segunda-feira, agosto 8, 2022

Gripen para o Brasil

FOTO: Primeiro KC-30 (A330) nas cores da Força Aérea Brasileira

Destaques

Redação Forças de Defesa
Redação Forças de Defesa
redacao@fordefesa.com.br

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, compartilhou no Twitter esta foto do primeiro KC-30 (A330-200) nas cores da Força Aérea Brasileira.

Segundo o Baptista Junior, o KC-30 FAB 2901 deixará a Irlanda e seguirá para os EUA, onde será recebida contratualmente.

O FAB 2901 deverá pousar na Base Aérea do Galeão em 26/07/2022.

O avião, que tinha matrícula PR-AIS, fez manutenção na Jordânia e depois seguiu para a Irlanda a fim de receber a pintura da FAB.

A Força Aérea Brasileira (FAB) assinou em 18/04, o contrato com empresa Azul S.A. referente à aquisição de duas aeronaves modelo A330-200, compatíveis com a versão militar A330 MRTT (do inglês Multi-Role Tanker Transport). O valor global do contrato é de cerca de US$ 80 milhões.

A aquisição tem como objetivo suprir as carências operacionais da FAB em ações estratégicas, como Reabastecimento em Voo (REVO), Transporte Aéreo Logístico (de cargas e passageiros) e Ajuda Humanitária.

Em situações de calamidade pública, como desastres naturais, pandemias ou emergências médicas, o avião pode, também, realizar missões de Evacuação Aeromédica (EVAM) de grande número de pacientes.

A330-MRTT.jpg
A330-MRTT
- Advertisement -

83 Comments

Subscribe
Notify of
guest
83 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Felipe Maia

Me de papai

Saldanha da Gama

” O bicho ficou lindo ”
me perdoem, mas porque não poderia ser pintado no BRASIL?

André Castro

Se não me engano, foi divulgado anteriormente que as oficinas que tem a capacidade de realizar a manutenção e pintura no Brasil, estavam com agenda cheia, e no contrato entre a FAB e Azul, tem prazo para a aeronave ser entregue, não daria tempo do prazo ser cumprido se todo o trabalho fosse realizado no Brasil.

Saldanha da Gama

André muito, mas muito obrigado mesmo !!!!
Eu estava conm receio de não sermos capaz de tal evento…
Abração

Antonio Neto

Aquisição rápida, bem feita e necessária para a Força Aérea e o país.

Não vamos mais passar vexame caso seja necessário repatriar brasileiros, trazer medicamentos para brasileiros e servir a outros povos que dele necessitem.

Jodreski

Só precisa aumentar a quantidade de unidades, 2 é um começo mas a FAB demanda de mais que esse número.

Adunlucas

Temos uma frota grande de KC390. Não é a mesma coisa, é menor, mas nos raros momentos de estarem ambos os A330 em uso, os Millenium complementam.

Robert Smith

Na década de 80 e 90 a FAB tinha quatro 707’s

Alexandre

Certamente. Idealmente, no futuro deveriam ser adquiridas duas outras aeronaves, sendo uma delas com porta lateral.

Douglas Rodrigues

Não foi uma aquisição rápida, leia sobre o projeto KC-X.

Sensato

Seu conceito de vexame é interessante. Tem muito país que queria ter a capacidade de “passar esse vexame” mas não consegue ou porque não tem capacidade de produzir uma aeronave como o KC390 ou até mesmo de o comprar.

Jefferson Henrique

Belíssimo padrão de pintura. Ficarão mais belos do que o 767 que operamos por um tempo.
Quando convertidos para MRTT serão de grande importância estratégica.

Nemo

Será convertido na Espanha. A expectativa é que a conversão seja feita em 18 meses, mas há uma fila. Deve estar pronto em 2024.

Draken

Isso que não entendo tá uma salada doida as camuflagem da FAB, esses de um jeito, KC de outro, gripen de outro, F-5 de outro…

AMSS

Cada um tem uma função e um teatro de operações diferente?

Tirando os F-5, que não compensa investir em pintura do que vai ser tirado de operação nos próximos anos.

Drakken

então é KC-30 e Gripen em um teatro e F-5 e KC-390 no outro???

ademais, até hoje não tive uma explicação lógica porque no Brasil cada FA tem um cocar diferente nas suas aeronaves.

Rinaldo Nery

Não há lógica nenhuma. Na Itália a FAB assumiu o cocar tipo estrela a fim de se assemelhar com o cocar norte americano. E, depois, não quis mudar. Simples assim.

