Sukhoi Su-35

Em 1º de junho, fontes russas compartilharam um vídeo nas mídias sociais mostrando um caça Su-35S das Forças Aeroespaciais Russas (VKS) enfrentando aviões de combate ucranianos sobre o oblast de Kharkov.

No vídeo, o caça russo lança três mísseis ar-ar R-77-1 além do alcance visual (BVR) nos aviões de guerra ucranianos de uma distância de mais de 70 quilômetros sobre Kharkov ocidental, em seguida, manobra para fora da região.

O R-77-1, desenvolvido pela Vympel, tem alcance máximo de até 110 quilômetros. O míssil utiliza um sistema de navegação inercial com atualização no meio do curso. Para orientação terminal, o míssil está equipado com o avançado buscador de radar ativo 9B-1248. O míssil tem um modo de “disparar e esquecer”.

O míssil BVR de longo alcance completou o teste em 2013 e entrou em serviço com a VKS em 2015. Foi posteriormente empregado por caças Su-35S na Síria em patrulhas aéreas de combate.

Míssil R-77
Míssil R-77-1

O R-77-1 é o principal armamento ar-ar do Su-35S e outros aviões de combate da VKS que participam da “operação militar especial” russa na Ucrânia.

O Ministério da Defesa russo relatou vários “kills” ar-ar por aviões de combate da VKS desde o início da operação. No entanto, o ministério ainda não forneceu nenhuma informação sobre o desempenho do R-77-1 e outros mísseis ar-ar russos.

A Força Aérea Ucraniana ainda está ativa, principalmente graças ao apoio dos estados da OTAN da Europa Oriental e à dispersão de aeródromos na Ucrânia. No entanto, a eficácia das operações aéreas ucranianas permanece em grande parte sem ser sentida.

A VKS continua a ser o poder aéreo dominante sobre a Ucrânia. Aviões de combate russos realizam dezenas de ataques aéreos às forças de Kiev diariamente sem serem seriamente desafiados pelas defesas aéreas ou aviões de combate ucranianos.

FONTE: South Front

Subscribe
Notify of
guest

122 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Léo Neves

Interessante esse ponto de vista , provavelmente os alvos eram helicópteros ou su-25 .

Gerson Carvalho

É só ler “No vídeo, o caça russo lança três mísseis ar-ar R-77-1 além do alcance visual (BVR) nos aviões de guerra ucranianos de uma distância de mais de 70 quilômetros sobre Kharkov ocidental, em seguida, manobra para fora da região.” Ele lançou a 70 k de distancia e saiu da área. Os caças uranianos já eram.

Peter Nine Nine

? Ponto número 1. O que o Léo disse não tem nada haver com o que você decidiu transcrever. Sim lançou mísseis contra o que se acreditava serem aviões de guerra ucranianos a uma distância aproximada de 70km, mas que aviões eram esses, quantos eram e estavam a fazer o quê? Esta informação não está no artigo e por isso justifica o interesse do Léo Ponto número dois. Já eram? Porquê? No recente confronto aéreo entre indianos e paquistaneses, o que não faltou foram caças de diferentes modelos e origens, a lançarem mísseis BVR de diferentes modelos e origens, sem… Read more »

João Dotto

Sera que acertou algum?!

Fabio Araujo

Também gostaria de saber, mas se não acertou nada, a dúvida a respeito do desempenho do R-77-1 é esclarecida!

Silvano

Com a força aérea da Ucrânia praticamente extinta e inoperante, é provável mesmo que nunca acertem nada.

Jacinto

Estão gastando misseis à toa?

RPiletti

Então manda prender o piloto do caça do vídeo, jogou dinheiro do contribuinte russo no lixo, estava atirando no fantasma de Kiev.

Mirade1969

Fica mais dificil de acerta um avião ucraniano, cada dia que passa eles tem menos aviões voando.

Chris

Vi uma noticia ontem mesmo… Da Ucrania, com um MIG-29, ter derrubado um SU-35 !

