Fotos recentes de protótipos do caça KF-21 Boramae (Falcão) da Coreia do Sul passando por testes de solo.

A Korea Aerospace Industries (KAI) afirma que 95% dos testes de solo do caça furtivo já foram concluídos.

O voo inaugural de um dos 6 protótipos em construção está previsto para o próximo mês.

A aeronave número 004 é a primeira versão de dois lugares do jato de 4,5 geração. O KF-21 era designado inicialmente como Korean Fighter eXperimental (KF-X).

O caça poderá evoluir para a 5ª geração com o emprego de tecnologias furtivas aprimoradas.

A fabricação em grande escala está programada para começar em 2026. A Coreia do Sul espera receber 40 jatos até 2028 e 120 até 2032.

Na RoKAF (Força Aérea da República da Coreia), o novo caça substituirá a frota de aeronaves F-4E Phantom II e F-5E/F Tiger II.

Subscribe
Notify of
guest

75 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
SteelWing

venderia mais que o f-35 se deixassem vender (não estou contando com os participantes do programa). Egito, India, Vietnam, turquia e vários outros clientes potenciais.

Maurício Siqueira

Mas baseado em que? Preço? Disponibilidade? Capacidade? Vc já consegue dizer isso tudo pelas fotos ou vc tem informações que ninguem mais tem?

Andre

baseado no desejo de falar mal do f-35.

Nei

Perfeito André. É só isso que ele sabe dizer.

SteelWing

Preço, óbvio. Veja os preços do projeto e percebe que eh bem mais barato, manutenção, nem se fala. A vontade de vcs defender o f-35 Eh tão grande que nem pesquisam.

Anton Alv

Serem os primeiros e únicos por anos, a alcançar avanços significativos na diminuição da assinatura radar, na integração das diversas fontes, meios de comunicação e digitais têm um custo claramente diferente das cópias mais ou menos capazes de se equivalerem.
E este investimento traduze-se por avanços na inovação e é assim que a 6a geração está já bem avançada prevendo-se para breve o fabrico em série, mantendo-se assim a vantagem estratégica nesta area.

Carlos Campos

Egito não compraria, tem que apaziguar EUA e europeus pra não olhar certas coisas, Índia tem o próprio projeto, Vietnam é possível para se contrapor a China, Turquia tem seu próprio projeto

SteelWing

esses países operam equipamentos de diversos fornecedores, mesmo tendo projetos locais, India que o diga, Egito também.

Adunlucas

Acho que o Brasil deveria tentar um acordo. Compraríamos 20 desses do segundo lote que deve vir com RCS menor se a Coreia comprasse uma boa quantidade de KC-390 pra aliviar a FAB. Seria uma pressão na Suécia que preferiu Hércules usados. O ruim seria a não padronização da nossa frota, além do preço elevado. O bom seria um aviso mais moderno.

Fábio CDC

Absolutamente fascinante. E o melhor que aqueles pobres flagelados do Norte possuem são MiG-29s com tecnologia dos anos 80…

Denis

…E ogivas nucleares que eles ameaçam lançar sem sofrer ataque prévio.

Last edited 1 ano atrás by Denis
Anton Alv

Pois, quando não se tem melhor argumento, ameaça-se com o suicídio ou desgraça colectiva!.

Denis

É isso aí.

Denis

“-Bora, mãe!”

“Umbora amar, amar;
Umbora mais eu”!

Brincadeiras à parte: se é furtivo, por que não é considerado 5a.G? Esse papo de tecnologias furtivas aprimoradas não me convence muito. O Su-57 não tem grande furtividade e é considerado de quinta categ…, digo, geração.

Last edited 1 ano atrás by Denis
Walsh

Essa negócio de quinta geração é marketing cara. Desencana.

Mirade1969

Mais um pitaco de um especialista em furtividade da net brasileira.

Andre

5g não é só furtividade. Até o gripen é LO

Ulisses

Basicamente ele tem o RCS bastante reduzido. Mas falta revestimento e provavelmente alguns refinos de design para absorção e deflexão de ondas eletromagnéticas utilizadas nos radares mais avançados. Além do fato de não ter baia interna para armazenar e lançar armamentos, fazendo com que precise levar da maneira convencional em pontos nas asas e na fuzelagem. Isso aumenta bastante o RCS. O Su-57 por exemplo pode voar completamente armado com misses ar-ar nas baias internas sem aumentar seu RCS no processo.
De qualquer forma é uma aeronave muito promissora que tem um desenvolvimento escalonado com alta probabilidade de sucesso.

