quarta-feira, agosto 10, 2022

Gripen para o Brasil

Último teste hipersônico dos EUA falha após ‘anomalia’

Destaques

Redação Forças de Defesa
Redação Forças de Defesa
redacao@fordefesa.com.br

O último teste de uma arma hipersônica dos EUA falhou depois que uma “anomalia” ocorreu durante o primeiro teste do sistema completo, disse o Pentágono na quinta-feira.

O teste, realizado no Pacific Missile Range Facility, no Havaí, deveria lançar o Common Hypersonic Glide Body no topo de um propulsor de mísseis de dois estágios. O booster é projetado para lançar o sistema e acelerá-lo a velocidades hipersônicas superiores a Mach 5, ponto em que o corpo planador se desprende e usa sua velocidade para atingir o alvo. Foi a primeira vez que todo o sistema foi testado, chamado de teste All Up Round.

A anomalia impediu o Departamento de Defesa de concluir todo o teste, mas o Pentágono disse que não foi um fracasso completo.

“Embora o Departamento não tenha conseguido coletar dados sobre a totalidade do perfil de voo planejado, as informações coletadas deste evento fornecerão informações vitais”, disse o porta-voz do Pentágono, capitão tenente Tim Gorman em um comunicado. Gorman não forneceu detalhes adicionais sobre a natureza da anomalia ou em que estágio do teste ocorreu.

Os funcionários do programa revisarão o teste para descobrir o que falhou e informar testes futuros, disse Gorman.

“A entrega de armas hipersônicas continua sendo uma prioridade e o Departamento continua confiante de que está no caminho certo para colocar em campo as capacidades hipersônicas ofensivas e defensivas nas datas previstas a partir do início da década de 2020”, disse Gorman.

O Pentágono colocou uma ênfase maior no desenvolvimento de armas hipersônicas depois que os legisladores ficaram preocupados com o fato de os EUA estarem ficando para trás dos programas chinês e russo. No ano passado, a China testou com sucesso uma arma hipersônica que orbitava o globo antes de atingir seu alvo. Mais recentemente, a Rússia se tornou a primeira nação a usar armas hipersônicas na guerra quando lançou seus mísseis Kinzhal na Ucrânia.

O fracasso, relatado pela primeira vez pela Bloomberg, é outro revés para os EUA na corrida para desenvolver e colocar em campo armas hipersônicas, embora os EUA tenham realizado testes bem-sucedidos de outros programas hipersônicos.

O teste anterior do Common Hypersonic Glide Body, uma joint venture entre a Marinha e o Exército, também terminou prematuramente quando o foguete do booster falhou. Sem o foguete de booster, o Pentágono não poderia prosseguir com um teste do Common Hypersonic Glide Body.

Esse teste, que foi realizado em outubro no Pacific Spaceport Complex, no Alasca, não usou o propulsor de mísseis de dois estágios projetado para fazer parte do sistema. Em vez disso, usou um booster diferente, mas a falha significou que o teste não forneceu dados sobre o Common Hypersonic Glide Body, o principal componente necessário para desenvolver uma arma hipersônica.

Em maio, a Força Aérea realizou com sucesso um teste de sua arma de resposta rápida lançada pelo ar (ARRW). O Brig. Gen. Heath Collins, oficial executivo do Programa de Armas da Força Aérea, disse que foi uma “grande realização” para o serviço.

O programa ARRW sofreu uma série de contratempos e atrasos durante o desenvolvimento, incluindo três falhas em testes de voo antes do sucesso mais recente.

Em março, o Pentágono testou com sucesso o Hypersonic Air-breathing Weapon Concept (HAWC), mas manteve o teste em silêncio por duas semanas para evitar o aumento da tensão com a Rússia quando o presidente Joe Biden estava prestes a viajar para a Europa.

AGM-183A ARRW

FONTE: CNN

- Advertisement -

92 Comments

Subscribe
Notify of
guest

92 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Saldanha da Gama

Ahh se fosse equipamento de outro país……Espero que tenha sido uma “anomalia ” climática….

gordo

No início da corrida espacial os EUA comeram poeira, a URSS ganhou uma boa dianteira. Os EUA fizeram os reajustes e calibragens no programa espacial e foram para a Lua. Os EUA tem mão de obra para resolver e conseguir atingir o objetivo assim como a URSS teria condições de ir pra Lua se assim o quisessem. Será questão de tempo os EUA terem uma arma hipersonica operando.