MiG-29 ucraniano abateu Sukhoi Su-35 russo em combate aéreo (uol.com.br)

João Fonseca

Ah… tá bom… Como foi um caça da Ucrânia que “derrubou” um caça da Rússia então devemos acreditar e divulgar essa “notícia”… Nada como aproveitar qualquer oportunidade para tentar desmoralizar os russos com meras especulações e devaneios…

Flanker

Ué, mas aqui neste tópico se noticiou o abate, ou lançamento de mísseis, por um avião russo contra aviões ucranianos. Qual o problema em noticiar o provável abate de um avião russo por um ucraniano?? Não entendi tua reclamação.

francisco Farias

O problema é a possibilidade de ser verdade. Um míssil derrubar um avião é uma coisa, agora um avião obsoleto, conduzido por pilotos ineficientes, derrubar um avião mais moderno é difícil acreditar.

Flanker

Quer dizer que os pilotos ucranianos são ineficientes e os russos, o contrário? Sério?

francisco Farias

kkkkk. Su-35 derrubado por Mig-29. Contem outra que esta esta difícil de engolir.
É muita torcida. Os torcedores da Ucrânia estão iguais a seleção brasileira que não ganha mais de ninguém, mas não perde a pose.

Flanker

Na maioria dos embates, um avião mais moderno sobrepuja um avião menos moderno. Mas, a história possui um sem fim de exemplos em que aeronaves ditas obsoletas venceram aeronaves bem mais modernas.

Maurício.

Não esquece que um F-18 teve que usar um aim-9x e um aim-120 para abater uma sucata da Síria chamada de Su-22.

Peter Nine Nine

Falhou-me a relevância desse ponto ª -ª. E então? Se os tinha, usou-os.

Ten Murphy

Não necessariamente. Os ucranianos podem ter se evadido, voado além do alcance do míssil, usado contra-medidas etc. A vida é mais que torcida. Existem inúmeras variáveis desconhecidas de ambos os lados.

Armando

A variável desconhecida é, a mídia ocidental sempre mentiu, a Ucrânia nunca se sobrepôs em momento algum nesse conflito, perdeu todos, e segue perdendo….já era, as mortes de soldados ucranianos, já somam aproximadamente 60.000 soldados…

diogenesfonsec@gmail.com

Armando, “a mídia ocidental sempre mentiu”. Ok a mídia ocidental é livre, inclusive para mentir. E o que dizer da mídia Russa? Que é controlada pelo Estado? Na Rússia se alguém chamar a guerra contra a Ucrania de guerra, vai preso! Ou quem sabe vc seja fã da “liberdade” da mídia Chinesa. Aliás responde aí é guerra ou não é guerra?

Alex Noi

Sim, guerra, mas contra OTAN e USA

Mirade1969

A mídia ocidental é livre mas não é isenta e nem imparcial, torce por um dos lados e publica as noticias que a Ucrânia emite como verdades certas mesmo que não sejam totalmente verdades. Nos EUA ainda existe a Fox news assim como a nossa Jovem Pano não dá para acreditar piamente nelas.

Jacinto

E a mídia russa é quem diz a verdade?

João Fonseca

E por que estaria necessariamente mentindo ? Seu viés parece ser tendencioso e inclinado a aceitar a “verdade do mundo ocidental” como mais verdadeira que a “verdade russa”. Talvez alguém o ensinou ou influenciou a pensar assim desde criança.

GAIJO ENGAJADO

Este Armando é bom mesmo, contou um por um, foram 59.875

Peter Nine Nine

Armando, preocupa-me o seu estado mental, para se chegar a este ponto. A mídia ocidental que eu assisto, desde o início acreditou que o conflito seria bem mais breve e bem mais a favor dos russos, foi o espanto da resistência ucraniana que, bem, nos espantou a todos inclusive os russos. Por fim, houve sim sérias derrotas russas na ucrânia, independentemente do resultado final do conflito. Relembro que os russos estão hoje a lutar uma guerra bem diferente da que tentaram fazer em Fevereiro, o que justifica o seu sucesso, mas também nos apresenta alguma das suas deficiências. A duração… Read more »

