Embraer antecipa meta ESG com compra de energia elétrica 100% renovável

19

illustration of a modern perovskite high performance solar cell module for high efficient photon recycling - 3d rendering

  • Pela primeira vez na história, empresa fecha negociação para compra de energia elétrica de fonte renovável para diminuir suas emissões de carbono
  • Meta de 100% de energia renovável no Brasil foi antecipada de 2025 para 2024

São José dos Campos, 30 de junho de 2022 – A Embraer anunciou hoje que fechou contrato de compra de energia elétrica que assegura que 100% da eletricidade adquirida pela companhia no Brasil seja de fontes renováveis a partir de 2024. Com esta ação, a Embraer antecipa em um ano o compromisso público anunciado pela empresa, previsto inicialmente para 2025.

Com a aquisição do Certificado de Energia Renovável (CER) para 2024, a Embraer vai zerar as emissões de carbono “Escopo 2” no Brasil, passando a comprar toda a eletricidade utilizada de fontes solar e eólica, além de contribuir para o crescimento do mercado de energia renovável. Em 2021, a Embraer consumiu cerca de 170.000 MWh globalmente, a maior parte deste consumo (67%) no Brasil.

“Esta ação representa um novo marco para a empresa e reforça o compromisso da Embraer com as práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) na transição para um modelo de negócio de baixo carbono”, afirmou Carlos Alberto Griner, Vice-Presidente de Pessoas, ESG e Comunicação da Embraer. “ESG é um dos pilares do nosso plano estratégico e temos um programa amplo com diversas frentes e estamos buscando todas as oportunidades para acelerar a redução das nossas emissões de carbono”.

Em agosto do ano passado, a Embraer anunciou metas ESG como parte de seu compromisso com um futuro sustentável. As metas incluem operações neutras em carbono até 2040, 100% de utilização de energia renovável até 2025 no Brasil, que acaba de ser antecipada para 2024, e nas operações globais até 2030, além de maior adoção de combustível sustentável de aviação (SAF) e desenvolvimento de tecnologias e produtos de baixa ou zero emissão de carbono, como propulsão elétrica, híbrida, SAF e hidrogênio.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer (NYSE: ERJ) tem negócios em Aviação Comercial e Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, fornecendo Serviços e Suporte aos clientes no pós-venda. Desde que foi fundada em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano. A Embraer é a principal fabricante de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa. Para mais informações, visite www.embraer.com.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
PACRF

Excelente iniciativa, lembrando que no Brasil está cada vez mais difícil planejar os orçamentos, tanto os das empresas quanto os dos domicílios, pois como a matriz energética é predominantemente hidrelétrica e termoelétrica, o que mais ouvimos do governo é que a culpa pelas oscilações nos preços (maioria das vezes para cima) é de “São Pedro” e da indústria do petróleo. Como nem “São Pedro”, nem o governo e nem a indústria do petróleo têm poderes sobre o sol nem sobre o vento, a energia fotovoltaica e a eólica são ótimas alternativas, além do baixíssimo impacto no meio ambiente.

Last edited 1 ano atrás by PACRF
Leandro Costa

Cara, pensa no absurdo. Eu estava querendo colocar placas fotovoltaicas aqui em casa. Moro no apto térreo de um prédio com uma área externa com uma cobertura que faz sombra. Pego sol diretamente nela quase o dia todo. Parecia bem promissor. Chamamos várias empresas para fazermos orçamento, ver as tecnologias de cada e chegamos à conclusão de que seríamos praticamente autossuficientes em energia gerada vs. energia gasta. Claro que mais para frente, com ar condicionado instalado, gastaríamos um pouco mais do que iríamos gerar. A conta, teoricamente ficaria zerada por um tempo até instalarmos o ar condicionado, mesmo com a… Read more »

Silvano

E tu ainda reclama do governo federal, com um cara que não faz outra coisa a não ser baixar ou eliminar impostos desde que assumiu.

PACRF

Prezado Leandro, contratei a instalação de um sistema de energia fotovoltaica para minha casa. A lei sobre esse tema estabelece, que os dispositivos instalados e em funcionamento até 31/12/2022, ficarão isentos de taxa de utilização da rede de energia da concessionária local até 2045.

Leandro Costa

Sim. Parece que a ENEL escolheu outro nome. Eu espero que essa lei seja prorrogada, mas não parece que é o que vai acontecer, infelizmente. Eu não consigo entender a falta de incentivo para instalações desse tipo, ou mesmo eólicas.

Nonato

Se pagaria a mesma coisa por que não fez?
Estaria ajudando o meio ambiente e pagando a mesma coisa sem o risco de aumentos.
O preço desses painéis é que são altos.
Não pergunte o que seu país pode fazer por você mas o que você pode fazer pelo seu país.
Você tem nas suas mãos a possibilidade de preservar o meio ambiente pagando a mesma coisa.
Quem colocar até 2023, tem direito aos benefícios até 2045.
Aproveite.
Antes de criticar o governo brasileiro você já viu como funciona em outros países?
A população tem energia solar em casa???

