SEUL, 19 de julho (UPI) — A Coreia do Sul completou na terça-feira a bem-sucedida viagem inaugural de seu caça KF-21, anunciaram autoridades enquanto o país procura reforçar suas capacidades de defesa em meio a crescentes ameaças da vizinha Coreia do Norte.

O KAI KF-21 Boramae decolou de uma base da força aérea em Sacheon, a cerca de 185 milhas ao sul de Seul, e completou um voo de mais de 30 minutos, disse a Administração do Programa de Aquisição de Defesa em comunicado.

O jato, desenvolvido pela Korea Aerospace Industries como parte de um projeto de US$ 6,67 bilhões, destina-se a substituir uma frota envelhecida de caças F-4 e F-5, sendo uma alternativa mais barata ao jato furtivo americano F-35 Lightning II.

O programa KF-21 começou em 2015 e enfrentou uma série de obstáculos, incluindo pagamentos atrasados ​​do parceiro financeiro Indonésia e a recusa de Washington em compartilhar patentes de tecnologia importantes.

Espera-se que os testes durem quatro anos, com cerca de 2.000 missões para voar antes do início da produção em massa. Está planejado para entrar em serviço em 2026.

A Coreia do Sul classifica o Boramae como um caça de 4,5ª geração – uma versão menos furtiva do F-35 de 5ª geração, que a força aérea da Coreia do Sul também voa.

Seul revelou o protótipo do KF-21 em abril de 2021 e anunciou planos para ter pelo menos 40 jatos prontos para combate até 2028 e 120 até 2032.

Com a implantação bem-sucedida do KF-21, a Coreia do Sul se tornará o oitavo país do mundo a desenvolver internamente um caça supersônico avançado, juntando-se aos Estados Unidos, Rússia, China, Japão, França, Suécia e um consórcio europeu.

O Boramae pode atingir uma velocidade máxima de Mach 1,8 e contém tecnologia avançada, como um sistema de radar de varredura eletrônica ativa desenvolvido pela empresa de defesa local Hanwha Systems.

Enquanto a Coreia do Sul reforçou sua aliança militar com os Estados Unidos sob o presidente recém-empossado Yoon Suk-yeol, Seul também vem trabalhando para fortalecer sua própria indústria de defesa diante das crescentes ameaças nucleares e de mísseis da Coreia do Norte.

No início deste ano, os militares da Coreia do Sul testaram seu primeiro foguete de combustível sólido produzido em casa – e no mês passado o país se juntou à corrida espacial com o lançamento bem-sucedido de seu foguete Nuri.

FONTE: UPI

Subscribe
Notify of
guest

105 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
BH407

Muito mais bonito do que o F-35. Máquina!

PRAEFECTUS

Já nasce obsoleto! Explico…

Há em desenvolvimento, um sistema de defesa aérea totalmente diferente de tudo que vocês já viram.

Trata-se de um sistema onde o elemento operador literalmente “veste” a consciência situacional aeroespacial no Teatro de Operações local, e, se necessário, até mesmo mundial. E, com auxílio de IA, com simples comando, determina ao sistema antiaéreo operacional (aéreo, terrestre, marítimo ou pasmem…espacial) mais próximo, a efetuar o ataque utilizando até mesmo mísseis hipersônicos.

A diferença deste sistema são os elementos que serão utilizados para cobrir todo o espaço aéreo mundial…

Humm…alguém vai dar xeque-mate…

Last edited 1 ano atrás by PRAEFECTUS
Andre

talvez algum gênio do xadrez geo-político, em um universo paralelo.

Hertz

Depois dessa, esse profeta escreve um livro e vira coach quântico sistêmico holístico. Hare Krishna!

PRAEFECTUS

Hertz,

Te acalma, meus sais pro Hertz por favor!

Sérgio Luís

Esse caça é outro embuste!

Heli

Pela milésima vez, a função desse projeto era um caça para substituir os velhos F-4 e F-5 da força aérea deles, além de estimular a indústria aeroespacial. Será que ele é obsoleto para isso?
É totalmente possível q o Boramae tenha um RCS menor que o F18, radar e sistemas bem avançados. O que a força aérea da Coreia do norte tem próximo disso? absolutamente nada.