João Fonseca

Surpreendente como VSa conseguiu ler com precisão o pensamento e as intenções dos estrategistas russos…

João Fonseca

Muito interessante seu comentário. Me parece haver, sim, um nítido viés “anti-Rússia” nas notícias e artigos publicados em praticamente todas as mídias. Isso não surpreendente, porque no Brasil esse meio é praticamente controlado pelo “capital ocidental”. Colocam a Rússia como se os russos fossem tolos ou incompetentes. Esqueceram que em termos de Ciência, Tecnologia e Artes (Literatura, Música etc) a Rússia faz praticamente sozinha o que mais da metade do mundo não consegue fazer, incluindo-se aí várias nações desenvolvidas.

Rinaldo Nery

Desculpe, mas se lançou é porque tinha identificação positiva do alvo (inclusive distância). Não dá tempo do alvo sair do alcance do míssil. Só se for ¨hipersônico¨.

Ten Murphy

Se o radar alcança mais que o míssil, identificação nunca foi um problema. Se o alvo estava no limite do alcance (alcance real e não o divulgado, que pode ser menor que o alardeado pelos russos), o alvo sai do alcance do míssil antes desse chegar nele. E o senhor sabe disso melhor que eu, o que me leva a pensar: ignorou isso no seu comentário sem perceber por causa do viés político ou distorceu de leve as possibilidades. Eu sempre trato os assuntos como possibilidades, raramente entro no mérito das probabilidades. De toda forma estou aqui para aprender, e… Read more »

Rinaldo Nery

Não há nada de viés porque não torço pra nenhum lado nesse conflito. Já postei isso noutras matérias. Você não está totalmente errado, mas, normalmente, não se lançará no limite do alcance. E, a velocidade do míssil é bem superior a de qualquer aeronave, notadamente se for lançado de cima para baixo (¨lança¨ maior = alcance maior). O alvo estará na NEZ (no escape zone), e, provavelmente será atingido. Bosco poderia explicar melhor que eu.

Ten Murphy

Tranquilo. Deu pra entender, até pelo que o senhor e o Bosco já explicaram em outras matérias no passado. Muito obrigado.

Cristiano de Aquino Campos

Ninguém lança um míssil contra um alvo no limite do alcance máximo do míssil. Existe o alcance máximo e o alcance efetivo, dependendo da direção e velocidade do alvo e do míssil, as vezes o alcance efetivo e a metade do alcance máximo.

Ten Murphy

Exatamente por isso eu disse que existem variáveis desconhecidas de ambos os lados. Lançou no alcance efetivo. Quanto dentro dele? O alvo usou contramedidas, manobras evasivas etc.? Sem todas as informações não dá para falar que “se não acertou nada, a dúvida a respeito do desempenho do R-77-1 é esclarecida!“, que foi o motivo do meu comentário inicial. Não sei nada sobre mísseis, nem participo da torcida que enaltece os equipamentos de um ou de outro lado, mas sei alguma coisa sobre quando as conclusões não provém das premissas. O debate subsequente fugiu ao escopo inicial do meu comentário. Dizer… Read more »

Peter Nine Nine

Rinaldo, o no escape zone de mísseis BVR está longe de ser 70km, é uma área mais reduzida na qual a energia do míssil e a conservação da mesma impossibilita grandes chances da aeronave alvo se evadir, a 70km, é possível uma evasão, que depende de outros fatores. Com evasão inclui-se “escapar”, fugir, e “out-run” ou que bem quiser entender. Para adivinharmos, sim, adivinharmos, visto que não nos é dito grande coisa, mesmo assim precisaríamos que nos dissessem algo mais. ^- ^ Não sabemos qual era o alvo, o que estava a fazer, exatamente a que distância, a que altitude…… Read more »

Rinaldo Nery

Sim, concordo.

Ten Murphy

Muito obrigado pelo enriquecimento do diálogo, Peter!

