Estônia acusa Rússia de violar seu espaço aéreo

72

O estado báltico, membro da aliança da Otan, também disse que os exercícios militares russos em andamento estão simulando ataques de mísseis contra seu país diariamente

A Estônia acusou a Rússia de violar seu espaço aéreo pela primeira vez de helicóptero, em um movimento altamente provocativo antes de uma grande cúpula da Otan.

O estado báltico, membro da aliança da Otan, também disse que os exercícios militares russos em andamento estão simulando ataques de mísseis contra seu país diariamente.

“Esta é a imagem da ameaça. Como vemos a ameaça russa… Nunca foi tão séria quanto agora”, disse Kusti Salm, o principal funcionário do Ministério da Defesa da Estônia , falando a jornalistas na terça-feira.

A atividade hostil surgiu porque a Rússia está travada em uma discussão acalorada com a Lituânia, outro estado báltico e crítico feroz do regime de Vladimir Putin, sobre a decisão de Vilnius de bloquear o trânsito ferroviário de certas mercadorias sancionadas para o território russo de Kaliningrado.

Também ocorreu poucos dias antes dos chefes de Estado e de governo da aliança de 30 membros da Otan se reunirem para uma cúpula histórica em Madri, onde devem apresentar planos para uma reformulação fundamental de suas defesas após a guerra da Rússia na Ucrânia.

A Estônia disse que convocou o embaixador russo em Tallinn para protestar contra a rota de voo do helicóptero da guarda de fronteira MI-8, que disse ter entrado no espaço aéreo estoniano por dois minutos sem permissão na noite de sábado.

O incidente ocorreu na área sul de Koidula, não muito longe da cidade russa de Pskov, de acordo com um comunicado dos militares da Estônia.

Salm disse que houve “várias violações de fronteira por helicópteros” da Rússia na semana passada.

Ele disse que um helicóptero cruzou a fronteira, enquanto outro voou muito perto. Ele descreveu esses incidentes de helicóptero como tendo acontecido “várias vezes na região”.

O alto funcionário estoniano disse: “Atravessar a fronteira com um helicóptero não pode ser um erro – houve vários exemplos nos últimos dias.

“Além das ações de fronteira, houve ações provocativas voando muito perto da fronteira nos últimos dias.”

A Rússia também está realizando exercícios militares que incluem a simulação de ataques com mísseis em seu vizinho báltico.

“É a vida real. Na verdade, eles estão simulando ataques de mísseis contra o território da Otan e nos informando que estão fazendo isso”, disse Salm.

FONTE: Skynews

Subscribe
Notify of
guest

72 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
PACRF

Os países que integravam o finado Pacto de Varsóvia, bem como os países ex-satélites da URSS não gostam da Rússia de jeito nenhum. Nenhum deles deseja voltar à dominação russa. As razões são simples: liberdades individuais e bem estar social. Bens intangíveis que a Rússia nunca foi capaz de oferecer. Por isso, a maioria desses ex-satélites da URSS se abrigou nos guarda-chuvas da UE e da OTAN. Quem já experimentou a liberdade, fará qualquer coisa para preserva-la. Exemplo: Ucrânia.

Maurício.

O caso da Rússia é o mesmo do Japão, quem teve seu país invadido, destruído e suas mulheres servindo como “mulheres de conforto” não quer ver o Japão nem pintado de ouro.
É aquela história, quem bate/bateu esquece, quem apanha/apanhou não.

PACRF

Mesmo com seu histórico de imperialismo, o Japão hoje é uma democracia respeitada e admirada no mundo. Seus cidadãos gozam de liberdades individuais e de bem estar social. Até mesmo a China e a Coréia do Sul, que sofreram na pele as consequências da invasão japonesa na II Guerra, possuem fortes laços econômicos com os nipônicos. A Rússia, além de ser uma ditadura sanguinária, não tem nada para oferecer ao mundo, além da extração de recursos naturais e de commodities, ao contrário do Japão, que oferece ao mundo bens de consumo de auto padrão, por exemplo.

Maurício.

China e Coreia do Sul até podem ter fortes laços econômicos com o Japão, mas para por aí, China e Coreia do Sul jamais vão esquecer o que passaram nas mãos dos japoneses.

PACRF

Assim como o Japão jamais se esquecerá das duas bombas atômicas despejadas sobre Hiroshima e Nagasaki pelos EUA.

Maurício.

Assim como os americanos jamais vão se esquecer de Pearl Harbor e assim por diante.

Luis Carlos

Chineses e coreanos detestam japoneses e na primeira oportunidade vão acertar as diferenças do passado.

