que me consta. Por exemplo, o PA-Ng francês já solicitou o desenvolvimento ( Generel Atomics) de EMALS para o substituto do Charles de Gaulle. Muitas prioridades e cobertor curto para um orçamento de 65 bilhões. Considerando que as forças estratégicas comprometem uma parte relevante desses recursos. #Um novo bombardeiro estratégico ( quem sabe a Índia se interesse e injete recursos) #Finalizar o… Read more »

Rodrigo

E com os embargos os Russos tão fazendo essas maquete de isopor correto? Pois impressora 3d não tem mais lá não.

Leandro

Todo mundo lavando roupa na mão e colocando o que for de geladeira no cooler…

Mariana

Leandro, melhor você parar com as drogas. Já afetou seu cérebro.

leandro

drogado deve estar quem ainda acredita no poderia da “mae russia”…essa guerra veio mostrar que o suposto segundo maior exercito do mundo tomaria uma sova da europa sem os eua pra ajudar…

leandro

se é por isso quem fala que a russia esta avançando tendo depositos e bases aereas destruidas dia sim outro também, já nem tem mais cerebro…até o shoigu puxou a carta da benevolencia de não destruir cidades, mesmo tendo arrasado mariupol, popasna e outras, para mascarar o fato de que a russia simplesmente não avança…

Andre

Produziu 4 unidades de serie em 2 anos de produção da versão terrestre…essa naval deve ter seu primeiro esquadrão operacional lá por 2070.

Fábio

Com no máximo 5 unidades produzidas..

JuggerBR

Será uma caça mais que naval, será subaquatico, operado no anfíbio Moskva, que já está plenamente operacional debaixo dágua…

Fábio

Os Russos sempre inovando..

Arthur

Às vezes acho que russos e brasileiros são povos irmãos: quando não devaneia, delira. Tanto a Rússia quanto MB querem construir porta-aviões, querem desenvolver versões navais do Gripen e do Su-57, possuem PIB quase idêntico e vivem contando os tostões: na hora H, falta dinheiro. Mas há o lado idílico: o layout realmente é bonito, dá até para acreditar. Mas, no fim das contas é Rússia e Brasil…

Luís Henrique

Caro Arthur, acho que precisa pesquisar um pouco sobre as forças armadas da Rússia. Eles colocam qualquer potência europeia no chinelo. Não tem nem como iniciar uma comparação com Reino Unido ou França. A Rússia é uma super potência militar somente comparada com China e EUA, outras duas super potências militares. Os demais países precisam comer muito feijão para chegar no nível deles. Agora, quando se compara Rússia com EUA, sim os EUA levam vantagem no poder militar convencional, investem muito mais dinheiro e isso é notório e perceptível, mesmo assim em muitas áreas a Rússia consegue ficar próxima do… Read more »

Nilton L Junior

Ainda bem que foi a TASS que noticiou, isso mostra como os Russos são transparente em divulgar os números e a capacidade de produção de sua aeronave de ultima geração rsrsrsrs esses Russos são legais.
Será que porta aviões ainda é estratégico depois da entrada de misseis hiper sônicos em operação?

DanielJr

Estão aprendendo com a MB, primeiro compra os aviões e depois pensa no navio.

Tomara que este novo porta aviões venha com catalisador no escapamento.

Gustavo

Não estão conseguindo construir a quantidade de aviões que precisam e vão desenvolver um caça naval? Para qual porta aviões?
A maria fumaça deles não consegue lançar os Su-33 com capacidade total de combate… Desperdício do pouco dinheiro que tem. Ou tentam migrar para catapultas ou nem comecem.