quinta-feira, agosto 18, 2022

Gripen para o Brasil

VÍDEO: Caça Sukhoi Su-57 – decolagem, som, manobras, em ação

Destaques

Redação Forças de Defesa
Redação Forças de Defesa
redacao@fordefesa.com.br

O Sukhoi Su-57 (em russo: Сухой Су-57; designação da OTAN: Felon) é um caça a jato de quinta geração, bimotor e furtivo, desenvolvido desde 2002 para operações de superioridade aérea e ataque.

A aeronave é o produto do PAK FA (em russo: PAK FA, abreviação de: Perspektivny Aviatsionny Kompleks Frontovoy Aviatsii, ”Complexo Aeronáutico Prospectivo das Forças Aéreas da Linha de Frente”), o programa de caça de quinta geração da Força Aérea Russa. O nome interno da Sukhoi para a aeronave é T-50.

O Su-57 é a primeira aeronave no serviço militar russo a usar tecnologia furtiva. Seu voo inaugural ocorreu em 29 de janeiro de 2010 e entrou em serviço em 25 de dezembro de 2020. O avião é o quarto caça furtivo de quinta geração operacional do mundo após o F-22, F-35 e J-20.

De acordo com a Sukhoi Company, o caça foi projetado para ter supercruzeiro, supermanobrabilidade, furtividade e aviônicos avançados para superar os caças da geração anterior, bem como defesas terrestres e navais. O Su-57 destina-se a suceder o MiG-29 e o Su-27 na Força Aérea Russa.

Os protótipos e o lote de produção inicial devem ser entregues com uma variante do motor Lyulka AL-31 altamente atualizada, o AL-41F1, como um motor provisório, enquanto um motor de design de folha limpa avançado, atualmente designado Izdeliye 30, está em estágios finais de desenvolvimento, deverá estar disponível após meados de 2020. Espera-se que a aeronave tenha uma vida útil de até 35 anos.

- Advertisement -

41 Comments

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Adaime

No parágrafo final diz que o novo motor ficará disponível em meados de 2020. O texto é antigo ou foi falha na digitação?

Chris

Provavelmente antigo… Pois omite informacoes recentes ! O caça estaria operacional com os novos motores e armas supersonicas… Somente em 2027, segundo a Sukhoi !

Digo estaria… Pois, com a guerra na Ucrania, o proprio Putin ja reconheceu que a coisa complicou bastante, sem chips e tecnologias que eram importadas !

Last edited 24 dias atrás by Chris
João Ricardo

Não sei com que tamanho de vacilo, já foi noticiado, inclusive com fotos, o abate de um dos poucos operacionais, no teatro do território ucraniano.

Requentada para alimentar os fanboys 🤭🤭🤭🤣, mas ele vai bem …nenhum percalço no seu desenvolvimento 👍😂😂😂😂😂😂

André Luís

#SlaviaKatervina…rs!

E o motor do F-35 que o diga…rs!!

#SlaviaKatervina

Avise os clientes pois já são 800 aeronaves produzidas e tem 3 países entrando na justiça para ter o direito de comprá-lo ! 😂😂😂😂😂🇺🇸🇺🇸🇺🇸🇺🇸🇺🇸🇺🇸🇺🇸🇺🇸🇺🇸🇺🇸🇺🇸🇺🇸🇺🇸🇺🇸🇺🇸🇺🇸🇺🇸🇺🇸🙏🙏🙏🙏🙏🙏🇺🇸🇺🇸🇺🇸🇺🇸🇺🇸🇺🇸🇺🇸🇺🇸Ave América ✋

André Luís

Já estão cientes! E já estão preparando o bolso pra descascar esse abacaxi!!! hahahahhaa

PÁTRIA RÚSSIA.

#SlaviaKatervina…rs!

wilhelm

Só aqui no Brasil mesmo pra se ver uma cena dessas: dois batorés, que inclusive provavelmente moram em Diadema ou Taboão da Serra, glorificando países com os quais não possuem qualquer vínculo de sangue ou cultural — e ainda por cima por causa de um contexto que já é deprimente por si só (uma guerra).

Eu tenho dito que a maior desgraça que aconteceu na última década foi a (pseudo)politização do brasileiro e nego acha que eu tô de brincadeira. Taí a realidade provando meu ponto.

