A Grécia enviou um pedido oficial aos Estados Unidos para a compra de 20 caças F-35 fabricados pela Lockheed Martin, disse o primeiro-ministro do país no dia 30 de junho.

A Grécia, membro da OTAN, gasta mais de 2% de seu produto interno bruto em defesa. Ela reforçou suas compras militares nos últimos anos, à medida que as tensões com seu vizinho, rival histórico e aliado da Otan, a Turquia, ressurgiram.

O primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis disse que a Grécia também está examinando a compra de um segundo grupo de jatos.

“Nossa intenção é adquirir um esquadrão de F-35 com uma possível opção para um segundo. O envio de uma carta de solicitação (LoR) que aconteceu nos últimos dias faz parte desse processo”, disse Mitsotakis a repórteres após uma cúpula da Otan.

O envio de uma solicitação é o primeiro passo em um processo de vários estágios, disse Mitsotakis, acrescentando que o governo espera que as entregas dos jatos comecem em 2027-2028.

“É um processo longo e estou dizendo isso porque significa que temos espaço fiscal que nos permite fazer essa compra”, disse o primeiro-ministro conservador, que enfrenta eleições em 2023.

A Grécia e a Turquia estão em desacordo há décadas sobre uma série de questões que vão desde sobrevoos no mar Egeu e a extensão de suas plataformas continentais e fronteiras marítimas até recursos energéticos e Chipre etnicamente dividido.

Mitsotakis se referiu pela primeira vez à compra de jatos F-35 durante uma visita em maio aos Estados Unidos.

Atenas encomendou 24 jatos Rafale fabricados pela Dassault no ano passado por 2,5 bilhões de euros (US$ 2,60 bilhões) e três fragatas da França com opção de uma quarta por cerca de 3 bilhões de euros.

De acordo com a estatal ERT TV, o Ministério da Defesa também quer prosseguir com a atualização de 38 caças F-16.

Na quarta-feira, os Estados Unidos apoiaram a potencial venda de caças F-16 para a Turquia, um dia depois que Ancara suspendeu o veto à adesão à Otan para a Finlândia e a Suécia, dizendo que fortes capacidades de defesa turcas reforçariam as defesas da Otan.

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
marcos poorman

Se essa venda se concretizar e for parar essa aeronave nas mãos da Força Aérea Helênica será um fator desestabilizador na relação Grécia x Turquia, principalmente depois da expulsão da Turquia do programa F35 com aeronaves prontas, pessoal treinados nos EUA e a indústria turca envolvida. Outro detalhe, me parece que o pacote de modernização dos F-16 turcos ainda não foi aprovado. Estão cutucando o Erdogan com vara curta.

Leandro Costa

Marcos, li em algum lugar que na última cúpula da OTAN, os EUA anunciou que apoiariam qualquer iniciativa turca em relação aos F-16, inclusive aquisições de novos modelos. Mas vou verificar isso melhor.

Theo Gatos

Mas nesse caso foi o sultão que começou… agora está colhendo os frutos!

Eles vão acabar voltando pro F35, talvez não pro programa como produtores, mas vão receber os seus por dois motivos, não interessa ao ocidente um dos dois adversários mais forte que o outro é se não for assim, vão jogar eles mais no colo dos turcos…
.
Sds

rui mendes

Os F-35 eles nunca mais vão ter, isso dito por quem têm poder de decisão no congresso Norte-Americano.

Last edited 1 ano atrás by rui mendes
Theo Gatos

Já vi tanta gente dizer e desdizer tanta coisa que já desisti de esperar… hehehehhe

Depende muito de quanto eles vêm essa questão de longo prazo, o sultão pode passar e a Turquia voltar a se ocidentalizar um pouco mais…

Sds

Hellen

Agora vamos ver qual será a mexida no xadrez que a Turquia vai fazer para equilibrar sua força aerea !!!
Acho que a turquia vai cair no colo da russia atras do Su-57 !!!
A força aerea turca esta ficando muito defesada mesmo com f-16 modernizado,nao vai demorar esta cercada por paises com f-35 !!!!

Henrique

“Acho que a turquia vai cair no colo da russia atras do Su-57 !!!”
.
KKKKKKKKKKKKKKKK Erdogan é um p*rra loca mas não é b*rro pra pegar um avião que nunca vai ter suporte adequado

Last edited 1 ano atrás by Henrique
A6Mzero

Improvável disso acontecer, primeiramente porque até mesmo a Força Aérea Russa ainda não está recebendo em grandes números e a cadencia de produção é baixa, além disso ele sequer está em sua configuração final já que a motorização ainda não está disponível (izdeliye 30)… Além disso a Turquia iniciou a construção do TAI Hurjet que é sua prioridade no momento apesar de ser um aeronave de treinamento supersônica ela deverá ter capacidade de combate similar ao KAI FA-50. Quando ao 5g a Turquia espera levar adiante seu caça local o KAI TF-X que deve ser apresentado o ano que vem… Read more »

rui mendes

A Turquia também está a apostar forte nos drones aéreos e já estão testando mísseis ar/ar em novos drones , saiu à pouco tempo, o esquema para um drone aéreo, que é praticamente um caça 5g, sem piloto.

Jadson S. Cabral

Sei não, acho que a Turquia é muito responsável com sua defesa pra comprar SU-57. Se comprarem é pq o caça é bom mesmo e disso eu ainda duvido.

