MoD ucraniano: aviões de combate russos não entram no espaço aéreo controlado pela Ucrânia há mais de 2 meses e meio

58

Aeronaves e helicópteros militares russos não voam no espaço aéreo sobre o território controlado pelas Forças Armadas ucranianas há mais de dois meses e meio.

O Ministério da Defesa ucraniano publicou a informação em um post no Facebook, relata o Ukrinform.

“Nossa defesa aérea está equipada com armas que estão longe de ser as mais modernas, mas as usamos da maneira mais eficiente possível. A Força Aérea Ucraniana opera durante a guerra sob condições em que é necessário se mover constantemente e evitar ataques de mísseis inimigos, o inimigo, não querendo ser abatido, muda a tática no uso de suas aeronaves”, disse Yurii Ihnat, porta-voz do Comando da Força Aérea Ucraniana.

Em 7 de julho, as forças de defesa aérea ucranianas destruíram dois mísseis de cruzeiro russos, um depósito de munição, dois postos de comando e observação, dez equipamentos militares e mão de obra.

Subscribe
Notify of
guest

58 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tito

Já os misseis de cruzeiros…

Rommelqe

A Força Aérea Ucraniana opera durante a guerra sob condições em que é necessário se mover constantemente e evitar ataques de mísseis inimigos”…
Taí uma das melhores caracterísiticas do GRIPEN: poder operar em pistas improvisadas, conferindo alta mobilidade dos meios.

Pedro Fullback

Você falando assim, parece que só o Gripen tem essa capacidade. Se até aviões da segunda guerra mundial pousavam e decolavam em pista improvisadas, imagina os aviões atuais?

Marcos Andrey

Fala isso para os operadores de F-16!!!!

Ander

Lembro da Cruzex no Brasil e as forças aéreas do Chile e EUA fizeram muita reclamações de sujeira na pista por conta de danos nas turbinas do F16 e, olha que era uma base área no Nordeste imagina uma rodovia.

DSC

???
Ainda não entendi porque muitos aqui insistem nesse mito de que o F-16 “tem medo” de base improvisada.

O F-16 é tão capaz de decolar e pousar em rodovia como qualquer outro caça de sua categoria, incluindo o Gripen.
Exemplos:
Singapura: https://youtu.be/vR6yffOLq6w
Taiwan: https://youtu.be/vhBGNr7L9Yg

Rodrigo

Por acaso o colega escreveu que só o Gripen tem essa capacidade?

Mirade1969

Só para lembrar que aviões a jato tem que se tomar cuidado com a pista que tem que ser pavimentada, com objetos que possam adentrar nos motores e danificar eles além da estrutura toda para fazer voar os aviões em pistas improvisadas ou semi preparadas não é tao facil como operar um avião a pistão da segunda guerra mundial.

Ivo

Eu torço pelos ucranianos mas isso não me parece condizer com a verdade. Acredito que os Russos entram no espaço aéreo a hora que quiserem, apesar das perdas eventuais que devem ser precedidas de muitas missões bem sucedidas. Eles conhecem os sistemas de defesa, afinal foram eles mesmos que os fizeram. Descabido demais falar um negócio desse.

adunlucas@hotmail.com

Eles tem sistemas S-300 operacionais que são um risco para aeronaves russas. Os russos já teriam destruído em outras condições, mas os AWACS da OTAN voam o tempo todo e avisam sobre intrusões. Os ucranianos ligam o S-300, disparam os mísseis, desligam e movem e tornam difícil destruir os SAMs restantes. Creio que aprenderam com os sérvios. E ao que tudo indica, tem dado certo. A Rússia se limita a bombardeios de artilharia. Sem apoio logístico da OTAN a guerra provavelmente teria acabado já. Ironicamente, se fosse uma guerra direta, a OTAN dificilmente conseguiria manter os AWACS 100% protegidos de… Read more »

Ivo

E os russos não dispõe de Jammers eficientes contra os sistemas que eles mesmos tem domínio? Acho difícil.

Disparar e “baixar a cabeça” já é feito desde o Vietnã e não garante eficiência, está mais para sobrevivencia mesmo.

Continuo achando lorota esse papo.

