Satélite SPORT é aprovado para embarque e lançamento ao espaço

6

Iniciativa conta com participação de instituições científicas brasileiras, a Agência Espacial Americana (NASA) e universidades dos Estados Unidos

Desenvolvido em uma parceria entre Brasil e Estados Unidos, o satélite SPORT (Scintilation Prediction Observations Research Task) foi aprovado no dia 1º de julho pela Agência Espacial Americana (NASA) e a Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia do MCTI, na etapa de revisão de pré-embarque. A avaliação foi feita no Laboratório de Integração (LIT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), unidade de pesquisa do ministério.

O cumprimento dessa etapa permitiu a liberação e envio do equipamento no dia 4 de julho, a Houston, Texas, onde o satélite vai aguardar o embarque para a Base de Wallops, na Virgínia, e o lançamento com destino à Estação Espacial Internacional (ISS). De lá, o equipamento será lançado para sua posição de observação no espaço. A previsão é que o lançamento aconteça este ano.

O SPORT é um satélite da categoria cubesat 6U, com capacidade limite de 6 litros e até 9kg, que tem o objetivo de gerar dados que vão auxiliar na compreensão do surgimento de bolhas ionosféricas. Os dados captados pelo satélite serão usados pelo Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (Embrace), coordenado pelo INPE/MCTI.

A ionosfera é a camada superior da atmosfera terrestre, entre 50km a 1000 km de altitude. Ela é importante para a transmissão de ondas de rádio e precisão do sistema de posicionamento global (GPS). Devido a incidência da radiação solar, a camada é suscetível à formação de bolhas de plasma e cintilações que causam distúrbios nesses equipamentos. O satélite SPORT vai investigar as causas da formação desses incidentes e os impactos nos sistemas terrestres de comunicação.

O desenvolvimento do nanossatélite tem participação da NASA, AEB/MCTI, universidades americanas, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Força Aérea Brasileira (FAB) e INPE/MCTI.

FONTE: www.gov.br

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
FERNANDO

Pequeno aquele cubosat né???
Olha, daqui uns séculos qualquer menino e menina de 5 anos estará desenvolvendo um deste.
Imagina o profe chegando na sala de aula e propondo o desenvolvimento de um cubsat!
As salas de aula serão interativas, como em Jornadas nas Estrelas, vc poderá participar do evento histórico.

Mars

Por um momento eu achei que a função dele era transmitir o campeonato brasileiro. kkk
Se eu não estou enganado, assim que o s50 e o veículo lançador estiverem operacionais teremos condições de lançar esses cubesat de Alcântara.

Allan Lemos

Sim, daqui a uns 60 anos eles devem estar operacionais.

Jadson Cabral

Meu deus, esquece S-50 kkkkkkkkk

MadMax666

Este e um topico que so da desgosto quando aparece, ate quando a noticia e relativamente positiva como esta, porque fica evidente o atraso e lembramos o “como seria?” se a administracao fosse minimamente competente.

Entre outros topicos. Pelo menos paramos com segunda esquadra, porta avioes, etc.

Angelo

Esse satélite SPORT vai ser usado para monitoramento do movimento NÁLTICO nas proximidades da base áerea de SANTA CRUZ.