Allan Lemos

Na verdade a URSS não tinha condições de levar um homem à Lua se quisessem. Eles não conseguiam fazer os motores do N-1 funcionarem em conjunto e estavam muito longe de ter a tecnologia para fazê-lo. Também não tinham recursos para construir motores grandes como o do Saturn V. Além disso, o engenheiro chefe, Korolev, morreu em 1966, então simplesmente não havia ninguém a altura para substitui-lo, então o programa todo sempre esteve fadado ao fracasso.

gordo

“sempre esteve fadado ao fracasso.” Quanta convicção, isso porque os Soviéticos colocaram a Mir no espaço lá na década de 80. Pelo que sei tiveram dificuldades, inclusive a morte do Engenheiro, e teriam atraso e como falei era uma corrida política. Chegar depois pouco agregava, basta ver a coisa enfadonha que virou as outras viagens, além obviamente daquela que teve o problema que virou filme com o Tom Hanks. E convenhamos, o que Eles ganhariam chegando na Lua depois dos EUA?. Seria o primeiro Soviético a pisar na Lua, isso? É algo análogo ao primeiro Americano a ir para o… Read more »

Luis Carlos

Essa não é a área dos EUA.
Melhor comprar da China ou da Rússia.
Mas, têm de se comportar.
Cada coisa…….

Renato Vilhena

Tem que parar de gastar dinheiro com isto e dar este dinheiro para os imigrantes mexicanos e hondurenhos que estão barrados na fronteira com o México, aceitar todos eles e usar este dinheiro para construir casas para eles. E também para dar uma bolsa alimentação de dez mil dólares para cada um deles. Assim como também para os somalianos que migram para os EUA precisando de ajuda.

Gastar dinheiro com armas para quê? Paz, Peace, Shalon.

Z

Last edited 1 mês atrás by Renato Vilhena
Diego Tarses Cardoso

Nem americano ganha dez mil dólares, você quer que ele deem de boa ? kkkk

Luiz

Prioridade no momento do governo americano é com os loiros e loiras de olhos azuis da Ucrânia. Essas loiras ucranianas já causaram fim de casamentos,noivados e mandato de deputado.

glasquis7

Tem que parar de gastar dinheiro com isto e dar este dinheiro para os imigrantes mexicanos e hondurenhos…”

Tem que parar de vender a cola que tu está cheirando… Tá muito forte.

Thiago A.

Claro, as instituições dos EUA deveriam assumir obrigações que nem os próprios estados desses migrantes assumem. Então é melhor fazer o seguinte: os estados desses imigrantes declararem a própria inepcia/incapacidade e solicitem também a anexação aos EUA . Renunciem a qualquer veleidade de soberanía, independência e posse sobre o próprio território. Me parece uma troca justa, talvez não precisariam mais emigrar com uma administração melhor.

Allan Lemos

Então é melhor fazer o seguinte: os estados desses imigrantes declararem a própria inepcia/incapacidade e solicitem também a anexação aos EUA

E quem disse que os EUA aceitariam? O motivo pelo qual eles não anexaram mais territórios do México foi porque vários congressistas simplesmente não queriam ter uma nação com pessoas de cor.

Adunlucas

Mas se eles pegassem uns 40bi pra emprestar a empresas americanas que investissem em infraestrutura e produção de coisas que vêm hoje da China, geraria empregos nesses países e reduziria o fluxo de imigrantes, e eles teriam de volta o dinheiro no longo prazo.

Inimigo do Estado

Eles tem que parar por que segundo o especialista de baladeiras, Bosco, arma hipersônica é bravata russa.

Luis

.

download.jpg
Bosco

rsssss

Inimigo do Estado

Tem algo errado o fato de eu estar vivo neste momento não acha? Logo, não sinto inveja alguma.

Bosco

Compre Baton… compre Baton…

Inimigo do Estado

Compro Ferrari… Compro Ferrari….

Bosco

45 países,
Me perdoe se entrei na sua cabeça. rssss
Mas já que tocou no assunto, parece que é bravata russa mesmo porque eles têm e não conseguem ganhar uma guerra contra a vizinha ucrânia. De acordo com vocês quem tem armas hipersônicas têm uma superioridade tremenda contra quem não as têm. Não estamos vendo isso acontecer.
Será que o seu czar sociopata tá economizando míssil hipersônico pra não parecer que é fácil demais?