MMerlin

Veste a consciência? Teatro de operações mundial? WTF?!?
O dia que o cenário for este, misseis hipersonicos sem dúvida já serão bastante obsoletos. Seria necessário trocar o “até” por “ainda” no comentário.

glasquis7

Se assim for, então o que resta pro Gripen?

Funcionário da Petrobras

Parabéns para a Coreia do Sul e Indonésia.
Poderíamos dizer que o RCS dele é similar com o do Gripen E?

pangloss

Assim, no olho, eu posso garantir que talvez.

Andre

Como diria minha ex esposa: tenho quase certeza absoluta.

Madmax

Kkkkkk

Rodrigo

O “shape” é de um caça stealth, os mísseis estão semi embutidos na fuselagem, o que dá uma vantagem em relação o Gripen, porém leva dois motores o que provavelmente aumenta a assinatura no infravermelho.
Me parece que no futuro existe a previsão de novas versões com baia de armamentos interna.

Adriano Madureira

Certamente que sim… Os sul-coreanos concluíram o desenvolvimento do revestimento de material absorvente de energia de radar (RAM), ou tinta furtiva nacional do caça, que começou a ser aplicado nos protótipos do KF-21 Boramae. De acordo com uma matéria, embora o Boramae pareça um irmão mais novo do F-22 Raptor, ainda não é um caça de 5ª geração, mas está a caminho de se tornar um.  Uma das características necessárias para ser considerada uma aeronave pertencente a esta categoria é ter uma baixa assinatura cruzada de radar (RCS). Para conseguir isso, as superfícies devem ser cuidadosamente projetadas para refratar as… Read more »

Tomcat4,4

Creio eu que não, parece ser bem maior que o Gripen E .

Ramon

Uma dúvida, caso alguém esteja mais por dentro dos detalhes deste projeto, realmente são esses motores que vão utilizar nesse caça?
Pois aparentemente pelo desenho da parte traseira me lembra o f-22 mas sem aqueles direcionadores de fluxo que ele tem, mas tirando esse fato esse projeto vem me chamando atenção, parabéns aos sul coreanos

Henrique

A princípio é pra ser 2x General Electric F414 (o mesmo do Gripen E).

A6Mzero

Sim ele utiliza dois F414, além disso os motores são montados localmente na Coreia do Sul pela Hanwha.

A Hanwha é uma empresa com um grande histórico (e vários nomes através dos anos já que era uma subsidiaria da Samsung), produzem motores em parceria com a General Electric desde os anos 80, a empresa também foi a responsável pela fabricação local dos F16.

Luís Henrique

É a mesma motorização do Super Hornet, dois F-414. Mesmo motor usado no nosso Gripen E, porém no nosso caça apenas 1 motor, no Boramae são 2.

Adriano RA

O interessante é que o Gripen possui velocidade máxima superior, mesmo com apenas um F-414. Aerodinâmica vs Função vs RCS… é uma conta estranha de se fazer.

Clésio Luiz

Antes que alguem pergunte: sim, é comum protótipos realizarem o primeiro voo inteiro com o trem de pouso abaixado.

Funcionário da Petrobras

Por que? Risco de não baixá-los quando acionados para o pouso [rs]?

Rinaldo Nery

E é isso mesmo.

Funcionário da Petrobras

Caro Rinaldo.
Mas os testes em terra, para este funcionalidade em específico, não seriam suficientes para reduzir este risco, afinal uma hora eles terão de ser baixados em voo.

Last edited 1 ano atrás by Funcionário da Petrobras
Vinicius

Interessante que eles continuam sendo bem superiores a FAB.

Rodrigo-brasileiro

E oque uma coisa tem haver com a outra ?

César Evaristo

O principal inimigo tem a capacidade de atacar sua capital com simples canhões, (artilharia) e em profusão. Eis a razão!