Dario

Não sei o que tem o caso do Japão a ver com o comportamento russo, parece aquela conversinha fiada tentando justificar os erros de hoje pelos erros do passado. Os russos pelo que se vê nunca mudaram suas atitudes, já o Japão imperialista, militarista e expansionista, brutal em seus atos, acabou em 1945. O Japão de hoje é um país totalmente diferente onde é respeitada a liberdade individual, os militares são inteiramente subalternos à legislação democrática, os poderes públicos são limitados e equilibrados entre sí e até dentro da família houve uma revolução de hierarquia. Muito do que é cobrado… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Dario
Fernando

Inclui neste hall tambem os Israelenses, sauditas e americanos?

Dario

Bem, aparentemente quem está usando isso como justificativa é você.
Eu nunca relativizei intervenções criminosas, massacres, assassinatos e torturas, mas vocês defendem estes atos como justificados ao menos quando protagonizados pelos russos, chineses, iranianos e afins.

Maurício.

“já o Japão imperialista, militarista e expansionista, brutal em seus atos, acabou em 1945” É claro que tinha que acabar, tomou duas nukes na cabeça e continua na coleira até hoje! “parece aquela conversinha fiada tentando justificar os erros de hoje pelos erros do passado.” Aqui você está claramente tentando passar um pano para os japoneses, o que até hoje eu não entendo, quase ninguém fala dos crimes e genocídios cometidos pelo Japão, e quando alguém lembra, sempre vem alguém para tentar passar panos. “mas uma boa parte é apenas firula política e interesse econômico.” Aposto com você que essa… Read more »

Dario

Olha, garoto, como eu falei são nações diferentes em sua essência, não apenas política ou militar. O povo japonês mudou sua própria natureza. Não preciso passar pano para o Japão de hoje por que ele é outra coisa. Só você, em sua ignorância, é quem acha que ninguém comenta a brutalidade japonesa do período militarista. Os próprio japoneses tem isso muito marcado na sua cultura e nas artes. Filmes como “24 olhos”, ” A harpa de Burma”, “Fogo na planície”, “A condição Humana”; livros como “Ouçam as palavras do mar”, “Comfort Women and Sex in the Battle”, “Memory Maps_ The… Read more »

Nei

Esquece Dario. Esses, não vão mudar de opinião nunca. Uma vez viram em Putin um herói, logo após ficaram cegos e a unica coisa que lembram é essa imagem de herói nele.

Maurício.

Nei, quem falou em Putin aqui? Falar a verdade sobre o passado do Japão incomoda tanto assim? Estranho…

Nascimento

“O povo japonês mudou sua própria natureza”

Não, foi obrigado a isso, caso contrário teriam continuado o extermínio que faziam na Ásia.

Inclusive hoje no Japão há negacionistas dos genocídios no próprio parlamento japonês, além do fato do Japão se negar a reconhecer diversos massacres feitos na China e na Coreia, se fosse isso na Alemanha ou na Itália seria inadimissível mas como é no Japão todo mundo ignora.

Maurício.

“Olha, garoto, como eu falei são nações diferentes em sua essência, não apenas política ou militar”

São diferentes mas o passado está lá, você passando panos ou não.🤷🏻‍♂️

Robolettox

Esquece essa discussão com esse cara! Eles ficam usando a tática do “whataboutism” pra responder sempre qualquer verdade inconveniente sobre os mestres deles com alguma comparação descabida com algum outro país que eles não gostam. É sempre a mesma coisa: -Genocídio dos Uyghur na China – “whataboutism”- “E o que os Israelenses fazem com palestinos???”; -Invasão russa na Ucrânia – “whataboutism” – “E o que os Americanos fizeram no Iraque???”… E por aí vai… Nem perde tempo, discutir com esses caras é o mesmo que jogar xadrez com um pombo: eles derrubam as peças, c*gam no tabuleiro, estufam o peito… Read more »

Jacinto

A França e o Reino Unido foram inimigas por 6 séculos (Guerras dos cem anos até as guerras napoleônicas) mas quando surgiu um inimigo comum (Alemanha unificada) se aliaram e são aliadas até hoje;
França e Alemanha lutaram 3 guerras entre 1870 e 1945 mas quando surgiu um inimigo comum (URSS) se aliaram e são aliadas até hoje.
A vida das nações é assim, são inimigas até que o surgimento de uma ameaça maior os faz se aliar.

Paulo Brics

França e Inglaterra não são aliadas. Obviamente estão contra a Rússia mas neste contexto França e Inglaterra estão neste momento em lados diferentes, com a França e a Alemanha querendo o fim da guerra e a Inglaterra e eua querendo a continuidade desta. França e Inglaterra sempre se odiaram e continuam se odiando. E depois que os ingleses deram uma banana para a UE, passaram a ser detestados por outros, e quem me diz isto são os europeus que conheço. São de um nível de compreensão extremamente raso as os que acreditam nesta ilusão de europa unida. Isto não existe… Read more »

Claudio Moreno

Pois é meu camarada, o que me intriga é que, mesmo com este histórico, tem brasileiros e partidos políticos brasileiros que desejam arrastar a nação para a baderna vermelha… fodh@!

