Competição sueco-brasileira busca tecnologias de drones para o combate a incêndios em florestas

0

As inscrições estão abertas para interessados do Brasil e da Suécia em equipes de até 10 integrantes

O Centro Sueco de Pesquisa Aeroespacial (SARC, na sigla em inglês) e a Rede Brasileira de Pesquisa e Inovação Aeroespacial (BARINet, também em sigla na língua inglesa) lançaram a 2ª Competição Aeroespacial SARC-BARINet, iniciativa que visa fomentar a colaboração multidisciplinar entre academia e indústria no setor aeronáutico.

A competição apresentará um desafio específico voltado à detecção e combate a incêndios em florestas, e os participantes deverão propor soluções que envolvam múltiplos Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs). As aeronaves deverão trabalhar em colaboração, voando em formação, ou em um enxame de pequenos drones. A exigência é que os VANTs sejam lançados na área florestal por outra aeronave.

“Estamos muito motivados para esta segunda edição, afinal o tema da competição aborda diretamente um dos maiores desafios relacionados a sustentabilidade, uma questão prioritária para a sociedade atual”, salienta Alessandra Holmo, Managing Director do CISB, Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro, uma das organizações apoiadoras.

A competição

A competição é aberta ao público do Brasil e da Suécia, exceto funcionários da indústria aeroespacial, e as equipes deverão ter no máximo 10 integrantes. Os participantes trabalharão desde o projeto e fabricação de drones, até a demonstração virtual, e ao serem selecionados para a fase seguinte, farão a demonstração ao vivo em seu país de origem.

Os aspectos de design incluem mecânica, aerodinâmica, controles de voo, estruturas, subsistemas elétricos, eletrônicos, software e “sistemas de sistemas”, e serão aceitas adaptações e integrações de peças comerciais prontas para uso nas aeronaves.

Tendo em vista os potenciais resultados positivos para a indústria aeroespacial, grandes empresas estão apoiando a iniciativa, como a brasileira Embraer e a sueca de defesa e segurança Saab. “A Embraer valoriza e estimula continuamente a aceleração do aprendizado de profissionais para que estejam sempre aptos a encontrar soluções para os mais diversos desafios da indústria aeronáutica”, disse Maurílio Albanese Novaes Júnior, Head de Desenvolvimento Tecnológico da Embraer.

Magnus Ahlström, vice-presidente Global Innovation da Saab diz que a empresa está orgulhosa em patrocinar uma competição que estimula o empreendedorismo e a inovação na indústria e, num nível individual, inspira os jovens a desenvolver suas habilidades e talentos. “Estou ansioso para ver os conceitos e ideias que irão florescer dessa cooperação entre Brasil e Suécia em tecnologias futuras para veículos aéreos não-tripulados”, conclui Magnus.

Cronograma de Inscrição e Premiação

O time vencedor receberá um prêmio no valor de 6 mil euros para custear despesas de viagem para os membros da equipe, que serão convidados para viajar para o Brasil (caso sejam suecos) ou para a Suécia (se forem brasileiros). A viagem incluirá ainda reunião dos visitantes com representantes da indústria aeroespacial do país correspondente.

As datas relevantes para a competição são:

  • Até 1º de julho de 2022: envio de documentos para a Etapa 1
  • 13 de julho de 2022: anúncio das equipes que avançam para a Etapa 2
  • 7 de novembro de 2022: Entrega dos prêmios no Congresso CISB-SARC

Para mais informações e inscrições, os interessados devem acessar o site https://sarc.center/sarc-barinet-aerospace-competition/.

Sobre a Saab

A Saab é uma empresa líder no segmento de defesa e segurança com a contínua missão de ajudar nações a manter a segurança da população e da sociedade. Com a força de 18.000 talentos, a Saab está em constante expansão das fronteiras tecnológicas para criar um mundo mais seguro, sustentável e igualitário. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados em aeronáutica, armamentos, comando e controle, além de sensores e sistemas subaquáticos. A Saab tem sua sede na Suécia, tem operações de grande porte em todo o mundo e faz parte dos recursos de defesa de diversas nações.

DIVULGAÇÃO: Saab / Publicis Consultants

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments