Técnicos da FAB completam treinamento na Suécia para manutenção do caça Gripen

13

Primeiro grupo passou 12 semanas em atividades na Saab, em Linköping, e retornou ao Brasil em junho

Nove técnicos e dois engenheiros da Força Aérea Brasileira (FAB) finalizaram o treinamento de 12 semanas na Saab, na Suécia. O curso tem como objetivo capacitar os oficiais para fazer a manutenção das aeronaves no país e para treinar outros técnicos no Brasil.

Dividido em três módulos, os treinamentos começaram com conhecimentos teóricos sobre a funcionalidade dos sistemas da aeronave e a localização dos principais componentes em cada sistema. O segundo módulo incluiu aulas sobre como prover energia elétrica, refrigeração e pressão hidráulica à aeronave.

No último módulo, os oficiais aprenderam a utilizar o sistema de gerenciamento de frota, que faz a gestão da programação de manutenção das aeronaves para garantir a sua disponibilidade.

“Esse curso é uma etapa muito importante no processo de implantação do Gripen porque possibilita que nossos técnicos aprendam a trabalhar com a aeronave para fazer desde os atendimentos em linha de voo até a manutenção no hangar e grandes inspeções. É uma honra e um orgulho ter participado desse processo. O próximo passo agora é a preparação desse mesmo curso para os técnicos que estão no Brasil”, disse o sargento Carlos Afonso Barbosa Wilkerson, há 23 anos servindo a FAB.

A alta tecnologia que envolve o Gripen se estende também para os sistemas de manutenção e suporte logístico, permitindo simplicidade e baixo custo na manutenção, bem como menores tempos da aeronave em rotinas de solo. Assim, a capacitação é fundamental para a implantação da operação no Brasil a fim de manter as aeronaves em pleno funcionamento.

“Foi possível aprender os processos de manutenção e como a Saab trabalha. Tudo isso vai tornar muito mais fácil a implantação das atividades no Brasil. O Gripen é um sistema avançado, mas a interação homem-máquina é facilitada também para os técnicos pelos recursos disponíveis. Temos condições, por exemplo, de simular em ambiente virtual as atividades de manutenção antes de ir para a aeronave, garantindo maior confiabilidade quando for executar o serviço”, comenta o sargento Gabriel da Silva Santiago.

Antes de voltar ao Brasil, o grupo visitou o esquadrão F7 da Força Aérea Sueca, em Såtenäs, para que pudessem acompanhar, em tempo real, o Gripen sendo preparado para missões, pilotados por pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) em treinamento. Um segundo grupo de técnicos da FAB deve chegar à Suécia em agosto para dar continuidade aos treinamentos.

O episódio 16 da websérie Colaboração Real mostra como foi o treinamento dos técnicos:

Sobre a Saab

A Saab é uma empresa líder no segmento de defesa e segurança com a contínua missão de ajudar nações a manter a segurança da população e da sociedade. Com a força de 18.000 talentos, a Saab está em constante expansão das fronteiras tecnológicas para criar um mundo mais seguro, sustentável e igualitário. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados em aeronáutica, armamentos, comando e controle, além de sensores e sistemas subaquáticos. A Saab tem sua sede na Suécia, tem operações de grande porte em todo o mundo e faz parte dos recursos de defesa de diversas nações.

No Brasil, a Saab mantém uma parceria de longo prazo e fornece diversas soluções avançadas, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional como um todo.

DIVULGAÇÃO: Saab / Publicis Consultants

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Âncora

A cara deles está boa!

Last edited 1 ano atrás by Âncora
Tutor

No meu carro, ano 2016, e que tem tabela FIPE de menos de R$ 100 mil, eu teria receio de deixar a manutenção a cargo de pessoas que fizeram um curso de apenas 3 meses. Imagina uma máquina dessas, sei não.

Ten Murphy

A diferença é que eles não estão partindo do zero. São todos profissionais técnicos e engenheiros com anos de estudos e experiência. Não chega a ser um treinamento do zero, mas uma adaptação para um equipamento que já conhecem bem, algo como um mecânico especialista em Gol treinar para manutenir Palio.

Bruno

“Não sei nao” ?? É sério um comentário desse?

Rinaldo Nery

Esse é o típico comentário do leigo. Não o fez por mal, mas nunca viveu aviação. Uma visita à Escola de Especialistas da Aeronáutica, ao ITA, a um Grupo Logístico (GLog), um Parque de Material Aeronáutico, o fariam mudar de opinião.

Tutor

Óbvio que não é sério. É impressionante ver como uma esmagadora maioria fugiu das aulas de ironia e de bom humor. O mais divertido é ver como esses “especialixtas” de internet pegam ar com um comentário de brincadeira.

Bruno

Como mestre em Língua Portuguesa, com especialização em ironia, és um ótimo jogador de peteca.
Vida que segue e parabéns a FAB por tudo.

Rodrigo

Ah ironia né.. kkkk

Rinaldo Nery

Não tente se defender. Tá piorando.

Burgos

Prezado Cel;
Infelizmente tem gente que não é feliz em suas analogias !!!
“Falar é prata, calar-se é ouro”

Rinaldo Nery

Por vezes também me encaixo no ditado. Quem nunca? Mas, nesse caso, talvez fosse melhor o forista responder que “pensava que com avião fosse semelhante”. E, sabemos que não é.

Rodrigo Maçolla

Essa serie “colaboração Real” é muito legal, De uma forma simples e linguagem fácil dá transparência e mantém informado todo publico interessado no processo de aquisição do Gripen pela FAB, Grande sacada essa da SAAB e da FAB.

Fabrízio

Pela foto, mais 10 pilotos da FAB habilitados, é isso?