Inimigo do Estado

Não sei se é um game changer, mas você deveria perguntar aos EUA se arma hipersônica é mesmo bravata russa, para estarem desesperados atrás das suas.

Bosco

47 países, “Desesperado” aí é por conta da sua imaginação camoronesca. Como pudemos presenciar nessa guerra os mísseis russos subsônicos e hipersônicos, apesar de péssima precisão, não estão sendo interceptados e portanto, cai a alegação russa de que a grande vantagem dos hipersônicos é impossibilitar a interceptação. Ai sua cabeça de vento poderia argumentar: mas contra a OTAN os mísseis subsônicos e supersônicos e balísticos seriam interceptados em um grau proibitivo. Engano seu de novo! Mesmo contra a OTAN apenas alguns poucos alvos de alto valor seriam defendidos. No frigir dos ovos um Kh-101 subsônico com 3000 km de alcance… Read more »

Alexandre

Bom dia, você pode por gentileza apresentar os dados que corroboram sua afirmação sobre a precisão dos sistema mencionados por você.

Inimigo do Estado

Ele não tem, é um palpiteiro e não passa disso. Ele nunca acerta as previsões dele.

Bosco

47 países, “Desesperado” aí é por conta da sua imaginação camoronesca. Como pudemos presenciar nessa guerra os mísseis russos subsônicos e hipersônicos, apesar de péssima precisão, não estão sendo interceptados e portanto, cai a alegação russa de que a grande vantagem dos hipersônicos é impossibilitar a interceptação. Ai sua cabeça de vento poderia argumentar: mas contra a OTAN os mísseis subsônicos e supersônicos e balísticos seriam interceptados em um grau proibitivo. Engano seu de novo! Mesmo contra a OTAN apenas alguns poucos alvos de alto valor seriam defendidos. No frigir dos ovos um Kh-101 subsônico com 3000 km de alcance… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Bosco
Luiz

“não conseguem ganhar uma guerra contra a vizinha ucrânia”. Esqueceu do suporte de mais de 40 países pra Ucrânia resistir a Rússia? E o cerco ta se fechando no Dombass. Logo será todo o sul.

Bosco

Luiz,
Depois de 4 meses em uma ação que deveria ter sido completada em no máximo três semanas, com avanço imparável , deu tempo até do Vaticano mandar ajuda para a Ucrânia.
Tivesse a Rússia competência teria fechado a fatura de modo tão rápido e efetivo que não daria tempo da ajuda externa chegar.
Isso é desculpa dos russos. Eles se mostraram incompetentes e não têm mais como sair do atoleiro que eles mesmos se colocaram.

Alexandre

Qual fonte oficial estabeleceu tal prazo?

Luis Carlos

Vc não consegue superar o fracasso americano nesse campo, né?
Fique calmo.
Eles nunca vão conseguir.

Luiz

O que acaba com o Bosco é a ideologia. Ele falou que as defesas antiaéreas russas é uma porcaria. Ele esquece que cada equipamento tem um ou mais operadores. O melhor ou pior do equipamento vai depender do operador.

Andre

poderia encaminhar esses migrantes somalianos para a China

Maurício.

“legisladores ficaram preocupados com o fato de os EUA estarem ficando para trás dos programas chinês e russo”

Esses legisladores estão se preocupando à toa, até porque, contra quem os EUA usariam uma arma dessas? Contra uma Síria, Líbia ou Iraque da vida? É a mesma coisa a Rússia usar contra uma Ucrânia, contra esses países nem faz diferença usar ou não, é mais marketing do que qualquer outra coisa, até porque as potências não vão usar entre elas mesmo.

Andre

Os russos desenvolveram essas armas para atacar os CG americanos. Realmente os americanos não tem pressa nisso…

Maurício.

Claro, russos e americanos vão entrar em guerra um contra o outro, confia…

Paulo Brics

Sim, provavelmente depois de um tempo eles vão finalmente ter sucesso nos seus testes, mas são muitas falhas recorrentes e quando atingirem algo, os que estão na dianteira, China e Rússia, estarão mais além, pois o desenvolvimento não pára. Interessante destacar o trecho abaixo porque alguns disneyboysboys diziam literalmente que os eua desprezavam a necessidade de hipersonicos porque mísseis stealth eram muito mais eficazes e blá blá blá, mas: “O Pentágono colocou uma ênfase maior no desenvolvimento de armas hipersônicas depois que os legisladores ficaram preocupados com o fato de os EUA estarem ficando para trás dos programas chinês e… Read more »

Leonardo Leal de Lima

Armas lasers estão vindo aí …

Alex Rocha

Acho que você se esqueceu que o estado americano é um dos maiores espiões do mundo né…. Da mesma forma que o J20 têm uma carinha do F22/F35 as coisas também acontecem do outro lado.

