Por Ulisses Gonçalves de Assis

Como parte das comemorações do 149º aniversário de Santos Dumont e o Bicentenário da independência do Brasil, o Museu Aeroespacial (MUSAL), no Rio de Janeiro (RJ), está realizando a Exposição Gripen, uma mostra pública de uma réplica em tamanho real do F-39E Gripen, novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB).

A exposição começou a ser exibida ao público no dia 31 de julho de 2022 e estará aberta a visitação até o dia 22 de agosto de 2022. O museu possui entrada e estacionamento gratuitos e funciona de terça a domingo das 9h da manhã até as 16h da tarde.

A exposição

Todos os visitantes que comparecerem ao MUSAL poderão apreciar o a réplica do F-39E que representa diversas características da aeronave com riquezas de detalhes demostrando as linhas gerais do design do caça e alguns dos armamentos e sensores empregados. Dentre os armamentos representados estão o míssil de guiamento por infravermelho (IR) IRIS-T para combates a curta distância, o míssil Meteor utilizado em combates além do alcance visual (BVR – Beyond Visual Range) e bombas SDB (Small Diameter Bomb).

A FAB já confirmou que os mísseis IRIS-T e Meteor farão parte do arsenal do Gripen brasileiro e estão entre os armamentos de combate ar-ar mais modernos do mundo. Dentre os sensores representados destacam-se o IRST ( Infra-Red Search and Track) para busca acompanhamento de alvos aéreos de forma passiva por imageamento térmico e o Pod Reccelite 2 para busca e acompanhamento de alvos terrestres.  Ambos também estarão disponíveis para operação nos F-39 da FAB. A configuração de sensores e armamentos apresentada na réplica da aeronave destaca a capacidade multimissão do Gripen que pode realizar surtidas para combate ar-ar e ar-solo de forma simultânea.

Réplica do F-39 E Gripen em exposição no MUSAL demonstrando os mísseis IRIS-T (IR), Meteor (BVR), bombas SDB e os sensores IRST e Pod RecceLite 2 – Foto: Cíntia de Oliveira Santos Assis

Além da visualização externa, o público tem a oportunidade de conhecer o interior da cabine do Gripen. Para isso, é necessário agendamento prévio no site da exposição do MUSAL com vagas limitadas. Esta visita é orientada por um oficial aviador da FAB que explica de forma didática detalhes da operação dos diversos sistemas localizados no interior da aeronave e supervisiona a entrada e saída da cabine.

No interior da cabine, destaque para a representação do WAD (Wide Area Display) desenvolvido pela AEL sistemas que permite ao piloto a customização das informações apresentadas durante as missões que podem aparecer de forma simultânea ou serem priorizadas dependendo da necessidade, o que diminui a carga de trabalho durante as missões.

Visita orientada à cabine do Gripen. Destaque para o WAD (Wide Area Display) –  Foto: Cíntia de Oliveira Santos Assis

A Exposição Gripen é garantia de satisfação de todos os amantes da aviação militar, aproxima a população do importante trabalho desenvolvido pelos profissionais da FAB e nos dá um vislumbre do futuro que está sendo construído para a Força aérea Brasileira.

F-39E Gripen

SOBRE O GRIPEN: O F-39 Gripen é um caça multimissão de geração 4.5+ desenvolvido pela empresa sueca SAAB e adquirido pela Força Aérea da Suécia (Flygvapnet) e pela Força Aérea Brasileira (FAB). É capaz de operar com diversos sensores e armamentos no estado da arte da aviação militar estando entre os caças mais modernos do mundo. O primeiro Gripen E chegou ao Brasil em 20 de setembro de 2020 para realização de campanhas de ensaios de voo em território nacional. Até o momento mais dois caças foram entregues ao Brasil, com mais dois podendo ser entregues em breve.