Sgt Moreno
(CM)

PACRF

Também me impressiona a quantidade de admiradores da Rússia que frequentam os blogs da Trilogia. Afinal, o que a Rússia tem que seja digno de admiração?

Agnelo

Tem russas muito bonitas, não?
Pelo menos isso….

Saldanha da Gama

2!!!!!!!!!!!!
Bonitas não… LINDASSSSS

Fernando

Tipo o Brasil?

Gabriel ferraz

Amigo seu raciocínio está correto em partes, a direita e o lado conservador que se mostrava ser a solução dos problemas do Brasil se mostrou ser infinitamente pior que a esquerda, eu concordo com você que o lado não vermelho funciona, mais não aqui ,funciona em países desenvolvidos e que tem como base a diminuição da desigualdade social em conjunto com uma melhoria de renda da população como um todo. Aqui o lado contra a esquerda está se mostrando como sempre foi . Elite entreguista e escravocrata. A direita aqui é tão ruim que vai conseguir colocar novamente a esquerda… Read more »

Claudio Moreno

Pede ajuda aos universitários! Vamos ver se a aliança tem coragem ou é só papo. A Terra vai queimar…

CM

Marcos Silva

Duvido muito que a Europa deixe essa filho da Putin se tornar outro Hitler. A história continua viva nas mentes dos europeus.

Raphael

Britânicos já estão calculando entrar na guerra, e de toda a OTAN, são os mais bem preparados para este tipo de conflito

Slow 🇧🇷

Pois é, membro da OTAN com medo do fracassado exército russo ué ? 🤣🤣🤔🤔

Nei

Voltou o piadista. Vai comentar em outro lugar.

Andre

Medo tem o ditador russo de cumprir suas ameaças à Lituania e a Finlandia

Slow 🇧🇷

A Ucrânia também pensava assim ..

Andre

Por anos a Finlândia tinha medo de pedir adesão à Otan, até ver as capacidades das FA russas na Ucrânia.

Agora ela pediu para se juntar a Otan, Lituania fechou o acesso a Kalingrado, Polonia envia armas sem medo de retaliação….

Luis Carlos

Só se for com fogareiro.
Primeiro que vão ficar sem gás.
Segundo que tem uma medo que se pelam da Rússia.

RPiletti

Isso parece papo de faixa branca 2 graus intimando graduado…

Andre

Aguardando o ditador de moscou cumprir as ameaças à Lituânia e a Finlândia. Esse sim gosta de falar e tem muita dificuldade em cumprir.

“Se eu quiser, tomo kiev em duas semanas”

Zorann

Invadir o espaço aéreo é uma coisa. E não deve mesmo ser feito….

Mas daí querer proibir o vizinho de fazer exercícios militares é outra coisa. Está achando ruim o exercício do vizinho? Faça exercícios também visando preparar-se para se defender do possivel inimigo.

A tá entendi…. estão chorando pra ver se a OTAN mobiliza mais tropas pra lá. Duro ein, depender exclusivamente dos outros para se defender.

Hcosta

E a Rússia não faz o mesmo? Sempre que há exercícios da OTAN?

Hcosta

Kuwait?

Rodrigo Martins Ferreira

A Ucrânia tb era..

rui mendes

Será???
Vai lá, então.

rui mendes

Duro é que quem diz isso, gostava também de entrar na NATO.
E duro é não se conseguir defender, contra grandes potências, eles como fazem parte da NATO, conseguem.

Erick Barros

Conseguir graças a ajuda… Grande feito, viu?

Paulo Brics

O que a Lituânia fez embargando os suprimentos russos foi uma escolha suicida.
Agora Ela e Estônia são um problema crítico a ser resolvido.
Putin já demonstrou que vai paro o que der e vier. Vamos ver se a otan vai comprar o Apocalipse se ele decidir retomar estes mascotes.

Adriano RA

Putin vai latir, latir, e não vai fazer nada. Vai invadir a Lituânia com o quê? T-54/55?

Andre

Já demonstrou que ameaça, ameaça, ameaça e fica só nisso.

Não cumpriu a ameaça contra quem enviasse armas para a Ucrânia.
Não cumpriu a ameaça contra a Finlândia e Suécia caso elas solicitassem a entrada na Otan.
Não cumpriu a ameaça contra a Lituânia.

Sem contar a ameaça de tomar Kiev em duas semanas. Essa ele tentou e foi chutado de lá.