Rodrigo

Sim verdade, é usual porém creio não ser uma obrigatoriedade, se não me engano, o Gripen E recolheu logo no primeiro vôo.
Opção de cada fabricante.

Last edited 1 ano atrás by Rodrigo
Dilbert_SC

É isso!
Um país com projeto de nação e com investimento pesado em educação, sempre colhe bons frutos.

pangloss

Um inimigo desesperado ao norte de suas fronteiras também serviu para estimular o ímpeto de desenvolvimento dos sul coreanos.

Pedro Fullback

Não acho que seja isso. Todo país que quer crescer, precisa de uma indústria de defesa. A Suíça que é um país neutro, tem a sua indústria de defesa. Como a Áustria, Singapura, Japão, Taiwan, Canadá. Ter uma indústria de defesa está relacionado ao desenvolvimento tecnológico.

Andre

Me, Suíça, nem Áustria, Singapura ou Canadá fabricam algo similar a esse avião. Os sul coreanos estão muito a frente em tecnologia de defesa em relação a esses.

E o Japão e Taiwan têm os mesmos vizinhos da Coréia.

glasquis7

Se assim for, por que os Americanos se desenvolvem tanto nessa área?
Tem medo dos Canadenses ou dos mexicanos?

Um país no se desenvolve apenas por ameaças. O desenvolvimento é o objetivo de toda nação.

pangloss

Glasquis, eu não afirmei que esse seria o único fator determinante.
Pelo contrário, eu escrevi, de modo expresso, que o inimigo ao norte TAMBÉM estimulou a busca por desenvolvimento tecnológico, pela Coreia do Sul.

glasquis7

É verdade:

Um inimigo desesperado ao norte de suas fronteiras TAMBÉM serviu para estimular…”

O amigo o colocou como sendo um dos fatores. Esse “também” deixa claro que tem outros.

Pedro Fullback

O Brasil também tem investimentos pesados em educação. Em relação a porcentagem do PIB para educação, o Brasil está a cima da média da OCDE. Logo, o problema não é o dinheiro, e sim, a metodologia da nossa educação.
Enquanto nós estamos aqui falando em linguagem neutra, temos alunos do 9° que não sabem fazer contas básicas de matemática. Tudo é questão de prioridade.

Eduardo Angelo Pasin

Concordo, a quantia gasta por aluno é a mesma da OCDE?, O que falta nas salas de aula é ordem e professores bons, um colégio não precisa ser uma “democracia”

Last edited 1 ano atrás by Eduardo Angelo Pasin
Ulisses

Na educação básica a quantia gasta por aluno em muitos casos é menos de R$1,00 por mês. O dinheiro existe mas é muito mal distribuído. O salário médio dos professores é baixo. Há pouco incentivo em qualificação e a infraestrutura é péssima. Somado a isso as políticas públicas em educação pouco ouvem os docentes e a comunidade escolar, partindo de cima para baixo. Apesar disso, muitos professores da educação básica possuem boa formação porque correm atrás, porém não possuem condições de trabalho. Sou professor, qualificado e minha sala não é uma baderna. Minha escola é pública e atinge níveis maiores… Read more »

Pedro Fullback

Prezado Eduardo Angelo Pasin, as pessoas dizem que a educação brasileira é ruim por conta do baixo investimento por aluno. Eles tem certa razão, mas ao mesmo tempo, ninguém consegue explicar o motivo dos países que são mais pobres que o Brasil e que investe menos por aluno consegue ter desempenho melhor do que os alunos brasileiros. Os alunos dos países da Venezuela, Guiana e Bolívia por exemplo, tem um desempenho melhor do que os alunos brasileiros.

h.saito

Isso é fácil explicar, excesso de imposto.
Os professores da rede publica brasileira trabalham demais, em até três escolas diferentes por dia, somente para incrementar o salário.

Em outros países como a coreia do sul, os professores trabalham em apenas uma escola das 9 da manhã até as 3 da tarde, e possuem um numero limitado de alunos de forma que os professores não fiquem sobrecarregados e nunca levam trabalho e provas dos alunos para corrigir casa, tudo é preparado e corrigido e na própria escola.