Eduardo Angelo Pasin

Teremos uma aeronave de primeira linha, capas de opera com diversas forças aéria do mundo, e dar apoio fora do país como a repatriação dos brasileiro que estavam na Ucrânia.

Tallguiese

Mas esses constantes traslados não queimam horas de voos e ciclos da aeronave?

Bueno

kkkkkkkkkk
Não , o pessoal zera as horas e fica tudo certo.
kkkkkkkkk

Jefferson Henrique

Se considerarmos que um ciclo é a decolagem, subida, pressurização, descida, despressurização e pouso de uma aeronave civil e considerarmos que este avião saiu do Brasil, voou para a Jordânia, depois para a Irlanda, depois irá para os EUA e depois para o Brasil, se eu não estiver enganado, aí serão apenas 4 ciclos e menos de 50 horas de voo mais ou menos.
Para uma aeronave que é projetada para voar oque? 8.000 ciclos?
Acredito que estes voos até serem entregues a FAB não fazem muita diferença.

Leonardo M.

Próxima vez deveriam fazer igual fizeram com o Gripen F-39. Vir em algum navio
Contém ironia

Foragido da KGB

Moleza, da pra voltar o Hodômetro no dedo…

Bueno

Lindãoo
 
Retomando a capacidade perdida!! 

Wellington Kramer

Belíssimo, mas não deveria ter uma pintura fosca? Usaram alto-brilho!

Rinaldo Nery

E porque? A fosca suja q é uma barbaridade. Nos arrependemos c a pintura fosca dos E/R-99. Na modernização mudamos p brilhante. Melhor p lavar.

Camargoer.

Olá Rinaldo. É a FAB engajada na verdadeira operação Lava-jato. riso. Lembrei das primeira cenas do filme “Apertem os cintos, o piloto sumiu” (o título em português é muuuuto bom) quando os frentistas vão verificar o óleo, limpar o parabrisas e passar o cartão de crédito do piloto.

Rinaldo Nery

Sim. Os leigos não sabem q aviões são lavados, igual carro. Toda Base Aérea tem uma Seção de Lavagem. E segue uma rigorosa regra da Secretaria do Meio Ambiente do município por conta dos dejetos químicos. Assunto q vc conhece bem.

Solskhaer

Orgulho de ver FORÇA AÉREA BRASILEIRA com esse modelo e cor.

Tutu

Isso foi rápido kkkk

Matheus

Perai não entendi, ele vai sair da Irlanda e vai pros EUA, depois disso vem pro Brasil?
Enquanto isso quando a conversão para MRTT será feita? Aqui mesmo?

Douglas Rodrigues

Apenas a Airbus converte A330 em MRTT, e isso só vai acontecer na Espanha. Levará 18 meses, acredito que a FAB fará um primeiro e depois o outro (a ser recebido em breve), mantendo sempre um KC-30 disponível.

Sensato

Sai da Irlanda onde foi pintado, vai para os EUA onde será legalizado e vem pra cá onde será usado até que tenha lugar na fila pra ser convertido na Europa.

BK117

Ficou mó pitelzin, sô!

Interessante que parece que esse tom de cinza é mais escuro que os E99 ou 767 da FAB. Pode ser só sombra ou efeito da foto, mas achei esse aí até mais bonito.

Last edited 26 dias atrás by BK117
BK117

À propósito…

Captura de tela 2022-07-13 152652.png
Bueno
Solskhaer

Se deslocando para Victorville (USA) nesse momento.

Marcos Borges

Não entendi a necessidade da aeronave ir para os EUA? Será que era arrendada à Azul?

Rafael Oliveira

Foi comprada pela Comissão da FAB nos EUA. Então ela que tem que receber e ver se está tudo em ordem.

Plinio Jr

Sempre achei uma bela aeronave, linhas muito lindas, este bicho vai ficar Bonito em fotos com o F-39 , F-5, Kc-330 entre outros….

Rodrigo Maçolla

Muito Bonito !!!

Douglas Rodrigues

https://www.youtube.com/watch?v=y1GBoeHPJvA Agora é partir para esse próximo passo, converter ao padrão MRTT. Alguns dizem precisar de 18 meses, mas no começo do vídeo fala-se em 9 meses para um A330 ser convertido para MRTT, levando em conta que são modelos com lança de reabastecimento e capacidade para receber combustível (não sei se a FAB fará essa opção, haja vista que só utiliza aviões com capacidade de reabastecimento por sonda e cesta) – então isso pode reduzir a complexidade de instalação de sistema nos KC-30. O KC-30 será muito bem vindo e tomara logo integrado a FAB, voando para vários lugares… Read more »

Luís Henrique

A FAB esta chegando lá. Só sair o segundo lote de Gripen E e já podemos dizer que seremos em breve uma força aérea top de linha.