Last edited 1 ano atrás by Ulisses
Nonato

Como é que um caça inicialmente vai levar tudo fora, e depois vão fazer as baias?
Não entendo.
Outra, há mísseis stealth o que poderia minimizar o RCS relacionado aos mísseis.

Denis

Também foi esclarecedor. Obrigado.

Carlos Campos

Pq ele não leva nada de forma externa igual esse avião

DSC

“…se é furtivo, por que não é considerado 5a.G?” porque 1) 5ª geração é muito mais que furtividade. Pra ser 5G tem que ter também tecnologias como Closed Loop Fusion de dados/sensores, data link LPI/LPD, altamente direcional, de baixa latência e banda larga, sistemas de ECM com elevada ERP (Effective Radiated Power), etc… E hoje todas essas tecnologias só estão presentes nos F-35 e F-22. O KF-21, nessa primeira versão, assim como qualquer outro caça 4.5G, não as tem. 2) O KF-21 não é furtivo. Sim, no design geral e silhueta ele é muito parecido com o F-22 e F-35…… Read more »

Last edited 1 ano atrás by DSC
Denis

Finalmente, uma resposta esclarecedora. Obrigado.

Pablo

Parabéns aos coreanos!

Carlson

Parabéns aos Coreanos vizeram “o Impossível” o Brasil está longe de conseguir, construir um caça do zero em território nacional.

Silvano

Se você receber bilhões de dólares a fundo perdido do contribuinte americano e total transferência de tecnologia da Lockheed Martin acho que até a Desaer aparece com um desses em dois anos.

MMerlin

A Coreia do Sul investiu mais de US$ 6 bilhões apenas no desenvolvimento.

Conseguiu alcançar a marca de 70% de nacionalização na fabricação da aeronave.

A avionica foi praticamente toda projetada e desenvolvida em solo nacional. Alguns equipamentos tiveram apenas consultoria e avaliação estrangeira.

O ToT não é brincadeira e exige uma grande capacidade de conhecimento e grande quantidade de técnicos capacitados. Isto não se consegue do dia para noite. Muito menos em apenas dois anos.

Luiz Antonio

Faltou um aspecto importantíssimo: Na Coreia do Sul não existe a prática de dilapidar recursos destinados a projetos para alimentar os próprios bolsos, nem sustentar mordomias com viagens luxuosas de familiares, etc, etc, etc.

MMerlin

Concordo.
Esses dias estava conversando com um gestor (técnico e concursado) dentro do MMA a respeito das riquezas minerais da Amazônia. Como fazer sua extração e exploração de modo sustentável, não comprometendo a recuperação da floresta.
Segundo ele, já foram feitos estudo para criação de uma empresa de economia mista (como o Banco do Brasil – pareceria público privada). Mas, segundo ele, os riscos de corrupção e cabide público eram altos, sem levar em conta a legalização facilitada de minérios extraídos ilegalmente.

Nonato

Nem petrolao ou mensalão.
Nem gente querendo implantar comunismo.

Pedro Fullback

Eles não construíram um caça do zero, eles construíram em parceria. A indústria militar sul-coreana cresceram através de parcerias, enquanto aqui, compramos a ”transferência de tecnologia” que muitas das vezes não nos levaram a nada. Devemos começar por baixo, desenvolver navios patrulhas, depois OPV, corvetas, fragatas e assim vai, toda experiência obtida pode ser revertida ao próximo projeto, absorvendo mais conteúdo nacional, assim como a Embraer fez. Mas infelizmente, o Comandante da FAB disse que vai deixar de desenvolver a indústria nacional para dar prioridade aos projetos da FAB(?). Isso é pra você ver o ”patriotismo” dos nossos militares. Aqui,… Read more »

Dilbert_SC

Os Sul Coreanos fizeram o dever de casa após a Guerra da Coreia. Investiram pesado em educação e prepararam a população para atender as demandas de um país industrializado. Hoje eles estão colhendo os frutos, como esse belíssimo exemplar de caça de 5º geração.

Tudo isso acontece quando um país tem um projeto de nação.