Kornet

Precisamos de professores nos 3 níveis de ensino,mas infelizmente temos militantes travestidos de professores,principalmente nas universidades federais.
Por isso,somos no PISA pessimamente classificados.
Para isso mudar vai demorar muito.

glasquis7

As universidades Brasileiras estão entre as melhores da região.

Von Richtoffen

Tem mesmo? Aonde? Dê nomes, rapaz, senão é zapzap da titia solteirona (com pensão do pai milico)…

Pablo

Não falta ordem, o que falta, é ordem em casa, pois essa gurizada de hoje, pensa que pode fazer tudo e nada acontece, pra piorar, tem muitos pais que acham lindo e aplaudem as m..das que os filhos fazem!

Last edited 1 ano atrás by Pablo
glasquis7

Não falta ordem, o que falta, é ordem em casa”

Não, eu acho que o que falta é “Comunalidade de objetivos”.

Enquanto cada um puxar a corda pro seu lado, ninguém vai conseguir dar direção.

Os objetivos de uma nação devem ser comuns pra todos, independente de cor política ou região em que se encontram dentro do território.

Carlos

Em 2018 o gasto por aluno do ensino médio público no Paraná era 12% superior a mensalidade de escolas privadas com o método Positivo, que é referência por aqui, na época não foi possível separar no cálculo o gasto com merenda que aumenta despesas de comércios públicos e ficou de fora o custo predial do público ( construção, reformas etc) que em tese tornariam o aluno publico mais caro. Ainda acho que dinheiro não é problema, é o uso.

Carlos

Comércios era despesas, desculpem o corretor

Pedro Fullback

Exatamente.

Rafael

Professores de Ensino Fundamental no Brasil ganham US $ 22.500 anuais, a média da OCDE é de US $ 36.500. Professores de Ensino Médio no Brasil, ganham US $ 23.900 anuais; a média na OCDE é de US $ 45.800 anuais. No Chile $ 7.706 por aluno no ano, Argentina 5.680, Brasil 4.500. Papo de percentual de PIB não cola. Única coisa que Brasil investe pesado é em político e seus aspones.

Carlos

Essa falácia dos 4.500 é intrigante, às vezes é usada por desconhecimento às vezes por maldade, ela não considera os salários dos professores coordenadores diretores etc …

Cristiano de Aquino Campos

De fato, o calculo por percentual de PIB pode ser incorreto devido a diluição dele pelo número de habitantes. 2% de PIB da inglaterra que e maior que o Brasil e tem menor população não serve de parametro para 2 % de PIB do Brasil para uma população maior.

Pedro Fullback

Rafael, já que você utilizou dados da OCDE, então não deixa de omitir que segundo a própria OCDE, o gasto do PIB é de 4,2% enquanto da média da OCDE é de 3,2%. Temos também, a proporção de despesas referente a educação que do Brasil é de 10,5% e a média da OCDE é de 7,2%. O problema, é que esse gasto não é com a educação primária. E me explica o motivo de países que investem menos por aluno, como por exemplo a Colômbia e Peru, consegue ter um desempenho melhor que os alunos brasileiros? O problema não é… Read more »

glasquis7

O problema não é o dinheiro, mas a metodologia de ensino.”

Concordo com a primeira parte da sua conclusão. Não falta dinheiro e o método de ensino não é errado. O que falta é ter um objetivo comum que seja levado adiante por todos.

EduardoSP

Sim, temos também escolas sem banheiro, sem eletricidade, com salas seriadas. Temos falta de coordenação, currículos mal definidos, falta de capacitação de professores e alunos que muitas vezes não tem os recursos mínimos em casa para estudar.
Então o problema não é falta de “ordem” ou a “linguagem neutra” ou os “professores comunistas”.
A coisa é beemm mais complexa, mas se for tratar a sério tem de parar de usar slogans ou frases feitas.

glasquis7

Temos falta de coordenação, currículos mal definidos…”

Desculpe mas, os currículos e a coordenação educacional no Brasil é exemplar em comparação a muitas outras nações da região.