Ingênuos somos nós que vemos apenas e tela e não sabemos o que acontece nos bastidores.

Andre

Depois da transformação do moska em submarino ficou claro que a necessidade é apenas para fazer frente a China, e ainda tem tempo até que os QG chineses fiquem operacionais.

Slow 🇧🇷

Cade o bosco e seus discípulos pra inventar uma desculpa nova ? 🤣🤣🤣🤣

Luiz

Deve tá tomando champanhe comemorando a retirada russa da ilha das Cobras.

Teropode 🇺🇦Slava Ucraina

Não possuo procuração para falar em nome dele mas ……. seria perda de tempo discorrer sobre os outros 4 programas de armas hipersonicas americanas que estão já em fase final de avaliação , uma inclusive é o primeiro míssel hipersonico feito para interceptar armas hipersonicas , mas se vc não foi capaz de notar a citação dos outros programas na matéria , certamente não entenderia uma explicação mais técnica , Sorry !

Bosco

Terapode,
O nível de conhecimento sobre o tema em discussão, do cidadão que me citou , é tão raso que replicá-lo é perda de tempo.

Last edited 1 mês atrás by Bosco
Carvalho

Prezado editor,
Tem um Boeing 747 matricula iraniana, tripulação venezuelana, que saiu do México e foi ao Paraguai. Está retido em Ezeiza, depois que o Uruguai negou entrada no espaço aéreo.
Vale um post

Alexsandro Costa

Isso tá um escândalo na Argentina.
Por aqui eu nem ouvi falar.

Gabriel ferraz

Todo mundo sabe que tanto a URSS e agora a Rússia sempre teve um passo a frente dos EUA na construção de mísseis e motores para foguetes .Visto que até hj os EUA não possuem um motor pra foguete que chegue aos pés do russo e o mesmo era fornecedor para os EUA na cooperação espacial que se tinha antes da guerra surgir. Lógico que os EUA têm grana pra desenvolver os seus próprios mais isso demanda anos de estudos. Se a Rússia tivesse um terço da grana que se tinha na época da antiga união soviética pra investir ainda… Read more »

Luiz

E o portuga lá no Facebook dizendo que a Rússia é um país atrasado. Lembrei a ele que a Rússia é uma potência espacial,aeronáutica,bélica e nuclear. Tô até agora esperando o português responder.

Leonardo Leal de Lima

Na área econômica, é sim. O PIB deles é equivalente ao nosso, por exemplo. A diáspora russa é a segunda maior nesse século (somente atrás do oriente Médio), o cidadão russo, em média, sai da Rússia e vai procurar melhor qualidade de vida noutros lugares (inclusive o Brasil, conheço uma russa aqui na minha cidade). Enquanto o povo lá passa necessidade, o czar investe em armas …

Nascimento

A maior diaspora é indiana, depois vem a Mexicana e depois a Chinesa. A Rússia é o 4° país que mais perde cidadãos mas também é o 4° que mais recebeu, atrás apenas dos EUA, Alemanha e Arabia Saudita.

comment image

comment image

A Rússia “perdeu” cidadãos mas também ganhou quase o mesmo número.

Fake news pura isso dai que tu disse. A Rússia é superior ao Brasil em todos os indicadores sociais, é só pesquisar que tu verá. Mas ainda não entendi no que isso tem haver com o post…

Teropode 🇺🇦Slava Ucraina

Vc tá errado mas , tô nem ai pra seu equívoco 😂😂😂😂😂😂

Alex Rocha

Filho não precisa inventar a roda. Se têm dinheiro compra, ou por vias normais ou aproveita a corrupção alheia. Ou você acha que o EUA chegou onde chegou só por que pesquisou e estudou? Ou porque acha que eles investem tanto nas suas agencias de inteligência?

Todos as nações são capazes inclusive o Brasil. O que falta é foco.