Flanker

Então, quer dizer que tu garante que os mísseis acertaram os alvos? O HUD mostra o que o radar da aeronave enxerga. Como dito no texto e mostrado no vídeo, logo após disparar os mísseis, o caça curvou à esquerda e deixou a área. Como ele poderia continuar iluminando o alvo? Os radares dos mísseis continuam linkados com a aeronave e mostrando no HUD aquilo que eles “enxergam”?

Rinaldo Nery

Acho que, neste míssil, a aeronave não precisa ficar iluminando o alvo. Fire and forget.

GAIJO ENGAJADO

O foguete não é do tipo fire n’ forget? Ou tem de escoltar o bichinho até o alvo. Tipo, manda um Whatsapp e depois liga pra saber se recebeu

Flanker

“…o próprio HUD indica o que ocorre caso o alvo faça alguma manobra…”

Isso foi o que o Carcará escreveu.

Eu perguntei se o HUD continua mostrando o que o alvo faz, mesmo após os mísseis serem lançados. Os mísseis BVR de radar ativo são todos fire and forget. Se fossem de radar semi-ativo, o avião lançador precisaria continuar iluminando o alvo até o impacto.

Flanker

Eu te perguntei isso, no comentário anterior:

“ O HUD mostra o que o radar da aeronave enxerga. Como dito no texto e mostrado no vídeo, logo após disparar os mísseis, o caça curvou à esquerda e deixou a área. Como ele poderia continuar iluminando o alvo? Os radares dos mísseis continuam linkados com a aeronave e mostrando no HUD aquilo que eles “enxergam”?”

Isso tu consegue responder?

Ricardo Rosa Firmino

Deve ter derrubado um urubu no meio do caminho…esses Russos…

ROBERT SMITH

Pois é o que todos, imagino eu, querem saber ….

Felipe

Talvez acertou esse Su-27P que apareceu destruido na Ucrania (e falam que foi a propria ucrania que o derrubou) https://southfront.org/ukrainian-forces-shot-down-their-own-aircraft-videos/

groosp

Não censuraram o HUD e dá para ter alguma informação sobre o envelope de lançamento do míssil como o alcance máximo de pouco mais de 75Km (o míssil foi disparado a 60Km) se disparado a mach 1.09 de uma altura de 10Km. Lembre-se que os russos usam o sistema métrico. Contudo não dá para saber velocidade, altitude e direção do alvo, que seriam dados importantes. Talvez a OTAN possa obter estes dados de outra forma.

Alguém sabe o que é esse símbolo em forma de meio círculo pontilhado do lado direito do HUD?

groosp

É a velocidade vertical o meio círculo.

Mirade1969

Concordo plenamente, o sistema imperial poucos paises ainda o usam infelizmente ainda na aviação tem que se usar isso. Pés, Polegadas, jardas, milhas e etc são chatas e dão medidas quebras não exatas por que não usar o metro, centrimetro e quilometro que é muito mais fácil e prático.

Flanker

Medidas quebradas e não exatas se tu converter para o sistema métrico. Se tu pensar e calcular tudo em polegadas, pés, etc, não tem imprecisão ou inexatidão.

Nemo

Os americanos já pensaram em mudar, tinham (não sei se ainda tem) aulas de sistema métrico decimal na escola. O problema é a indústria americana de maneira geral. Você já reparou produtos fabricados e vendidos no Brasil com medidas inexatas? Caixa com 1,1 kg de chocolate?

Flanker

O que vcs consideram medida inexata? 1,1 kg é uma medida inexata por qual parâmetro?

José de Souza

Os russos usam sistema métrico, assim como os alemães, até o fim da SGM. Quando o poder militar americano ficou homogêneo no ocidente o sistema imperial virou padrão na aviação e nas forças navais. Não faz o menor sentido medir a velocidade naval em “nós”, nem a altitude em “pés”, uma medida de cerca de 30cm…

Andre

A força aérea ucraniana ainda está operando?

E o Da Lua dizendo que tinha sido destruída nos primeiros dias de guerra….