Oráculo

A propaganda de guerra Ucraniana é bem melhor do que a Russa.
Mas as vezes eles forçam um pouco a amizade…

Adunlucas

O jammer dificulta a travar no alvo, faz aparecer mais alvos, mas não esconde o avião real. Além disso, radares também tem mecanismos de reduzir a efetividade deles. A Rússia operou bastante tempo usando exatamente isso. Mas eles não zeram as perdas. Fazem o inimigo gastar mais munição, faz alguns aviões saírem ilesos, mas alguns acabam abatidos (veja que até os Su-34 e 35 foram abatidos). Mesmo os ECM de Israel muito superiores aos russos não protegem todos os mísseis na Síria. E é exatamente por isso que estão saindo os aviões furtivos, porque ECM não resolve tudo.

Sergio Machado

Aprenderam com os russos mesmos. Na URSS, a Defesa Aérea era um ramo das forças armadas. A doutrina soviética sempre foi baseada na alta mobilidade. Na guerra de Yom Kipur, Israel perdeu uma centena de aeronaves para as defesas aéreas sírias de origem soviética. Ucrânia se vale de sistema de camadas e escondeu o que pode.

Plinio Jr

Em um guerra direta convencional os vetores aéreos da OTAN rapidamente eliminariam as ameaças aéreas russas e teríamos um duelo interessantes entre vetores como F-35 e F-22 contra sistemas SAMs russos como o S-400 entre outros….vale lembrar que tendo controle aéreo abre caminho para vetores de ataque, mísseis e drones ….

Adunlucas

Eu realmente acho que a OTAN teria uma vitória tranquila sobre a Rússia em um território cinza. O F-15 com radar AESA é muito melhor que o Su-35 com radar PESA. Mas a OTAN teria dificuldades em operar em território russo. Eles integraram bandas de menor frequência nos S-400 e S-500 para detectar aviões furtivos. Acredito que fizeram o mesmo com AWACS. Os mísseis ainda precisam da banda X porque frequência baixa não dá a precisão, mas eles podem saber onde estão os aviões e ativam os SAMs que ainda podem detectar os F-22 ou F-35 a distâncias mais curtas.… Read more »

Plinio Jr

Caso a OTAN entre no conflito ucraniano os vetores aéreos da Rússia terão que ficar na defensiva e os caças russos devem limitar-se em ações na fronteira russa – ucraniana muito provavelmente….sob proteção dos SAMs em território russo, aviões AWACS da OTAN devem ficar fora do alcance dos mísseis terra ar russos e monitorando e guiando aviões, mísseis e drones para ataque alvos russos no ar e no solo….o que iria constituir uma grande vantagem tática ….vale lembrar que os F-35s pode levar armamentos capazes de enfrentar ameaças russas como o S-300/400/500. No ar é sabido que F-22, F-35s, EF-2000… Read more »

Raimundo Daraujo

Eles querendo junto com a china ser superior o restos do universo o felizmente.

Bor

Impossível não quedtional a relevância de aeronaves de combate tripuladas no ambiente moderno de guerra. Pilotos demoram anos para serem treinados a um custo altissimo. Dada a complexidade dos meios, os pilotos são quase insubstituíveis. As aeronaves são complexas de produzir, caríssimas de comprar e manter. Aí quando chega a hora de botar esses meios em pratica, você evita ao máximo utilizar esses sistemas com medo de perdas elevadas? Os sistemas anti-aereos são tão eficazes que torna o custo benefício do uso dessas aeroaves caro demais. Um Manpad de 60.000 dollares pode derrubar um Su-34 de 60 milhões de dolares.… Read more »

Steel Wing

o Colega explicou acima, os s-300 ucranianos estão vivos por que atiram e fogem, não tem que ficar ligados o tempo todo, quem está fazendo o papel do radar deles, pra não ficarem ligados e se expor, são os awacs da OTAN. Estes voam livremente no espaço aéreo vizinho a Ucrania, monitoram entradas de aviies russos, avisando para os s-300 serem ligados apenas e durante o momento das salvas de mísseis, desligando e fugindo imediatamente para outra posição. Awacs são alvos de vigilância que seriam destruídos em uma guerra direta entre russos e Otan, o que não é o caso.

