Imagens mostrando um Mil Mi-35M russo voando muito baixo sobre a Ucrânia sendo atingido por um MANPADS. O local e o tipo específico de arma empregada não foi informado.

A filmagem parece ter sido obtida a partir de um drone ucraniano.

Numa versão mais longa do mesmo vídeo é possível ver que eram dos helicópteros em ação, sendo que o primeiro Mi35 escapou de um míssil usando flares (abaixo) e o segundo foi abatido. Curiosamente este segundo não lançou flares.

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Heinz

Caraca, o piloto não teve nem tempo de reação.

Nilton L Junior

Muito estranho, parece que jah estava com problemas quando saiu da formação.

Rui Chapéu

O problema é sair da Russia pra matar civil em outro país.

O resto é consequência.

PACRF

Por isso que os helicópteros russos andam se arrastando nas copas das árvores: medo dos MANPADS. Impressiona como uma arma leve pode ser tão letal contra a força bruta. Pior que perder helicópteros, aviões e tanques, é perder seus tripulantes.

Esteves

Parece que Estava procurando a ameaça entre as árvores e a mata…que não atingiu o primeiro heli em razão dos flares. Mas a ameaça achou o segundo heli primeiro.

É a vida.

JOAQUIM ROCHA

Tive a impressão que houve uma tentativa dele lançar flares, entre 14 e 15 segundos do vídeo. Acho que algo deu errado.

Nick

Os russos voando rente ao solo, mas mesmo assim tá difícil a vida deles. Bom video.

Rommelqe

Todas as tripulações de helicopteros em cenários deste tipo procuram voar rente ao chão / copas das árvores. Eu mesmo na década de 90 estava trabalhando em uma hidrelétrica na Alemanha (parte Ocidental à época), e tive a oportunidade de estar no centro de manobras da NATO onde presenciei manobras deste tipo. No caso específico acho que não pode ser descartada a hipótese de que os flares tenham se esgotado; outro ponto é que com a passagem do primeiro helicóptero na área, o segundo piloto não lançou contramedidas porque talvez tenha considerado que o primeiro não constatou presença inimiga naquela… Read more »

JSilva

Num TO infestado de manpads, o risco para esses aparelhos de ataque parece ser muito acima do aceitável.
O que eu venho achando estranho é a Rússia não está usando drones, como esse ucraniano, para tentar rastrear os soldados ucranianos no solo. Identificada a ameaça, poderiam desviar suas tripulações do risco ou sinalizar para que estes eliminassem a ameaça antes.
É melhor perder vários drones de reconhecimento do que uma tripulação de ataque.

Red Pill - 红色药丸

Cara vai no yt e procura melhor, tem vários vídeos de drones russos mostrando todo tipo de situaçao, até combate em trincheiras. Saia da CNN e veja o mundo real, a Ucrania está toda destruída

JSilva

“Saia da CNN e veja o mundo real, a Ucrania está toda destruída”.
Olha a prepotência do camarada… já deduziu que eu assisto este ou aquele canal…tem um tempo que não assisto a CNN, embora, diga-se de passagem, eu não tenha nada contra ela.

Last edited 1 ano atrás by JSilva
Felipe

Russia tá utilizando centenas de drones. Se atualize. Não se deixe levar por poucas noticias como essa, pois o resultado da guerra é bem diferente do que está parecendo (vide a reportagem de 200 mil soldados ucranianos já mortos na guerra).