Fabio Jeffer

Todo mundo sabe que a Força Aérea Ucraniana ainda está operando mas todo mundo tbm sabe que é uma operação bem imitada, que não oferece nenhuma resistência aos Russos

Slow 🇧🇷

Tem uns que dizem que a Rússia não tem mais mísseis desde o primeiro mês ..

Andre

Você poderia compartilhar quem, ou é só mais uma das suas fantasias para tentar defender o indefensável?

Slow 🇧🇷

A turminha chapéu de alumínio, só dar uma lida em matérias anteriores, você é novo aqui ?

Andre

“Turminha do chapéu de alumínio”

compartilhe o link ou você não cansa de tentar ajustar a realidade às suas fantasias?

Romão

Quem tem que correr atrás do Link é você. Ninguém é obrigado a prestar esclarecimento pra marmanjo desempregado não.

Andre

Não tem né?

Típico Putinzete chorão que vive em mundo de fantasias.

Silvano

Sempre tem um Mig-29 fabricado nos anos 60 doado por algum país pau mandado dos EUA fazendo graça por lá. Não possuem mais valor de combate. Não devem mais existir enquanto unidade.

Acabam servindo de treino de luxo para os nossos irmãos russos.

Fernando "Nunão" De Martini

“Sempre tem um Mig-29 fabricado nos anos 60 doado por algum país pau mandado dos EUA fazendo graça por lá.”

Acho difícil, pois o MiG-29 só entrou em operação no início dos anos 80.

Silvano

Será? o que importa é que tudo o que está chegando por lá está sendo destruído, baterias de M-777 mal chegaram e algumas já foram destruídas. No manual de campanha de operações contra guerrilha IP-31-15, uma das primeiras medidas em uma luta contra guerrilha é: Interdição do apoio externo. Ou seja, estrangulamento da área de operações, cortar a logística, isso vale para uma guerra convencional também. Tem um campanha antigão aí se questionando e apontando como erro crasso dos russos o fato de que eles estão deixando chegar armamento ocidental nas mãos dos ucranianos, estariam falhando. Suspeito e apenas suspeito,… Read more »

Andre

Um textão desses e ainda acha que o Mig29 é dos anos 60. Tanta opinião e nenhum informação…típico putinzete desesperado.

Anton Alv

Tanta confusão sem explicar porque passados 100 dias, os russos apenas conseguiram que mais umas dezenas de países fossem contra eles, e demonstrar como tanta da sua propaganda não corresponde á realidade mas até enganou quem queria enganar! Se a OTAN fornecer ou vender o equipamento de longo alcance solicitado pelos ucranianos, ai acho que nem os amantes dos russos duvidam que logo aconteceria a humilhação total destes. Afinal tanto sofrimento ucraniano, só mesmo porque os ucranianos haviam escolhido o desarmamento e foram atraiçoados por ambos os lados,que nos acordos se haviam comprometido a respeitar a integridade do território da… Read more »

Nei

Anos 60? Vai estudar!

Rui

Ele precisa, mas o “B-52 da negativação” só sabe negativar mesmo.

Silvano

Você parece ser um daqueles que comentou ontem que a prefeitura paga os salários e as “aposentadorias” dos atiradores dos TG. Mai gódi.

Eu leio isso e penso que você também chama carro de combate de “tanque de guerra”…

Em homenagem a você, eu vou dormir de calça e coturno na minha rede de selva, em pé e com o meu Parafal na posição de apresentar armas. É tudo muito divertido por aqui… kkk… Infa.

Andre

Irmãos russos? Não sabia que Silvano era um nome de origem russa.

” Mig-29 foi fabricado nos anos 60″ – tanta opinião e absolutamente nada de informação. Típico putinzete.

Flanker

Teus irmãos russos….não tem nada de “nossos”….Não me misture nesta caterva.