TeoB

O Problema é toda a estrutura que se criou para jogar fora a ´´guerra aérea convencional´´ imagina pegar programas como do F35/SU57/J20 e dizer que isso não tem mais tando valor e que vai ser tudo trocado por drone… tem lobby tem general que não sabe usar iphone, comandante que não confia na rede, medo a skaynet tradições e tudo mais que se possa imaginar no meio kkk, somente uma guerra em larga escala e capaz de mudar uma doutrina de uma hora para a outra (quando a agua ta batendo na barriga). mas acredito que não dure mais que… Read more »

Luiz

Excelente análise!! E da pra entender a desastrosa primeira fase russa indo com tudo sem planejamento. Parece que os generais russos ainda com a doutrina da segunda guerra. Parece que subestimaram os ucranianos. Os caras tinham informações das forças ucranianas e do terreno e se jogaram como kamikazes. Essa guerra vai servir de parâmetro pra outras forças. Até mesmo pra os EUA e a China e a própria russa aprender com os erros.

Nonato

Menos colega. Tem de se examinar cada cenário. Falar que caças seriam substituídos por drones é fácil. Difícil é fazer. Sem dúvida, não é de agora, caças são muito suscetíveis a mísseis. Basta ver os SR 71, que voavam a 3.000 km/h, a uns 25 km de altura e podiam ser abatidos por mísseis russos na década de 1960… Nem por isso, nenhum país deixou de usar caças. Navios também são suscetíveis a mísseis, caças, etc. Na verdade nenhum meio de guerra é imune a destruição. Até drones ou caças stealth podem ser destruídos. Tanques, obuseiros, etc. Se fossem dispensar… Read more »

Bruno Vinícius

Um manpad de 60 mil dólares só consegue abater um SU-34 porque os russos voam baixo. E os russos só voam baixo porque: 1) Não possuem treinamento e equipamento adequado para as missões de SEAD e DEAD, o que deixa as aeronaves da VKS vulneráveis a sistemas de defesa aérea quando voam em altas altitudes; 2) Não possuem um equivalente direto às JDAM americanas, isto é, um kit de conversão relativamente barato e numeroso para transformar bombas burras em bombas guiadas (necessárias para que se destrua alvos de maneira efetiva mesmo voando a altas altitudes. Não dá para usar a… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Bruno Vinícius
PACRF

Teve um longo texto de um ex-militar brasileiro, senão me engano, publicado na Trilogia há algum tempo atrás, que garantia que a Rússia havia obtido a tal “superioridade aérea” no território ucraniano. O que aconteceu? A análise estava equivocada? Se essa tal de “superioridade aérea” tinha de fato sido consolidada, já não era a hora da Rússia acabar com essa guerra?

Slow 🇧🇷

MoD russo : Os ucranianos não entram nas terras controladas pela Rússia há 4 meses

Zezão

Ué, a Rússia alegou que helicópteros ucranianos atingiram o depósito de combustível de Belgorod (na Rússia) em Abril, como pode isso?
Alias, o governador regional Vyacheslav Gladkov, que é russo, confirmou que os helicópteros ucranianos atingiram as instalações após atravessarem a fronteira a baixa altitude.
PS: Das duas uma, ou Gladkov mentiu ou alguém não sabe contar os meses (rs….).
Eis a fonte, pra quem duvida dos fatos:
[*]https://www.aljazeera.com/amp/news/2022/4/1/russia-alleges-ukrainian-helicopters-struck-belgorod-fuel-depot

Slow 🇧🇷

Mísseis servem para isso mesmo ..

Bruno Vinícius

Não foram mísseis, foram foguetes disparados por helicópteros que adentraram o território russo para realizar o ataque.

Slow 🇧🇷

Que seja, qualquer um dos 2 não precisa ter ucranianos no território ..

Clésio Luiz

Ou todos aqueles generais russos estão se suicidando, ou tem ucraniano entrando nas terras controladas pela Rússia a 4 meses.

ednardo curisco

A pergunta é se a Ucrania está operando na área ocupada pelos russos. pq q Rússia está concentrada na área que lhe interessa.

Romão

“Aviões de combate russos não entram no espaço aéreo controlado pela Ucrânia há mais de 2 meses e meio”.
.
Ácido ou Álcool ?

Luis Carlos

É que ninguém perguntou qual é o espaço aéreo controlado pela Ucrânia.

kkkkkkk

Mirade1969

Poucos aviões da Ucrania ainda voam e se voam tem medo de ser abatidos, pra que voar e gastar combustível.

Paulo Brics

Aeronaves ucranianas continuam sendo abatidas quando se atrevem a decolar. Sistemas AA ucranianos continuam sendo destruídos. Os sistemas de artilharia doados pela otan continuam sendo destruídos. Nenhuma aeronave ucraniana ataca forças russas a longa data. A artilharia russa continua destroçando.