Nicolas_SS

Aqui no Brasil tambem investimos bastante em educação, quero dizer, em doutrinação, temos um exercito de zumbis!

glasquis7

Vc se formou em que mesmo?

Heli

Pelo comentário, acho que ele deve ser formado na Jovem Pan ou coisa do tipo. No máximo, deve ser formado numa universidade privada dessas que tem em qualquer beira de esquina.

AT4

Pura verdade!!

Carlos Campos

Kkkk pior que é vdd. O investimento em educação é colossal mas fica pior a cada ano

Agressor's

Quanto menos educado o cidadão mais fácil é manipula-lo…Por isso que no braziu sempre deixam a educação em último lugar…Coreia do Sul, Turquia e Suécia são países que tinham um potencial econômico parecido com o braziu na década de 50 e fizeram o dever de casa e hoje são grandes… Não investimos em educação, ciência, indústria e tecnologia ao contrario de países emergentes como a Coreia do Sul e a Índia hoje, e sim apenas em estádios de futebol e carnaval…Pois vivemos o horror cíclico na política… Não temos oposição! Não existe no Brasil políticos de direita ou esquerda, existem… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
André Bueno

O que vem a ser essa “doutrinação”?

Von Richtoffen

A diferença é que a ditadura militar da Coreia do Sul além de investir MACIÇAMENTE em educação não roubou, que nem a nossa, nem perseguiu mamadeira de piroca nem inimigo interno. Aqui sim, teve “doutrinação”, qualquer criança que frequentou a escola entre os anos 1968 e 1988 sofreu lavagem cerebral em EMC, OSPB e EPB.

Luis H

defendendo seus padrinhos políticos de novo, suzane?

Last edited 1 ano atrás by Luis H
Pablo

Nao fizeram tao bem, se nao eles ja teriam trocado seus F5 e F4.

Anton Alv

Está lonje de ser de 5a geração.

Saldanha da Gama

Aí está minha preocupação…. Porque gastamos uma fortuan em trasfer~encia de tecnologia? Espero que usemos no vetor que iremos ( espero ) desenvolver….

Jair

Não temos dinheiro. Não teremos dinheiro nas próximas décadas… sem dinheiro, sem pesquisa, sem desenvolvimento. Não adianta sonhar. Pés no chão. Se comprar e pagar já está de bom tamanho.

Dilbert_SC

Olá Jair,
Sugiro dar uma olhada onde o orçamento da união é gasto. Bem como onde o orçamento das FFAA é gasto.
Isso pode mudar o seu conceito de que o Brasil não tem dinheiro.

Ted

Quanto mesmo que e o fundo eleitoral + fundo partidario?
Sera 2 bilhoes US?
Cacet ! Grana pra caralh
Fala ae qual partido vc pertence?

Carlos Campos

Coréia do Sul não construiu do zero, eles receberam bastante ajuda dos EUA, inclusive o motor é americano

Dretor

muito estranho a entrada de ar dos motores serem de tecnologia antiga( oque gera muito eco radar e arrasto), os americanos não transferiram essa tecnologia para eles. Parabéns a KAi por esta testando as duas versões, bi e mono place em simultâneo, isso mostra muita capacidade tecnica e de engenharia.

PS: Acorda Saab e Gripen F

Last edited 1 ano atrás by Alexandre Galante
Pedro Fullback

Enquanto estamos discutindo linguagem neutra, países que eram mais pobres que nós, estão muito a nossa frente.

Silvano

Quem discute linguagem neutra e apoia todas as pautas identitárias e divisionistas globalistas é a esquerda, que conta com apoio massivo da imprensa.

Luiz Antonio

Errado: É a esquerda e a direita, farinhas do mesmo saco de besteiras ideológicas.

Von Richtoffen

Falou sobre “globalismo” e “esquerdista”, sabemos que é um doutrinado do Olavo de Carvalho e não consegue completar um pensamento…

Alex Prado

Verdade, aqui o importante é saber se o Pablo vittar é a Pablo ou o Pablo.

Cansado

Bem, fazendo o raciocínio inverso, então quer dizer que basta decretar que é O Pablo Vittar e não se discute mais e pronto,tudo estará resolvido e o Brasil poderá fazer até um caça de 5a geração.