Erick Barros

Mas isso já foi explicado.
A OTAN está mandando diversos equipamentos para a Ucrânia de seu arsenal ainda soviético.
Em comum, o fato é que todas as armas, de origem soviética ou ocidental, quando chegam já são destruída.
Virou um tiro ao alvo.
Em tempo.
Relatos de que os russos estão se aproximando de Kharkov e voltaram a atacar Sumy.
Não acho que seja algo sério, mas na próxima fase vão tomar essas cidades.
Sinto muito

Nelson Junior

Acredito que a “desova” desses equipamentos “soviéticos” tem tripla finalidade… Uma é renovar o estoque dos países que estão enviando esses equipamentos para a ucrânia, por algo mas moderno e Ocidental… Outra é ajudando a ucrânia contra a Russia… E ainda, destruir as empresas de defesa da Russia, porque vão perder contratos de manutenção dessas antigas armas e perder os futuros clientes também…
A Russia vai passar um cortado depois dessa guerra

RPiletti

Se tudo que chega é destruído, contra o que os russos tanto lutam? Equipamentos da época dos bárbaros que os ucranianos estão encontrando em escavações arqueológicas?

Andre

Se são destruídas assim que chegam, prq vemos o Su35 engajando um alvo aéreo com 3 misseis?

Está faltando criatividade Da Lua.

Flanker

Xings, vai dormir….

MAB

Interessante, a doutrina “tik tok” implementada pelos chechenos está sendo utilizada pela FA russa.

Atirar a esmo e correr !

Sergio Machado

Talvez seja pq o míssil seja um do tipo target and forget. Uma vez travado, pode voltar pra casa e tomar vodka.

Flanker

Fire and forget

wilhelm

Sim, todo piloto russo é burro.

Alguém precisa avistar a Ucrânia que tá tudo bem.

sagaz

Será que nem breve teremos integração de algum míssel ocidental às aeronaves ucranianas? Ou já há?

Erick Barros

O problema é achar aeronaves ucranianas.
Estou torcendo para os EUA começarem a mandar aviões ocidentais.
Serão derrubados do mesmo jeito.

Maurício.

A Ucrânia está até agora esperando uns F-16, mas pelo visto não vai rolar…

Flanker

Sério, Maurício? Tu é mais inteligente que isso. Para pilotar um F-16 em combate, os ucranianos precisariam de alguns meses de treinamento, visto que nenhum piloto de lá tem experiência nesta aeronave.Tu sabe disso.

Maurício.

Flanker, já faz 3 meses que essa guerra começou e pelo andar da carruagem ainda vai durar um bom tempo, piloto de caça é um sujeito inteligente, quem voava em Su-27 e Mig-29 não deve sofrer tanto para aprender o básico de como se pilota um F-16, de resto, um aim-120 e umas jdam já resolvem a falta de prática…

Flanker

Continua te fazendo de desentendido e simplificando as coisas. Tu sabe que não é nem perto disso que tu falou. Tu sabe muito bem que não é só aprender a decolar e pousar.

Maurício.

Flanker, apenas dei minha opinião de que sim, seria possível em um “curto” espaço de tempo os pilotos ucrânianos aprenderem o básico para pilotarem um F-16, não seria fácil, mas os pilotos ucrânianos estão em guerra, é uma condição extrema, onde o tempo é muito valioso, se essa guerra for até o final do ano serão praticamente 10 meses de guerra.

Flanker

Então tá.. .não discuto mais…

Joao

Toinho agora passando vergonha com nick novo.

Felipe

Radarzão travado meu patrão top hein

Vinicius Momesso

Essa respiração ofegante do piloto é por causa da altitude ou nervosismo pela situação?

Fábio CDC

A altitude não interfere nisso, já que ele usa máscara de oxigênio. Certamente é a emoção mesmo, já que se trata de combate real. Por mais profissionais e bem treinados que sejam, são seres humanos.

Fernando "Nunão" De Martini

Especificamente após o lançamento, quando o caça faz uma curva, a respiração mais rápida é uma técnica para suportar melhor a força G.

Rinaldo Nery

Respirar naquela máscara não é muito confortável. Dá a impressão de ofegante. Principalmente ao falar.

Erick Barros

Estão na fase ‘ um herói morto’.
Porque a situação deles é como um suicídio.