Esta aí do MoD ucraniano é mais uma dessas notícias tão ridiculamente pífias que dá pena. O moribundo se vangloriando de que ainda consegue piscar um olho.

Luis Carlos

Não se preocupe.
Essa é uma das piadas que o comediante Zelensky vai contar em hotéis de Las Vegas quando for corrido da Ucrânia

Adriano RA

Está difícil para a “grande e poderosa Rússia” correr com esse homem, heim? Estão tomando um suador tão grande da pobre Ucrânia que já baixaram a cabeça para falar da Suécia e da Finlândia. Putin sabe que não pode declarar mobilização geral dos russos, pois haveria desobediência civil. Vai levar essa guerra no banho Maria e torcer para a Ucrânia negociar. Melhor começar a trazer os T-54 pra linha de frente….

Paulo Brics

Vai dar uma olhada lá no Twitter do prefeito ucraniano de Nicolayev.
Segundo ele publicou os russos estão destroçando lá e já se foram 3 armazéns de munições recém chegadas, obuseiros e himars transformados em arte pós moderna retorcida.

Aguarde que em breve as FAs da Ucrânia estarão tão incapazes que até os T-34 serão mais que suficientes para terminar o serviço…

Paulo

Aguarde que em breve as FAs da Ucrânia estarão tão incapazes que até os T-34 serão mais que suficientes para terminar o serviço…”

Esperando essa profecia ocorrer desde 24 de fevereiro.

Nilton L Junior

O PA foi buscar uma postagem do md ucra no fcb, esta ficando as fontes kkkkk
Agora comentando sobre a força aérea restante ucra, o que ainda resta não é capaz de fazer frente ao poderio aéreo Russo, é um passeio pelo céus do Donbas.

Luis Carlos

Isso é piada ou o quê?

Elisandro

Quem sabe estão considerando que controlam somente os céus acima de Kiev…

Vicente

vão acreditando que os russos usaram todos os meios! Kiev tá pé os centros de decisão porque os russos deixam! Caso a otan entre mais, quem vai pagar a conta são milhares de mulheres e crianças mortas. EUA OTAN: ucranianos mortos.

Nonato

Mortos pelo ditador russo que você admira…

Augusto

Vocês realmente acreditam nisso!!??

Hcosta

Porque não?
A maior parte das notícias da FA é sobre o lançamento de mísseis de cruzeiro na Bielorrússia ou da Rússia.
Até os Helis lançam rockets à distância, quase como fogo indireto.

A questão é como os Ucranianos ainda conseguem ter uma defesa AA por camadas depois desse tempo todo e a incapacidade Russa de os destruir…

Last edited 1 ano atrás by Hcosta
Andre

Faltou ele falar qual é o espaço aéreo que controlam. Talvez seu controle não se estenda sobre as áreas de interesses dos russos.

Mas por outro lado, já faz um tempinho que não vemos imagens de aviões russos destruídos.

Nilton L Junior

E não vai ver pelo simples motivo que as defesas ucras não consegue evitar o passeio dos Su-25 sentando aço quente nos pobres soldados e veículos da Ucrânia.

Andre

Perder quase 20 su25 em 4 meses não me parece um passeio dos mais divertidos.

Esse motivo parece meio desconectado dos fatos.

Nilton L Junior

quantos a nazocrania perderam?

Fábio

Tá feio pro ferro velho russo voador..

Francisco Ronaldo da Silva Azevedo

Pra quem falou que em 15 dias a guerra estava acabada,o Putin quebrou a cara,os ucranianos estão resistindo bravamente.

Mensageiro

Isso pq tem um plano russo de dominar a OTAN em 7 dias kkklkkkl

Luiz Meira

Agradeço a notícia auspiciosa

Mirão

Esses caras que trabalham no MD ucranaino gostam de umas historinhas pra boi dormir heim?

E se você acredita no MD da Ucrânia então você é moralmente obrigado a acreditar no MD russo também e que aliás informou ontem que caças Su 35 derrubaram em um combate ar ar 1 mig 27 e 2 mig 25.

Nilton L Junior

É Mig 25 é impossível de derrubar.

Sergio joly navega

Não entram porque não precisam, com a artilharia que a Rússia tem estão triturando a Ucrânia aos poucos , vcs subestimam a inteligência de guerra do Putin um império de 700 anos acostumado com guerras