Leandro Costa

Nonato, eu realmente estou cag@ando e andando para como é feito em outros países. O que eu sei é que AQUI faz sentido fazer isso, até para que os que aqui não podem ter esse tipo de coisa, não fiquem à mercê da famosa ‘troca de bandeira’ e de custos em relação à essas mesmas bandeiras. O problema não é que vou pagar um pouco menos do que pago agora. As chances são que eu estarei pagando mais. A geração é flutuante. Simplesmente não vale o investimento. Se houvesse mais incentivo, seria sim uma excelente ideia e a esperança é… Read more »

Joelson

Sim, excelente iniciativa!
Não basta minérios, não basta água potável, não basta rios e hidrelétrica, não basta terra, não basta ventos energéticos, não basta sol ano inteiro… e empresas com BRASILEIROS! Que apareçam + e + “embraeres” por aqui!
Deus tenha misericórdia do Brasil e dê juízo e sabedoria a quem dirige a nação, pois se aqui não for o final do pote de ouro, não sei onde será!

GFC_RJ

Elas são como o próprio nome diz são… alternativas. As energias eólica, solares e, em muitos casos, a hidrelétrica são fontes que possuem picos de produção sazonais.  Isto é, elas não possuem:  1 – Estabilidade de produtividade uniforme ao longo do ano; 2 – Estabilidade de previsibilidade da produtividade de um ano ao outro. Isso significa que a utilização dessas fontes devem ser descartadas? De forma alguma! No entanto, o que é recomendável é que a matriz energética deve ser a mais diversificada possível. Ou seja, é recomendável o uso do máximo de fontes possíveis, com o máximo de fornecedores… Read more »

Leandro Costa

Concordo. Acho que a diversificação é a fórmula do sucesso. E gostaria de ver mais usinas nucleares ao redor do Brasil. Focar apenas no Rio de Janeiro eu acho um grave erro. O impacto ambiental é bem menor do que em relação à Hidrelétricas e Termelétricas, claro, dada a devida atenção aos dispositivos de segurança e armazenamento de lixo nuclear, o que já é feito.

Acho importante assegurar energia abundante e barata, sem lacunas na cobertura elétrica, com o mínimo possível de impacto ambiental. Na minha opinião é uma das condições para o crescimento do país.

Camargoer.

Olá Leandro. Eu também vejo a energia nuclear como uma boa alternativa para geração de eletricidade, contudo podemos lembrar de três acidentes muito graves, Three Miles, Chernobyl e Fukushima. Cada um teve diferentes causas mas todos foram graves e chegaram muito perto de uma catástrofe. Temos que considerar isso. Ignorar este risco deixou de ser aceitável. Temo que o próximo acidente nuclear enfim chegará á explosão que não ocorreu nos acidentes anteriores;

Leandro Costa

Eu concordo totalmente. As salvaguardas de segurança devem ser ultra minuciosas. Erros do passado precisam ser aprendidos e corrigidos, bem como se pensar em uma regulação extremamente rigorosa em todos os níveis.

André Bueno

Penso que métodos e técnicas da indústria nuclear devem ter sido modernizadas com o tempo e essa evolução deveria dar suporte a uma “nova era nuclear brasileira”. Há um bom documentário sobre o evento de Three Mile Island na Netflix. E ainda lembro de algo dos noticiários da época!

Camargoer.

Olá GFC. Por outro lado, os reservatórios das hidroelétricas são monitorados diariamente. Eles possuem previsibilidade de dois ou três anos. Com planejamento, é possível regular os fluxos de água de tal modo que o sistema hidroelétrico tenha estabilidade e previsibilidade. No caso da energia eólica, felizmente no Brasil, a energia eólica no NE tem elevada eficiência, cerca de cinco vezes maior que a obtida na Alemanha. Hoje, praticamente 100% da energia elétrica consumida no NE é de origem eólica.

GFC_RJ

“os reservatórios das hidroelétricas são monitorados diariamente”. Isso quando a hidrelétrica possui reservatórios. E quando não possuem reservatórios? Tipo as fio d’agua… Quando dependem unicamente da vazante do rio? Já há mais de décadas não há significativas implantações de novas hidrelétricas com reservatórios. As da Amazônia, por exemplo, foram construídas sem reservatórios (Jirau, Sto. Antonio e Belo Monte). Belo Monte por exemplo produz mais de 10 MW/h na cheia do rio, mas menos de 1 MW/h na seca. https://exame.com/mundo/belo-monte-sera-hidreletrica-sazonal-540264/ “No caso da energia eólica, felizmente no Brasil, a energia eólica no NE tem elevada eficiência”. No caso do NE, ok.… Read more »

Camargoer.

Olá GFC. O sistema hidroelétrico do Sul/Sudeste está muito bem estruturado para equilibrar a questão dos reservatórios. Inclusive é bem legal acompanhar o nível dos reservatorios e os fluxos de água na página da ONS. Sobre a geração eólica no NE, apenas uma fração do potencial de geração foi instalado. Ainda há espaço para muitas usinas. O regime de ventos no NE brasileiro é muito favorável. Inclusive, tem um fator de geração da ordem de 80% (ou que 80% dos geradores instalados estão operando ao mesmo tempo, contra um fator de 20% na Europa). Como o sisstema elétrico brasileiro é… Read more »

Chevalier

A porcaria da agenda 2030, imposta desde fora, avança

Last edited 1 ano atrás by Chevalier
AMX

Energia fotovoltaica, ok. Trabalho na área e sei dos benefícios.
Mas a sigla da moda, em toda sua extensão, é mais uma faceta da agenda comunista.
Entendedores entenderão.

Last edited 1 ano atrás by AMX
Camargoer

Caro AMX. Eu não entendi. Por favor explique.