Theo Gatos

Hellen, acho pouco provável, o ocidente ainda não está pronto pra deixar a Turquia pender para um eixo russo ou chinês… vão acabar cedendo, mas vão exigir que o Erdogan ande mais na linha, talvez até a saída dele da presidência pra isso…
.
Sds

Kornet

A Grécia tv quebrada e de cuia na mão,agora estão gastando bilhões em armas.
Bom para eles que estão comprando armas tops.

rui mendes

Está quebrada, só na tua cabeça.

Antunes 1980

Qual a chance do Gripen NG emplacar alguma venda este ano?

Fernando "Nunão" De Martini

Tem matéria de anteontem sobre possibilidades na República Tcheca, pois pelo jeito o país resolveu que vai decidir o futuro (pós-2027) de sua aviação de caça nestes próximos meses.

Pode ser que decida pelo F-35 ou se interesse pela proposta sueca de ficar com seus Gripen C/D alugados caso compre Gripen “NG”.

Coloquei o “NG” que vc mencionou entre aspas porque era a sigla usada para divulgação da nova geração, anos atrás, em suas concorrências externas. Já faz tempo que se usa as denominações E e F para versões operacionais monoposto e biposto da nova geração do Gripen.

Fábio

Só engana os brazukas.

Donald

Li em uma notícia que seria 40 caças, 20 é o incial.

Fernando "Nunão" De Martini

Está na matéria daqui do Poder Aéreo. Os 20 são para um primeiro esquadrão, mas já sinalizaram que querem dois esquadrões:

O primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis disse que a Grécia também está examinando a compra de um segundo grupo de jatos.

“Nossa intenção é adquirir um esquadrão de F-35 com uma possível opção para um segundo. O envio de uma carta de solicitação (LoR) que aconteceu nos últimos dias faz parte desse processo”, disse Mitsotakis a repórteres após uma cúpula da Otan.

Theo Gatos

A lógica do F35 é inicialmente para suprir a saída de antigos F4 que somam 35 unidades, então serão no mínimo esses 20, a tendência é esse número triplicar para 60 no mais longo prazo… Isso porque existem cerca de 30 F16s block30 que receberão equipamentos doados dos block52 que serão elevados ao padrão block70 para chegarem mais próximos em algumas tecnologias do block52, mas por idade mesmo e por não sofrerem grandes atualizações estruturais, esses block30 também devem ser substituídos por F35 após 2030… Pelo que está pintando, até 2030 a força aérea grega poderá ser composta por… 30… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Theo Gatos
Nonato

Medida errada.
A Turquia acabou de concordar com a entrada de Suécia e Dinamarca na Otan, o que nem aconteceu ainda.
Os gregos deveriam esperar um pouco.
Não é arriscado a Grécia ter F 35 e serem monitorados por radares do S 400?

Theo Gatos

Vc não tá falando sério né? Primeiro que não é medida errada por parte dos gregos comprar o que puderem de melhor pra defender seus territórios… E entre os ocidentais o melhor disponível é esse por enquanto.. Segundo que uma coisa é entregar o F35 para países que operam o s400 e permitir que os dados de vários parâmetros sejam criados e compartilhados com um dos lados outra é vender para quem não vai ficar fazendo exercício contra o s400, mas pretende continuar invisível a eles, mesmo porque a Grécia não vai fazer surtidas contra o território turco a não… Read more »

Nonato

Sobre a Grécia estar quebrada.
Claro, metade da dívida ou mais foi perdoada.
Igual um processo de recuperação judicial.
Os credores abrem mão de receber 100% da divida para recebera 20, 30, 40%, já que, quebrando não iriam receber nada.
Se o Brasil não pagasse 400 bilhões de reais por ano de juros…
Só nas universidades federais são 200 mil funcionários.
Gastos permanentes.
Ministros do STF vivem viajando para o exterior.
Ex-presidentes têm direito a varios funcionários, pagamentos para viajar.
Até quem saiu por impeachment.

rui mendes

Quem perdoou a dívida foi a UE, não foi nenhum credor externo.

rui mendes

Quanto aos gastos com justiça, educação, ex presidentes, todos os países têm.

Augusto

Não não no nível do Brasil.

Quem acha que essa situação e o correto e porque deve se beneficiar dela.

Adriano Madureira

Quem diria,a pouco tempo era um país quebrado, mas parece que aos poucos,depois de muitas reformas e sangrar a população,está adquirindo produtos militares de qualidade.

Nemo

Ainda está quebrado, a dívida da Grécia equivale a 200% do PIB.

Theo Gatos

O mais correto é endividada não quebrada… o país não está quebrado pois após a saída do Syriza o novo governo fez o país voltar a crescer com mais responsabilidade e não só tem pago as parcelas da dívida em dia como tem adiantado outros pagamentos, o % da dívida sobre o PIB está em algo perto de 190%.
.
Sds

Adriano Madureira

Eita!

Nilton L Junior

Alguém precisa avisar o governo grego que existe 3 fornecedores de caça na Europa.

Theo Gatos

Pra que?

Dois deles tem modelos por enquanto inferiores ao F35 (eurofighter e gripen) e o terceiro já é fornecedor para os gregos (rafale)

Além do que a Grécia opera mais de uma centena de vetores americanos e quase 60 franceses, não faz sentido criar mais uma cadeia de fornecimento pra peças e manutenção…

Sds

Mauro Cambuquira

Essa informação é um tapa na cara do Brasil. Um país praticamente quebrado, que vem se recuperando e ao ponto de fazer compras desse nível.
A boa nova por aqui é a atualização do Cascavel e a FAB diminuindo cada vez mais o KC-390.
As nossas contas nunca vão fechar com essa política horrorosa que temos.