A Rafael Advanced Defense Systems anunciou planos para revelar este mês um novo míssil lançado do ar que pode operar a uma distância de até 300 quilômetros (186 milhas).

O Ice Breaker, que a empresa israelense disse que fará sua estreia pública no Farnborough Airshow de 18 a 22 de julho, faz parte de uma família de mísseis que inclui o Sea Breaker, revelado no ano passado.

Diz-se que o míssil Ice Breaker é capaz de trajetórias baixas, apresenta qualidades de baixa observação – ou tecnologia furtiva – e pode funcionar de forma autônoma ou em modo man-in-the-loop. Um funcionário da Rafael disse que a arma de quinta geração pode ser lançada de uma variedade de aeronaves e helicópteros, citando especificamente o helicóptero Puma, bem como os jatos Gripen, FA-50, M-346 e F-16. O Gripen pode transportar seis mísseis Ice Breaker e o F-16 pode transportar sete, disse.

O míssil é independente do GPS, para ataque único ou em salva.

A empresa informou em comunicado que o míssil usa inteligência artificial, tecnologia de aprendizado profundo e “correspondência de cena baseada em big data, permitindo a aquisição automática de alvos (ATA) e reconhecimento automático de alvos (ATR)”.

FONTE: Defense News

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Varg

O Brasil tem certa tradição no uso de mísseis israelenses, mas será que nunca houve interesse de nenhum dos lados em parceria de desenvolvimento conjunto para tais armas?

Bruno Vinícius

A vida dos sistemas AA está cada vez mais difícil.

Last edited 1 ano atrás by Bruno Vinícius
Marcelo M

Parece ser um míssil caro. Bem caro. O Brasil não deveria olhar para o lado e centrar seus recursos no AV TM 300 Matador, possivelmente desenvolvendo versão ar terra.

Régis

Acho que estavam desenvolvendo o MiCLA para uso em aeronaves! Mas não vi mais qualquer notícia recente a respeito da situação do projeto.

Fernando "Nunão" De Martini

Régis,

Publicamos matéria sobre o andamento do MICLA há cerca de 2 meses:

https://www.aereo.jor.br/2022/05/17/sugestao-de-leitor-em-que-pe-esta-o-micla-br/

Bruno Vinícius

Apesar de eu concordar que devemos focar no desenvolvimento do Matador e MICLA, pelas dimensões desse míssil israelense, desconfio que ele não seja tão caro assim não.

Last edited 1 ano atrás by Bruno Vinícius
Rui Chapéu

Pq empresas de armas agora tem nome de pessoas?

Rafael…. Leonardo….

Tá faltando só a Michelangelo e o Donatelo!

Equilibrium

Será que porque a Leonardo é Italiana e Leonardo da Vinci que fazia já os primeiros desenhos de artefatos voadores também era? E Rafael é um acrônimo do hebreu para “Autoridade para o Desenvolvimento de Armamentos”. Nunca foi de agora que as empresas de armamento tem nome de pessoas. Boeing, Lockheed Martin, Douglas, Neiva…

Equilibrium

Messerschmitt, McDonnell, Ford, Junkers, Dornier, Fairchild,.Focke-Wulf etc etc etc..

Chevalier

Aqui temos que lançar a empresa de mísseis Jorge.

Neto

Bio ou Severino

Rafael Costa

Com o lançamento deste míssil, o Delilah pode ser considerado já antigo para sua função ?

Foxtrot

Enquanto continuamos a desenvolver o MT-300 e Micla-BR, surge outro concorrente no mercado internacional.

Wilson

Já se sabia que existiriam muitos mísseis destes no mercado mas, se se o MICLA sair do papel será um bom investimento em soberania e tecnologia. Claro que sempre existe o risco dele seguir o rumo do MAR-1, A-Darter, TPN e tantos outros projetos que só serviram para engordar bolsos desconhecidos e conferir honrarias a “peritos” e demais puxa-sacos sem respeito pelo $ do povo Brasileiro.

Foxtrot

Exatamente.
O mais interessante é que todo o mundo (literalmente) mostra vídeos de testes de seus sistemas, só no Brasil que míssil é tratado com “sigilo absoluto” e tecnologia alienígena.
Sinceramente eu não entendo como a Avibras aceita isso.
Não se vende o que não se pode mostrar e nem se sabe se está pronto.

Antonio Cançado

Taí, gostei…

Thiago A.

Entre as várias plataformas cogitadas para lançar o míssil aparece uma (0.36) aeronave turboélice de ataque leve que aparenta ser a bem sucedida máquina da Embraer.

Carlos Campos

imagina o A29 armado com um míssil de última geração capaz de invadir áreas bem protegidas por AA

Nonato

Os Estados Unidos poderiam mandar uns 100 para a Ucrânia…

Carlos Campos

Israel ia dar armas, mas aí a Rússia lembrou que pode atingir eles na Síria, aí desistiram de ajudar com armas.

AMSS

Na verdade isso aí já mudou.

Se atualize, a Rússia acusou o governo de Israel de ser nazista (?!?!?!?), aí o pessoal da estrela de David ficou com a pá virada e levantou o veto de doação de armas de origem israelense para a Ucrânia.

AMSS

Aos 35 segundos do vídeo, é impressão minha ou usaram um A-29 Super Tucano como exemplo de aeronave que poderia operar o Ice Breaker?!