Mirage 2000 da FAB no MUSAL

SOBRE O MUSAL: O museu Aeroespacial (MUSAL) está localizado no Campo dos Afonsos na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e foi inaugurado em 18 de outubro de 1976. O museu conta com acervo permanente de diversas aeronaves que participaram da história da aviação civil e militar brasileira, além de apresentar exposições e diversas atividades educacionais.

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Allan Lemos

Qual é aquele míssil com a ponta vermelha no Mirage?

Rafael Cordeiro

Acredito que seja o Matra Super 530D, última versão desse míssil e que possuía sensor semi-ativo, ou seja, necessitava que a aeronave continuasse iluminando/guiando o alvo com seu radar até o fim da trajetória, não era do tipo fire and forget.

Allan Lemos

Obrigado.

Rommelqe

Essa réplica do Gripen (formidável) pelo visto já voou mais do que a grande maioria dos Gripens da FAB. Quando serão entregues as duas outras aeronaves que já foram liberadas para a FAB no ano passado?

Rodrigo

As três que chegaram caíram no limbo, ninguém vê, ninguém ouve falar.
Supostamente estão testando suas tecnologias revolucionárias e ultra-secretas em alguma área 51.
As outras provavelmente em algum dia próximo ao juízo final, ou então quando o Parmera ganhar um mundial. rs

Last edited 1 ano atrás by Rodrigo
Vitor

Acho que a FAB esta testando ao Máximo 4901 e 4902 pra declarar conformidade com o contrato e por consequência operacionalidade e receber as 4 unidades até o fim do ano em um único embarque.

Marcos Silva

É tem que testar mesmo. Desde 2015 em testes talvez,TALVEZ,um dia ele saia da UTI,Unidade de Testes Intensivos.

Claudio

Até o kc30 que desde que foi incorporado não levantou mais voo, os gripen e o a330 viraram rainha de hangar

Bruno

Alguém se lembra que antes essa aeronave de demonstração era “equipada” com o missil MAR-1?

A C

Visitem o MUSAL. Ali reside a historia da aviacao militar brasileira e mesmo com todas as restricoes e dificuldades, o museu e seu acervo sao mantidos da melhor maneira possivel. Vale a visita.

Ulisses

Super vale!

Sensato

Ratifico. O Musal é excelente e nos fins de semana ainda tem atividades de aeromodelismo pra quem curte.

Sensato

Esqueci aliás de comentar que a FAB aproveitou o tempo em que o museu esteve fechado durante a pandemia para fazer melhorias no museu, o que o tornou ainda mais interessante do que já era por preservar boa parte da memória aeronáutica de nosso país.

Marcelo Tadeu

Sim, tenho que voltar lá, levar minha filha que curte história!!! Ficou muito mais bonito e espetacular!!!

Leandro Costa

Pode ser que eu passe lá no sábado. Já vou estar no Rio mesmo. Se eu sair relativamente cedo do evento de retrocomputação, passo lá com certeza.

Rinaldo Nery

Infelizmente, é um museu muito mal localizado. Deviam levá-lo p Campo de Marte. Em 2000 houve uma tentativa de construir um novo MUSAL em Jacarepaguá, com recursos da INFRAERO, mas não houve sucesso nas negociações. Eu vi a planta na extinta DIRENG.

Leonardo Cardeal

Alguém sabe se essa réplica vai sair do eixo (Goiás)Brasília – Rio de janeiro?
Tem uma cacetada de outros estados o país.

Vitor

Bacana! E agora, quando chega o 4903 04 05 e 06?

Foragido da KGB

2040

Joe

Este programa é uma piada. Mas para a america do Sul serve.

Funcionário da Petrobras

(Topic off)
Em que pé está a entrega dos Gripens para a FAB?

Marcos Silva

No estágio “um dia quem sabe…”

Funcionário da Petrobras

Pois é, sem falar que os dois “entregues” este ano ainda estão na EMBRAER.

Marcos Silva

“Até o momento mais dois caças foram entregues ao Brasil, com mais dois podendo ser entregues em breve….”
Quem sabe um dia desses.

Foragido da KGB

2040