Então acho que o problema é outro.

Fábio Mayer

Se um professor brasileiro cair na besteira de mandar um aluno insolente calar a boca, caem MP, Conselho Tutelar, MEC, ONGs das mais variadas e todo tipo de chato politicamente correto para mandar puni-lo, até o ponto de tirar-lhe do emprego.

E o aluno faz o que bem entende, estuda se quer, passa de ano porque é empurrado para isso, etc…]

Enfim, o Brasil pode decuplicar o gasto em educação, se não colocar ordem dentro da sala de aula, só estarájogando dinheiro fora!

Cansado

O problema é que todo o mundo quer que os professores sejam extremamente rigorosos.
Mas com os filhos dos outros.
Basta o professor ralhar com o seu filho que correm para a escola para tirar satisfação ou pior, fazem “desabafos” nas redes sociais.

glasquis7

O problema é que todo o mundo quer que os professores sejam extremamente rigorosos.
Mas com os filhos dos outros.”

Vc tocou num ponto nevrálgico. Por fim, após ler tantos comentários pelo menos um.

O problema está em que todos querem normas e rigidez mas, que não sejam aplicadas a sim, apenas para os outros.

Os exemplos disso são variados aqui mesmo na trilogia. Começando por aqueles que alegam que os radares são uma “indústria da multa” cada vez que são flagrados e multados por andar acima do limite de velocidade.

glasquis7

E o aluno faz o que bem entende, estuda se quer, passa de ano porque é empurrado para isso, etc…]”

Então a culpa é dos alunos, quando as coisas não funcionam no Brasil é por culpa dos alunos. É isso mesmo que vc pensa?

.

Jodreski

Eu complemento… o problema do Brasil não é dinheiro, mas a maneira como ele é gasto. O mesmo vale para as nossas forças armadas, orçamento de 112 Bilhoes e a Marinha está cancelando exercícios por falta de combustível. Grande parte de nossas escolas municipais são vergonhosas, suas estruturas são ruins e a metodologia realmente torna tudo pior, some isso também à péssimos alunos. Ouvi da professora do meu enteado dizer que os pais que mais precisariam vir às reuniões de pais e mestres são os que nunca vem, e são vários. Ou seja, nem os pais estão preocupados com a… Read more »

Adriano Madureira

Os pais de hoje dessa geração Z ou seja lá qual for a denominação, são muito diferentes da geração dos meus irmãos, da minha e dessa geração posterior a mim, não estão nem aí e ainda querem que os professores façam tudo.

glasquis7

Então na sua geração não existiam estes problemas?

Adriano Madureira

Então na sua geração não existiam estes problemas?

De pais folgados e omissos?! De pais que agridem professores porquê os filhos deles não tiraram boas notas nas provas ou foram suspensos por alguma confusão que arranjaram no colégio?!

pode até ter havido tais problemas glasquis7 ,mas nem se compara com os pais de hoje amigo…

glasquis7

pode até ter havido tais problemas glasquis7 ,mas nem se compara com os pais de hoje amigo…”

Os pais de hoje são os filhos da sua geração.

Marcos Borges

E um “inimigo” armado até os dentes do outro lado fronteira estimula bastante o investimento em defesa.

Rui Chapéu

Então os coreanos passaram a perna em quase todos europeus com seu projeto 5g…

Inglaterra, França, Alemanha, Suécia e etc… ainda estão na fase burocrática que lá não termina nunca…

Só a Russia tem o Su-57 com menos de 10 unidades voando ou perto disso…

Só quem usa o F-35 americano tem Stealth na europa…. e pelo jeito vai ser só isso mesmo.

É europa… quem te viu…. quem te ve…

pampapoker

E Brasil……sempre dormindo em berço explendido

Renan

“Deitado eternamente em berço esplêndido”
Há controvérsias e gera debates, uns dizem que isso se refere a posição geográfica do Brasil etc..
Mas na minha opinião essa maldição deveria ser retirada do hino nacional.