Rodrigo

Essa sacada dos russos de integrar os canards na própria junção das asas/fuselagem foi muito interessante é uma das coisas que mais chama a atenção nesse caça.

Chris

Eu ja li por ai… Que quando localizados na frente (Rafale, J-20, Gripen)… Facilita o trabalho de detecçao dos radares inimigos !

Chris

Sempre fico na caça para encontrar diferenças em relacao aos caças americanos (Ignorando propaganda)…

Em relaçao ao F-35… Eu reparei que o J-35 parece ter canopy comum e nao tem ceramica na parte interna do bocal da turbina…

Mas no caso do SU-57… Ao menos, a ceramica (Provavelmente para reduzir a assinatura termica) esta la !

Dizem que o que realmente falta para a Russia e China terem um bom caça stealth… Sao motores de baixa emissao termica !

Last edited 24 dias atrás by Chris
diogocld

Hahaha! A música não é um baita plágio da música “In the end” do Linkin Park não? Esse caça é belíssimo, diga-se de passagem.

Maurício.

Acho que não é plágio, só estão cantando em russo mesmo, aliás, caças + Linkin Park é vida! 😂

Dilbert_SC

Será que esse Sukhoi Su-57 vai entrar em combate ou vai ser mais uma rainha de hangar como o F-22?

Chris

A Russia ja o usou na Ucrania, assim como o kinzhal… Embora tenha parecido mais propaganda para intimidar os inimigos… Uma vez que foi desnecessario !

Saldanha da Gama

Ele tem o som do Apocalipse, além de ser lindo…..

Chris

Som do apocalipse ?

Bom… Eu realmente nunca vi ruido excessivo ser uma coisa boa… Mas eh apenas um ruido do ar passando pelas galerias internas das turbinas…

Last edited 24 dias atrás by Chris
Teropode🇺🇦🇺🇦🇺🇦Slava ucraina

Um peido russo para eles tem o cheiro de jasmim 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

🤣🤣🤣🤣🤣🤣👉👉👉😔😔🤣🤣🤣🤣👉👉👉👉👉👉🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🇺🇦🇺🇦🇺🇦🇺🇦🇺🇦🇺🇦🇺🇦🇺🇦🇺🇦🇺🇦🇺🇦🇺🇦🇺🇦🇺🇦🇺🇦🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🇺🇦, os fãs são divertidos !

Saldanha da Gama

Meu caro, não torço para país algum, que não seja o BRASIL !!!!! Minha idolatria, ao contrário da sua, tem pátria amada e esta, o nome de BRASIL !!!! Sou soberanista e, não admito submissão, seja para os eua e ue ou, rússia, china e muito menos cuba ou venezuela….( Nome de país em maísculo, somente o BRASIL ) Pelo visto, vc tem nacionalidade ucraniana, para defender e idolatrar tanto este país….Admiro em igual teor, os caças russos, americanos, franceses etc. Minha idolatria, é para com o BRASIL, tenho orgulho e honra de pertencer a esta nação e jamais, iria… Read more »

Rinaldo Nery

Também questionei noutra matéria se ele tem algum parente na Ucrânia, mas não respondeu. Acho que é só modinha mesmo…

Bruno Palma

O que se tem visto dos novos caças russos como os Su-34/35/57 é que são apenas caças para demonstrações aéreas em airshows, não têm dado provas nenhumas que são bons principalmente o Su-57 que ainda não entrou em ação direta na Invasão da Ucrânia, ou então têm medo de serem abatidos quer seja pelas defesas Ucranianas quer sejam Russas 🙂

Last edited 24 dias atrás by Bruno Palma
Leonardo Bastos

Falou o ixpeciliaxista de internet…rsrssrs

Nilton L Junior

Temos que ter uma coisa em mente, a criatividade dos bots e chapéus de alumínio sempre nos surpreenderão com pérolas.

Bruno Palma

Claro os 12 Su-34 abatidos foram por alma do nosso senhor… e o Su-35 á dias também 🙂

Nilton L Junior

12 Su-34 abatidos, nossa eles não eram invisíveis e quantos Su-34 os ucras perderam, jah que você gosta de placar.

Andre

entrou em serviço em 25 de dezembro de 2020″

“O avião é o quarto caça furtivo de quinta geração operacional”

Os russos seguem inovando. Depois das novas táticas de avanços para trás, nunca antes vistas em uma guerra, temos agora o primeiro e o único caso de equipamento militar na história que entra em serviço com 2 unidades e se torna operacional com 5.