Slow 🇧🇷

“ Não cumpriu a ameaça contra quem enviasse armas para a Ucrânia “

Ele falou que se a Ucrânia usar armas do ocidente pra atacar a Rússia ai sim teria retaliação, tanto que o Biden está com medo de enviar armas com alcance capaz de chegar na Rússia ..

https://www.google.com/amp/s/noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2022/05/30/biden-descarta-enviar-a-ucrania-sistemas-de-foguetes-com-capacidade-de-atingir-a-russia.amp.htm

Andre

Sobre as ameaças à Finlândia e a Suécia, tem algo a defender seu amago líder?

Luis Carlos

Pois é bom os Países Bálticos se aquietaram.
Estão muito exaltados.
O mesmo se aplica à Polônia.

EduardoSP

Polônia está se coçando para dar um toco nos russos.
E agora, com o que viram na Ucrânia, eles sabem que conseguem.

Slow 🇧🇷

Consegue sim confia !! 🤡

Bruno

Olha…que medo eles devem ter com esse tom ameaçador do joão ninguem de computador hein! Cômico !

Jacinto

Da última vez que os países bálticos se exaltaram, a URSS acabou. O evento é pouco lembrado porque ocorreu junto com a Guerra do Golfo (jan de 1991) mas o último prego no caixão da URSS foi a fracassada tentativa do exército soviético invadir estes países para evitar a sucessão deles. Começou pela Lituânia, onde a resistência da população fez o exercito vermelho recuar e depois tentaram na Letônia e na Estônia, com o mesmo resultado. 7 meses depois, a URSS acabava – o evento que Putin descreve como uma tragédia.

Andre

A Finlandia e a Suecia podem se exaltar e solicitar a entrada na Otan?

Nada do anão de moscou cumprir suas ameaças….

Luiz Trindade

Rapaz… Vejo cada vez mais perto um conflito sem precedentes entre a Rússia e a OTAN. É triste porque quem sobreviver à isso vai viver um inferno na terra!

Maurício.

Rússia e OTAN se enfrentando diretamente? Fica tranquilo que isso não vai acontecer, pelo menos não nessa nossa linha do tempo…rsrsrs.

Rodrigo Martins Ferreira

2min… Mal chegam a 10km na velocidade de um heli…

Isto fica com mais cara de desvio de obstáculo ou de intempérie que uma invasão de provocação.

Mas não custa nada tomar cuidado e já prevendo este tipo de situação, não voar tão próximo a fronteira.

Bruno Vinícius

Os turcos que sabem como resolver esse problema rapidinho.

Last edited 1 ano atrás by Bruno Vinícius
Bruno Vinícius

.

Sagaz

Exatamente… E depois os curdos em solo abatendo o heli sar

Adriano RA

Falou tudo. Tem que abater e pronto. Avisa antes e depois manda pro chão. Putin só respeita a força. Ele sabe que em caso de uma guerra com a Otan, só existem dois possíveis finais: ou destruição garantida (nuclear) de todos ou a Rússia em frangalhos com Putin destituido por seus “mui amigos” coleguinhas de Moscou.

Sérgio Luís

Só ñ pode começar!

Grifon Eagle

Quem manda bloquear a passagem dos produtos russos? É só não bloquear mais, que a Rússia para com as hostilidades.

Jacinto

Acho que você se enganou de país…

António Rodrigues

Quer dizer o território não é um país independente, deve dar passagem á grande Rússia, estes levam através de um país independente o que lhes der na gana. Se a Rússia é assim tão grande, que faça como os americanos fizeram em Berlim uma ponte aérea. Pera aí não dá …. é mais fácil ameaças nucleares, palhaço ex KGB que só se esconde com ameaças nucleares.

António Rodrigues

E atenção que os americanos não tinham mar em Berlim e estes têm, afinal onde está a grande marinha russa???

Grifon Eagle

Kaliningrado pertence à Rússia, logo, a Rússia tem todo direito de levar suprimentos para Kaliningrado, mas se o país báltico está impedindo isso, simplesmente ele está querendo encrenca, está procurando sarna pra se coçar.

Hahahahaha como se os EUA também não se escondessem atrás de armas nucleares, tá certo então, é só a Rússia quem tem armas nucleares kkkkkkkk, França, Reino Unido não possuem, certo, beleza então kkkkkkkkkkkk

Conte outra vai kkkkkkk

António Rodrigues

Igual aos comentaristas que se escondem em nomes Ingleses atacam os anglos- saxonicos e se escondem em VPN trazer por casa.
Um gajo que se mete na bardaleja e passado quatro dias ameaça com guerra atómica não é covarde???

Slow 🇧🇷

Ou ao invés de ameaçar eles podem ir la e jogar uma igual os americanos fizeram né ?

António Rodrigues

Mais devagar, devagarinho você chega lá…..

Hellen

Eu ja vi essa historia antes kkk !!!

António Rodrigues

Tem graça eu já vi isso de ambos os lados mas a democracia é só para entreter o público do coliseu…