Adriano Madureira

“Deitado eternamente em berço esplêndido”
Há controvérsias e gera debates, uns dizem que isso se refere a posição geográfica do Brasil etc..
Mas na minha opinião essa maldição deveria ser retirada do hino nacional.

Está mais para de quatro eternamente em cima do berço esplêndido…
Sempre levando fumo uma hora ou outra na história evolutiva como nação.

Silvano

100% tecnologia Lockheed Martin e bilhões de dólares do contribuinte norte americano autorizado pelo Congresso.

Joga isso até na mão da Desaer e veremos um desses em no máximo 3 ou 4 anos decolando da pequena Araxá, com o Batistinha no comando mandando velocidade de Mach e o Zema no banco traseiro do biplace gritando: “””Ô trem bão sô”””….

Auder Dias

Silvano, sinto mas não é 100% não em e sim 35% de tecnologia Lockheed Martin, com 65% de tecnologia nacional e salvo engano se pretende chegar aos 80% nacional nos próximos anos!!

Silvano

Me refiro ao projeto, o hard e o que faz voar é todo LM e o dinheiro é dos homi também. O projeto é o avião em si, isso é sim LM, como a Coreia do Sul é um país industrializado, o recheio eles contribuem muito. Parte de telas, talvez o radar com alguma ajuda (o radar do Gripen não é 100% italiano como se pensa, tem boa parte de seus componentes sensíveis de origem norte americana), IRST, então o que eles são capazes de fabricar com ou sem ajuda, é claro que eles incorporam ao avião. Pensa no seguinte,… Read more »

Vinicius

Os coreanos fabricam treinadores avançados a jato tem décadas. Presta atenção

Last edited 1 ano atrás by Vinicius
Silvano

LM também, aquele último não passa de um F-16 depauperado, pode prestar atenção. Usa o motor do Gripen, mas nem de longe tem o mesmo desempenho, e isso é proposital, justamente para não fazer sombra ao F-16 verdadeiro.

glasquis7

“https://www.naval.com.br/blog/2022/07/17/marinha-do-brasil-cancela-exercicios-por-falta-de-combustivel/”

E aí, tá sabendo de alguma coisa?

Será que o combustível da MB está estocado nos EEUU como vc diz, junto com os misseis da FACh?

pangloss

Mas esse KF-21 coreano pode ser considerado de quinta geração?

A6Mzero

Não, os próprios coreanos não o classificam como um 5G mais sim como um 4,5+.

O que ocorre é que o programa KF-X tem como um de seus escopos o desenvolvimento continuo e a capacidade de agregar novas tecnologias em futuros lotes, visando chegar num vetor com capacidade e tecnologia de um verdadeiro 5G no decorrer do programa.

Hcosta

A Coreia do Sul ainda não tem caça 5G desenvolvido localmente. Como está escrito no artigo é um caça 4,5G, tendo os Europeus 3 modelos: Gripen, Rafale e Eurofighter.

Ainda falta algum tempo para desenvolverem o seu caça 5G. Mesmo que seja uma versão melhorada deste.

Adriano RA

Quem produz realmente caças 5G são os EUA. O resto é algo no meio do caminho.
China? Piada, né? Não sabem nem fazer pneus militares (nem civis…nossa… pneu chinês é ruim, heim?)

Carlos Miguez - BH

Notaram como o piloto sul-coreano está bem acima do peso “típico” de um piloto de provas ocidental ??? O tamanho do cockpit também é enorme !!!!

Anselmo da Costa Andrad

Parabéns aos coreanos, baita aeronave!

Adriano RA

Também acho. Esse caça é feito com tecnologia ocidental, sendo portanto muito melhor que qualquer coisa que os chineses tem. Os Chineses são bons de propaganda. Os caças Chineses precisam provar em conflitos reais, contra caças ocidentais, que realmente valem alguma coisa. A guerra na Ucrânia está desmistificando os equipamentos russos. Chineses definitivamente não são melhores. Bom…pra desfilar são ótimos.

Last edited 1 ano atrás by Adriano RA
Nilton L Junior

Estão imitando os Chineses

Vinicius

Imitando os chineses em que?

