• Evento apresentou as mais recentes inovações tecnológicas para o setor.
  • Líder no mercado brasileiro, Ipanema evolui continuamente para atender às necessidades dos clientes.
  • Em 2021, entregas da aviação agrícola da Embraer cresceram 90%.

Botucatu, 29 de junho de 2022 – Inovação, produtividade, conforto, segurança e eficiência operacional foram os principais destaques do encontro de operadores do avião agrícola Ipanema, realizado pela Embraer ontem, em Botucatu, interior de São Paulo. O evento reuniu produtores rurais, proprietários de aeronaves, prestadores de serviço aeroagrícola, representantes de oficinas homologadas, revendas de peças e pilotos.

Além da troca de experiências, boas práticas e debates sobre o atual momento do setor de aviação agrícola no país, o encontro também proporcionou a oportunidade de acompanhar de perto o processo de manufatura das aeronaves Embraer, incluindo o avião Ipanema, bem como as atualizações tecnológicas que estão sendo implantadas no produto, que está em sua quinta geração e evolui continuamente.

Para Sany Jaques Onofre, gerente do negócio de aviação agrícola da Embraer, o encontro reforça o compromisso da empresa em trazer as mais recentes inovações tecnológicas para o setor e demonstra a confiança dos operadores na aeronave Ipanema, que é símbolo eficiência e produtividade no agronegócio nacional. “A longevidade do Ipanema é resultado dos investimentos que realizamos continuamente na aeronave, no sistema produtivo e em toda rede de suporte e serviços. Ao reunir tradição, confiabilidade e alta tecnologia conseguimos proporcionar um alto nível de satisfação aos nossos clientes, e um reflexo disso tem sido o expressivo aumento das vendas nesses últimos anos.”

Líder do mercado de aviação agrícola nacional com 60% de participação e com mais de 1.500 aeronaves produzidas e entregues, a série Ipanema continua em plena evolução para atender as mais diversas necessidades dos operadores. Em 2023, a aeronave Ipanema EMB-203, o modelo mais recente da aviação agrícola da Embraer terá novidades como conectividade USB, nova geração de caixa de manetes e bomba mecânica de combustível, opção de encosto da cadeira, novo sistema de portas, opções de magnetos, pintura em poliéster e novos benefícios de manutenção simplificada da asa, que também poderá ser adotada pela frota atual de aeronaves Ipanema em operação.

“Essas atualizações tecnológicas são fruto da interação contínua com os clientes, esforços da engenharia de desenvolvimento do produto e a experiência das equipes que acompanham diariamente as operações em campo”, complementa Sany.

“Foi interessante conhecer de perto as principais etapas de produção do Ipanema e ter mais detalhes da aeronave. O convite e o evento foram muito bem recebidos pelos clientes”, afirma Guilherme Aleixo, do Grupo Nova Sorocabana. “Já visitei a fábrica em algumas ocasiões e tenho visto de perto a evolução constante da Embraer. A empresa opera de maneira muito próxima aos clientes, o que é muito positivo”, completa Eitor Martins, da Portal Aviação Agrícola.

Ferramenta essencial para o agronegócio do Brasil, a eficiência, produtividade, economia e robustez do avião agrícola da Embraer se reflete em números. Em 2021, a empresa entregou 42 unidades do Ipanema, um aumento de 90% em comparação a 2020. Para este ano, a expectativa é entregar entre 50 e 55 aeronaves.

Movido a etanol desde 2005, o Ipanema se tornou o primeiro avião da Embraer certificado e produzido em série para voar com energia renovável, liderando uma ampla frente de atuação histórica da companhia em pesquisas e utilização de biocombustíveis na aviação.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fábrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Renan

Tremendo sucesso da Embraer, hoje é praticamente impossível ir a qualquer média/grande propriedade agrícola do país e não ver o Ipanema em ação.
Por coincidência ontem mesmo eu vi uns três em um pequeno aeroporto de uma cidade aqui do interior de Goiás por conta de uma viagem de trabalho.
Parece um tratorzão com asas.

Rinaldo Nery

Voei na AFA, quando era instrutor. Lá é utilizado para rebocar planadores.

SGT MAX WOLF FILHO

Vida longa a nossa EMBRAER!