Burgos

Dai de beber a quem tem sede !!!🙏
Parabéns a FAB e a todos os envolvidos!!!

Nelson Junior

Nessa configuração, quantos passageiros podem ser transportados ?

ANDRE DE ALBUQUERQUE GARCIA

FAB sendo FAB. Das FFAA, de longe, é quem administra melhor seus programas de novas aquisições e modernizações.

India-Mike

O adesivo branco na deriva está cobrindo o q? A matrícula?

Last edited 26 dias atrás by India-Mike
Claudio

Não mais

15F0B03E-9634-4378-B98B-31CD36D902E6.jpeg
Camargoer.

Olá Colegas. Eu na entendo a razão da FAB pintar as aeronaves de cinza e as indicações em preto ao invés de outro tom de cinza. O preto parece aumentar a visibilidade, anulando o efeito do cinza.

Foragido da KGB

É sério isso ?? tá zuando né ?!

Rinaldo Nery

Camargo, não faz diferença a grande distância. Tem q entrar na ala p ler alguma coisa. Vai por mim.

Camargoer

Olá Rinaldo. Obrigado. Vejo várias fotos de aviões da USAF, da RAF (a foto de um C17 em Recife por exemplo) e até da Austrália com as letras em um tom de cinza, bem discretas.

Carlos

NOOSSAAAAA …. essa foi pra Usar o Pinico

Fábio Mayer

ficou lindo!

L G

Em caso de uma terceira G mundial nuclear no hemisfério norte. O Brasil será zona de retaguarda. Inclusive todo o hemisfério Sul. As áreas do hemisfério norte atingidas por armas nucleares serão destruídas e as terras agrícolas se tornarão improdutivas, chuvas radioativas, contaminação,etc. Haverá grande fome no hemisfério norte. Os sobreviventes vagararao pelas estradas igual no filme de Eli ou mad Max. Os mais abastados fugirão para o hemisfério Sul principalmente o Brasil, más também Austrália e nova Zelândia e também África. A Argentina irá se resfriar muito. O Brasil é zona de retaguarda de todo o mundo. Irá recomeçar… Read more »

Ivan herrera

🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 caramba essa é da boa fala a fonte aí 😃😃

Roberto B.

Amigo … .
Quando todas nukes explodirem , a nuvem negra cobrirá o planeta !
Esqueça , pois será questão de tempo para todos morrerem ….

Last edited 26 dias atrás by Roberto B.
L G

Os ventos do hemisfério norte não se misturam com os ventos do hemisfério Sul. Estudos de guerra nuclear desde a G mundial nuclear fria. Espero que esteja entre a linha do Equador e o trópico de Capricórnio quando acontecer o prazo e até o final de 2023.

Rodrigo

Eu já ouvi essa teoria etc…
Em parte (bem pouca) pode até fazer algum sentido, mas vai com calma não é bem assim não.
Esses pseudo-entendidos gostam de fantasiar pra ganhar like, só isso.

Last edited 25 dias atrás by Rodrigo
Foragido da KGB

Que viagem é essa “mermão ???!!!
Cara, eu não sei que remédio voce tem tomado, mas, cogite a possibilidade de retornar ao médico e alterar a medicação…

L G

No hemisfério Sul entre a linha do Equador e a linha do trópicos de Capricórnio. Será a área de sobrevivência da humanidade restante depois de uma g nuclear. A África infelizmente ninguém quer ir morar. Então nessa linha o Brasil será o abrigo do restante da humanidade. Receberá Rússia, Europa, china, EUA, etc. Que aqui conseguirem chegar. Isso foi estabelecido desde a guerra fria. O nordeste será uma terra produtiva. Por isso a invocação com a amazônia. Quê será uma terra para receber os refugiados do hemisfério norte. E recomecera o mundo. O profeta Antônio conselheiro falou do nordeste o… Read more »

Ivan herrera

É por ser um cara com problemas psicológicos você escreve muito bem, devo admitir.

L G

O prazo é até o final de 2023 , quando acontecerá a g mundial nuclear no hemisfério norte. Espero que você esteja vivendo entre a linha do Equador e o trópico de Capricórnio. Zona de retaguarda nuclear. Vamos estudar pessoal e aguardar.