Nilton L Junior

Ah você não sabia né, tadinho.

Silvano

Neste caso é cópia autorizada. São encarregados de montar.

Nilton L Junior

Se quebrar o trem de pouso então a cópia autorizada é superior ao F-35, se não quebrar empata com o FC-31.

Bardini

É um substituto de respeito para o F-5. E é mais uma aeronave baseada na GE F414.
.
Interessante que eles também selecionaram Meteor + IRIS-T.

Tutu

Detalhe que ele já está com os Meteor.

Diego Maradona

Otima nave. T futuro. F15!? Agora cuidemos dos nossos comentarios. A trilogia merece

Andre

Deve entrar em operação antes que um terceiro país ponha em operação seu avião 5gen.

groosp

Segundo os críticos do programa, ele vai custar o dobro de uma “versão avançada” do F-16. Talvez estejam se referindo ao F-16V Block 70.

Não dá para dizer que o Coréia do Sul ficou autossuficiente na produção de caças já que componentes fundamentais são importados. Por outro lado são bilhões que permanecem na Coréia gerando tecnologias de produção e empregos de altíssimo nível.

Lembrei de o nosso AMX foi chamado jocosamente de F-32 porque também custava o dobro de um F-16. Olhando bem, os programas AMX e o KF-21 possuem alguma semelhança.

A6Mzero

O KF21 tem muita coisa produzida localmente, e é inegável que eles possuem boa capacidade de produção local, já que os componentes importantes como o motor serão montados localmente (isso é mais que o Gripen que tem seus os motores produzidos fora da Suécia).

Além disso grande parte dos componentes eletrotécnicos são locais como o radar AESA, o IRST, Targeting pod, jammer, Mission Computer, Multi-Function Display, Flight Control Computer, etc…

Jagdverband#44

off total:
menos 2 VKS: SU 34, SU 35.

Silvano

off total:

menos 25% de território e metade da produção de trigo e quase 100% de girassol.

Tutu

No primeiro voou já colocaram 4 Meteors falsos no ventre.

LEONARDO BASTOS

Entre as profissões mais bem remuneradas na Coreia do Sul, destaca-se a de professor!! Isso explica muita coisa….

Adriano Madureira

O governo da coréia do sul está apostando bem no KF-21,poia a aeronave poderá substituir a frota envelhecida do país de F-5E/F Tiger II( 156 ), F-4 Phantons( 69 ) e alguns F-16C/Ds( 167 ) e F-15( 59 ) mais antigos. O país buscará exportar esta aeronave para países amigos para apoiar todo o programa e avançar na tecnologia da aeronave. A Coréia do Sul já forneceu o FA-50 Fighting Eagle para países como Filipinas e Iraque, e esta futura aeronave de 4,5 geração permitirá alavancar o potencial de seu crescente setor de defesa. O país pretende vender o KF-21… Read more »

ALTAIR IGNEZ DE SOUZA

bela aeronave, parabéns aos sul Coreanos.

sub urbano

Compararam com o SU-57 mas tem muita diferença. O SU57 é 100% produzido na Russia que usará as tecnologias e componentes desenvolvidos em 3 outras aeronaves: o drone pesado S-70, o bombardeiro stealth PAK DA e o novo SU-75. O SU57 dá total independencia à Russia, além de domínio em tecnologias sensíveis que a Coreia do Sul não tem. Se os Estados Unidos não deixarem os coreanos nem podem vender esse caça para determinados clientes. Aconteceu com o SuperTucano a Venezuela queria comprar 24 e os americanos proibiram kkkk

glasquis7

É ideia minha ou eles foram muito rápidos no desenvolvimento?

Rafael Cordeiro

Antes de entrar para a ROKAF esse piloto era entregador do iFood, por esse motivo ele pousou e “continuou chamando no grau” o avião, comemorando o voo bem sucedido! kkkk

JOSE CARLOS MESSIAS

O legal de acompanhar os posts do Poder Aéreo é ver o ‘parecer’ de verdadeiros experts de escrivaninha que existem. Muito além da realidade… Valei-me!