DSC

“Todo mundo sabe que tanto a URSS e agora a Rússia sempre teve um passo a frente dos EUA na construção de mísseis e motores para foguetes” A última vez que os russos estiveram um passo à frente dos americanos em tecnologia de foguetes foi no início da década de 60. Desde então os americanos estiveram sempre na frente. E essa vantagem da indústria aeroespacial americana sobre a russa, aumentou ainda mais pós Guerra Fria. “Visto que até hj os EUA não possuem um motor pra foguete que chegue aos pés do russo…” ??? “…e o mesmo era fornecedor para… Read more »

Bosco

Gabriel,
Você falou tanta besteira que fiquei até com dó.
Olha! Tenta outro assunto porque de foguete e míssil você não entende bulhufas.

Inimigo do Estado

Muita hipocrisia a sua, mandando o outro falar de outros assuntos por não entender de mísseis, quando nem tu mesmo entende, pois falou que arma hipersônica é bravata russa e sistema de defesa aérea é mero aumentador de moral.

Vai falar de Brasil Paralerdos vai…

Nascimento

Esse ai compara sistema de artilharia de saturação de curto alcance (TOS) com um sistema de artilharia de longo alcance e de precisão (HIMARS). Nunca teve uma aula na EsACosAAe na vida. Daqui há pouco ele compara o Pantsir com o THAAD e chega há uma nova conclusão. Esses paisanos…

E ainda negou a importância do ASTROS pro desenvolvimento do HIMARS…

Last edited 1 mês atrás by Nascimento
Bosco

Você deve ser ou ter sido militar. Militares geralmente são pessoas honradas (há exceções).
Me mostre onde eu faço comparações diretas do HIMARS com o TOS e me mostre provas de que o HIMARS foi desenvolvido tendo exclusivamente o ASTROS como referência.
Se não tiver , é só um tolo fardado.

Andre

Você parou nos anos 1990. Enquanto os EUA estão se preparando para voltar a Lua e as viagens à ISS estão sendo feitas pela iniciativa privada, os russos ainda estão com seus foguetes dos anos 1970.

E não se esqueça que os motores do Mig9 eram BMW, do mig 15 eram rolls royce, e que o Scud era quase idêntico a um V2.

E se a Russia não foi capaz de gerar riquezas durante a URSS, problema do sistema politico-econômico fracassado que ela escolheu.

Tanta opinião e tanta falta de informação…

Cheng

Falhou pq não chamou o Maverick

WSilva

É que a fonte que os EUA bebiam já secou(Alemanha). Daqui pra frente os EUA terão que roubar ou copiar a China ou Rússia.

Leonardo Leal de Lima

A URSS bebeu de fontes alemãs também … e britânicas, vide o motor do MiG-15 ser uma cópia do Rolls-Royce Nene. Até o carro mais famosos deles era uma licença da Fiat !!!

WSilva

Correto, mas não é a Rússia que sai por aí dizendo que é o criador de tudo e todos, diferente de um país colonizado por aí. rs

Bosco

Ou você é um ignorante que engana a todos nós ou sua desonestidade intelectual é galopante.

WSilva

O bom e velho Ad hominem. rs

Last edited 1 mês atrás by WSilva
Frederick

Ninguém sabe das falhas russas e chinesas.
Segue o jogo.

Paulo Brics

Sobre a Rússia você pode acompanhar os vídeos no Telegram dos hipersonicos deles em ação na Ucrânia…

Leonardo Leal de Lima

Fontes muito fidedignas, creio.

Frederick

Refiro-me ao período de desenvolvimento. Fase a qual os estadunidenses estão agora.

Paulo Brics

Sem dúvidas falhas ocorrem em praticamente todo equipamento em fase de desenvolvimento e os russos e chineses também devem ter passado por isto.
Porém eles conseguiram tornar seus mísseis hipersonicos operacionais num tempo relativamente curto e estão em vantagem não apenas por já contarem com arsenais prontos para uso como também pelo fato que já estão na fase de aperfeiçoamento de um know how já estabelecido.

Andreo Tomaz

Mais um discípulo do comandante farinha rsrs. Mas, imparcial que sou, tenho que concordar que os chineses e russos estão bem à frente dos EUA nesse tipo de arma. Pelo menos no é veiculado na internet dá para inferir isso.

T.H

Ninguém sabe das falhas russas…”, “Refiro-me ao período de desenvolvimento…”

https://www.rferl.org/a/russian-nuclear-accident-nyonoksa-arkhangelsk/30111691.html

https://brasil.elpais.com/brasil/2019/08/12/internacional/1565633428_790357.html

Antes um certo país chamado Brasil, quando falhasse também, não deixasse que o progresso de sua tecnologia ficasse apenas na lembrança como ocorreu em Alcântara, mas insistisse na continuidade da pesquisa, por isso eles, Russos, Chineses, Norte Americanos, Ingleses, Franceses etc, produzem aquilo que apenas sonhamos.