Flanker

Não vai construir um 5ª geração só porque decretou que é “O”, mas vai deixar de discutir m*rda inútil como o gênero de uma criatura esquisóide e ter a oportunidade de passar a discutir coisas importantes e úteis para o país. Discutir, debater, pensar e gastar tempo com coisas significantes.

Wellington

Aqui no Brasil o importante é passar o alunos de ano e colocar ele na faculdade para ele formar engenheiro e dirigir Uber porque formou na faculdade com média 6 e não consegue emprego na área porque as empresas procuram melhores engenheiros e não os meia boca que calcula o peso da laje errado.

Bruno

Legal já estarem no protótipo do biplace ! Phantons e Tigers terão um excelente substituto.

HPF

“Voo inaugural já no próximo mês”…
Parabéns aos Sul-Coreanos.
Já aqui nem um Xavante fazem mais.

Anselmo da Costa Andrad

Estão avançando a passos largos com esse caça, muito rápido!

Sérgio Luís

Esse é o clássico “pseudo furtivo ” onde se julga furtivo mas não é! Os Norte coreanos vão dizer:
Me engana que eu gosto.
Essa coisa só pode ser furtiva se estiver desarmado!

Last edited 1 ano atrás by Sérgio Luís
Flávio

No que diz respeito a aeronaves furtividade não significa que é totalmente invisível a os radares, significa que quando o inimigo detectar sua aeronave sera tarde demais para ele.

Carlos Campos

A norte coreanos vão dizer, pqp agora esse treco vai aumentar meu tempo de reação

Flanker

Acredito que será mais furtivo do que qualquer outra aeronave sul-coreana (à exceção dos F-35). A furtividade é variável, mesmo dentre os considerados 5G. Então, melhor ser assim do que não ter furtividade alguma.

Flávio

Todos os caças e projetos de caças que fazem uso de tecnologias furtivas são parecidos(F-22,F-35,J-20,KF-21,TF-X).
É claro que quando se busca furtividade existem certos fundamentos que todas as nações vão apricar a seus projetos que resultara em aeronaves parecidas.
Mas em comparação com a época da guerra fria onde existia uma enorme variedade de projetos com características únicas, as novidades estão ficando “sem sabor” no que diz respeito a aviação.

Sobre o KF-21 dependendo do seu custo de operação(se for mais barato que um F-35), com certeza ele terá um grande potencial no mercado externo.
Parabéns a Coreia do Sul.

Tutu

Que avião bonito, essa versão de dois lugares tem linhas muito belas.

Andre

Aposto que vai entrar em operação antes do su-57. Alguém quer?

Alex Prado

Lembra o F -35. Se é ou não de 5°g pouco importa os caras estão produzindo um caça para suprir suas necessidades, se tem ou não furtividade….daí é com os engenheiros.

Alexandre

“Na RoKAF (Força Aérea da República da Coreia), o novo caça substituirá a frota de aeronaves F-4E Phantom II e F-5E/F Tiger II.”

Baita salto!

Flanker

.

Last edited 1 ano atrás by Flanker
Flanker

Achei uma aeronave bonita e com jeito de guerreira. Só achei esquisita a porção dianteira da fuselagem, com a cabine e o nariz direcionados para cima. Parece que ficou “torto”. Obviamente tem uma razão de ser, mas que ficou desconforme com o restante do desenho da aeronave, ficou. Opinião minha, é claro.

SteelWing

é para aerodinâmica, se você perceber, o desenho do avião tem quase o formato de uma asa de avião comercial. E é assim nos caças a jato. A sustentação se dá pelo design todo do avião, com a elevação do canopi fazendo a mesma função função da parte superior da asa em um avião comercial ou dos antigos à pistão, colocando mais area na parte superior, fazendo com que a distancia percorrida pelo vento na parte superior, tendo assim uma velocidade superior a massa de parte que percorre a parte inferior.

Last edited 1 ano atrás by SteelWing
ROBERT SMITH

Pais que leva a segurança serio…. também com o irmão do norte que tem é melhor!

Jonas

FAB poderia dá um migué na Saab e não comprar segundo lote de Gripens e partir para um acordo com Coréia do sul e colocar uma venda de kc390 e fazer um agrado a Embraer, o que a Suécia não se dispôs a fazer com uma compra vdd kc 390

Luiz Trindade

Defesas sem cabeça a parte, o caça esta bastante evoluído considerando que foi praticamente a Coréia do Sul que construiu. Eles estão parabéns.