Fotos de satélite mostram alvo destruído pela China semelhante a um avião militar do Japão

43

Especialistas dizem que Pequim provavelmente testou míssil balístico contra alvo fictício das SDF

TÓQUIO – A China destruiu um alvo que se acredita ter a forma de uma aeronave das Forças de Autodefesa do Japão (SDF) em uma área desértica de Xinjiang, apurou o Nikkei através da análise de fotografias de satélite com especialistas. O objeto pode ter sido usado para treinamento de ataque de mísseis em alvos hipotéticos no Japão.

O Nikkei examinou fotos tiradas pela Planet Labs, uma operadora de satélites com sede nos EUA. Fotografias do mesmo local em meados de maio mostraram um objeto com a forma de um E-767, um sistema de alerta e controle aéreo (AWACS) usado pelas SDF, uma pista e edifícios que lembram um pátio de aeronaves. Uma foto de 13 de julho mostra o objeto destruído, junto com detritos e marcas pretas de queimadura.

Fotografias anteriores de satélite mostraram que o objeto ainda estava no local em 2 de julho. O momento preciso não está claro por causa das condições climáticas que impediram a fotografia em alguns dias, mas parece que o objeto foi destruído no início de julho. É a primeira vez que se sabe que um objeto que imita uma aeronave da SDF foi destruído.

Acredita-se que a área seja controlada pelos militares chineses, e vários objetos em forma de navios de guerra dos EUA também foram encontrados lá. Em uma ocasião, um objeto semelhante a um porta-aviões dos EUA foi encontrado com marcas que especialistas disseram ter sido feitas por impactos de mísseis.

“Acho que podemos concluir com segurança que este foi um teste de algum tipo de míssil balístico”, disse Jeffrey Lewis, professor do Middlebury Institute of International Studies em Monterey e especialista na análise militar de fotos de satélite, referindo-se à destruição do objeto em forma de E-767.

Tom Shugart, membro sênior adjunto do Center for a New American Security, também disse que um míssil pode ter sido usado. “Se o objetivo do alvo simulado era testar a capacidade de uma ogiva de míssil de reconhecer e atingir aeronaves específicas de alto valor, e essa capacidade foi de fato testada com sucesso, então a implantação de tal arma poderia melhorar a capacidade do Exército Chinês de atingir aeronaves chave como o E-767″, disse ele sobre as capacidades de mísseis da China que podem ser inferidas a partir das fotos.

Nem todos concordam sobre como o objeto foi destruído. Kiyofumi Iwata, ex-chefe de gabinete da Força Terrestre de Autodefesa do Japão, observa que nenhuma marca de impacto pode ser vista e que o objeto em forma de caça permanece. “O objeto AWACS pode ter sido incendiado, em vez de atingido por um míssil”, disse ele.

De qualquer forma, é provável que a China tenha usado a maquete da SDF para treinamento e a tenha destruído. Fotos de satélite mostram que a China também começou a remover estruturas ao redor do objeto, como a pista e o asfalto.

Segundo o Ministério da Defesa, a SDF é a única organização que opera o E-767, com um total de quatro aeronaves implantadas na Base Aérea de Hamamatsu. A aeronave usa seu radar montado na traseira para detectar aeronaves e mísseis inimigos distantes. Também serve como posto de comando móvel para aviões de combate. Seria fundamental para garantir a superioridade aérea no caso de uma emergência em Taiwan, por exemplo.

A análise de fotos de satélite anteriores indica que a estrutura em forma de AWACS foi instalada na primavera de 2021. Isso foi logo após os governos japonês e americano compartilharem um documento conjunto mencionando especialmente o Estreito de Taiwan. A China pode tê-lo usado para treinamento militar no ano passado.

O período do início de julho, quando se acredita que o objeto foi destruído, coincide com o período em que a China e a Rússia realizaram atividades militares perto do Japão. Em 4 de julho, navios de guerra chineses e russos entraram na zona contígua ao redor das Ilhas Senkaku. Os dois países podem estar aumentando sua demonstração de força ao Japão sobre a situação na Ucrânia e em Taiwan.

FONTE: Nikkei Asia / FOTOS: Planet Labs

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carvalho2008

hummmmm…aí complica….míssil mais do que inteligente escolhendo o alvo na base….

os fornecedores de engodos infláveis vão aumentar o faturamento….

Bosco

Carvalho, Pode ter sido um míssil com seeker e capacidade de reconhecimento autônomo de alvo como pode ter sido um míssil com data-link operando no modo “man-in-the-loop”, um míssil guiado por laser semi-ativo, assim como pode ser um míssil sem seeker guiado só por satélite (GNSS), já que se trata de um alvo estacionário. Claro, no último caso há de se obter informação em tempo real da posição do alvo e há de se ter um míssil de alta velocidade já que é um alvo de tempo crítico. Seja como for , concordo que um engodo inflável de alta tecnologia… Read more »

Jefferson Ferreira

Poderia ser um novo tipo de drone ? Que reconhece e ataca de forma autônoma alvos, ditos prioritários ?

Bosco

Sem dúvida! Um míssil com seeker tranca no alvo de 2 modos antes do lançamento (LOBL) depois do lançamento (LOAL) Antes do lançamento geralmente a designação é humana. Ex: Maverick D Depois do lançamento a designação do alvo pode ser via humana com ajuda do data-link (Ex: SLAM-ER) ou autónoma, com o míssil se virando sozinho para achar o alvo (Ex: Tomahawk) O trancamento autônomo (ATA) é uma tarefa complicada e potencialmente catastrófica. Em geral há dois modos de ser implementada. Num modo o míssil tem uma área restrita, muito bem definida, onde ele procura o alvo que “satisfaça” seu… Read more »

Chris

E eu posso afirmar que o Japao realmente tem destes avioes E-767…

E ao menos aqui, da base aerea de Hamamatsu… Decolam todos os dias, de olho no gordinho e nos chinas…

Num primeiro momento, o pais tentaria se defender com os Aegis… E num 2o momento… Com os Patriot localizados em Osaka !