Jacinto

Mas quem se tornou “herói da Rússia” por morrer num caça abatido foi o Major General Kanamat Botashev,

Angelo

Alguém fala russo?? o q dizem no video??

rodrigo m p v

talk to me goose…..

Last edited 1 ano atrás by rodrigo m p v
Пофистал

pela mãe russia! por lênin! e depois alguma coisa inaudível

Inimigo do Estado

Palmeiras não tem mundial.

Saldanha da Gama

kkkkkkk kkkkkkkk Esta foi ótima…..

Jrrb.

Seria interessante alguém com conhecimento da língua poder traduzir a conversa. Nas redes do fighterbomber (telegram e VK) consegui pegar algumas infos, como são muitos comentários fui pescando o que deu: – No diálogo o piloto recebe a confirmação de ataque de duas (2) fontes diferentes. – Na parte superior esquerda do vídeo aparece a letra M seguida de alguns números : M1.11. essa é a velocidade do caça no momento dos disparos. – o símbolo em formato de diamante na parte inferior do HUD é a posição do alvo “travado” no radar. – no canto inferior direto temos a… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Jrrb.
Sergio Machado

Toppppp…. Blog é pra isso. Show de info.
Torcida tem que ir pra estádio.

Saldanha da Gama

2!!!!!!!!!!!!!!!

Fernando "Nunão" De Martini

Se meu conhecimento da língua russa não falhou, aos 40 segundos, um deles disse “sim”.

Flanker

hehehehehehe

Luiz Trindade

Porém não mostrou o alvo sendo atingido… Esta certo que esta há uma distância imensa porém como saber se foi atingido neh?!?

Rinaldo Nery

Se houver AWACS controlando, é possível saber quando o plot do alvo some da tela.

Roberto

Isso é uma guerra, porque ficam chamando de Operação Militar Especial, tem medo de falar a verdade.

Marcos10

1) Pensei que a FA da Ucrânia não existisse mais.
2) Pq saiu correndo se os russos têm total domínio aéreo sobre a Ucrânia?
3) Após disparar e sair correndo, acertou alguém?

Slow 🇧🇷

Colocar um caça no ar é ter força aérea por acaso ?

Rinaldo Nery

Esse ¨sair correndo¨ chama-se evasiva. Contra quem? Até contra anti aérea (que lá tem muito!) Isso é mundial: até a USAF opera dessa forma. Chama-se: ¨quem tem c* tem medo!¨.

Thom

Esse aviões são lindos demais.

diogenesfonsec@gmail.com

Sério que precisa por “kills” em inglês? Não dá para substituir por “abate” ou “acerto” ?

Marcos

Acertou o quê???

Wagner

🇷🇺🇷🇺🇷🇺

Rinaldo Nery

Achei que lançou três porque era mais de um alvo… Realmente não sei se lançar mais de um míssil BVR sobre um alvo, antes de saber se acertou ou não, é uma tática usual. Um míssil desses é uma fortuna!

Bispo

“Exemplo de coragem” = medalha póstuma 🙃

Será que o R-77-1 tem módulo “desnazificação” 🤪

Felipe

Aqui nesse site… Tem um monte de bocó com a mente manipulada pela grande propaganda russofóbica americana… A ponto de fazer esses inocentes crerem que é a luta do capitalismo contra o comunismo do Stalin.
É cada comentário infantil que parecem um monte de adolescente. Isso que mídia ocidental e os jogos e canais se guerra… Forma-se um monte de especialista de quintal sobre o tema.
SU-35 e suas denominações, são respeitados por todos os concorrentes, inclusive pelo f-22 que nunca abateu um teco teco…
Os mísseis Russos não só tem o respeito, como são copiados pelos americanos e Ingleses.

Flanker

Enquanto uns são russofóbicos, outros são mais russos que os próprios russos…como tu, por exemplo.

Last edited 1 ano atrás by Flanker
Renato B.

O tempo passa e o conflito vai me lembrando cada vez mais o Vietnã.

Luciano Eguchi

Ou seja, uma arma capaz de fazer um cego ganhar em precisão do melhor atirador sniper! Surpreendente!