Sem contar que ainda não está com o motor que deveria, nem com o sistema de comunicação (https://tass.com/defense/1482779) nem com os misseis (https://tass.com/defense/1475855).

Eles devem estar com muita inveja dos chineses para forçarem a barra assim.

Delcio

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Oliver_P._Smith

Um pouco de pesquisa evita espalhar besteira.

Andre

Por falar em besteira, qual a relação deate artigo da Wikipedia com o assunto?

Foi apenas pela triste verdade?

Leonardo Bastos

E o motor novo vai sair quando…?? E a produção em série…???

Nilton L Junior

Quando o conflito com a Ucrânia começou eu imaginei que haveria um intenso combate aéreo, porém quase nada apareceu sobre combate nos céus.
Em tese a Rússia tem maior capacidade ofensiva nos céus uma vez que destruiu muitas estações de radar e centro de comandos, teria condições de empregar esse caça no TO.
Esse conflito esta em boa medida feita por terra.

SteelWing

ele não é um avião de ataque, os su-35 já são mais que suficientes pra abater qualquer avião ucraniano que ouse chegar perto das tropas russas, não tem pra que expor su-57 as defesas inimigas desnecessariamente.

JSilva

Os caças ucranianos não tinham condições de combater com os russos, eram de uma geração anterior, os que tentaram foram abatidos, tanto é que a Ucrânia até hoje pede caças à Otan. Houve sim combates, tem até vídeos de Su-35 lançando BVRs aqui no Aéreo, mas muita coisa só vai ser revelada após o fim do conflito, com as narrações dos pilotos envolvidos. Eu também não vejo sentido dos russos ficarem pra lá e pra cá com seus caças com a infinidade de misseis AA que circulam na Ucrânia. O Su-57 parece ser um caça mais para o F-22 do… Read more »

SteelWing

isso mesmo, ele não é avião de ataque como o su frogfoot, e os flankers já fazem bem o papel de afastar aeronaves que ousem decolar e chegar perto de topas russas.

Last edited 23 dias atrás by SteelWing
Nilton L Junior

Faz sentido

Fábio

Parei em Su-57 e furtividade na mesma frase.. essa banheira russa é um fracasso total.. se produzirem 20 unidades nos próximos 5 anos já é muito.

JSilva

Calma lá, esse avião aí ainda leva os armamentos internamente, é supercruise, tem radar aesa, e mantém a boa autonomia e capacidade de carga dos Flanker. Não é um caça pra ser subestimado.
Essas características podem ser um terror pra qualquer caça que não seja o F-35 e o F-22, além de, aparentemente, seus pares chineses.

Jad Bal Ja

Propaganda e só. E velha ainda! A verdade é que o Su-57 esta atrasado e muito, não entrou em operação depois de mais de 12 anos do primeiro voo, sequer conseguiu atingir os parâmetros iniciais que faziam parte do programa, nunca recebeu o motor previsto e só existem poucas unidades de pré-série. As noticias de que teria entrando em operação aqui ou ali, são novamente, mera propaganda, nenhum esquadrão foi formado, não existem aeronaves em quantidade suficiente para declarar o modelo operacional. Não acredito que falte engenharia ou capacidade para os russos, o problema aqui é grana pura e simples.… Read more »

Delcio

Sansões e dalilas.

Rinaldo Nery

A escola aerodinâmica russa sempre foi impressionante.

Sidney

“Pátria Rússia” ……….Muda para lá e se alista no Exército russo e vai se divertir na operação militar de desnazificação da Ucrânia.

Lamentável o que os últimos 30 anos de deseducação fizeram a estes jovens.

Últimas Notícias

B-52, JAS Gripen e F-35 em missão conjunta sobre a Noruega

Hoje cedo, caças suecos e noruegueses escoltaram bombardeiros estratégicos americanos B-52 sobre o território norueguês. Esta é a primeira...
Parceiro

LAAD 2023

- Advertisement -
- Advertisement -