A aeronave será a maior a pousar no aeroporto de London City. Certificação do E195-E2 para operar no aeroporto prevista para final de 2022

Londres, Reino Unido, 22 de julho de 2022 – O E195-E2, a mais recente aeronave da Embraer, partiu do Farnborough Airshow e fez seu pouso de estreia no icônico City Airport (LCY) de Londres, demonstrando a capacidade de aproximação íngreme da aeronave. A visita, que ocorre antes da certificação da aeronave para aproximação íngreme no London City no final deste ano, incluiu testes de manuseio em solo e outros preparativos para o primeiro voo programado da aeronave para o LCY, que deverá ser realizado logo após a certificação.

A visita demonstra a importância que a Embraer atribui a estar preparada para oferecer às companhias aéreas a capacidade de operar no LCY com o E195-E2 – o E190-E2 iniciou suas operações no LCY em setembro de 2021. O aeroporto é um componente vital da conectividade de Londres e as aeronaves da Embraer podem lidar de forma ímpar com os desafios das operações no LCY. As aeronaves da Embraer são responsáveis por 85% de todas as operações no LCY em rotas tão diversas quanto Edimburgo e Mykonos.

A aeronave, a maior da família E2, com capacidade para 146 passageiros, voou para o LCY com uma mistura de 39% de combustível sustentável de aviação. A aeronave de teste da Embraer, com a atraente pintura TechLion preta e dourada, foi recebida com a tradicional saudação com jatos de água do corpo de bombeiros do London City Airport.

Alison FitzGerald, diretora de operações do London City Airport, disse: “A chegada do E195-E2 sinaliza que estamos prestes a receber mais aeronaves de nova geração que oferecem desempenho ambiental de classe mundial, transportam mais passageiros e têm potencial para conectar este aeroporto com mais mercados globais. Este momento também representa a força da parceria que temos com a Embraer e, juntos, desafiando os limites do que é possível neste aeroporto, pois com 146 assentos e uma envergadura de 35 metros, ela será confortavelmente a maior aeronave a operar a partir do LCY. Embora o foco imediato seja a certificação, esperamos ver o primeiro E195-E2 em operação no próximo ano com a KLM, o que será um verdadeiro motivo de comemoração”.

Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial, disse: “O London City é o lar da Embraer. É um excelente aeroporto, não apenas porque é rápido e eficiente para os passageiros viajarem, mas porque seus desafios peculiares como um aeródromo demonstram o excelente desempenho de nossos E-Jets e agora nossa mais recente família de aeronaves E2. Estamos imensamente orgulhosos de ser a marca de aeronaves dominante no LCY e esperamos ver o início dos serviços programados com o E195-E2.”

O E2 é a aeronave de corredor único mais eficiente em operação atualmente, economizando até 25% das emissões de dióxido de carbono em comparação com as aeronaves da geração anterior. A aeronave tem emissões de CO2 por assento 30% mais baixas na comparação com as aeronaves que operam atualmente no aeroporto.

No início de julho, a Embraer e a Pratt & Whitney testaram com sucesso uma aeronave E195-E2 com 100% de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês). Com 100% de SAF, a redução de emissões pode crescer dos atuais 25% para até 85%.

Em termos de redução de ruído, o E195-E2 oferece mais de 65% de redução de ruídos na comparação com as aeronaves que utilizam o LCY.

Em setembro de 2021, o E190-E2 iniciou seus voos comerciais para o London City Airport, com companhias aéreas como a Helvetic Airways, após a sua certificação Steep Approach (aproximação íngreme) em junho de 2021, uma exigência para operar no London City Airport.

A pista do LCY mede apenas 1.508 metros de comprimento e os ângulos de descida são de até 5,5 graus. Atualmente, 85% de todos os voos que chegam ou partem de LCY são com E-Jets ou E190-E2 operados por companhias aéreas como BA Cityflyer, KLM Cityhopper e Helvetic Airways

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

Sobre o London City Airport

O London City Airport é o aeroporto mais central da capital britânica e reconhecido internacionalmente por sua pontualidade, velocidade de serviço e premiado atendimento aos passageiros. O LCY conecta Londres a 36 destinos na Europa e no Reino Unido. Em 2022, o aeroporto foi reconhecido como o Melhor Aeroporto do Reino Unido pelo jornal Daily Telegraph. Ainda esse ano, o LCY anunciou a meta de atingir zero emissões de carbono em 2030.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ozires

Excelente. Esta certificação para operação em London City abre portas para novos clientes para o E2.

Nonato

O E 2 190 já opera.

Marcus Pereira

Srs b dia
Perdão mas a matéria ignorou o fato que os E2 da Helvetic Airways já realiza voos regulares com os E2 neste aeroporto londrino. Grande abraço e parabéns pelo site!

Marcus Pereira

Retiro o que disse. A informação que os E2 190 da H Airways frequentam o aeroporto londrino consta sim da matéria. Perdão!

Caerthal

O 195E2 carrega cerca de 24 passageiros a mais que o 190E2, com igual tripulação e apenas um pouco a mais de combustível. Permite se fazer voos econômicos para boa parte da Europa Ocidental.

Nonato

Sim.
Mas se é para ter novas compras o E 2 190 já seria suficiente e a breve certificação do 195 já deveria no minimo ter gerado novas opções de compras condicionadas à certificação.

Thiago Pires

Que alegria ver a qualidade da Engenharia Aeronáutica brasileira ser testada, desafiada e aprovada num dos principais aeroportos do Mundo!
Que venha mais vendas dos E2-195!
Vida longa a Embraer!

Frederick

Grande debut! Sucesso nas vendas!

Rodrigo Maçolla

Legal, Mais bom se tivesse um video ? desse pouso

Jefferson Henrique

A Embraer é um dos poucos motivos de orgulho que eu sustento nesta nação. Estão saindo nestes últimos dias algumas matérias interessantes do jornalismo da emissora Band, se procurarem no youtube irão encontrar facilmente.

Que outras empresas Brasileiras cresçam e cheguem ao nível da Embraer.

VFA-31

Baita propaganda pra LOT, que está analisando o E2 e o A220.

Nonato

O Brasil poderia aproveitar a amizade com a Polônia.

Arthur

Bonito avião. Linhas elegantes. Já dizia Marcel Dassault: “Todo avião bonito voa bem.”