Frederick

Todas as falhas foram essas? Não há como saber. Nem as dos países “ocidentais”, diga-se.

Quanto ao seu texto, concordo integralmente.

Donald

Quantos projetos os EUA têm em desenvolvimento de Mísseis hypersônicos? Gosto dos design dos projetos de armas americanas.

Teropode 🇺🇦Slava Ucraina

O Bosco certamente pode dar esta resposta com mais precisão , eu contei 5 (,?) , incluindo o Glide Breaker que é um hipersonico anti -hipersonico , a USAF possui um programa separado , USARMY e USNAVY se associaram …

Bosco

Correto Terapode.
A USAF tem o ARRW AGM-183 (boost glide) e o HAWC (HCM).
O USA tem o PrSM (semibalístico) e o Dark Eagle (boost glide)
A USN tem o SM-6Block IB (semibalístico) e o CPS (boost glide)

Teropode 🇺🇦Slava Ucraina

Valeu 👍🏻

Bosco

Donald,
Os americanos possuem cerca de 30 projetos de armas hipersônicas. Claro, a maioria não irá redundar em nada prático. Por exemplo, eles estão desenvolvendo um obus hipersônico propulsado por um ramjet solido que terá mais de 180 km de alcance.
Os programas que realmente visam entregar um produto em prazo estabelecido são:

  1. ARRW AGM-183 (boost glide)
  2. CPS/DarkEagle (boost glide)
  3. SM-6Block IB (semibalístico)
  4. PrSM, (semibalístico)

Outros programas estão em avançado estado de desenvolvimento:

  1. HAWC (HCM/scramjet)
  2. OpFire (boost glide)
  3. Glide Breaker
Donald

Valeu Bosco.

Teropode 🇺🇦Slava Ucraina

Eu contei 5 programas de armas hipersonicas , 2 planadores ,2 scramjets ( que estão próximos da produção ) e 1 exclusivo para interceptação de armas hipersonicas , já com testes bem favoráveis !

Last edited 1 mês atrás by Teropode 🇺🇦Slava Ucraina
Mgtow

Eu sou o papai noel

Teropode 🇺🇦Slava Ucraina

Sua falta de fé é constrangedora !.( Dart Vader ) 🤣🤣🤣🤣

Donald

Falando nisso os israelitas têm a defesa anti-missil Arrow 3 e já estão se preparando para desenvolver a 4 para combater Míssil Hipersônico.

Alex Rocha

Na verdade foi sabotagem de espiões russos ao programa americano. rsrs

Nonato
Mgtow

Kkkk
Oh dó!
Nunca terão

Andre

Depois do Moska ter sido promovido a submarino a pressa dos EUA por essas armas diminuiu.

Teropode 🇺🇦Slava Ucraina

Submarino ou Coral ? 😀😀😀😀

Andre

Não sei…ele anda meio sumido…😂😂

Inimigo do Estado

Deixe aqui a sua risada 👇

100nick-Elã

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Sérgio Luís

Até eu que sou mais bobo já vi que com essas dimensões gigantescas essa coisa não poderá ser disparada do ar!

Bosco

E não será mesmo.
Será lançado por lançadores terrestres móveis, submarinos e navios.

Francisco

Diz-se que lá atrás o homem posou seu foguete em pé na lua. Hoje dizem que o Helon Musk conseguiu ser o primeiro a colocar um foguete em pé após varias tentativas,………. não estou entendendo mais nada, o homem foi mesmo à lua naquela época?

Fernando "Nunão" De Martini

Foi.
Lua com l maiúsculo, inclusive.
O que pousou na Lua foi um módulo lunar.
O que pousou de volta na Terra foi um foguete, pra usarem de novo.
Mais ou menos isso.

Sincero Brasileiro da Silva

Kinzhal, Zircon, Iskander… Podem chorar à vontade e “tentar” correr atrás! hehehe

Últimas Notícias

Ucrânia diz que 9 aviões de combate russos foram destruídos em explosões na Crimeia

KYIV, Ucrânia (AP) - A Força Aérea da Ucrânia disse na quarta-feira (10) que nove aviões de combate russos...
Parceiro

LAAD 2023

- Advertisement -
- Advertisement -