Luís Henrique

E onde se estuda algo que ira acontecer no futuro?

Eu quero saber o resultado da mega da virada de 2022 para ficar milionário antes dessa guerra nuclear ai.

Burgos

Falou o profeta Kings !!!
Não esqueça!!!
Assim outro profeta já falava:
“Gentileza gera gentileza” 🤪

Wellington Kramer

Pensei que fosse pra postar coisas sobre o KC-30.

Leildo Costa

Pra quem quiser acompanhar voo… as 18:52, o FAB 2901 está no meio do oceano, a caminho de Fort Laudardale, Florida. Link no print..

Sem título.jpg
Leildo Costa

Mas que ficou lindo ficou…

Chevalier

Magavilha

Last edited 25 dias atrás by Chevalier
Vítor

Acredito que essa primeira unidade vai ficar operando como transporte de passageiros enquanto a outra unidade deve ser entregue direto a Airbus para modificação.

Heli

Quando vão instalar os pods de reabastecimento nas asas??

Alexandre

Na conversão para MRTT.

Frederick

Depois de um hiato que julgo embaraçoso para o grupo de transporte da nossa Força Áerea, eis uma imagem que alivia. Uma aquisição que merece ser exaltada e cujos esforços foram mais que justificados. Uma pequena bobagem reforça meu incômodo tremendo com o perfil personalista do COMAER. Fosse um comandante que pensa institucionalmente, enviaria a imagem para a Agência Força Aérea para essa publicar o furo. Mas, não, opta por publicar em uma conta que diz ser pessoal, e a Agência que se vire para republicar. A nossa Força Aérea significa que a FAB é de TODO o povo brasileiro.… Read more »

Sensato

Eu acho a tentativa de encontrar cabelo em ovo bem mais embaraçosa que o mencionado hiato.

Frederick

Uma crítica a alguém lhe causa mais incômodo que um esquadrão que encontra-se sem aeronave alocada.

Meu apontamento vem dessa e inúmeras ações personalistas do Comandante. Aponte porque não há, é o mínimo que se espera de uma réplica. .

Até então não sabia que seu apelido era uma ironia.

É cada um…

Last edited 24 dias atrás by Frederick
Sensato

Sua crítica não foi ao personalismo do comandante e qualquer pessoa nota isso. Ainda que de fato fosse, que importa se ele tem um ego do tamanho de um Myria? O que importa é que faça um bom trabalho e isto está sendo feito.

Frederick

Eu sei o que escrevi, repeti e interpretação além dessa é paranoia de torcedor de político.

Postura republicana é a base de um bom trabalho no Estado, além da Impessoalidade ser um dos fundamentos do serviço público, garoto. Não vejo isso no comando, cuja capacidade operacional ou estratégica nunca duvidei e já foram comprovadas à exaustão.

Todos que ocuparam seu cargo anteriormente realizaram um excepcional trabalho. Todos. Incluindo o pai dele, um dos campeões da FAB. E assim fizeram respeitando esses limites basilares.

Mas não estou aqui para convencê-lo. Aplauda sempre o que te causar boas emoções.

Last edited 23 dias atrás by Frederick
Robert Smith

… hum… mais alguém aqui esta “surpreso” com a “velocidade” que essas aeronaves foram adquiridas e estão sendo preparadas para o serviço?

Rinaldo Nery

Diga logo o que quer dizer. Não fale nas entrelinhas.

Frederick

Quando adquire rápido, há suspeitas. Quando demoram, também não é bom.

Qual o período que julga adequado para aquisição de aeronaves para a FAB?

Compartilhe conosco e também aponte qual a falha no edital que poderia levantar suspeitas. O documento é público.

Last edited 24 dias atrás by Frederick
Sequim

Essas aeronaves darão uma interessante capacidade de atuação transcontinental à FAB.

Mi.F. Silva

Ficou lindo, só falta o Brasão da República no leme e os Brasões do 2º/2º GT e da V FAe perto da cabine de comando.

Rinaldo Nery

V FAE não existe mais há alguns anos. Nenhuma FAE existe mais.

Últimas Notícias

USAF avalia lançamentos de mísseis do F-15EX para verificar capacidade de combate

BASE DA FORÇA AÉREA DE NELLIS, Nevada (AFNS) — Os membros da equipe do Destacamento 6 do Centro de...
Parceiro

LAAD 2023

- Advertisement -
- Advertisement -