Tbem ha uma leve tensao na ilha de Hokkaido, com deslocamento de tropas de ambos os lados… Apos um politico russo declarar que a ilha pertence a Russia !

Last edited 1 ano atrás by Chris
karl Bonfim

Treino é treino, jogo é jogo, como diriam os russos!

Francisco Brenha

A propaganda é a alma do negócio.

Bosco

Informação completamente irrelevante. Desde a década de 70 que existem PGMs.

Red Pill - 红色药丸

Respeita o Gigante …!

Bosco

?????

Carvalho2008

Mestre Bosco, nosso melhor conhecedor das especificações e doutrinas missilisticas, bem que o amigo poderia dar uma palhinha ou o Galante montar um material sobre engodos…

De um lado, mísseis inteligentes que selecionam o alvo pela imagem da biblioteca, recusando os alvos de menor valor e assim, otimizando cada disparo realizado.

De outro, os engodos e iscas, quase não falamos deles….estou desatualizado neste setor… minhas informações são antigas da época que era fácil….não sei como estas doutrinas estão agora….

Vocês bem poderiam montar 3 séries….a área, a naval e a terrestre…

Last edited 1 ano atrás by carvalho2008
Bosco

Seria interessante. Engodos ou iscas são utilizados para proteger helicópteros, aviões, veículos terrestres, IADS, navios, submarinos, mísseis balísticos (no caso, os RVs), mísseis semibalísticos (como vimos no caso do Iskander na Ucrânia), etc.
Vou tentar reunir um material e se eu achar que ficou legal eu falo com o Galante.

Bosco

Te respondi mas está no AntiSpam

Rogério Loureiro Dhierio

Putz…mandou bem.
Boscao…manda ai.

Carlos Campos

mas bosco a precisão não chama atenção? achei muito preciso.

Bosco

Carlos,
Mas a foto fora de contexto não serve de base. Precisão de quê? Foi um míssil lançado a 5000 km ou uma bomba guiada por laser?
O avião com certeza teria sido destruído já que não sobrou nada.
Vale salientar que a “sombra” no chão é para avaliarem a distância em que os pedaços do avião e os estilhaços/fragmentos do míssil alcançaram.

Carlos Campos

pelo que li foi um teste de míssil balístico, aí ele atinge o alvo e ainda o de maior valor, me impressionou, mas como você disse pode ser que tenha sido uma bomba guiada a laser.

Bosco

Carlos, O mais provável é que se foi um míssil hipersônico (boost glide ou balístico) tenha sido um míssil guiado por satélite. Apesar de ser um alvo móvel (avião) ele está estacionário. Se for um míssil balístico ou boost glide, ambos hipersônicos, dotado de um seeker capaz de “enxergar” o alvo seria interessante sabermos se ele precisou frear (pull up manouver). As opções de seeker são: radar centimétrico (improvável) radar milimétrico (possível) imagem IIR (possível) imagem visual (possível) LADAR (possível mas improvável) antirradiação (não possível) laser (possível desde que haja uma aeronave na área iluminando o alvo). Se for um… Read more »

Carlos Campos

obrigado, existe algum míssil com radar centimetrico? ou milimetrico

Bosco

Carlos, Sim! Há vários. Os centimétricos são usuais desde a década de 70 e são utilizados pela maioria dos mísseis antinavios e pelos ar-ar e sup-ar com orientação por radar. Os mílimétricos são mais recentes, tendo o primeiro sido o Hellfire Longbow AGM-114L no final da década de 90. Em termos gerais a diferença é que os milimétricos por terem melhor resolução pode detectar a forma do alvo e por isso são utilizados contra alvos em terra. Os centimétricos são utilizado contra alvos no mar ou no ar. Por isso eu disse que se um míssil encontrou o alvo no… Read more »

Red Pill - 红色药丸

É tudo mentira essas armas da China, verdade é os ucras cercando Moscou.

Red Pill - 红色药丸

É tudo mentira essas armas da China, pode dizer pros altanticistas e pra ukraina dormirem tranquilos.

Carlos Campos

tudo é possível kkkkk, ou é uma tecnologia que nem sabemos que eles tem. tipo um Harop ou algo assim

Francisco Brenha

Acho que este tal Red Pill é robô chinês… Está usando algoritmo PIA (Pseudo Inteligência Artificial). Mas esperar o que de um robô chinês??

Luis Carlos

O Japão tem um dívida com o povo chinês.
Se a China for cobrar, será com juros e correção monetária.
No momento, o melhor para o Japão é ficar quieto para ver se passa despercebido.

Bosco

O PCC tem uma dívida com o povo chinês e pelo jeito foi ou esquecida ou represada. Esquece essa dívida do Japão. Ela é fichinha perto da do PCC.
Os japoneses mataram cerca de dois milhões de chineses e o PCC matou 35 vezes mais que isso em 30 anos.

Red Pill - 红色药丸

Errado, o povo chinês é que tem que agradecer o PCC por tornar a China no que é.

Bosco

O que a China é? Um país governado por uma elite de iluminados que mantém o povo debaixo do chicote?

Heinz

Quero ver ter coragem de ir cobrar….
Não possuem coragem nem de tomar um ilhota a poucos kms de seu território, imagine atacar o Japão.